segunda-feira, 30 de abril de 2012

1º DE MAIO - Dia dos Trabalhadores...

e... outros, então, coitados ...

O conceituado jornal "Correio da manhã", de sexta-feira, 27/04/2012,  em primeira página, acima reproduzida, dá relevo ao que uma Ilustre Figura (mencionada na referida publicação), recebe  determinada e elevada regalia, de pensão mensal (e não só...).

Não pretendo subestimar, nem pôr em causa a afirmação contida na referida noticia, mas, apenas  reflectir, um pouco, sobre opiniões que, neste campo, outrora, se questionavam, para se equilibrarem situações vividas - equiparadas à actual.

Seria possível, que casos desta natureza, permitiriam o " êxito" que, com a devida vénia, se transcreve um pedaço do que vem publicitado no Dicionário Enciclopédico - Koogan  Larousse Seleções,  reportando-se a  Salazar (António de Oliveira), estadista português , que  a partir da  época de1926...

" governou o país rigidamente, restaurando o equilíbrio financeiro que os governos da 1ª República tinham comprometido..."  ?

Um pouco de contenção (e justiça) nos "exageros"  que a atribuição  de  certas reformas que, comparativamente, fazem afluir à memória, velhas lendas do Lobo e do Cordeiro,  não seria extemporâneo!

Bancarrota ?... Credo !!!....DEUS NOS VALHA !

Parece que a crise não é de agora...
Um ligeiro episódio, que "esfarrapou" muito boa Gente, há pouco tempo, aconteceu que, num fim de semana, pelo menos, em área  local, todos os Multibancos impediam a entrega das "notinhas" que iam sendo solicitadas pela introdução dos "cartões", nas  respectivas aberturas. nas máquinas servidoras. Por isso,  houve quem  deixasse de tomar o seu cafezito, nas pastelarias, saboreando o pastel de nata, rotineiro.

Alguém,  com a intenção, certamente,de  pregar, na  brincadeira, um susto , à "malta"  pronunciou a palavra... Bancarrota...

Foi o suficiente para amedrontar pessoas que recorriam as Caixas, para satisfazerem os compromissos, momentâneos, assumidos financeiramente.

Houve, porém, um posterior alívio, que causou  grande satisfação, porque, afinal, teria havido uma avaria, temporária, por motivos de ordem técnica.

Onde está o meu guito ?!?!
A história contemporânea contém fases que deram rumo a alterações programadas, como a que se passou em 1969, o republicano Nixon sucedeu a Johnson na presidência, tendo de enfrentar a crise do dólar (abandono da conversibilidade em ouro e, a seguir, as desvalorizações).

Os " Grandes Castelos", também sofreriam os efeitos destruidores, se uma "catástrofe" deste género, se lhes abatesse, em  qualquer momento.

Portanto, coerência e bom senso é o que se deseja aqueles, que, por oficio, ou mandatados por recursos legislativos, conduzem os destinos de cada País.

Tá ?...

domingo, 29 de abril de 2012

Mares-de-bruma...

... e tudo acaba assim ...

"Deus, oh Deus 

Quando a morte a luz me roube 
Ganhe um momento o que perderam anos, 
Saiba morrer o que viver não soube "...



Bocage, em "Sonetos"
           
  Figura  aterradora !... não é ?...


Pois... é com este aspecto que termina a NOSSA vida  !... 


Portanto, não compartilhemos com a Maldade que a vida corrói, mas sim , e sempre, com o Bem que  traga  FELICIDADE, TRANQUILIDADE E PAZ, ENQUANTO VIVOS  !...

Tá ?...           

sábado, 28 de abril de 2012

...Enriquecimentos... (I)LÍCITOS !...

Tema extremamente  melindroso e sensível para ser tratado, por esta via, pois corre o risco de vir a ser interpretado num sentido diferente do que se lhe pretende dar. Há mérito no empreendedorismo que, honestamente, leva a justas acumulações de riqueza, produzidas pelo trabalho. Isto em contraponto a negociações, camufladas, que conduzam a grandes riquezas provenientes dos ilícitos "complots" provenientes de negócios pouco claros ou mesmo totalmente ilegais. Nestes casos, de enriquecimento comprovado, proveniente de transacções de drogas e/ou acordos estabelecidos em bases absolutamente assentes, comprovadamente, em faltas de honestidade e contra a Lei, deveriam essas riquezas acumuladas transitar para Fundos Públicos, a serem aplicados em Organizações de Solidariedade e de apoio aos mais necessitados.

