quinta-feira, 31 de maio de 2012

"Por mares nunca dantes navegados..."

Diploma
Há mais de meio século que este documento está "adormecido" na prateleira que protege certas relíquias, que o desfraldar do tempo ainda não conseguiu  destruir...
Vivia-se, então, uma  época em que, na sala de aulas, logo que o Professor (ou  Professora) dessem sinal de aproximação, todos os Estudantes, em sinal de respeito, levantavam-se e mantinha-se de pé, até que o/a Docente se acomodasse, na sua cadeira, frente à secretária de trabalho.
Seguiam-se as actividades escolares e todos os alunos respeitavam o silêncio que se seguia até ao inicio dos trabalhos escolares.
Pergunta dirigida a um aluno, logo de seguida:  - "Estudaste geografia ?",  - "Sim...", era a resposta.
Então, diz-me: - "O Estado da Índia, Macau e Timor, são possessões portuguesas?"
Resposta do aluno: - "São e içam a bandeira portuguesa nos seus territórios."
-"Certo" 
- "E Angola, Moçambique e S. Tomé e Príncipe?"
- "São igualmente terras portuguesas...."
- "Muito bem!!!"
 Se se  fizessem iguais perguntas aos Estudantes da época actual, o que responderiam ?
Todos deles encolheriam os ombros e responderiam:

NEM SEI ONDE É ISSO...

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Os pingos de mel de um honroso passado...




Atravessando uma jangada, com auxílio de experiente pessoal, sem o qual não se conseguiria ultrapassar de uma para a outra margem do caudaloso  rio, no interior de Angola...










A caminho das famosas quedas de água, baptizadas
 com o nome de "Duque de Bragança",consideradas uma das maiores do Mundo no interior de Angola.

Atolados na estrada lamacenta, os automóveis eram por vezes içados à custa do esforço  dos  próprios braços dos viajantes.







As Quedas de Água "Duque de Bragança"... impressionantes à  vista dos  aventureiros visitantes. Som ensurdecedor, com a água a cair de muitos metros de altura.

...Só sai a reboque...

                    e... nós  sem almoçarmos !
 
               

                                     ... à beira de um precipício...





Por vezes, um pequeno descuido ,ou desvio , ou mesmo  pouca experiência do condutor, ou condutora,   zás... era morte certa!



Sob um Céu, por vezes carregado de nuvens tempestuosas, e noutras ocasiões, de um cinzento puro, em que o sol ardente emitia os seus raios sobre planícies, selvas ou desertos, nas extensas superfícies terrestres africanas, em que Angola , geograficamente se situava, faziam-se percursos em automóveis, em que, não raras vezes, se pernoitava nos interiores das viaturas, dadas as más (e por vezes péssimas) condições das estradas a percorrer e que equipes especializadas as tornariam transitáveis.

Era Angola... no antigamente ... Que saudades !...

terça-feira, 29 de maio de 2012

...Laisser faire laisser passer ... l

Coadjuvado no sentido de prestar uma informação para interesse colectivo, em que a criação de uma Universidade Sénior, como o próprio nome indica, destinada a incutir nos "de avançada idade" o desejo de "aprenderem",  para além dos conhecimentos que ao longo das suas vidas lhes fora proporcionado e, a convite do digno Professor, que leccionava ,em  determinada disciplina escolar, intervim no sentido de dar conhecimento de que, afinal, ainda existe uma doença benéfica, que possibilita também os IDOSOS de se entreterem, com a emissão e introdução de publicações, de sua autoria, nos chamados "blogues", na Internet...

Como exemplo, exibi uma fotocópia de uma publicação que acabara de  emitir, pelo computador via Internet, e que atingira já um número de visualizações de página, impressionante - 5.000 (cinco  mil ...)

No momento em que iniciara a minha pretensa exposição, com uma prévia introdução, a minha intervenção  foi repentinamente coartada pela digna coordenadora do empreendimento, impedindo, assim a continuação do uso da palavra porque ... "...não permitia que se falasse em politicas...".


Quis demonstrar, que o objectivo da  minha "conversa" era tão-somente demonstrar  a utilização dos "blogues" como  meio de entretenimento dos "Idosos"...

Mas manda quem tem as rédeas do poder em suas mãos...

