sábado, 31 de março de 2012

Alvores dos tempos históricos...


 

Olhão ... paredes que, nos tempos áureos das fábricas de conservas da sardinha, foram edificadas com o suor dos "obreiros" que tornaram esta cidade, à época, como das melhores produtoras daqueles petiscos, a célebre sardinha enlatada. portuguesa...

Hoje, resta em alguns edifícios, o panorama que nos oferecem as imagens acima, à excepção das duas primeiras, na quais,  embora não se note, estão duas cegonhas no topo das árvores  "decepadas"  há bem pouco tempo.

Estes prédios representam gloriosos dias de um passado, que não deve, de forma alguma, cair no "esquecimento"  da  nova geração... por isso, ,,, p'ra frente...reestruturá-los !

Tá ?...

... QUE PENA ...

Nestas fotos, o antes...



...o depois (agora)



Efectivamente é, em certa  medida, doloroso  o que se vem observando, o que em tão pouco tempo, se deu cabo de um lindo parque que as Entidades Camarárias,  tinham instalado numa área urbana do centro de Olhão destinado às Crianças, para se divertirem alegremente...

sexta-feira, 30 de março de 2012

Novo bloguista




 Pessoa Amiga, Professor e Doutor também na área informática, conhecedora da minha recente viuvez, para colmatar  a solidão e ansiedades provenientes do afastamento, por morte, da minha Mulher, com quem estava casado há perto de sessenta anos, recomendou-me que lançasse mão de uma actividade como meio, benéfico, de ocupação, para me distrair..

Como sempre, ao longo da vida,  gostei de fotografar "pequenas" e "grandes coisas", então lancei mão  à minha velha máquina de fotografar, e colhi estas imagens, recentemente. As superiores  exibem o "lixo" que  é lançado à rua, por alguém pouco dado a limpezas. As restantes, fotografadas com prévia  autorização,  dão ideia de um animal  vivo junto as suas crias,  mas... na realidade, é um cachorrinho,  "embalsamado", exposto numa vitrina comercial, dando a ideia de que está vivo... e bem disposto

E esta, hein ?

AGUALUSA ...



Impressionou-me ter reparado , numa livraria aqui de Olhão, na revista  acima expressa, porque, há já decorrido uma dúzia de anos, que uma saudosa Prima, nascida na ainda Índia Portuguesa,  dias antes de ter falecido, tinha-me  dirigido uma carta em que me informava que o escritor Agualusa tinha feito uma alusão a um nosso Familiar, nos seus livros, e que  iria procurar a obra literária na Torre do Tombo, em Lisboa .

Perdeu-se, através dos tempos, a oportunidade de se colherem  mais pormenores acerca do assunto.

Com a recente leitura, a que me dediquei com alguma dificuldade, devido a problemas de oftalmologia,  dada a idade, fiquei sensibilizado com alguns textos do autor, e, a dado trecho, há uma passagem em que  se sugere o retorno dos Angolanos, para  progredir o novo País, na fase do seu crescimento...

Surpreendeu-me, neste âmbito, a resposta contida na foto do documento acima reproduzido, naquela data, pois a minha honesta oferta de trabalho, na altura submetida à entidade competente, como natural de Angola, possuidor de um curriculum laboral íntegro, a qual, por razões que desconheço, não foi, então, aceite...

PERMUTA...




O presidente Angolano em apuros - Não deixem de ler....


Isto estará relacionado com as tais quantias q chegavam a Lisboa vindas nos aviões de Luanda, e que eram retiradas por um TMA, que passou à reforma em grande velocidade!!!???!!