Depois há os bons exemplos:
  • Henry Ford, foi rico, mas deu emprego a milhões de Trabalhadores em todo o Mundo.
  • Fleming, inventor da penicilina, dizem ter sido rico, mas  prolongou deu vida a  muitos doentes.
  • A Familia  Mello, em Portugal, criou fábricas e centros de trabalho para  muitas pessoas.
Por falar em enriquecimento ilícito: Foi hoje noticiada a decisão de um tribunal, em Portugal, de que uma casa devolvida ao banco que havia concedido o empréstimo serviu para extinguir a respectiva dívida. O banco reclamava um acerto de contas; aquando da concessão do empréstimo haviam avaliado a casa em 117.000 . Aquando da entrega da mesma pelos ex-proprietários à instituição bancária, o mesmo banco avaliou a mesma casa em cerca de 80.000 €, pelo que reclamava a diferença. O juiz disse que não. Ambas as avaliações haviam sido feitas pelo banco. A haver alguma diferença esta seria, consequentemente, da inteira responsabilidade da instituição de crédito. A tentativa de receber uma verba como justificação dessa diferença configuraria, assim, um esquema de enriquecimento ilícito. Ah, o apartamento teria cerca de 2 anos. Estes banco sairam-me uns malandrecos...

Recordações de momentos ceifados pelo tempo...





                      ... a  ... " 125 " ou  "AVENIDA  D. JOÃO VI"... ???

Reza a história que um punhado  de pescadores olhanenses empreenderam uma ilustre façanha, indo num pequeno caíque levar ao Rei D. João VI (então exilado no Brasil) a notícia patriótica da Restauração de Portugal, devido à expulsão dos franceses (de Napoleão), que  se  queriam apoderar de todo o território português.

Recompensados os intrépidos portadores da boa nova, o Monarca, concedeu-lhes um navio para voltarem ao  Algarve, trazendo a notícia de que Olhão recebia o cognome de Villa de Olhão da Restauração.


O simbolismo desses factos históricos, encontram-se gravados em locais diversificados nesta encantadora cidade de ... OLHÃO DA RESTAURAÇÃO. Assim, perante estes factos, e junto à rotunda do Cubo, como designar-se:

        EN  125 ?...
                                                 
ou

AVENIDA  D.  JOÃO  VI ?


Venha a resposta esclarecedora ...                 

...Histórias antigas e magoadas...




No  conceituado jornal local "O Olhanense", de 27 de Abril de 2012, na página "Opinião", vem publicada uma noticia. da qual destaco parte do texto em questão: " Baldomiro Nunes... Este nosso amigo, que se encontra  neste momento nos EUA, onde se deslocou  para apresentar dois livros de sua autoria, "Sport Clube Português" e  "Odisseia  Marítima", este que narra a viagem de um grupo de Olhanenses, no qual se incluía, após a independência de Angola donde tiveram de fugir, a bordo de uma traineira...".




A seguir à leitura desta publicação, por mera coincidência, recordei-me de uma visita aos estaleiros onde brotam muitas traineiras e arrastões costeiros, para reparações (e não só), e quem me garante que de entre  esta vasta exposição de embarcações, não  teria sido  uma  embarcação  deste tipo, a protagonista de tais  aventuras ?....

 Lembro-me da histórica aventura, -  travessia do deserto -  da célebre "Rota dos Esqueletos",   protagonizada por Gente que forçosamente se vira, também, na contingência de abandonar Angola, por vias fronteiriças com os países vizinhos, e posteriormente embarcadas, com destino à Europa, em traineiras e arrastões, propriedade de Pescadores Portugueses.

São  recordações de um "triste" passado,  que não  apagará  a memoria  do sucedido, por ainda  haver quem escreva  livros e artigos,  focando  tristes  episódios emergentes  da descolonização.

Tá?...

sexta-feira, 27 de abril de 2012

E esta, hein ?...



 O início, em Março de 1945, portanto há 67 anos, da minha actividade laboral, muito repartida por diversas Empresas, algumas de renome internacional, finalizando no sector Bancário, tanto em Angola como em Portugal, tem como suporte, vasta documentação, de todas elas, atestando e comprovando que,  a corrupção e desonestidade nunca foram atributos dos meus comportamentos profissionais, antes pelo contrário, toda a documentação, agora, cuidadosamente guardada, atesta, com toda a clareza, a minha qualidade de que fui, sempre, Trabalhador honesto, responsável, competente e  digno de excelentes  actuações, como bom  Colaborador... (passe a vaidade pessoal!...)

E... no que deu, no final de contas, com estes  exemplares comportamentos, enaltecidos, no percurso final  da vida ?...