Post Scriptum: Um comentário final de um amigo do Sr. Baptista. Conheço o Sr. Baptista há relativamente pouco tempo mas nesse pouco tempo que este Sr. me tem permitido usufruir com gosto da sua valorosa e agradável companhia, verifiquei rapidamente a sua elevada estatura moral, honestidade e comportamento exemplares. Como idoso octagenário que é, tem uma enorme reserva de experiências de vida, cujo valor é inestimável. Procurando manter-se activo (o que, desde logo é de valorizar, quando tanto se fala em abandono e solidão dos mais velhos), decidiu iniciar, com o meu apoio e ajuda, um blogue onde publica de tudo um pouco, aquilo que lhe vem à cabeça e que lhe apetece publicar. Porque realmente já não está em idade de se preocupar com "miudezas", se vai melindrar Fulano ou Sicrano. Que eu saiba Portugal é um país livre onde a nossa opinião, seja ele qual for, desde que expressa com educação, pode e deve ser tornada pública. Essas opiniões podem, posteriormente, ser alvo até de discussão saudável mas censuradas é que nunca. Certas pessoas, no nosso país, têm que saber ouvir, mantendo a sua distância e posição adequadas, tendo até em conta os "cargos" que ocupam. Eu sempre fui ensinado que uma regra de boa educação é ter SEMPRE o máximo respeito pelos mais velhos. Certas pessoas parece, no entanto, que precisam de ir para alguma Universidade para aprender estas noções básicas de respeito e vida em sociedade.
Luís Ribeiro, um amigo

domingo, 27 de maio de 2012

Pescadores (pegadores ...)

Uma grande pescaria na Foz do rio Cuanza!
 Estávamos em plena época de férias, e, entre  os Colegas do Banco Totta-Standard de Angola, foi  organizado, e festejado, um acontecimento, de pleno agrado, sem excepção:


Recolhido todo o resultado que as canas de pesca conseguiram,  manobradas pelos "valentes  e destemidos "pescadores" , e pesado o pescado, incidiu sobre o autor destas  linhas, o primeiro prémio, do concurso!
Claro que choveram depois algumas reclamações   por parte dos concorrentes Vencidos, pois achavam que o Vencedor estava em combinação secreta com os peixinhos..  (esta agora?!...)
O vencedor, Armando....

Os revoltosos ... 


Ao fim do dia, tudo se resolveu, da melhor maneira, para contentar tão brilhantes concorrentes, Mulheres e  Homens...
Um  vasto Jantar, de confraternização, regado com champanhe, num dos melhores "Restaurantes"  da Capital Angolana :

...  A  SEDE  DO BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA,  (Agora  Ex.)

... o Salsicha...


Este quadro contém uma linda história... de um cão !

 Em Angola, Luanda, aos fins-de-semana, atrelávamos a este "Morris", o barquinho "Ana Lito", que nos conduzia, por estradas não asfaltadas, a caminho do rio Cuanza, a norte, a cerca de 60 quilómetros, com a finalidade, de, naquele tortuoso rio, pescarmos os celebres pargos e garoupas, espécies que, por  vezes chegavam a atingir muitos quilos de peso.

Um dia, ao regressarmos a casa, aí a uns vinte quilómetros da nossa partida, a  meio da estrada, deparamos com a presença de um cão, deitado, ao comprido, que, atendendo não estar ninguém por perto, calculámos que estava perdido.  Então, mais uns metros à frente, notei, pelo espelho retrovisor, que o animal nos perseguia com a língua de fora.  Então, parámos o carro e recolhemo-lo. Assim  chegámos ao nosso destino... sem pargos... mas com um  lindo cãozito, a que demos o nome de "Salsicha"..
Foram colocados anúncios nos jornais locais, sobre o "achado", aos quais ninguém respondeu.


Nestas circunstâncias, o "Salsicha" passou a ser propriedade dos nosso filhos, até que... certa manhã demos com a falta do "companheiro", que desaparecera!

E, durante muito tempo não soubemos nada sobre o seu paradeiro,
até que, numa quente tarde de verão, ao abrirmos  o portão do quintal, lá estava o "Salsicha", de novo, com o rabito a dar-a-dar e... espantosamente, viemos a averiguar que, eventualmente, por roubo,   esse alguém o tinha "levado" e... que o "Salsicha" ter-se-ia  "desembaraçado" do " furtuoso" que viemos a saber, residia a vinte quilómetros da nossa residência



Que caminhada ... não de barco mas "de patas curtas" pois era  um cão tipo salsicha...

