quinta-feira, 28 de junho de 2012

Portugal do século XX


Há recordações e reminiscências da nossa infância que são eternas ... tais como as Pirâmides do Egipto !
E então, quando queremos levantar o pó que assenta nos cofres ferrugentos, atirados para um canto do passado, muito longínquo, somos despertados por uma onda de saudades que brota da abertura dos  ferrugentos e bolorentos depósitos de memórias, que o tempo vem  guardando e protegendo - as  antigas  fotos em que permanecem os nossos ente  queridos... que os ventos da história os transportou, alguns já  para o aconchego Celestial

Os rapazes do Colégio Militar...
Recordo, por exemplo, o meu primo Zéca (José Fernando Pinto Lampreia), amigo inseparável, mas sempre à "porrada", por um ser do Benfica e o outro do Sporting, que foi um brilhante aluno no Colégio Militar, em Lisboa, com honrosa distinção, na elite militar, mas  mais tarde separados devido à minha deslocação definitiva para Angola, terra de naturalidade.
Atingiu um elevado posto na vida militar e,  vim a saber, em Angola, minha residência na altura, que este meu
Grande  Amigo - primo - falecera e que, à hora do seu falecimento, mostrara o desejo que os seus ossos fossem lançados no Oceano Atlântico. Pelo que fui informado, em dada altura, este seu desejo, não teve seguimento por razões de ordem legal relacionadas com as leis marítimas portuguesas.

Paz à sua Alma!

Alunos do 6º ano do Colégio Militar, na LUZ, em 1936/37

A famosa revista "O Mosquito"
Um outro grande Amigo, que desconheço estar ainda presente neste nosso planeta, é o Pires, aluno dos Pupilos do Exército, em Lisboa. Éramos ambos, assíduos leitores da revista da época, "O Mosquito". Fazíamos corridas, a ver quem  andava mais rápido, se os carros eléctricos se as nossas  sapatilhas! Coisas da Juventude, numa altura em que já se temia  a aproximação de uma violenta  guerra internacional. - A segunda Guerra Mundial.

...e as meninas do Instituto de Odivelas
Das minhas graciosas Primas (Pinto Nogueira e Pinto Lampreia),  então estudantes do Instituto de Odivelas, algumas figuram na foto inicial, acima (tirada há  mais de  setenta anos), das quais guardo boas  recordações, de uma grade amizade, recordando as belíssimas guloseimas de que eram rainhas e os passeios em que eram belíssimas organizadoras.

Tenho presente, um acidente que, a uma delas ia ceifando a vida, porque, no automóvel que as transportava a caminho do Colegio, após umas férias, a porta onde uma ia encostada, abriu-se repentinamente, com o carro em andamento e... uma das rodas traseiras, roçou-a bem perto da cabeça. Teve uma sorte !

O Victor, morador em Carnide, perto do Largo da Luz, onde morei, durante quase 4 anos, no palacete da Família Cisneiros, que, no mês de Setembro,  quando se realizava a feira da Luz, quiz fazer acrobacias com o carrossel das avionetas e ia saindo pelos ares, "cuspido" devido á velocidade com que os aparelhos giravam em redor do centro que comandava a "geringonça aérea"...

A Maria Helena de Agrela Nazaré, moradora em Lisboa, com quem mantive muita correspondência de amizade, enquanto fui estudante em Luanda....

A Maria Carlota Pinto Nogueira, que tinha muito jeito para desenhos infantis e uma linda voz para o canto.

Os primos Pedroso Botas, inesquecíveis... tais como os de origem sanguínea, os Carmo Ferreira ! Espalhados por este Mundo!... Felizes recordações, repletas de ternura e grande afecto familiar.

Enfim, uma inesquecível corrente de amizades cujos elos de ligação jamais cairiam no "esquecimento", na mente de um Velhote que muito adorou as delicias que as amizades enxertavam... pelos anos fora... até que se aproxime o inevitável ... FIM.!!!...

...ainda a via do Infante...

Num curto  intervalo  de tempo, notou-se que,  numa área  onde o espaço para a circulação de viaturas, é relativamente curto, por  circundar uma "bolacha", onde há  repuxos fontanários a funcionar,com regularidade, e  convergência  de  caminhos ,   suportando  muito movimento automóvel, onde , não raras vezes, gigantescos camions quase que se "de gladiam"   numa  confusão  permanente , nos circuitos das   próprias vias , encruzilhadas com as passadeiras para os  utentes pedestres.    Dentro do  elevado numero de transito automóvel,  que transita por estas "encruzilhadas",  assiste-se que, há cargas transportadas, em viaturas gigantescas, apropriadas,  é certo, suportando contudo  matérias que poderão ser consideradas, de certa maneira,  perigosas, como por exemplo, botijas com  conteúdo, sujeito  a explosões, como o gás  natural.

A razão deste afluxo constante de viaturas  "gigantescas" virem a circular, no meio de cidades  muito  populosas, prende-se com  as recentes decisões de  sobrecarregarem ,com elevadas taxas, as portagens da única via que atravessa  o Algarve em toda a sua dimensão., e que , para economia  de custos, preferem ver desviado o percurso dos seus "pesados" , circulando por meio de cidades  muito densas em matéria populacional.