... sem  nenhuma riqueza, nem propriedades, nem nada de valor !.. 

Algum capital material,  foi-me  destruído  totalmente,  (durante  uma ausência, temporária de Angola, por razões ligadas à saúde), após  a cerimónia do hastear da  nova bandeira angolana...

pelo que, resumindo...

...fiquei em situação semelhante à do Pobre Homem, que, na imagem, surge vestido de T-shirt branca, com uma cruz ao peito.

Mas a verdade, verdadinha, é que uma consciência limpa, o respeito, a integridade e os valores não se compram. Poder dormir bem à noite e não viver com medo de nada, são coisas que o dinheiro não compra. E esse "capital imaterial" tenho de sobra. E parece-me que cada vez menos podem dizer o mesmo da sua passagem por este mundo...

quinta-feira, 26 de abril de 2012

... ondas "curtas" e ..."longas "... !

    
              Sinto-me um Velho zangarilho por ser um Idoso a quem a idade e as doenças do cérebro, Alzheimer, Parkinson, senilidade, etc, ainda não afectaram....a despeito dos meus  já cansados passos, na vida, que me encaminham, seguramente,  para a "fase final"...

Mas... fico empolgado quando sou  confrontado com páginas adormecidas e poeirentas de cadernos que ainda resistem ao tempo de arquivamento no meu baú de recordações, relativas a épocas em que exercia, activamente, a minha acção  laboral.

Quando da  inauguração e abertura ao público das instalações em Luanda, do Banco Totta-Standard de  Angola, integrei-me no seu quadro de Pessoal, e, decorrido pouco tempo, fui nomeado Chefe da Contabilidade, cargo que exerci, sempre com comprovada dignidade, honra e competência, até que circunstâncias, de índole partidária (e  não só), não muito distante da data da independência, conduziram a rumos  diversificados.

Surpreendido com um despacho do Ministério do Planeamento e Finanças e no que era  respeitante à constituição da Comissão de Gestão do Banco Totta-Standard de Angola, tomei conhecimento, na data, em que um Colega, também natural de Angola, mas de  coloração de pele diferente, fora, sem meu prévio conhecimento, nomeado o Responsável e Chefe da Contabilidade do Banco. De imediato reagi a tão silenciosa decisão, para  que fossem esclarecidas, abertamente, e definidas as limitações das responsabilidades a atribuir a cada um, após tal  estranho Despacho.

Foi então, que discutida  pelos Orgãos que efectivamente administravam a condução desta unidade Bancária, que foi proferido o seguinte despacho :

"Administração.
O sr Batista foi designado, de  facto, Chefe do Departamento de Contabilidade. Parece-me que o Sr. Craveiro deverá actuar como Adjunto do Sr. Batista, e nessa qualidade, independentemente de qualquer distribuição interna de tarefas"...

Tempos depois, sucedeu  o que as páginas da historia revelaram. 

Ontem, como hoje, a cor da pele e a cor partidária eram/são critérios fundamentais na definição de cargos e benefícios (não tanto de tarefas e responsabilidade efectiva, que isso é outra questão), em detrimento da competência e méritos demonstrados. A injustiça ainda é o que era... Quanto às preferências dadas a determinadas colorações, desgraçado dos daltónicos que não saberão, então, de quem se valer...


(Fotocópia do original )

... o voo das águias ...

Há certas circunstâncias que ocorrem na vida, às quais não se lhes dá  a menor importância, e, muito menos, então, a mínima atenção.

Ocorre-me, que em escritos anteriores, inseri um texto em que me referia  ter havido desigualdades de tratamento, em certas situações, na Banca, resultantes do agitado período de descolonização, que se desenrolou nos dias precedentes das cerimónias de transição.

Vem à memória, por exemplo, e sem pretensões desvaliar, quem quer que seja, assumi a responsabilidade de, em determinada Entidade Bancária, sediada em Luanda (Angola) de directa e hierarquicamente  subscrever, responsavelmente, toda a documentação (balanços, etc.) que, em matéria contabilística e de elementos de ordem fiscal, teriam que ser, atempadamente, submetidos aos competentes Organismos Oficiais do Estado.

Quer dizer, nessa situação, qualquer  irregularidade que viesse a ser detectada (o que, felizmente, nunca acontecera!) iria sofrer as consequências  penais e laborais, prescritas na Lei,  assim como igualmente atingiria o Director Financeiro, de  nível superior imediato.

Deu-se a "derrocada", por todos conhecida, que causou a extinção do Banco e "fuga" dos ex-colaboradores  Bancários (e não só...).