Bloqueados 100 milhões de dólares do Presidente Angolano

"Há 10 anos que os tribunais suíços iniciaram um longo processo p/ bloquear os fundos depositados nos seus bancos por ditadores e políticos corruptos de todo o mundo, cujas fortunas, por vezes colossais, foram obtidas através da espoliação de bens públicos pertencentes aos povos que governam, usando p/ tal os mais diversos expedientes de branqueamento de capitais.
O processo começou em 1986 c/ a devolução às Filipinas de 683 milhões de dólares roubados por Ferdinando Marcos, bem como a retenção dos restantes 356 milhões que constavam das suas contas bancárias naquele país. Prosseguiu depois c/ o bloqueamento das contas de Mobutu e Benazir Bhutto. Mais tarde, em 1995, viria a devolução de 1236 milhões de euros aos herdeiros das vítimas judias do nazismo.
C/ a melhoria dos instrumentos legais de luta contra o branqueamento de capitais, conseguida em 2003 (também em nome da luta contra o terrorismo), os processos têm vindo a acelerar-se, c/ resultados evidentes: 700 milhões de dólares roubados pelo ex-ditador Sani Abacha são entregues à Nigéria em 2005; dos 107 milhões de dólares depositados em contas suíças pelo chefe da polícia secreta de Fujimori, Vladimiro Montesinos, 77 milhões já regressaram ao Peru e 30 milhões estão bloqueados; os 7,7 milhões de dólares q Mobutu depositara em bancos suíços estão a caminho do Zaire; mais recentemente, foram bloqueadas as contas do presidente angolano José Eduardo dos Santos, no montante de 100 milhões de dólares.
É caso p/ dizer que os cleptocratas deste mundo vão começar a ter q pensar 2 vezes antes de espoliarem os respectivos povos. É certo q há mais paraísos fiscais no planeta, mas também é provável q o exemplo suíço contagie pelo menos a totalidade dos off-shores sediados em território da União Europeia, diminuindo assim drasticamente o espaço de manobra destas pandilhas de malfeitores governamentais.
No caso q suscitou este texto, o bloqueamento de 100 milhões de dólares depositados em contas de José Eduardo dos Santos, presidente de Angola há 27 anos, pergunta-se: q fez ele p/ se tornar o 10º homem mais rico do planeta (2º revista Forbes)? Trabalhou em quê p/ reunir uma fortuna calculada em 19,6 mil milhões de dólares?
Usou-se o poder p/ espoliar as riquezas do povo q governa, deixando-o a viver c/ menos de dois dólares diários, q devem fazer os países democráticos perante tamanho crime de lesa humanidade?
Olhar p/ o outro lado, em nome do apetite energético?
Que autoridade terá, se o fizerem, p/ condenar as demais ditaduras e estados falhados?
Olhar p/ o outro lado, neste caso, ñ significa colaborar objectivamente c/ a sobre-exploração indigna do povo angolano e a manutenção de um status quo anti-democrático e corrupto q apenas serve p/ submeter a esmagadora maioria dos angolanos a uma espécie de domínio tribal não declarado?
Na Wikipedia lê-se:
"Os habitantes de Angola são, em sua maioria, negros (90%), que vivem ao lado de 10% de brancos e mestiços. A maior parte da população negra é de origem banta, destacando-se os quimbundos, os bakongos e os chokwe-lundas, porém o grupo mais importante é o dos ovimbundos. No Sudoeste existem diversas tribos de box imanes e hotentotes. A densidade demográfica é baixa (8 habitantes por Km quadrado) e o índice de urbanização não vai além de 12%.
Os principais centros urbanos, além da capital, são Huambo (antiga Nova Lisboa), Lobito, Benguela, e Lubango (antiga Sá da Bandeira). Angola possui a maior taxa de fecundidade (número de filhos por mulher) e de mortalidade infantil do mundo.
Apesar da riqueza do país, a sua população vive em condições de extrema pobreza, com menos de 2 dólares americanos por dia." O recente entusiasmo que acometeu as autoridades governamentais e os poderes fácticos portugueses relativamente ao "milagre angolano" (crescimento na ordem dos 21% ao ano) merece assim maior reflexão e, sobretudo, alguma ética de pensamento.
Os fundos comunitários europeus aproximam-se do fim.
Os portugueses, entretanto, não foram capazes de preparar o país para o futuro difícil que se aproxima. São muito pouco competitivos no contexto europeu. As suas elites políticas, empresariais e científicas são demasiadamente fracas e dependentes do estado clientelar que as alimenta e cuja irracionalidade por sua vez perpetuam irresponsavelmente, para delas se poder esperar qualquer reviravolta estratégica.
Quem sabe fazer alguma coisa e não pertence ao bloco endogâmico do poder vai saindo do país para o resto de uma Europa que se alarga, suprindo necessidades crescentes de profissionais nos países mais desenvolvidos (que por sua vez começam a limitar drasticamente as imigrações ideologicamente problemáticas): Espanha, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Noruega...
No país chamado Portugal vão assim ficando os velhos, os incompetentes e preguiçosos, os indecisos, os mais fracos, os ricos, os funcionários e uma massa amorfa de infelizes agarrados ao futebol e às telenovelas, que mal imaginam a má sorte que os espera à medida que o petróleo for subindo dos 60 para 100 dólares por barril, e destes para os 150, 200 e por aí a fora...
A recente subida em flecha do petróleo e do gás natural (mas também do ouro, dos diamantes e do ferro) trouxe muitíssimo dinheiro à antiga colónia portuguesa.
Seria interessante saber que efeitos esta subida teve na conta bancária do Sr. José Eduardo dos Santos.
E que efeitos teve, por outro lado, nas estratégias de desenvolvimento do país. O aumento da actividade de construção já se sente no deprimido sector de obras e engenharia português. As empresas, os engenheiros e os arquitectos voam como aves sedentas de Lisboa para Luanda. É natural que o Governo português, desesperado com a dívida... e com a sombra cada vez mais pesada dos espanhóis pairando sobre os seus sectores económicos estratégicos, se agarre a qualquer aparente tábua de salvação.
E os princípios?
E a legalidade?
Se a saída do ditador angolano estiver para breve, ainda se poderá dizer que a estratégia portuguesa é, no fundo, uma estratégia para além de José Eduardo dos Santos. Mas se ñ for assim, e pelo contrário viermos a descobrir uma teia de relações perigosas ligando a fortuna ilegítima de José Eduardo dos Santos a interesses e instituições sediados em Lisboa (1), onde fica a coerência de Portugal?
Micheline Calmy-Rey, Ministra suíça dos Negócios Estrangeiros, veio lembrar a todos os europeus que tanto é ladrão o que rouba como o que fica à espreita ou cobra comissões das operações criminosas , OU QUEM TRAFICA E DEPOSITA ESSES DINHEIROS EM OFF-SHORES



Via Internet (e-mail) foi-me encaminhada a informação acima, relativamente à qual, com o devido respeito, vou tecer alguns comentários, sem a mínima intenção de "guerrear" com quem quer que seja .