E, pergunta-se, se um dia  houvesse um  problema, no meio da cidade, com uma única botija de gás, circundada por outras tantas, a seu lado,  por vezes em numero aproximado  de duzentas, não seria o rastilho para uma catástrofe?

E com que resultados assustadores  !!!...

Haja bom senso na "contabilização" de  efeitos  nocivos e,  restabeleça-se, pelo menos,  uma isenção de portagens para  estes Gigantes da Estrada.

Tá?....

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Memórias de Angola

O autor
Este compatriota, Angolano de Portugal, fixou na sua máquina fotográfica, a estátua erguida em Luanda, em homenagem aos mortos, portugueses, da Primeira Grande Guerra, inaugurada há longos anos, numa cerimónia oficial, pelas forças do exército português, retratando uma populaçao patrioticamente enfileirada no terreno, Largo da Maria da Fonte.

O antes...
Após a independência de Angola, no topo do pedestal onde figuravam os heróicos combatentes, vitoriosos da luta que travaram em honra e defesa da  bandeira da sua Patria,  PORTUGAL, as entidades governamentais que ascenderam ao poder impondo as novas leis do novo estado de Angola, entenderam "eliminar" as figuras representativas de Portugueses colonizadores, que combateram poderosos adversários, por um tanque blindado que serviu as forças revolucionárias do MPLA, agora no poder...
...e o depois !
Não deixa de ser confrangedor, a eliminação, pura e simples, desta maneira, duma honrada representação histórica do derramamento de sangue Lusíada, que fez renascer Angola, substituindo as figuras dos combatentes orgulhosos por blindado descolorido, representativo das novas forças que sentiram vitória numa "exemplar descolonização".
O curso da historia, dirá o resto...

domingo, 24 de junho de 2012

Audácia de navegações em caíques


Não me aflige tornar-me  incómodo, em repetir uma  "faceta" que resultou do contacto inicial com esta boa gente de Olhão, cidade onde vim a cair de "para-quedas", após  a minha passagem  à reforma  (sector bancário), que, por razões de saúde e vicissitudes ligadas ao processo da descolonização,  resultou que, de Angola (terra onde nasci), a melhor alternativa de sobrevivência, seria então o recurso à Reforma.
 Desde a minha juventude, que tive sempre o condão, de lidar com Gente do Mar, sobretudo com  pessoas dedicadas a marinha, sector de pescas e, sobretudo interessado em tudo que se relacionasse  na recolha de conhecimento de actos que tivessem sido praticados, tanto por valentias ou actos heróicos.

Ou não tivesse nascido a cem metros do mar.!...
Por uma feliz circunstância, vim a tomar conhecimento de uma aventura protagonizada por heróicos  pescadores  olhanenses, relativamente ao processo da expulsão das tropas francesas, do nosso território, que resultou que, num caíque, um punhado de marinheiros,  atravessou o oceano Atlântico, em toda a sua extensão, rumo ao Brasil, a fim de  levar ao Rei D. João VI, a boa notícia da expulsão dos invasores franceses, do nosso território e da independência  total de Portugal!

Fui, por isso, apaixonadamente, reunindo fontes, que me possibilitaram, com modesto material, gravar em discos DVD e em VHS as epopeias marítimas dos nossos navegadores Algarvios.

Como exemplo de uma das bases que me servi, foi , pela leitura de várias obras, de diversos Autores, que, de entre eles, aleatoriamente, vou, com a devida vénia, reproduzir parte de um texto extraído do livro titulado " As navegações dos Olhanenses em  caíques", de Adérito Fernandes Vaz:

...Saiu o caíque Bom Sucesso oficialmente de Faro e antes, particularmente do lugar da tripulação, que seria Olhão, em 06 de Julho de 1808 e ao fim de oito dias alcançou a ilha da Madeira. Aqui, a tripulação conseguiu aumentar, com mais a colaboração de um praticante de piloto, que já tinha ido a Macau, chamado Francisco Domingos Machado,
Partiram do Funchal no dia 16 de Julho, navegaram em latitude direito ao continente americano e foram parar à Guiana Francesa, na cidade de Caiena, onde tiveram que tomar o rumo da longitude Sul, ao longo da costa até alcançar Pernambuco. Deste Estado brasileiro continuaram a viagem até ao Rio de Janeiro, onde chegaram no dia 22 de Setembro de 1808..."

******

De todo este trabalho, gravado tanto em discos DVD e  Cassetes VHS (ver foto), que guardo, e que nunca beneficiei de qualquer remuneração, antes pelo contrário, fiz muitas ofertas a Entidades e Amigos, tive um dia uma agradável surpresa. Determinado Jornalista telefonou-me, certo dia, a fim de marcarmos uma entrevista com um Mareante, que andava a percorrer o mundo, por mar,  que se mostrava interessado em conhecer pessoalmente a pessoa que organizou e fez os discos, que, afinal, eram os de  minha autoria.