Final da historia: O autor destas linhas, que em Angola, substituía directamente o seu Director-Financeiro, assinando os Balanços, etc, vê-se  hoje com uma reforma bancária,  com direito a uma pensão mínima no sector, de acordo com o estabelecido estatutariamente, devido simplesmente a ter sido admitido no Banco, em Angola. Já tal não sucedera com o ilustre Companheiro de Trabalho, Director-Financeiro (a quem dirijo as melhores felicitações), que pelo facto de  ter  vindo de Portugal (Lisboa) e que, assim como o autor destas linhas,  fez parte da equipe Fundadora  do Banco, regressou , simplesmente e  sem impedimentos, ao seu  anterior e antigo local de trabalho, em  Portugal, vindo ocupar um cargo de chefia. Já quem vos escreve sentiu-se, direi, marginalizado pois andou de cavalo para burro, tendo ingressado, em Portugal, no sector bancário na qualidade de... aprendiz!!!!

Eis, portanto as tais "desigualdades " de tratamentos ocorridos já a dezenas e dezenas de anos de distância!!!...

24 de Abril, dia da Saudade...

E se não tivesse havido 25 de Abril? E se o tempo tivesse parado para sempre no dia 24 de Abril de 1974, qual filme "O Feitiço do Tempo"? E se...? Portugal estaria na União Europeia? Provavelmente sim, provavelmente não. Estaríamos ainda sob o jugo de uma ditadura? Muito provavelmente não, a democracia acabar-se-ia por impor naturalmente, o povo e os interesses económicos e políticos de poucos mas poderosos acabariam por deitar abaixo um regime em que as benesses se centravam num só homem ou num regime de identidade única ou pouco mais. Mas estaríamos pior ou melhor? Na verdade, ninguém sabe. Alguém que afirme ter certezas sobre qual seria o resultado de um 24 de Abril para sempre está a mentir, pois ter certezas do que não aconteceu é virtualmente impossível. Mas vejamos: Salazar e o Antigo Regime tinham os seus defeitos, a liberdade de expressão não era um direito adquirido (antes do 25 de Abril dificilmente poderia publicar estas linhas), mas, por outro lado, as vivências e o bem estar eram encarados e vividos de outra forma. Os dias passavam mais devagar, as pessoas davam mais valor às coisas simples, como a amizade e o respeito pelo próximo. O país vivia dentro das suas possibilidades. Hoje temos muitas estradas mas cada vez menos carros para lá circular. Pudera, ao preço que está a gasolina e com as portagens!!!!!!
Os políticos de hoje olham muito para o seu umbigo, assumindo poses autistas, fechando-se num casulo de imperativos de ordem económica e obedientes aos interesses capitalistas e imperialistas dos grandes e poderosos. O dinheiro pode tudo, os mercados andam nervosos (tomem um Alka-Seltzer que isso passa), as dívidas na Madeira e Continente continuam escondidas mas ainda assim assobiam para o lado, não é nada com eles. Será que não está na hora de fazer um balanço, suspender a actividade para um inventário do que é Portugal hoje e no que poderia ser num 24 de Abril de eterna saudade?

Tenho 84 anos, a caminho dos 85, a passos curtos porque a idade vai pesando. Gosto de intervir e falar sobre o que vejo. Esse é um direito que me assiste e, essa sim, uma das grandes conquistas de Abril. Por isso, e só por isso, digo, 25 de Abril, Sempre!!!

 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

... saudosismo...

Angola

Existem no meu velho álbum de recordações de imagens fotográficas, que remontam aos tempos do " antigamente",   e  que sensibilizam a alma de quem viveu, no percurso de uma vida de longo de  trabalho,  espectáculos  que espelham  magníficos  momentos de  serenidade terrena ,  em que o solo angolano é contemporizador...

Está-se na presença de um  monumento, erigido no planalto  da Huila  (assim se chamava na época) em cujo local , os primeiros Colonos madeirenses, erigiram, em sua memória,  na data de 1884.


O longo passeio, constituído e formado   por grupos  de Amigos,  ligados à "Diamang- Companhia de Diamantes de Angola) e Familiares (com inclusão de um caso de   falecimento,  recente).  possibilitava visitas a locais extraordinariamente belos e imaginários, de que o solo angolano é constituído.

Eram dias seguidos ,de automóvel... pelos caminhos fora ... por vezes agrestes !...!

Tá?...







......lembrando o Dia dos Cravos..

  De uma publicação, inserida em um numero legendado FEUC, Setembro 1996, com  a devida vénia, tomo a liberdade de transcrever, as seguintes passagens;:-

" Inicialmente, o 25 de Abril de 74 trazia promessas de democracia e liberdade que iam ao encontro dos sentimentos separatistas em relação à metrópole.