Minha falecida Mãe repousa em solo angolano (Luanda) e meu falecido Pai em solo português (Lisboa), portanto, perfilhados dois solos que, em meu entender, são IRMÃOS.
Entendo, por isso, que deveria ser fraternal o entendimento entre os dois, e que não se arrependessem de, reciprocamente, contribuírem para o desenvolvimento pacífico de cada uma das partes.

Angola enviaria as "gotas" de petróleo excedente, para Lisboa  que seria, então, a sua SUÍÇA-PORTUGUESA,  e...PORTUGAL,  além da língua de Camões, retribuiria enviando o seu velho Vinho do Porto, amêndoas e o figo algarvio, as belas sardinhas assadas, , o seu óptimo clima e... dentro dos limites  "contestatários" uma visitinha do SPORTING E/OU do BENFICA !

Tá ?...

quinta-feira, 29 de março de 2012

Ingénuo (?) Alerta...

Não sou minimamente entendido na matéria, mas, os meus oitenta e muitos anos de labuta diária, em vários ramificações laborais, incluindo a militarizada, sempre com dignidade, sugerem-me uma eventual  visão catastrófica, que, peço a Deus, nunca se concretize, e sem quaisquer fins propagandista  e de  nenhuma inclinação de  ideologia politica.

Vem esta prosa a propósito  do que observei ha dias: Sabemos todos da imposição de "taxas" de portagem na  via do Infante. Em consequência disso, notou-se  um abrandamento no  seu uso e acréscimo de movimento rodoviário nas cidades  periféricas.

Tudo bem! Só que, à minha mente veio ha dias uma visão que peço nunca seja uma realidade, que foi a seguinte:

- Numa via, verifico que uma grande viatura estava em dificuldades em circundar a  rotunda que ligava a continuação do  outro lado da estrada, isto é, , manobrava o circuito  em redor da "bolacha"!

Reparo, porém, que se tratava de um  camião gigante que, na sua carga, transportava, eventualmente, mais de uma centena de garrafas (das grandes) de gás. E pergunto eu .....  se se desse uma explosão numa só garrafa, que consequências dramáticas causariam à cidade ?

Deus nos livre de tal  acidente ...

Tá?

...DEUS É GRANDE !...

Olhão


Comente-se, ou não,  mas o que é verdade é que Salazar, livrou-nos de uma horrorosa  guerra mundial, de quarenta, conseguindo, habilmente, livrar-nos do nosso envolvimento  em tal  contenda, que  ceifou milhares e milhares de seres humanos! Pelo que reza a historia, é em campa lisa, como esta, que repousam os restos mortais, em Santa Comba Dão, do dito Ditador. português....

Descansando ontem em confortável cadeira à entrada de um grande empreendimento turístico, no Algarve, precisamente  no Hotel Ampalius, Vila Galé, fui observando os infindáveis grupos de gente muito idosa, (a esmagadora maioria de cabelos brancos), munidos de luxuosos apetrechamentos e que acabavam  de chegar de campos de golfe, piscinas ,   passeios turísticos, bares, etc, etc....

Acho saudável que aproveitem bem o que lhes  sobrou  na vida por não terem sido atingidos pelas chamas da deflagração mundial.

Porém, a TODOS, de uma forma ou outra, o destino que lhes esta destinado é o que a figura acima representa..

Só é pena que, enquanto me desloquei pelo passeio fora, a pé, cruzei-me com Pessoas que, a noite mendigavam, ....  Não esqueçamos, no entanto, que o fim é sempre  igual  para TODOS. Como este......

Impressionou-me, fortemente, ter  sido àquela hora da noite, fria e ventosa, ter sido interceptado por jovens de ambos os sexos, de idade universitária, com panfletos de propaganda , com o fim de angariamento de clientes para diversidade de hotéis turísticos, e luxuosos, naquela zona Algarvia. Será que o fazem para sobrevivência pessoal ?  Se assim é, são merecedores de especial atenção por parte das Entidades Governativas....para os socorrer !

Tá?

Olhão
                                         


            


quarta-feira, 28 de março de 2012

Oh da guarda...





Ao longo da leitura de curtos e extensos  textos inseridos neste mundo "facebookista", apercebo-me de que, inteligentemente, há conflitos abertos entre intervenientes nestes episódios, em que cada uma das partes pretende defender a honra do seu nome ou titulo. É natural e humano que assim seja.

De entre os muitos cargos administrativos que exerci, ao longo de vários anos de actividade laboral, em Luanda (Angola) de entre eles recordo-me, já a uma distancia temporal em redor dos 60 anos, foi-me confiado trabalho numa empresa tipográfica, proprietária do jornal "O Comércio", que tinha uma  tiragem  muito considerável.
Também nesse jornal, diário, surgiam casos de conflitualidade entre pessoas e/ou grupos, que em tinta de imprensa eram acompanhados, com curiosidade pela opinião pública.
Certa ocasião, corriam artigos, que o público, atentamente vinha acompanhando a agressividade com que se "insultavam" os protagonista, uns com os outros!
A tal ponto,  que, em determinada altura, deu-se a intervenção  policial, devido a forma  como se degladiavam os subscritores de tais artigos, por vezes bastante insultuosos, e, no final descobriu-se que o agressor era a mesma pessoa que o agredido...