Organizado o nosso encontro,  o Tal  Marinheiro, ancorado, com o seu veleiro, na nossa doca, e que tinha alguma curiosidade em contactar, pessoalmente com quem tinha feito o trabalho do caíque "Bom Sucesso", tratava-se, nem mais nem  menos de Mr. Joseph (não me recordo do apelido), Almirante da Marinha Argentina !!!...

Que agradável surpresa a minha, por haver, pelo menos, Alguém que tenha apreciado os meus modestos "trabalhos"...

Tá?!

Nascenças...

Este cidadão, que veio ao Mundo no ano da Graça de mil novecentos e vinte e oito, na cidade de Luanda - Angola- que sempre se comportou, ao longo da sua vida, com humildade, honestidade e cumpridor de todos os deveres cívicos, e que, segundo legislação, entre 1951/1952, passou de Branco de 2ª para Branco de 1ª, e, na actividade laboral, em data altura considerado Trabalhador e não "Empregado",
agora  ... tal  Avô ,  sem barbas brancas, glorificado com o nascimento de encantadoras Nétinhas,  emergentes de dois sublimes Filhos, e, que ao limiar dos sessenta anos de feliz convívio matrimonial, viu partir, ao seu lado, o que considerou sempre, o seu/meu melhor Tesouro: a própria e encantadora Esposa - Alvarina Teresa.

Feita a apresentação pessoal, e a despeito da ausência (deliberada) das "barbas branca" ainda me senti "inflamado", com o histórico acontecimento, que a seguir se relata, que o protagonizaria, se as circunstâncias "esqueléticas" o permitissem: ...Levar  a Carta a Garcia...

Baseado  em fonte jornalística, "O Olhanense", e subscrito por Varela Pires, aproveito algumas passagens do texto do referido artigo, para expor o seguinte acto historico - o que faço com a devida vénia:

"Quando surgiu a guerra entre a Espanha e os Estados Unidos, na disputa sobre a soberania de Cuba, era necessário entrar rapidamente em comunicação com o chefe dos revoltosos cubanos. O General Garcia, comandante das tropas revoltosas e, apoiado pelos Americanos, encontrava-se nas montanhas agrestes de Cuba, aquelas mesmas - La Sierra Maestra - que muitos anos mais tarde haveriam de ser refúgio de Che Guevara, e dos irmãos Castro, Fidel e Raul, e das suas respectivas tropas. Contudo, ninguém sabia como comunicar com esse General Garcia...  Para o triunfo das acções militares, o Presidente dos Estados Unidos tinha de assegurar com a maior urgência a sua cooperação, bem como a dos seus correlegionários. Como  proceder ?...
- A região das Caraíbas sempre  foi muito disputada pelos Estados Unidos da América em várias épocas...
- E é certo. Mas... Alguém disse  ao Presidente:- "Há um homem chamado  Rowan, que talvez possa encontrar Garcia,  se é que alguém o pode fazer !... " - Quem ? Quem é ele ?.." - "Rowan", responderam, Mac-Kinley mandou chamar Rowan e deu-lhe uma carta para entregar o mais rapidamente possível ao General Garcia.
- Rowan deveria ser um militar corajoso !...
- E era !... Rowan pegou na carta, guardou-a numa bolsa impermeável, colocou-a sobre o coração e abalou.
Quatro dias depois, de noite, desembarcou de um pequeno barco na costa da grande Ilha de Cuba. Internou-se pelo mato adentro, sem descansar, dia e noite. Ao cabo de três semanas, saiu pelo outro lado da Ilha, depois de ter  atravessado a pé um país hostil e de ter encontrado num acampamento bem escondido nas serranias o General Garcia, que o recebeu bem, embora de início tivesse desconfiado de se tratar de um espião.
- Teve a vida por um fio, esse Rowan ! E se o matassem ?
- Rowan era um homem destemido, corajoso, disposto a servir o seu país numa missão muito complicada. Homem abnegado, disposto a todos os sacrifícios, correu certamente riscos sem conta!"

Admiremo-lo !...

 **********************

LEITOR AMIGO .... CORRERIAS OS MESMOS RISCOS PELA TUA PÁTRIA  ????...


Provavelmente ... SIM   !

sábado, 23 de junho de 2012

Via do Infante...


Conforme se previa, o "blog" que, há perto de 24 horas, aqui foi publicado, sob o título "Coerências", mereceu, até há pouco tempo, uma série de comentários, de apoio, relativamente ao texto anunciado, que se referia aos problemas e dificuldades (por vezes temerárias) que certas viaturas, de grande porte, conduzindo matéria explosiva, cruzam e atravessam estreitas estradas em cidades, com o intuito de "fugirem" às portagens, que lhes custariam elevadas importâncias, pela sua utilização.

O  elevado número de apoios, ao texto publicado, recebidos por meios diversos, leva-me a abordar  o mesmo assunto, na medida em que é perceptível, por parte dos utilizadores, uma nova definição, quanto ao problema das portagens, que  resulte, num  menor peso, de ordem financeira, nas "fronteiras" das passadeiras, para se circular numa estrada que, vistas bem as coisas, é a única estrada de jeito para atravessar o Algarve, que vive do turismo (e não só) de uma ponta à outra !