Contudo, os colonos insurgiram-se contra o rumo dos acontecimentos quando o Governo de Angola foi entregue à maioria africana


De facto, as alternativas de uma federação entre Portugal e as colónias, bem como a de uma transição lenta e gradual para a liberdade não resistiram à pressão do MPLA, FNLA  e FRELIMO. "  (  a correta denominação  seria UNITA).

" Convém aqui referir que todos eles (referindo-se aos colonos) foram para Angola nos anos 40, altura em que para ir para Angola era ainda necessária a  carta de chamada, um documento no qual constava que havia alguém na colónia que se responsabilizava pela sua subsistência nos primeiros tempos e que lhes arranjaria trabalho, assegurando desta forma a sua integração  imediata"...


..." Contudo, é também esta dedicação ao trabalho e à construção de um país, o que mais revolta esta geração de retornados, sentem que dedicaram toda a sua vida a uma causa em vão, não tendo tido sequer direito  às respectivas  reformas."...


..." O que os colonos portugueses não esperavam é que com a independência fossem praticamente expulsos de Angola"...






Ora.  foram defraudadas,  as esperanças, que a muitos, o vinte e cinco de  Abril,  proporcionar-lhes ia   pela continuação de  climas de Amizade, Respeito, Segurança e  sobretudo de PAZ ... que se diluíram pelo sabor das ondas...



Abril - 25, quarta-feira...2012 !




...Feriado...no despertar desta fresca  manhã,  por limitações que o estado de saúde  impõe,  dediquei-me a desfolhar , a linda correspondência,  que, dos Ente-Queridos,  ia recebendo , nos tempos em que era "menino e moço",  sobressaindo a dos Avós, e Pais, que,  já estão no Céu...

Lindas cartas  algumas datadas  do ano  de 1940  e  posteriores a esta data.

Estamos celebrando, no  momento, um acontecimento histórico,  ( o " 25 de Abril "),  e, pela leitura das missivas que tanto me emocionaram,   noto que , no decorrer dos tempos,  moldaram-se  modos de viver ,  diferentes,  bons para uns  e  menos bons para outros,  mas... o final,   para  TODOS, ... uma sepultura, a caminho da  cova ....

Tá?...

terça-feira, 24 de abril de 2012

O retorno bancário...

Luanda

Corroborando com declarações feitas por testemunhas bancárias, que foram superiores hierárquicos, mas na  mesma linha de funções directivas, em Angola, e por intermédio da Comissão de Trabalhadores Bancários Retornados  das ex- Colónias, fui admitido  nos quadros de uma  Entidade Bancária, sediada em Lisboa, no grupo I, colocado no nível 06 , ( o de admissão na Banca, na data, -  equivalente  a aprendiz ! ),  e, também,  por determinação de um   DESPACHO  de Março de 1976, do então Ministro das Finanças, Dr. Francisco Salgado  Zenha.

A fundação e constituição,do Banco , ora extinto, em Angola, teve por base a incorporação de Pessoal oriundo de Lisboa ,acrescido, depois, por admissão e recrutamento de  novos Trabalhadores, igualmente especializados,  mas originários das cidades angolanas.

Vicissitudes ligadas ao processo de descolonização em certa medida, provocaram um tipo de desigualdade,  de tratamento, distinguindo  e diferenciando certas garantias de regresso aos locais de trabalho, aos que tinham vindo de  Portugal,  e ..."abandono"  dos restantes  bancários então  admitidos   posteriormente àqueles..

Daí o Despacho de Sua Excelência o Ministro das  Finanças, na data...

... lindos cravos...








No seio da minha comunidade- embora seja natural de Angola ( Luanda),  participei activamente, no tecer da história nacional, com a  inclusão nas listas de um Partido, com vista a eleição para a Assembleia da República  Portuguesa.

Embora seja grande opositor ao enriquecimento  ilícito, saibamos,  no entanto, distinguir "o trigo do joio" !...

Pretendo sublinhar que não  significa que não se tenha praticado Justiça, mas a incoerência, não raras vezes, emperrou  que  muita competência ,de ordem profissional,  não tenha  tido, igualmente, a possibilidade de  contribuir, no  "Renascimento" deste glorioso País,... que é  PORTUGAL !

segunda-feira, 23 de abril de 2012

... 25 de Abril ...


...Dia histórico  para Portugal ( e ... não só ! )....