Já são percorridos muitos anos após o seu falecimento !

Era assim... em Angola, noutros tempos !...







sábado, 26 de maio de 2012

Depois do Adeus...

 Alvarina Teresa – 2 anos de idade


  Risonhas Primaveras…
   
 Enlace Matrimonial, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Luanda, Angola


 Noivinhos/Casadinhos




E assim se constituiu o “embrião” de uma Família que ramificou numa linda filha, um robusto rapaz e quatro encantadoras Netinhas…
         
 
O último beijo...dia de aniversário.
    Excertos de uma longa e harmoniosa vida de casados, onde o primeiro beijo foi trocado no mesmo Estabelecimento de trabalho em, Luanda, e ... o último  saudoso beijo foi dado, em Olhão, Algarve, Portugal, decorridos perto de sessenta  anos, desta vez, dentro de um caixão onde minha Santa Mulher jazia coberta de lindas flores... Paz à  Sua Alma!...

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Asas no Céu...


...Ecoa pelo azul do Céu aberto, o maravilho som das tuas palavras que penetram, levemente, nos meus ouvidos, ávidos da sensação de que se venha a tornar  "real", o que, em sonhos, senti  a tua doce companhia e a tua amorosa pronuncia nortenha...

Só sonhos...  Sonhos saudosos e amorosos...

- A tua Doce Visão (sonhadora) lembrou-me a "montanha" amizade, que, em Luanda, dedicavam todos aqueles que te vinham pedir socorro para adquirirem remédios e medicamentos e a quem entregavas os "vales" para que, com eles, as Farmácias satisfizessem as receitas médicas.

- Que os teus colegas trabalhadores, geralmente de origem angolana, assim que tivessem filhos, eras logo convidada para seres a Madrinha deles (deixaste em Luanda dezenas e dezenas de Afilhados).

- Que, apesar das "nuances" que em Angola, onde trabalhaste 25 anos, com afinco, te dariam uma pequena reforma, que nunca foi conseguida, dado os impedimentos criados pela descolonização exemplar...

- Que, para  que viesses a ter o direito a um mísero subsidio, foste obrigada, aqui em Portugal, a vender pratas que te consumiram  horas e horas de  muita canseira e tormentos.

-Que te negaram a admissão num  bom Lar de Idosos, (Lar de Idosos do SBSI/SAMS- Brejos de Azeitão) para famílias  bancárias, perto de Lisboa, com base no argumento de que pertencias à área de jurisdição sindical bancária do Norte do País (Sindicato dos Bancários do Norte - SAMS-NORTE)..

Que, numa emergência, num Posto de Assistência  Médica Pública,  em Olhão, tremendo de frio, deitada numa cama, não te cobriam com um simples cobertor, porque não havia cobertores, por falta de verba, e foi uma Enfermeira que se prontificou a ir  buscá-lo à sua própria  casa, para te cobrir com ele (um simples cobertor)... ( Deus me perdoe ! )
                     
                                                                                *******

... E, agora, na época Natalicia, ficamos todos privados das tuas doces e belas "rabanadas"...

                                                                                *******


... Mas valeu a pena todo o amor que dedicaste, neste Mundo, a tudo quanto fosse para auxiliar o próximo...

Pois Deus e Nossa Senhora deram-te a Eterna  Paz , que sempre mereceste, Minha Querida e Santa Mulher - Alvarina Teresa (Dinha)....

ADEUS ... ATÉ SEMPRE....

.... atentivo (?)...

No  Jornal "Correio da Manhã" de Quinta-feira 24/05/2012, vem inserida a  seguinte notícia, conforme a fotocópia seguinte esclarece:



A noticia é subscrita por Pedro H. Gonçalves (que, embora não o conhecendo pessoalmente, apresento-lhe os meus respeitosos  cumprimentos)

Depreendo que o seu texto tenha tido um objectivo de informação puramente estatístico, dado os paralelismos subsequentes.