E esta, hein ?

in illo tempore




1940... Hitler tinha invadido a Polónia  e.. despoletou o . inicio da 2ª guerra mundial ,que fragilizou toda a Europa em conflito, em cuja contenda Salazar ,habilmente,. manteve a neutralidade portuguesa.

No cais de Alcantara,  em Lisboa, dois irmãos ( eu de 12 anos e  meu irmão de 10) tínhamos sido conduzidos  a bordo do vapor "Angola", por mão  do saudoso  e Santo, Tio  Rogério, que nos instalou em cabine de primeira classe!.

No cais, os lenços brancos dos nossos Familiares, acenavam-nos, com lágrimas nos olhos, como despedida -nalguns casos para sempre - pois o navio ja desatracava rumando ao porto de Luanda, nosso destino para acolhimento de nosso Pai, já falecido também.

Lembro-me que seriam  talvez  sete horas da tarde, a meio do ano,  quando o navio, ja perto do Buzio,  na foz do Tejo, lançou ancoras e, assim esteve parado até ao romper do dia seguinte. A razão dessa paralizaçao, de certo modo inesperada, foi-nos explicada já quando o navio  navegava com destino a cidade do Funchal (Madeira) : - havia o receio de sermos torpedeados por um contratorpedeiro alemão que rondava as costas portuguesas...

Sem quaisquer incidentes (felizmente !) acabamos por fundear, dias depois,  ao largo da cidade do Funchal, pois na  época ainda não havia cais acostável.  Presenciamos, enquanto o barco esteve ancorado, as visitas  dos vendedores de lindos artigos madeirenses e... os saltos dos mergulhadores que  do alto dos mastros do navio se lançavam para o mar tranquilo madeirense... a troco de  alguns  "escuditos"...

E, no dia seguinte,  de madrugada,  as hélices do barco ja rolavam a caminho da ilha de S. Tomé.

Nessa assombrosa e vegetativa ilha, no Atlantico,  tambem ancorado ao largo, éramos visitados, de bordo do barco (pudera...) por monstruosos tubarões que rondavam o casco  do vapor  em busca de alimentos  que  eram lançados pelas cozinhas

Antes de  ancorarmos na baía de Luanda, o navio abasteceu-se de carvão  na foz do Rio Zaire, Santo António do Zaire (Cabinda)..

Quinze dias após a largada de Lisboa,  chegámos, finalmente a baía de Luanda, onde avistamos os nossos Familiares que se aproximavam das escadas de acesso ao navio, vindos  nos "gasolinas" que os trasnsportava  a partir do antigo cais  de embarque, flutuante, existente  logo  a entrada da cidade.

Foi ponto de partida para que durante vinte anos,, nunca mais  tivesse visto uma papoila, um  ramo de oliveira, um carro eléctrico, inexistente na minha terra de nascimento...Luanda- ; pois, só decorridos   vinte  anos é que voltei a visitar  os  Familiares  residentes na Metrópole.

Entretanto  as árvores que eu  deixara  em fase de " sementeira", cresceram, cresceram, e dos seus frutos  recebi  o agradável   ABRAÇO de  BOAS VINDAS....

Era assim, em tempos que já lá vão...






terça-feira, 27 de março de 2012

Pena de morte?



Na imprensa diária e na área televisiva, é frequente, no período que atravessamos, virem  notícias  de  assassinatos cometidos entre familiares muito próximos, assaltos a mão armada, afrontamentos, por vezes dando resultados mortais, enfim, um rol de informações, que assusta o cidadão comum.

Houve países em que  faziam uso de pelotões de fuzilamento para punir os infractores, (segundo  reza a história, vide foto acima), mas, felizmente, entre Nós, nada disto é hoje utilizado (ver artigo na Wikipédia sobre a cronologia da pena de morte no nosso País) como forma de punir os prevaricadores de Leis,  estando em  prática, em vez disso, outros meios mais humanos, salvaguardando, pelo menos, a existência  física de quem  ainda poderá ser  muito útil, trabalhando em campos agrícolas, na reparação de vias de comunicações e outras ou na limpeza de espaços públicos no nossos País.

Emoções...


Foi com alguma curiosidade e uma réstea emocional que vou observando o acréscimo constante de vezes  de  visualizações  de que  tem sido alvo o "meu blogue", na nova doença  "benéfica" que é a Internet.

Esta  recente actividade, casual, prende-se com circunstância de ter sido confrontado com  o permanente estado de uma saudade e SOLIDÃO que é emergente do falecimento da minha Mulher, com quem me casara em Luanda, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, há sessenta anos.

O número, da ordem dos dois milhares de "visitas" que vem registados nos boletins específicos, levam-me a crer, que afinal, sempre existe alguma simpatia pelos meus  "escritos", por parte de um elevado número de  Amigos, neste universo, aos quais venho desejar-lhes as MAIORES  FELICIDADES.