Seriam cinco horas da tarde. Foi a bordo de um super-avião, que me transportava  da África do Sul, e que acabava de aterrar no aeroporto de Luanda, que tive conhecimento do que se estava a passar em Lisboa,  naquele dia, relativamente a este célebre  movimento, de âmbito militar.

Os dados históricos, patentes  em toda a Universidade, dispensam-me de me pronunciar do que, daí para a frente, se desencadeou ....

Das entrevistas que, sem conta,  se efectuaram a  muitas  e dignas Personalidades, nesta matéria,  há um ponto em que os entrevistados são convidados a pronunciarem-se, e  iniciam a sua argumentação, com as seguintes palavras:   . ... EU ACHO, ... EU ACHO,... EU ACHO

Quase parece um grupo de "achados " (salvaguardo o devido respeito perante Todos os Entrevistados!...

Retenho, de tudo quanto se tem  desenrolado, o gosto de ouvir a canção de Zeca  Afonso... "... trás um Amigo também " - lindo.  lindo. lindo.!..

Crise na construção civil ?...






É deveras desolador o que se está passando, presentemente,  na  construção de novos edificios, suponho que, não só nesta  cidade de Olhão, como no resto do nosso País.

Em dada altura,  anos antes, era  animador e sentia-se um grande prazer,  e conforto, em se  observar a cadencia, desenfreado, - e entusiasmante- ,   de sobreposição dos andaimes, sinal que  iriam  nascer, ou eram "paridas",   novas e   confortáveis  construções, que  dariam  alojamento a Famílias  mais ou menos carenciadas...

Mas... o que se passou para que  tudo, repentinamente , se tenha "despenhado" ?...

A crise ?   Desentendimento entre os promotores da construção?  Desavenças Familiares ?  "Fuga" aos compromissos  contratuais ? Impostos acrescidos ?

...ou o  PAPÃO DO DINHEIRO ?...

As figuras acima, amedrontam,.... pois, se não tivermos Todos o bom senso, consensual, de "desanuviar" o  actual ambiente, desanimador,   teremos , então, que vir a aprender a construir  PALHOTAS,  para podermos dormir, pelo menos,  sob  tectos  forrados a capim ..

Tá ?....







... Porquê ?...



Surpreende-me a seguinte pergunta, que me fazem, não raras vezes, durante o dia:
Qual a razão que  leva a serem vistos os teus "blogues", em tão pouco tempo,  portanto,  há 3 meses,  para  que os teus "escritos" tenham já atingido mais de 3,200 (três mil e duzentas) visualizações de página?

Desconheço, totalmente o que leva as pessoas a apreciarem os meus " blogues" roufenhos...

Sou um "pobre diabo" catapultado para a situação de reformado bancário, nascido em Angola (Luanda) que, para preencher o vazio e solidão (e saudades...) que o falecimento da  minha Santa Mulher, me fragilizou, após sessenta anos de um feliz matrimónio, entrou no mundo dos "blogs".

Até porque não tenho veia de "escritor" e nem me considero merecedor de  tão elevado número de "leitores", e  até porque sou um "leigo" em matéria informática e muito menos, então, com capacidade de escrever tão bem como o fazem os Grandes Autores profissionais.

Talvez por conterem "contos" meramente insignificantes, relatando excertos, belos, menos belos e por vezes cruéis, que  moldaram toda a minha longa vida de octogenário...

Tá ?...

... Cofre de Tesouros emocionantes...






Esta fervorosa montanha de cartas,  postais e folhetos, mantidas no cofre de recordações que agitam a memória de tempos em que o amor, a amizade e os actos solenes, eram, quando o oceano nos separava dos nossos ente queridos, conduzidos por meio de correspondência  epistolar,  agora , religiosamente recolhida em cofres caseiros. A esmagadora maioria dos "remetentes" de tais lembranças, já faleceu,  e está sepultada em território tanto europeu  como africano....  

Remontam, algumas datas inseridas em tal documentação,  aos anos  (de  calendário), desde 1934 em diante...

Um " Everest" de sintonia muito saudosa...

domingo, 22 de abril de 2012

... 60 anos !...

Telegrama


Emitido em Lisboa (PORTUGAL) em Dezembro de 1953, este telegrama, foi parar às  mãos do destinatário, na véspera do seu casamento, na mesma data,  em Luanda (Angola), há, portanto, perto de 60 (sessenta anos)!...

 Infelizmente, a encantadora  personagem a quem o telegrama se destinava, igualmente, portanto  a NOIVA,  partiu, há pouco tempo para O CÉU,  onde repousa em Paz,  depois de um casamento recheado de amor, até à fase final....

É uma saudosa recordação que permanecerá no "Cofre Divino"!