Todavia, a um velho Bancário, na situação de Reformado, uma notícia apresentada desta maneira, assusta-o, porquê ?...

Porquê?

  • Já a caminho dos 90 anos de idade, após ter sido Responsável pela Chefia de um Departamento de Contabilidade,  num Banco,  de que fui um dos seus protagonistas  na sua fundação ( Banco Totta-Standard de Angola) Luanda, e que por motivos de saúde e razões emergentes e vicissitudes ligadas ao processo de descolonização  relativas ao Estado  de Angola (terra de nascimento), ao abrigo de um Despacho Ministerial, emitido em Lisboa, fui  admitido, numa Entidade Bancária, em Lisboa (Banco Pinto & Sotto Mayor), como principiante no exercício de actividade bancária;

  • Por razões meramente profissionais e de  capacidade de chefia, fui escolhido para  substituir um Director Financeiro, numa Empresa, onde o Banco tinha a supremacia em matéria  do seu Capital (Nacional Rádio, na  Cruz Quebrada) , substituído,  depois,  por transferência de local de trabalho , para  uma  Agência  Bancária, em Matosinhos:

  • Entre outros exercícios   ligados as actividades bancárias (e não só), fui eleito, para  partilhar actividades sindicais, no Porto, cargo que,  igualmente também sempre exerci, como noutros, com dignidade, competência e honra, comprovados por documentos  arquivados.

  • Por um conjunto de circunstâncias, sobretudo ligadas as minhas capacidades físicas, por uma Junta Médica, reunida, fui aconselhado a passar a situação de Reformado, pelo que, presentemente aufiro uma pensão de reforma, equivalente a de aprendiz na Banca - a mínima no Sector e Grupo Bancário.

Razão pela qual, temo, que a noticia acima  seja um alerta com vista à  redução de pensões dos Velhos Bancários que, como eu, ao longo de anos, e com base em  instrumentos de trabalho da época,  edificámos o progressivo e útil sistema bancário  actual.

Que nos prestem a devida JUSTIÇA...                                       

O Pinóquio...

Correio da Manhã, 23 de Maio de 2012

O Pinóquio é uma personagem de contos de fadas ou infantis. O Pinóquio era um menino feito de madeira, a quem Gepetto amava como um filho. O maior sonho de Pinóquio era ser engenheiro, perdão, era ser um menino de verdade. Mas pinóquio era muito mentiroso. E quando mentia o seu nariz de madeira crescia, crescia, crescia...

As mentiras levaram-no a perder eleições, perdão mais uma vez (esta minha cabeça já não é o que era...), a perder, isso sim, o amor de Gepetto e a envolver-se em situações menos claras e a passar o Cabo das Tormentas. No final, acabou por se redimir e tornar-se um menino de verdade, regressando aos braços do seu pai adoptivo, Gepetto.

Antevejo um paralelismo da realidade "facciosa" com a história ficcionada, em  que a justiça não irá, como é hábito, prevalecer quando se trata de alguém com "peso", e em que, qual Pinóquio, o nosso engenheiro de papel se irá redimir e sair vitorioso, clamando Vitória e justificando uma inocência que só existe... nos contos de fadas...

Só espero que o Gepetto, o Gepetto da nossa realidade, nós, o povo, não o voltemos a receber de braços abertos. Porque de mentirosos está o Inferno cheio... ..

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Bom Dia... e ADEUS...


Impregnado pela visão que  nesta madrugada  me assolou, no canto do meu sótão mental ao  acordar,    perante esta fotografia, colocada na minha mesinha de cabeceira e, ainda sob o efeito de um sonho virginal desfeito, pronunciei, ao observá-la:

"Bom dia - querida  DinhaTenho sentido,  desde que Tu partiste, levada pelos Anjos, no dia 12 de Novembro de 2010, pela estrada infinita que te levou a junto de Deus, uma Saudade infinita, que  tem fragilizado a mente, deste teu Companheiro, a quem deste Felicidade ao longo dos nossos sessenta anos de casados...

A resposta, veio através do " Infinito"

"Estou  bem, junto de Deus, e em  Paz..."



ADEUS ... 



Causticidade...