Como nada me pesa na consciência de alguma vez na vida ter sido indesejável para  alguém, e atendendo ao elevado número de "visitas" ao  meu blogue,  em tão pouco tempo, atrevo-me a divulgar, publicamente, o meu  "bloguismo"...

Extemporâneo ?



Captadas estas imagens, nos tempos actuais, em zona muito movimentada desta cidade de Olhão e não pretendendo ter a intenção de "guerrear" quem quer que seja, fico pensativo que as mesmas poderão brotar  em ressurgimento de novo clima de agitação, em nada consentâneo com o clima de PAZ  que se vive, felizmente, agora, ultrapassado que foi ,o tempo do uso da pólvora, que a história  bem registou......

Seria bem melhor, que em sua substituição, aparecessem afixados antes com os seguintes dizeres "HÁ EMPREGOS PARA QUE TODA A GENTE VIVA FELIZ !"

Tá ?...

Um hino... à... MULHER !


Vou morrer...  daqui a horas ...dias...semanas...meses... ou talvez anos ! Não sei !!!...

Mas, seja como for, cimentado em minha memória, estará sempre presente a imagem do que mais avalio na Terra... a da  MULHER.

Minha Mãe, que em solo angolano repousa há perto de meio século, minha Avó (materna) que sempre foi uma educadora dos dois netos, após o falecimento da nossa Progenitora, minhas Tias, mais próximas,
 também falecidas, amorosas, minhas primas e sobrinhas,  não esquecendo a minha primeira namorada, residente em Lisboa, da qual há perto de setenta anos  nunca mais tive noticias, depois de um despedir no cais de Alcântara, para o vapor "Angola", que  desatracava a caminho de Angola...

Em plano gigantesco, contam-se-se as minhas Netinhas  e Mãe, sobrepondo-se,  a imagem de minha  própria Mulher, que "repousa lá no Céu eternamente" !...

Não esqueço, porém, aquela benfeitora Enfermeira, que num posto de saúde, foi a sua casa rapidamente buscar um cobertor,  - inexistente no posto- para cobrir uma doente que tremia de frio... a minha Mulher.

Não esqueço aquela jovem que, apercebendo-se do meu mal estar, parado na estrada ao volante do meu carro,  isoladamente, se oferecera para me prestar imediato socorro. Não esqueço aquelas Moças, que, para suavizar o sofrimento do  seu cãozito - que acabou por ser abatido devido a gravidade do seu estado - se deslocaram para além da fronteira espanhola a fim de entregarem o dito aninal   nas mãos de especialistas  em matéria canina...

Enfim,  sobreponho a imagem da MULHER.  pelo  seu desempenho  que tiveram no meu  crescimento e
 pela   adoração respeitosa que me incutiram e vincularam pela  "salvadora" de muitos males ocorridos na vida...a VIRGEM MARIA.

segunda-feira, 26 de março de 2012

A PAZ ETERNA...


Foi com  uma imagem como esta  que dei por  concluído uma tentativa de  passar a escrito,  um modesto   caderno,  com excertos da minha vida e obra, exercidos tanto em Angola (terra da  minha naturalidade) como neste lindo e acolhedor Portugal, à beira-mar plantado.

A caminho, já não muito longe, de uma existência  centenária, colhi  nesta caixa de surpresas, que é a vida, bons momentos e também  menos bons, por vezes  até dolorosos, que superei com recurso ao apelo das minhas forças, mesmo quando  pensava que não as tinha, as contrariedades da vida, tentando valorizar  as "pequenas coisas" e retirando do passado o "capital" positivo que se acumulou ao longo da minha vivência.

Perdi, ao fim de mais de meio século de amoroso convívio matrimonial, a minha Santa Mulher, Alvarina, que  "repousa lá no Céu eternamente" ... em  território  português - Olhão.

O melhor "Capital", que sobressai, agora, de entre os melhores, é o sentir-me sempre acompanhado pela  Sua  enternecedora  Imagem... vá  para  onde eu for...

domingo, 25 de março de 2012

Uma imagem vale por mil palavras...


É verdade - uma imagem vale por mil palavras...


Num período de recente viuvez - como infelizmente é o caso - assumem à minha memória curiosas situações  que relembram  certos panoramas que a mente cimentou, ao longo do percurso da  vida.

Sem pretensioso romancismo, de que não sou "expert", um dia conduziram-me a um parque, em Lisboa, famoso, historicamente denominado GULBENKIAN, local em que tive a boa ideia de filmar  quadros  maravilhosos.

Ressaltaram-me, perante o que vi, e embora  compreensivelmente mal comparado, o que observava em tempos idos, a  mesma ternura com que minha Mulher também cuidava dos nossos filhos em passeios e  brincadeiras infantis...
O convívio destes lindos patinhos  fez-me  afluir à mente, exactamente isso...o Amor  Maternal   e protecção  que lhes  dedicava..
.
 C'est la vie !....



Na terra das mucuas, das mabocas. etc...



 (Transcrição parcial do texto)

"... Morte aos tugas","Parabéns aos assassinos" e "Vamos matar cinco portugueses por semana, até se irem embora, são alguns comentários deixados na imprensa online angolana, a incentivar o assassínio de  portugueses"...