... visões do passado beligerante...



No longo percurso de uma sangrenta guerra mundial, eclodida em 40, que vitimou milhares e milhares  de pessoas, Portugal, FELIZMENTE,  não veio a  intervir, directamente, no sangrento  conflito , mas  veio  a sofrer consequências  provenientes  do desentendimento entre os  poderosos  beligerantes.

Portugal, nessa  data,  hasteava a sua bandeira  Nacional, , todos os dias, as 8 horas, em todos os estabelecimentos militares. radicados em Angola, Moçambique, Guiné, Macau.  S.. Tomé e Principe e India.

 Por exemplo, a troca de toda correspondência, entre  a chamada Metrópole e as Colónias  em  África, que era regra geral transportada por via marítima, tinha que ser submetida, antes da entrega aos destinatários, a uma rigorosa Censura, que era sediada  na, então, África do Sul

Um dos cartões acima, até,  foi entregue ao destinatário com uma mancha  acizentada, provavelmente provocada pelo  sistema de verificação do conteúdo dos  envelopes.

O que causava grande transtorno, e contrariedades, era a demora  que a correspondência, por isso, levava a ser   entregue  aos seus destinatários, POR VEZES  (3) TRÊS  MESES...

....era a guerra ...

... a caminho dos 60 anos ...



Num velho baú que "aconchega" retratos de uma vida "curtida" em Angola -terra da  minha naturalidade- fui descobrir, em época de remodelações e esvaziamento do que deixou de ser necessário, para sobreviver,   uma  foto que me causou grande saudade, pelo feliz acontecimento que estávamos festejando (o baptismo da primeira descendente  que iria, mais tarde,  dar-nos nova alegria pelo nascimento de lindas  Netinhas). Curiosamente, o "discurso" que estava sendo lido perante os convidados , ao lanche,  é o  mesmo que vim a encontrar. Já amarrotado e envelhecido, agora reproduzido na foto aqui  representada. Decorridos já perto  de sessenta anos  !...

Abril... águas mil...







Passeando, nesta manhã primaveril, ao nascer do sol, acompanhado pelo meu cãosito , o " Pèlinha",  pelo caminho aberto, fui observando, o que a Natureza nos contempla, com o renascer do dia,    vindo do solo humedecido,  com as pequeninas  plantas, que irão  desabrochar , com o nascimento do dia,  dando um tom de encantamento, às primeiras horas do nosso despertar...

Se bem, que, possa, por razões varias,  com o decorrer das  horas,   causticar  com acontecimentos  " indesejáveis"  a  actividade diária de cada um,  pelo menos, neste primeiro sabor de um renascer de uma manhã , apreciemos o que as plantas nos inspiram,  em clima de PAZ !

... é de colher, pelo menos ,espiritualmente,   o clima  de sossego, embora, por vezes temporário, o que a Natureza , através das plantas e  passarinhos, nos  propõe,
para  usufruirmos e aproveitar , nem que seja por momentos,  a feliz tranquilidade,  emergente do despontar de uma   bela   manhã de Abril...

...    A grandeza do tamanho das  plantas e flores, nem sempre são anunciantes, comparativamente, aos belos momentos que nos inspiram as simples ,  e encantadoras  pequenas flores...



...   . saudemos, sempre, as boas e sãs  raízes ...

sábado, 21 de abril de 2012

Entidades Oficiais, vamos impedir...



...vamos Todos impedir que  não suceda o  mesmo  que  aconteceu uma organização hoteleira,  que foi capa de noticia,  no jornal  Postal do Algarve, no seu numero de 30 de Setembro de 1992, portanto há 20 anos, que, por  ordem  Oficial, e por razões  regulamentares,   fora-lhe  concedido um prazo de 48 horas, após a notificaçao, para proceder ao encerramento hoteleiro, pelo que teve de correr, à ultima hora, com os  seus clientes !

Assusta-me a ideia, de, poder vir a suceder, com as devidas proporções,  a mesma situação, a quem, por incapacidade financeira, corte  ou redução da reforma,  ou qualquer situação emergente de um  "colapso" de ordem financeira, se veja na  obrigação de entregar ou devolver a sua  Residência ( a casa onde vive)  à Entidade Bancária  ( ou  similar) , com quem negociou  a plataforma contratual.

A solidariedade humana, teria, então, uma palavra a pronunciar...







Mini-Biblioteca...


... A  MÃE  NATUREZA  É  QUE  COMANDA  A  V IDA !