Das minhas visitas, quase que diárias, à sepultura daquela com quem tive o Prazer de partilhar a existência - a minha  SANTA MULHER, que decorridos sessenta  anos de feliz matrimónio, cumpriu o juramento nupcial "Até que a   Morte nos separe", aproximei-me de um dos Coveiros, que, com as suas mãos e enxadas, abria novo buraco e fiz-lhe, ingenuamente, a seguinte pergunta:

- Que sucede aos que  já "partiram" desta vida há muitos anos ?

Resposta  imediata e seca : -LÍQUIDO !  Está tudo em estado líquido...
E, assim fui encaminhando para o portão de saída, em cujo local, o sino repicava, em sinal de um  recente funeral de Alguém que expirara...
 Mordazes pensamentos amordaçaram a minha velha mente... Porquê tanta maldade que se pratica entre os seres humanos, se o fim é, invariavelmente, o que estou observando, neste preciso momento ?...

Num caixão, um ser humano, a caminho de ser transformado, através dos séculos, em "LÍQUIDO" !...

A vida é igualada ao tempo, que vai, assim, deslizando no imenso rumo do Infinito, sem dó nem piedade !

Lutas fratricidas, invejas, maldades, agressividades,  assassinatos, corrupções, para quê?, se o fim é sempre este - LÍQUIDO ...


Tá?

terça-feira, 22 de maio de 2012

Corações em África


22 de Maio de 2012 - 21H30 - RTP 1

O programa 30 Minutos, da RTP 1, lançado para o ar e visto nesta noite calma, algarvia,  neste  preciso local, na cidade de Olhão, intitulado "Corações em África", impressionou-me comovidamente, ao ver que Cirurgiões, Médicos portugueses da Cruz Vermelha, em Angola, no ano passado, salvaram  400 crianças angolanas, dedicando-lhes toda a sua ciência e competência, eventualmente sem a preocupação de  cobranças monetárias , pelos seus actos clínicos.

Foram apreciadas imagens, impressionantes, tanto das equipes Médicas como de Auxiliares, enquanto os "bisturis" incidiam sobre os doentes, libertando-os dos seus sofrimentos,  rumo às melhorias que todos ansiavam.

Este trecho, fez-me vir à memória, uma acção humanitária, que minha  falecida e Santa Mulher, certo dia praticou, num estabelecimento hospitalar, em  Luanda, que foi o seguinte:

Um empregado da empresa onde Ela trabalhava, adoeceu repentinamente.  Era um velho contínuo, de raça negra, que todos estimavam e, como secretária da Direcção, foi incumbida de transportar o dito empregado a uma Casa de Saúde, o que fez, com toda a sua dedicação.

No dito estabelecimento não havia vagas nem na enfermaria nem nos quartos de segunda, porque estava tudo esgotado; apenas existiam quartos de primeira., individuais, a preços muito elevados.

Pois, sem hesitar um segundo, sequer, e contrariando as instruções canalizadas pela dita Administração da Empresa, tomou a imediata decisão de, à sua responsabilidade,  internar o doente no quarto  privativo, de primeira classe, o que lhe custou alguns comentários, depreciativos, mas manteve firme a decisão de, pessoalmente, responder por todos os gastos que tal atitude lhe viriam a causar.

E, finalmente, o contínuo  Domingos, semanas depois, teve alta, já  curado da enfermidade, e, com lágrimas nos seus velhos olhos, agradeceu o cristianismo da decisão assumida pela Minha Mulher, que Deus a Tem em Paz e Descanso..

Portanto, as ajudas de Portugal a Angola, assim como as de Angola a Portugal, sejam sempre bem-vindas.! .


Tá?!...

...Ponte aérea...de reconciliaçao, parte 2...

Miradouro de Lua - Angola (Luanda)







Intitulei o blogue anterior,  Ponte aérea para a reconciliação, atendendo a dados históricos que,  em Angola, num  período muito conturbado ,dada a aproximação da  data da sua  independência,  e que, permanecem,  em nossas  mentes,   por reflectirem  momentos de muita aflição, e dolorosos, que fragilizaram   milhares dos, então, chamados "Retornados".,  expulsos, quase à ultima hora, do território angolano, e, para a sua  sobrevivência, o mundo disponibilizou-lhes aviões que constituíram a famosa PONTE AÉREA  !
(Eis, à esquerda, o meu irmão, na Praia das Quitetas, no  miradouro  da Lua - Angola - Graças a Deus, de Boa Saúde..).