É assim  que começa o teor do jornal acabado de vir a público.

Na terra das macoas,  das mucuas, das mabocas, do gindungo, da ginguba, do sape-sape,da goiaba, do marfim, dos diamantes, do petróleo, e... da boa gente, não creio que se repita o caso da  triste "ponte aérea", de um passado ainda não muito distante Na terra onde nasci...


MATAR PORTUGUESES - NÃO !   NUNCA ...


Pacaças e palancas...


Falando em caçadas em  África...
 Participei em muitas idas ao mato, enquanto jovem, a fim de enfrentar um feroz leão, uma pacaça ou mesmo um veado, para serem o alvo das nossas caçadeiras e exibir, triunfalmente o produto das nossas perigosas infiltrações na mata e abate de tais feras...

Durante a noite,  de pé, na traseira da carrinha, íamos farolinando através da escuridão que se estendia em todo o espaço  à nossa frente, e quando alguém  batia no tejadilho do carro era sinal para que o condutor abrandasse o andamento da viatura, porque, além...

"...aponta ali naquela direcção porque  vimos uns olhos a luzir..."

Por vezes era um simples coelho do mato  assustado com a nossa presença e com o foco do farolim, que deixávamos em paz.

E assim, andávamos longos períodos, durante a noite na esperança de "artilharmos" sobre uma boa peça de  caça, como javalis, pacaças, cabritas do mato, etc, que  isoladamente apareciam na vasta extensão da floresta africana...

Ao romper da aurora, já bastante sonolentos, e sem se ter disparado um único tiro sequer,  regressávamos já a casa, quando, inesperadamente, o carro ficou atolado perto de uns estranhos arbustos, que me despertaram a atenção. Aproximei-me da ramagem e colhi um pequeno fragmento da raiz dessa estranha planta....  Passados longos minutos, comecei a sentir um grande inchaço em todo o corpo, que assustou os meus companheiros de viagem, de  molde que, de imediato, me conduziram a uma unidade hospitalar.

Horas depois, estava "curado" de tão estranha doença, e jamais soube que tipo de  vegetação me causara semelhante mal.

O engraçado de tudo isto foi: íamos na esperança de nos confrontarmos  (passe o humorismo...) com leões, tigres, leopardos, elefantes, jacarés, onças, hipopótamos, e... o que trouxemos para casa?

- UM PIRILAMPO !...

E esta hein ?...

sábado, 24 de março de 2012

Inquietante noticiário...


Nesta notícia, arrepiante, publicada no Correio da Manhã, de Sábado, 24.03.2012, lê-se ao inicio  do texto, o seguinte:
  
"Morte aos tugas",Parabéns aos assassinos" e "Vamos matar cinco  portugueses por semana, até se irem embora..."


Seguem-se mais comentários, no noticiário, e o  que é mais arrepiante é que o texto adianta...

"...são alguns dos comentários deixados na imprensa online angolana, a incentivar o assassínio de portugueses"...


portanto a incentivar ao racismo contra os portugueses.

É incrível que isto aconteça numa altura em que mais necessitamos que nos abracemos, TODOS, amigavelmente, em vez de  afrontamentos desta natureza.

Que Deus nos livre do ressurgimento de novas "pontes aéreas"...

             MATAR  PORTUGUESES  -  NÃO ...NUNCA !



"... pequenas coisas ..."



















A inserção destes capítulos extraídos do jornal  BRISAS DO SUL, de 23 de Março de 2012, nada tem a ver com aspectos publicitários e até, porque, desconheço pessoalmente as individualidades promotoras deste valioso JORNAL. Muito menos  com a pretensão de jornalismo, até porque  não tenho veia para tal honrosa profissão. Tão-somente pretendo  em cada dia valorizar as "pequenas coisas" e retirar do passado o "capital" positivo que a minha vivência, quase  centenárias, acumulou.

O historial vem contido na foto, mas, dada a fraca legibilidade, com a devida vénia, passo a transcrever uma parte:

..." Vicissitudes ligadas ao processo da independência de Angola e por motivos de saúde, cabe dar o devido destaque ao Sr. Armando Baptista, que teve que recorrer numa época menos feliz da sua vida aos serviços clínicos de Lisboa, para sobreviver, e por razões que ele desconhece, na data do içar da nova bandeira daquele país, foi-lhe destruído  tudo quanto ali tinha deixado, terra onde nasceu e honradamente prestou muito trabalho - Luanda.  Acabou como ele diz por cair "de para-quedas" nesta linda e acolhedora cidade de Olhão.  Após ter sido posto na "prateleira" como bancário reformado e alicerçado em vasta leitura, dedicou-se a, domesticamente, ir gravando em discos  DVD actos históricos relevantes que impressionaram o Mundo em matéria naval. Assim, com recurso a fontes fidedignas, consultou literatura adequada e realizou um trabalho com o principal objectivo de divulgar a histórica travessia do caíque "BOM SUCESSO" , protagonizada por valentes pescadores de Olhão, que atravessando o oceano Atlântico, em toda a sua extensão, numa arrojada viagem, a caminho do Brasil, levaram ao Rei D. João VI, a notícia da libertação do Reino do Algarve da ocupação francesa. "...