Vamos lá   eliminar os  "graves  problemas" desta boa Gente Algarvia, que bem merece o apoio que lhes possa ser prestado, pelas entidades reguladoras, pois o "infante D. Henrique" muito apreciaria uma boa solução. Seguramente ficar-lhes-ia muito agradecido...













Tá?...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Coerência ?...













Não é com o sentido de menosprezar  a ideia que levou os responsáveis do projecto a decidirem quanto à  introdução e cobrança de  portagens, para se circular na Via do Infante, no Algarve.

Como consequência dos valores considerados elevados que imputaram ao circuito automóvel, a esmagadora maioria dos utilizadores dessa estrada, por questões económicas, decidiu, a partir dessa nova modalidade de portagens desistir da utilização da via do Infante, dando preferência, como alternativa mais barata e única, a utilizar outros meios de circulação periférica, portanto, viajando por outros caminhos,   isentos de taxas, e que vieram a sobrecarregar, aumentando de forma espectacular, o trânsito que atravessa  as cidades.

Assim, a via do Infante deixou de ter o usual encaminhamento, para  agravar  o trânsito nas cidades, devido ao aumento do surto de viaturas, que passaram a utilizar outras circulares, como alternativa, nomeda e principalmente a EN 125.

As imagens acima, dão conta dos problemas de trânsito decorrentes das medidas apontadas. Há, porém um ponto de vista, que, não  está isento que venha a suceder:  um camião, transportando duzentas garrafas
cheias de gás, bastaria que uma só garrafa viesse a ter "problemas" sérios com o seu conteúdo, certamente provocaria tal explosão que dizimava muita gente e a cidade seria atingida por tal catástrofe.

Que Deus permita que esta visão jamais venha a acontecer,,,

Que viaturas deste calibre e dimensão continuem a circular bem longe das cidades... nem que  sejam isentas da  nova "taxaçao"que as atemoriza... seriam os meus desejos.

Evite-se  o rastilho para uma catástrofe ...

Tá?...

Armas ... não mortíferas !

Intervenção de um cidadão sobre a guerra do Ultramar

O gatilho para disparar as armas mais úteis para o exercício, que afrontam mais o inimigo, nem sempre é o  de uma G-3.
A caneta, o microfone, a câmara de filmar e o telemóvel (TM), são as  que melhor enfrentam e combatem   os raciocínios guerreiros do adversário.

A caneta descreve os argumentos que imobilizam as  ideias  agressivas do "inimigo".








O microfone exalta os argumentos com que se defendem as ideias.










A câmara de filmar reproduz, com precisão, os cenários que se captam das exaltadas actuações dos que estão em confronto.









O TM, capciosamente, difunde mensagens que no instante seguinte são recebidas, processadas e, muitas vezes, imediatamente apagadas.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Farmácia ... e não... Pharmácia !

Para que se tenha  uma ligeira noção, do tempo que medeia, entre o que se escreve neste texto e os factos  que serviram de base para a  sua leitura, esclarece-se que, na minha juventude, enquanto simples aluno na 1ª classe, entremeado com aulas decorridas em Luanda e Lisboa, ainda encontrei quem escrevesse Pharmácia (com PH), em vez de Farmácia (sem  PH).

Nasci em Luanda (Angola), onde frequentei as primeiras aulas ,na primária, fiz exame de Admissão aos Liceus no Liceu Camões, em Lisboa e... talvez  por se temerem perigos resultantes da deflagraçao da 2ª guerra mundial, que impediam o envio de meios financeiros, feito pelo Pai a trabalhar em  Angola, para meu sustento, que estava a cargo dos meus queridos Avós, embarquei no paquete "Angola", com destino a Luanda.

Nessa cidade, concluí o Curso Comercial (o primeiro existente em Luanda, por influência do Dr.Salazar) e, entrando na vida laboral, exerci cargos de responsabilidade, com dignidade e honra, em diversas Empresas, tanto nacionais como estrangeiras e, por último, numa   importante Entidade Bancária, em que fui participante na sua fundação, o Banco Totta-Standard de Angola.

Por razões particularmente relacionadas com o estado de saúde, na data da independência de Angola, residia, então, em Portugal, onde, presentemente me situo.

Trabalhando... trabalhando... sempre com dedicaçao profissional, fui, por motivos igualmente de saúde, "catapultado", em Lisboa, para a situação de Reformado... com pensão equivalente a de Aprendiz na Banca.

Daí que, para colmatar uma situação criada por recente viuvez - a solidão -  entreguei-me a dividir o tempo entre visitas ao Cemitério e aprendizagem  no mundo informático - a Internet.

Foi nesse campo que expandi a recolha de "novos conhecimentos", e, por essa via,  através dos "blogs", despertou-me a atenção  um artigo subscrito por um Ten. Cor. Piloto Aviador, um blog em que apresenta opiniões livres, de quem ama a sua Pátria.O blog chama-se "O Adamastor"

Com todo o respeito, transcreve-se, parte de um texto, que muito me impressionou:

"Finalmente, o mal-amado Salazar esteve 48 anos no poder... mas sempre foi de uma integridade imaculada, deu o exemplo e não  deixava que outros responsáveis pusessem o pé em ramo verde.
Quando morreu viraram-lhe os bolsos do avesso e só descobriram cotão e meia dúzia de contos, que ele amealhara para os seus gastos pessoais."