Na minha acanhada biblioteca,  mantenho obras de ilustres autores, tais como, Júlio Magalhães, General Silva Cardoso, Antero Simões, Dulce Maria Cardoso, Isabel Valadão, Janis Amatuzi, Adérito Fernandes Vaz, José Saramago, António Mateus, Leonor Figueiredo, Joaquim Veríssimo Serrão, Manuel Acácio, José Agostinho de Macedo,António Lobo Antunes, Tiago Rebelo, Rita Garcia, Dalila Cabrita Mateus/Alvaro Mateus,  Ana Sofia Fonseca, Manuel Ricardo Miranda, Adérito Fernandes Vaz, Marcelo Caetano, Carlos de Matos Gomes/Aniceto Afonso, José Garcês, Antonio Mateus, Ataíde Oliveira, Paulo Afonso, na expectativa de a enriquecer com mais  algumas excelentes  Obras, dentro em breve.

De entre alguns jornais que vou coleccionando,  pelo impacto das noticias neles inseridas,  um jornal  algarvio, na data de 28 de Agosto de 1999, subscrito por Conceição Branco e Monica Contreras, publicou um artigo  acerca de um fenómeno, previsível e que acrescentava o seguinte:..." Se a "tsunami" fosse a sério, atingiria a costa a 300 km/h e os mirones seriam engolidos".

Era Domingo, e, pelo que consta,  fora dada ordem para a evacuação das praias  devido à aproximação de uma onda gigante, ou tsunami,. que, felizmente nada acontecera, pois teria sido um  fenómeno à vista no horizonte marinho,  no Algarve, e que se dissipara com o tempo.  Muitas horas depois do alarme, as praias começaram a retomar o ambiente natural de um domingo abrasador....

Segundo, os especialistas na matéria, se tal viesse a suceder,  muitas vítimas viriam a ser recolhidas...

Pelo que consta, uma onda com 20 metros cobriria os ministérios do Terreiro do Paço, em Lisboa.

A descrição de obras literário, no  inicio desta prosa, vem a propósito, do seguinte, segundo a minha pobre perspectiva:  

Que Deus nos livre de tal  presságio, pois, reflectir-se-ia no  "apagão" de um sossego e tranquilidade que  a leitura dos livros, nos contemplam, enquanto vivos., pese,  no entanto,  as "tropelias"  que a vida  por vezes   "massacra"  o  pobre  e ilustre  Leitor...





sexta-feira, 20 de abril de 2012

Natureza...


À primeira vista,  dá-nos  ideia que destas orquídeas, voou para o espaço, esta borboleta, e que descansa junto à sombra da referida planta...

... mas, na realidade, trata-se de uma simples folha de um arbusto que, com  o vento que se faz sentir,  soltou-se  do troco e caiu sobre o chão . quando passeava o meu " cãosito",  que  se assustou ,  no momento em que a folha lhe passou junto ao  focinho...

Que bela ilusão...
                                                       
                                                           

Assustador...


Esta publicação no  conceituado Jornal, Correio da Manhã, é, em principio,  inquietante, pois,  contem, no seu texto, algo  inesperado  no espírito de um Povo  pacífico.   Para melhor pormenorização de  leitura,  transcreve-se, parcialmente, ( como fonte), texto do artigo em questão:-.

..." Uma bala atingiu o abdómene rompeu. uma artéria.   Sérgio Roque morreu ao chegar ao hospital.. "Esta morte não representa um crime direccionado a portugueses", explicou o inspector Nestor Goubel, da Polícia Nacional de Angola.   Mas vários comentários  de  ódio podiam ser lidos na notícia da morte do empresário em sites locais:  "Chegou a hora de matar todos os "tugas" em Angola".  *com LM.

( Sem comentários...)



Jardins de Portugal...


  







Nos doentios cacimbos, ( Junho- Julho) que nos atormentavam ,em dias friorentos,  em Angola, - terra da  minha naturalidade.-  vinham-me à memória as saudosas  manhãs de primavera, que disfrutavamos, principalmente nos meses de Abril /Junho, em  PORTUGAL...

Nesses meses, e nos seguintes, de norte a sul do País , num Portugal  à beira mar plantado,  os Homens e Mulheres , encarregados da manutenção e conservação das lindas áreas floridas, jardins... lindos...lindos, não tinham mãos a medir, pelo que, devido ao  esforço e produto do seu trabalho, as plantas iam  florescendo... florescendo.. desenvolvendo... a coberto de um maravilhoso Sol, que se mantinha até perto da estação Natalícia.!

Por ironia do destino, o tempo, este ano... murchou um pouco ...

Mas tenhamos  Fé... que as  "coisas" ...  venham a melhorar ...


Tá?!...