O texto publicado neste valoroso jornal, acrescenta ainda mais alguns pormenores, acerca deste  trabalho, e, provavelmente irá  também,  debruçar-se num outro, que revela um "amor proibido" protagonizado  por  um heróico casal olhanense, sob o titulo "Natália Rosa" (já publicado neste Blog), que atravessando o Atlântico (também em toda a sua extensão) num pequeno veleiro,  foi  "encalhar" em costa brasileira...

Angola. Know-how vale como dinheiro...


Há uma certa coincidência entre o exposto no artigo publicado no Jornal "O Algarve", de 23 de Março de 2012, cujo texto tomo a liberdade de transcrever (parte), inserido na foto acima.

" Para investir em Angola, um estrangeiro precisa no mínimo de um milhão de dólares norte-americanos, mas o dinheiro até pode não ser o mais importante, porque tudo é contabilizado, incluindo o know-how", disse o cônsul daquele país no Algarve, quarta-feira, durante um encontro com  empresários algarvios promovido pela Câmara de Faro....
............................................
O encontro contou  com a presença de inúmeros empresários da região, mas foram muito pouco participativos, porventura, conforme notou um dos presentes, porque os papéis estavam invertidos: com a economia deprimida e "as empresas falidas", a expectativa era ter ali empresários angolanos interessados em investir no Algarve."

(Sem comentários...)

sexta-feira, 23 de março de 2012

O que há em Angola ?


As minhas origens repousam em solo Angolano, e usando a via informática como fonte de transmissão dos bons e também dos menos bons, por vezes até dolorosos  momentos cimentados da vida (que a memoria ainda não apagou de  vez !) vou valorizando, em cada dia, as "pequenas grandes coisas", retirando do passado o "capital" positivo que se acumulou ao longo de uma vivência  já a caminho dos  oitenta e muitos anos, através das  imagens que brotam  dos écrans  televisivos.

A convivência  harmoniosa entre o ser humano, independentemente das raças, ideologias,  nacionalidades, ou quaisquer outras assumidas, seria o ideal para solidificar um clima de PAZ, com a mesma grandeza das Pirâmides do Egipto, que são eternas...

Como disse, as minhas origens repousam eternamente em solo Angolano, Terra que me viu nascer e crescer, à qual  não  regressei, por imperiosas  razões de saúde e outras.

O entendimento pacifico, a permuta de bens, a consolidação na aplicação das riquezas produzidas nos países intervenientes, o acautelar das legitimas  propriedades e, sobretudo um esvaziamento da ambição por parte de pessoas que apenas tratam de si e dos seus interesses, em prejuízo de da maioria.

...ASSIM,  HONRARÍAMOS OS MORTOS !...

Notícias frescas ...


Finanças

BPN: deputados vão discutir relatório de Bruxelas na comissão

Bruxelas considera que deixar falir BPN saía mais barato que vender ao BIC. Deputados vão analisar
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
0 votosComentários
Os deputados da recém-formada comissão parlamentar de inquérito ao BPN remeteram esta quarta-feira para os trabalhos da comissão a análise do relatório de Bruxelas segundo o qual a liquidação do banco seria menos onerosa que a venda ao BIC.

O «Diário de Notícias» noticiou que a Comissão entende que «os custos de venda, incluindo a recapitalização atualmente estimada em 535 milhões de euros, excedem em muito o preço de venda de 40 milhões». Por isso, «a Comissão deve apreciar se o Estado teria de suportar despesas mais elevadas em caso de liquidação».

«É o que vamos ver, vamos analisar o que se passou», respondeu o coordenador do PS na comissão parlamentar ao BPN, Basílio Horta.

O social-democrata Carlos Abreu Amorim disse encarar o relatório de Bruxelas «como um aviso e uma alógica de alguma cautela em relação a problemas que se possam vir a passar».

«Não entendemos esse relatório como uma decisão ou como um juízo definitivo», afirmou, referindo que se vai pronunciar sobre o documento na comissão.

O deputado João Almeida, coordenador do CDS-PP na comissão, sublinhou a necessidade de serem apuradas «todas as responsabilidades até ao último cêntimo» no «pesadelo para os contribuintes portugueses» que foi o BPN.

João Almeida considerou que o relatório da Comissão Europeia trata de «uma matéria muito importante» que deve ser analisada no «momento próprio» que é a comissão, mas sublinhou que os democratas-cristãos sempre defenderam «que a comissão tinha que ter no seu objeto não só a reprivatização como a análise a eventuais alternativas à reprivatização».

Também o comunista Honório Novo quer ver analisadas essas alternativas, nomeadamente a integração do BPN «na esfera pública, fosse na Caixa Geral de Depósitos ou como marca própria e atividade específica».

O PCP manifestou disposição para que «sejam ouvidas todas as personalidades e instituições que contribuam de forma pertinente» para o apuramento das matérias, recusando, contudo ouvir qualquer «personalidade ou instituição a mata cavalos, ou seja, sob pressão mediática».

O bloquista João Semedo disse que a comissão não deixará de «escrutinar e de discutir o processo de venda», nomeadamente a questão levantada no relatório de Bruxelas sobre os maiores custos da venda em alternativa à liquidação.