                                                   ********************
  Pergunto eu,   que  vale  ter sido honesto, íntegro, trabalhador, e cumpridor com as Leis, ao longo de toda a vida, como nêste caso exemplar ???...

Vejamos o panorama descritivo inserido no texto acima - um mundo às avessas ...

Porém, as mesmas linhas de pensamento e formas de agir (como as do ilustre estadista), sempre  se compaginaram com a minha maneira de ser...

...por isso não sou nem rico nem proprietário de qualquer valor materialmente relevante:
  •  um velho carro, um computador, uma cama para dormir  sossegadamente e...
  • uma Imagem de Nossa Senhora, que minha  santa Mulher adorava  e que acompanhou a minha Mãe à sepultura, em Angola.




Olhão, Junho de 2012

terça-feira, 19 de junho de 2012

* Portugal * Angola *....



O Hino Nacional "Angola Avante",

"Um só Povo uma só Nação"

é entoado, na grande Angola, após a sua  Independência e consequente "separação" do País que a engrandeceu, durante vários séculos, Portugal, substanciado pelo esforço e dedicação  à terra dos que lhe  prestaram um contributo insofismável - os Trabalhadores de igual  criatividade e de qualquer ordem epidérmica...

              Brancos, Pretos, Mestiços ou Outros !..




 Em minha  memória, permanece eternamente o respeito pelas pessoas que repousam neste Cemitério, as portas de Luanda (Angola),  falecidas (e que já cá não devem estar), pois é mais que centenário o toque do sino, à entrada, quando  anunciava mais um enterro, de alguém que amávamos... tal como Minha  própria  Mãe, que  aqui repousa, após uma doença, incurável, na época...

                 Paz às suas Almas  ...


                                                                *******************

Relendo uma edição dedicada a Angola, de 2010, "Nova Angola", intitulada "A imagem de  um País novo". Na pág. 95 vem inserido o seguinte: "De acordo com o ACNUR mais de 100 mil angolanos vivem ainda no estrangeiro, como refugiados, enquanto que outros 500 mil já regressaram a Angola..."  e na pág. 45, o seguinte reconhecimento: ... "que da parte angolana há alguns constrangimentos que a lei angolana impõe à concessão de vistos de múltiplas entradas...".

                                                                *******************

Nascido em Angola (Luanda), onde  trabalhei e exerci cargos de elevada responsabilidade, em empresas nacionais, bancárias e estrangeiras, sempre com dignidade, honra e comprovada competência laboral. Dias antes da  data de independência de Angola, tive necessidade de me socorrer de actos clínicos, que só existiam em Lisboa, para onde fui urgentemente transferido, e, por tal circunstância, não me foi possível estar presente ao içar da nova bandeira de Angola.

Por razões que desconheço, tanto mais que no meu último registo criminal ,emitido em  Luanda, nada consta e na parte politico/partidária, fui sempre muito bem acolhido e aceite, sem quaisquer crispações,   após uns dias da independência, fui  informado que todo o recheio deixado na minha residência, em Luanda (quando parti para  a Metrópole) fora totalmente destruído. Familiares meus foram testemunhas, posteriormente, do que se lhes deparou, perante as destruições cometidas, certamente por anónimos..

Vicissitudes que surgiram após tais acontecimentos, na altura, Março de 1982, Em contacto com a Embaixada da República Popular de Angola, em Portugal, foi-me  transmitido, epistolarmente, pelo Embaixador, Adriano João Sebastião, que eu "possuía  todas as possibilidades de regressar à terra Natal bastando, para tanto, uma decisão firme e sem  influencias, de minha parte". Acrescentava  ainda que "não havia condições prévias para o regresso de angolanos à República Popular de Angola". No entanto, informava que a minha carta fora enviada ao Ministério das Finanças da República Popular de Angola.

Pois, subscrita pelo mesmo Embaixador, em Julho do mesmo ano, fui confrontado, surpreendentemente,  pois não encontrava quaisquer motivos de impedimento, com um ofício com  teor do seguinte texto:

"Serve a presente para comunicar a V. Excia  que a  sua oferta de prestação  de serviços na República  Popular de Angola  não  foi  aceite."

Vá-se lá saber porquê... e, já perto do final da vida (85 anos) irei para a cova com as mesma dúvidas! Pois, que me lembre, nunca fiz mal a ninguém...


Tá?!...

PORTO - Noite de S. João...

                    PORTO...



Na noite de S. João, " Sardinha  de S. João...pinga no pão..."

Na segunda cidade de Portugal,  Porto, a 24 de Junho de cada ano,
festeja-se o nascimento de S. João Baptista, com o ritual "alho porro",  que tantas saudades me deixaram, em noite inesquecível, há longos anos atrás, num divertimento popular, em que as nossas cabeças foram "gentilmente" marteladas, pela noite fora, com vigor - mas com amor - pelos  ilustres e simpáticos(as) festejantes, que celebram a data com os ditosos, saboroso e inesquecíveis vinhos do Porto.