Foram momentos muito críticos e de aflição, vividos por uma população que, com o seu frutuoso trabalho,   de anos, tinham contribuído  na Grandeza  em que  Angola se  tornara, aos olhos do Mundo.Por isso, a Ponte Aérea, foi o ultimo recurso, que possibilitou a evasão, de inocentes, imposto pelas aterradoras circunstâncias, que uma guerra inflama... Mas, perifericamente, outras circunstâncias, se desenvolveram, na altura, em que não foi necessário o recurso, urgente à ponte aérea, para outras finalidades, como o que se vai  relatar, de seguida.
Para  urgente intervenção clínica,  dada a falta de médicos em Luanda, na altura, fui obrigado a deslocar-me a Lisboa,  por via aérea,  e, ao despedir-me de um irmão, aconselhei-o, dada o seu isolamento de outro familiar, (ia ficar só, em Luanda) e a carências  de meios alimentares, seguir o mesmo caminho que eu acabava de tomar ( por razões de saúde), e, a resposta que obtive, foi esta:

"Sinto-me  bem e,... não há mal que me chegue..."
Respondi-lhe - "olha que pela boca morre o peixe.."

Deus não dorme, e, por fatalidade, dias depois da minha partida de Luanda, cidade a que eu regressaria, logo que as coisas melhorassem, meu irmão foi vitima de um acidente, e, como recurso, dada a falta de médicos nos hospitais, teve que, de emergência, ser assistido em Lisboa, após ter apanhado um avião, que partira do aeroporto de Luanda..

Em Portugal, onde foi bem tratado, melhorou, mas, por qualquer circunstância, talvez derivada pela avançada idade, teve uma recaída, que o obrigou a uma intervenção cirúrgica, que, de novo lhe restituiu a saúde.

O longo período de permanência, que se seguiu,  em Portugal, restitui-lhe a vontade de regressar a Angola. e desta vez fez a viagem, comodamente instalado, no avião, porque não foi preciso a ponte aérea, por desnecessária, dado o clima de Paz que se seguiu posteriormente.

Portanto, a Paz veio através da reconciliação entre a ponte Antiga e a Nova...!!!.


Tá?!...

... Ponte aérea de.... reconciliação !


    ...A PONTE  AÉREA  DA

       RECONCILIAÇÃO?....


       Bem Vinda, se vier por bem ...






Emocionado, dada a coincidência que acabo de verificar que, numa livraria local, dou de caras, com  a  Revista  "Visão", acima fotocopiada, abordando um tema que, no meu mundo "bloguista",   há dias,  fiz "publicitar"..., (V. foto acima, à direita).

Dizia, eu, que o dinheiro, em si, não tem cor nem ideologia política...

É sempre bem vindo, se for bem aplicado e utilizado para o benefício de todo o Ser Humano,  quer  seja Lisboeta, Luandense, ... ou de  outra origem de nascimento !

Dinheiro chama dinheiro. Mas  as cédula bancárias, não são tudo, mas... são importantes, pois  sem elas (sejam de que cor for) não haverá acesso aos cuidados de saúde, alimentação, estudos, viagens  e outros, de  que,  indistintamente, todos Nós necessitamos.

Ainda que os investidores possam daí tirar justos dividendos (o que é natural),  pois qualquer investimento  pode também  correr os  seus riscos, é de aplaudir  que  às populações se lhes proporcione um bem estar na vida... desde que não impere o conceito de  sumptuosidade  e LUXOS !!!...


Tá?...

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Amizades... e não só...



     O desmoronar da vida :::

       ...o olhar canino (embora embalsamado) ...



 Dedicação do animal, pelo falecimento do seu dono (ou dona), junto a sepultura, no cemitério...








 A cegonha levando o "bebé" a alcofa onde a futura Mamã aguarda o nascimento do "mais querido" ou "querida"...


                                     


 e...

   Os zangados, em disputa, pois o do Benfica afirma que o árbitro fez batota e o do Sporting teima que o árbitro foi um santinho...
                                                                                       


E os restantes, querem acautelar os seus bolsos, com toda a  ganância dos Dollars... à excepção do último sobrevivente nesta contenda...