Sobre o funcionamento da comissão, João Semedo afirmou que «se a operação de venda do BPN demorar muito tempo ou não se concretizar, a decisão mais lógica é antecipar o debate e o esclarecimento sobre o processo de venda».

De acordo com a deliberação aprovada, um dos objetos da comissão de inquérito ao processo de nacionalização, gestão e alienação do BPN é, concretizada a reprivatização, saber se «o contrato definitivo acautela o interesse público e as condições subjacentes ao contrato promessa de compra e venda já assinado com o BIC», bem como o «caderno de encargos» aprovado em Conselho de ministros.

...desta água não beberei...



Que ninguém diga ...  "desta água não beberei..."

Estávamos em época de Paz e vivíamos um clima  em que nos entendíamos, uns com os outros, numa  boa harmonia em  que cada um se ocupava, com o seu trabalho, em edificar  o que é hoje  uma grande nação - ANGOLA.

Naquele tempo, de menino e moço, recordo-me do seguinte episódio:

- "Hoje é dia de  "S. Vapor...",  significava isto que em Luanda toda a gente festejava a chegada de um barco vindo de Lisboa, trazendo Familiares e Amigos, e... as ansiadas  SARDINHAS  DO PUTO, o que, na voz do Povo, já se sentia o cheirinho da bela Sardinha Assada de PORTUGAL !...

Festejava-se o acontecimento em belos convívios, mas, no meu caso pessoal, detestava tal prato, pois não podia ver sequer,  uma sardinha...

Cheguei a levar "porrada" por não querer comer, às refeições,  os apetitosos  pratos de sardinha assada..

O que é o destino? A uma distância de mais de meio século vividas neste percurso intermédio, agora, em plena época de verão, neste Algarve maravilhoso... anseio que me ponham   à mesa um pratinho com as BELAS SARDINHAS ASSADAS.

TÁ ???...


quinta-feira, 22 de março de 2012

Idosos...



Vi partir a minha saudosa e Santa Mulher. após um matrimonio celebrado na Igreja do Carmo, em Luanda,  que  junto ao meu ombro, seus olhos se encheram de um  profundo branco, como que repetindo o  juramento nupcial, celebrado há perto de sessenta amorosos anos...

                       ...Até que a morte nos separe...

Como preenchimento de um estranho vazio que a solidão atormenta,  fui conduzido, para beneficiar de "convívio", a um Agrupamento de Pessoas igualmente idosas, regido por uma Freguesia, a de Olhão, denominada  UNIVERSIDADE SÉNIOR.

Costuma dizer-se que ..." a ferida só dói a quem a tem..." e, é efectivamente consolador as palavras de  afecto e de amor, que a esmagadora maioria, me tem transmitido. Daí que, ...BEM HAJA À UNIVERSIDADE  SÉNIOR, que em  boa hora  fora edificada. Alivia um pouco a dor...

Promovida pela Entidade organizadora,  o auditório da Biblioteca Municipal de Olhão encheu, em tempos, para receber uma palestra sobre o tema " A Demência na Sociedade Actual,"  sendo a palestrante  a ilustre Doutora Isabel Valente, assistente graduada do Hospital de Faro.

Finda a sessão, por cortesia, cumprimentei-a à saída e, em conversa dei-lhe conta  de que, após o falecimento da minha Mulher, diariamente  visitava-a no seu túmulo, percorridos já há mais de um ano...

Imediata recomendação médica:  " NÃO FAÇA ISSO !!!!..."

ANGOLANO DE PORTUGAL...




A imagem central emocionou-me, na medida em que, como Angolano Português, sempre sonhei com um jardim florido,  cujas sementes, ideologicamente, seriam constituídas pelo entendimento  e coordenação saudável e  feliz, entre os nascidos em Angola e os nascidos em Portugal e Ilhas.
 O intercâmbio seria, ideologica e imaginavelmente , estruturado com o envio das Sardinhas e Vinho do Porto   para Angola, por  parte de Portugal, e por sua vez, Angola encaminharia para Portugal o Petróleo e as goiabas... (relevem o humorismo, bem intencionado...)

Em consequência das vicissitudes ligadas nos respectivos processos de descolonização, fui  surpreendido, em Lisboa, estando  na  data  a ser tratado por especialistas em Oftalmologia, que não existiam em Luanda, com  o telegrama vindo  daquela cidade, do qual  dei conta, com documentação médica, da impossibilidade de dar cumprimento do, regresso imediato a Luanda, que me fora imposto, portanto, não podia interromper o tratamento médico a que estava a ser submetido.

Uns dias após a data da celebração do içar da nova Bandeira Angolana, que muito respeito, sou confrontado, telefonicamente, com o seguinte recado  ..." OLHA,  TUDO QUANTO TINHAS  EM  TUA CASA, AQUI EM LUANDA,QUE AGUARDAVA O  VOSSO REGRESSO,  TODO O RECHEIO, FOI   TOTALMENTE ... DESTRUÍDO...!.

Após este lamentável  e inesperado acontecimento...VIDA NOVA EM PORTUGAL !!!

Vejo, com muito agrado,  já com uma vida perto do  centenário, pelas noticias vindas a público, que os meus "compatriotas" têm o bom senso de  terem relações produtivamente amigáveis.