Sem desprimor para os restantes, Gente Nortenha, bem-hajam ! E um  " tchim -.tchim"  na taça  erguida
à VOSSA  SAÚDE  !...

Porquê seis mil visualizaçoes em 4 meses?...



É neste conjunto, servindo de estante, em cujas prateleiras , vou agrupando livros de famosos  autores, assim como, registos de programas televisivos, de merecido interesse, bem como outras recordações, de uma vivência (a caminho dos noventa anos), decorridos sempre sob a égide da dignidade, respeito e honradez..
 Quis o destino, que após sessenta anos de um feliz
"acordo" matrimonial, realizado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Luanda (Angola), minha Santa Mulher (Alvarina Teresa) tenha dado, por fim, ao cumprimento do juramento assumido,,,

...ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE  !...

E, assim para colmatar uma " dolorosa" solidão, trespassada, por momentos afectivos, fui  confrontado por uma doença "benéfica"... que são os blogues que a Internet dispõe, mesmo para quem tem momentos de profunda  tristeza.



E. foi, nestas circunstâncias, que me dediquei, para afastamento dos momentos do silêncio, que vão causticando e fragilizando as mentes de quem a  saudade passou a ser uma eterna acompanhante!

No percurso dos meus humildes e despretensioso textos "bloguistas", é natural que venham a despertar alguma curiosidade/atenção por parte de alguém, que ainda se lembre deste "velhote angolano-português". 

O que me desperta a curiosidade, é, o interesse do elevado dos número de "visitantes", dos meus "trabalhos", num período, que decorre desde o início de Fevereiro deste ano (2012) - JÁ  SUPERIOR  A SEIS  MIL ... a quem desde já, fico muito reconhecido...

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Reminiscências...



Numa das minhas andanças pelo Mundo, em missão de serviço, na actividade bancária, calhou poder filmar e fotografar, em época muito agitada, no plano financeiro internacional, as Torres Gémeas, ainda em fase de acabamento, na cidade de New York, portanto já lá vão  longos anos de distância.

Porém, a  maldade dos homens, levou-os a, pelo uso de aeronaves como mísseis tripulados, a destruir estes grandiosos edifícios...

Conquanto que noutras partes do mundo a maldade enferma em termos destruidores de certas maravilhas opulentas, aqui, em Portugal, felizmente, e a despeito de algumas vicissitudes ligadas ao empobrecimento, ainda florescem, na ditosa primavera, encantadoras paisagens em recantos muitas vezes afastados dos nosso olhares, o que representa  vivermos, por enquanto, um verdadeiro clima de PAZ.




Mas não se julgue que estamos isentos de, ao sairmos da nossa porta de casa, a caminho do café, confrontarmos com um luxuoso Lancia, que há mais de dois anos, "repousa adormecido", impedindo a passagem de transeuntes, com a agravante de reterem um  mal cheiroso lixo, não raras vezes "acoitando" bicharada, como ratazanas, etc.


À semelhança , com o espectáculo desta natureza, enferma pela cidade, um "batalhão" de viaturas, que vão apodrecendo, com o tempo, e por  vezes estacionadas em locais que prejudicam o trânsito automóvel (e não só) que com a contratação de "desempregados", dar-se-ia uma limpeza, generalizada, a esta encantadora cidade de Ohão.

Tá?!...

domingo, 17 de junho de 2012

Aventuras na política da República Portuguesa...

Nota prévia: O texto seguinte foi "inspirado" numa crónica publicada no Blog "Adamastor", da autoria do Ten. Coronel João José Brandão Ferreira. A crónica inspiradora pode ser lida AQUI.

28 de Maio de 1997.
Carta recebida do novo Presidente do PSN-Partido de Solidariedade Nacional, que me foi dirigida e à minha Saudosa Mulher, em termos seguintes: "Depois de um exaustivo trabalho, chegou ás minhas mãos, pessoas de grande valor, como é o caso de V. Exa que foi Coordenador de Concelho e de Distrito do nosso Portugal."

Eleição para a Assembleia da Republica - Listas definitivamente admitidas:
Partido de Solidariedade Nacional -PSN
Candidatos efectivos:
1- Otilio  Maria Neto;  2-Humberto de Brito Correia;  3-Verissimo Afonso;  4 -José Pedro Emanuel da Silva Rodrigues;   5- Alzira Maria Franco Mendes;  6 - Armando José Carmo Ferreira Baptista; 7-  Alvarina Teresa Magalhães Loureiro Baptista ; 8 - Joaquim Guerreiro Jacob.
Faro, 30 de Agosto de 1995.
O Governador Civil
(José António Guerreiro Cavaco)

E foi assim, publicado o Edital para a Assembleia da República Portuguesa.

Será o ministro das finanças a fazer contas à vida???
*******************

Pois o casal  Baptista, nº.s 6 e 7 convencido que, se fossem eleitos, com o seu contributo, tudo fariam para que não faltasse, a cada cidadão, o direito a um "bem-estar" na vida e tranquilidade.

Que ingenuidade... pelo que se pode observar, com o que se passa, presentemente, no nosso País, e , isentando-me de qualquer sentido de crispação, de ordem pessoal, para quem quer que seja, ouso transcrever partes de um texto que, por via da Internet, circula no nosso meio informático, sob o título "O Ministro das Finanças meteu-se com Salazar".

Numa entrevista ao jornal "Sol" (23/3), Dr. Victor Gaspar, Ministro das Finanças, que muito respeito teria dito:
"Salazar optou por uma estratégia de fecho do País sobre si próprio. Durante décadas prescindiu da possibilidade de se financiar nos mercados financeiros internacionais. A nossa opção é diametralmente oposta".

Não ponhamos de parte, que, durante a governação de Salazar, eu próprio assisti ao carregamento em  porões dos transatlânticos, em portos Angolanos, com destino a Lisboa, de toneladas de açúcar, café, milho, algodão, etc., e, por vias adequadas, (divulgação jornalística, de ocasião) com destino a Portugal,  peças cerâmicas, marfim, ouro, diamantes, abastecimentos de petróleo, etc.etc.

Sobre um empréstimo, recusado, devido às condições pesadas que foram tidas como atentatórias da dignidade  nacional e porque o problema financeiro mantinha-se e agravava-se:

...Por isso foram buscar, novamente, o tal professor de Coimbra. O filho do caseiro humilde do Vimieiro tinha fama de competente mas, também, pessoa séria..."

"É certo que Salazar colocou condições para aceitar o cargo e veio a impor uma "ditadura financeira", que obteve um sucesso rápido e extraordinário, criando um "superavit" nas contas em menos de dois anos."

E se há ainda muito boa gente que possa viver, a despeito das avançadas idades, não esqueçamos que Salazar livrou-nos, habilmente,  dos horrores da 2ª guerra mundial, que martirizou milhares e milhares de inocentes.

A seguir à loucura do "PREC" desincronizou-se todos os aspectos da vida em Portugal e os sucessivos governos foram-se aguentando graças à "pesada herança"  em ouro e divisas (deixada por aquele  que agora critíca) e a duas intervenções do FMI (1977 e 1983).

Poderíamos ter sido uma "CEE" sozinhos, onde mandávamos tudo, enquanto agora  não  mandamos...nada,  por termos  aderido à "exemplar "Descolonização" !

Ora, sem  qualquer sentido de querer menosprezar, quem quere que seja, costuma dizer-se que...

... a ferida só dói a quem a tem...


... E o casal que se inscreveu nas listas acima discriminadas, no PSN, ambos de origem humilde, como Salazar, sendo a candidata (já  falecida), e o marido, agora a caminho dos 90 anos, ambos com currículos inscritos a letras de ouro, por honestidade e dignidade, por ironia do destino foram incorporados no grupo  dos silenciosos... e bons!

...memória esfarrapada ...

A propósito da prospecção  de ouro que uma empresa canadiana descobriu, no Alentejo, e promete avançar com os trabalhos na esperança de que dentro de dois anos existam razões para júbilo (conforme noticiado no jornal "Correio da  Manhã" de 16.06.12), assume-me à memória, um episódio ocorrido há já muitos anos, teria eu  vinte e poucos anos (e agora, a caminho dos noventa...), este digno Senhor, Teixeira da Silva, fazia parte da equipe de prospecção de petróleo (desta vez não era do ouro) e, num momento de grande euforia, na primeira descoberta do precioso liquido, na Ponta do Padrão (salvo erro), que ficava a caminho  da Foz do rio Cuanza, Angola, conduziu-me ao local onde se festejava tal "milagre" e.. pensando eu que iria encontrar um festival  rodeado de luzes coloridas e de um embandeiramento, colossal, e enriquecido com bandas musicais, etc. etc., oh que surpresa... apenas uma monstruosa  máquina a jorrar um liquido enegrecido e com um  ligeiro  cheiro "nauseabundo" !  Era só camions, camions-cisterna, e nada mais !

Pois este Senhor, Teixeira da Silva, foi, em criança,  amigo dos meus queridos Avós, que, viviam em África, Angola., e na  minha juventude, tornou-se um  saudoso companheiro, apesar da diferença de idade.

Já está ultrapassado o século XX e, agora no século XXI, certamente, já estará no Reino de Deus.

Era um bom profissional, respeitado pela classe, mas... um grande "forreta"...

Como teve de se ausentar por longa temporada, lembrou-se de  me encarregar pela segurança das suas notas bancárias, que eram muitas e de elevado valor, com as quais dormia diariamente sob o seu travesseiro.

Por uma questão de segurança, e salvaguarda, neste período da sua ausência, recorri a um depósito bancário, de todas as suas notas "conservadoras".

No regresso, foi-lhe restituído todo o montante depositado, pelo que o Caixa-Bancário passou-lhe para as mãos todo o dinheiro, sem a mínima alteração, pelo que ficou muito reconhecido e extremamente satisfeito.

Só que, o que o surpreendeu, foi que as cédulas bancárias não eram as mesmas com que dormia no seu travesseiro !....Pensava ele que lhes seriam  restituídas exactamente  as mesmas com as quais tinha sido aberta a conta bancária...

Tá?!...

sábado, 16 de junho de 2012

...OURO NO ALENTEJO ?...


Lê-se no jornal Correio da Manhã", de hoje, 16.06.12,  " É tudo uma questão de fé, no caso, em Boa-Fé. Perfurações nesta aldeia do concelho de  Évora confirmam a existência de "graus impressionantes " de ouro. Nas entranhas do Alentejo  pode estar escondida riqueza, logo numa região tantas vezes esquecida..."
                                                           ************
Sentir-me-ia , muito  feliz, se a providência  me beneficiasse, de um momento semelhante ao que, há muitos, e muitos anos, tive oportunidade de compartilhar, junto de outras  Pessoas, os gritos de alegria que se seguiram, logo que o petróleo jorrou, pela primeira vez, consequente das explorações em curso,  a poucos quilómetros de Luanda....

Petróleo ou ouro, colocariam Portugal... nos píncaros da Lua...

Tá?...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Deus nos livre !!!...

As últimas notícias reportam acontecimentos tenebrosos na Grécia. Farmácias que fecham porque o estado não paga há mais de um ano, obrigadas a ceder gratuitamente os medicamentos às pessoas que, dadas as circunstâncias, também não têm dinheiro para os pagar...



Veio à minha memória, um filme cómico, português, em que o actor, em certa passagem do filme, teve a seguinte expressão, acerca de um cenário em que se punha em dúvida, o que iria acontecer no momento imediato. E dizia ele:

"... O mundo é uma bola que rebola e a cada  volta que   dá ,  muda as " fáceis" das coisas..."

Tenhamos, no entanto, a esperança que, ao rebolar, no dia-a-dia, no nosso meio, isto nunca aconteça...

Tá?!...

Crise na Grécia: Serviços de saúde cada vez mais inacessíveis | euronews, mundo

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Retorno ao bem-estar...

 
Já bem  perto do final do século XX, o jornal "O Século", em  Lisboa, tornava público os horrorosos acontecimentos, que em Angola se viviam, já em clima de  guerra.Uma guerra que mais tarde conduziu à condição do estado da  independência, da nova Angola.

Os conflitos sangrentos cessaram, à custa de muitos seres humanos terem sucumbido ao soar dos canhões  e de outros meios de destruição e ... finalmente, após entendimentos, conduziu-se a um clima de Paz, com a recolha de todas as armas mortíferas, que proliferavam nas mãos dos combatentes.

A foto apensa a este documento tem um significado acolhedor, na medida em que, findas as hostilidades,
vive-se agora, um feliz entendimento, entre Angolanos e Portugueses,  que, certamente, se for  desenvolvido com "braços abertos", conduzirá a que as populações  venham a beneficiar, também, do fruto  que a árvore da amizade possa contemplar, tanto aos de cá como aos de lá...

Bem vindos, pois os investimentos de Isabel dos Santos, em Portugal... Se vierem por bem  !...

Tá?...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Viagem na máquina do tempo...


Imagens de Angola do Passado from Luis Ribeiro on Vimeo.
Imagens de ontem e discurso de Spínola na resignação à Presidência da República
 
A gravação sonora, incorporada neste programa, renúncia do General  Spinola, foi obtida em Luanda, no mesmo instante em que se realizavam os acontecimentos, que eram transmitidos via rádio.
A meio da manhã, naquele dia, sentado à minha secretária, no escritório de trabalho, no Banco Totta-Standard de Angola, perante o que era transmitido pelos locutores da rádio, no mesmo instante transmiti ao meu pessoal, o que se passara, no momento, na Metrópole. "Olha, o Presidente, foi-se embora...".
Muitos anos se passaram já!...

Ser velho também é um direito

 



Mário da Fonseca, Revista Tempo Livre (INATEL), nº 238, Junho 2012 

A dignidade da pessoa humana, não se extingue com o avançar  da idade, e, por tal razão, há momentos em que, mesmo no topo superior do vértice da  pirâmide da vida, em situações de ofensas pessoais, se recorre a publicitações no jornalismo (em carta aberta) em que, no caso presente, se relata um acontecimento no qual um  Idoso é expulso, inocentemente, de uma  aula  numa  Universidade Sénior, por razões de cariz sobranceiramente  pseudo-politico...

Aguarda-se, todavia, qual a reacção assumida, por parte da imprensa e das entidades visadas na situação em causa, relativa ao artigo exposto, que envolveu um Pobre e Honesto  Idoso....

terça-feira, 12 de junho de 2012

Países pequenos ou pessoas pequenas?

Uma bonita apresentação em Powerpoint que compara a Suíça com Portugal. Reflexões sobre as dimensões geográficas, económicas, sociais, políticas e éticas são acompanhadas por bonitas imagens do país dos Alpes, do chocolate e do queijo.

O político francês Léon Blum disse um dia:


"Toda a sociedade que pretende assegurar a liberdade aos homens deve começar por garantir-lhes a existência."

O Velho Pensador...

Com a devida vénia, e mesmo sentido humorístico, que encerra a figura inserida na revista Domingo de 16.06.12, face às "roturas" que o desenho "encerra"...

Quem saiba nadar... as Berlengas estão à vista !


Reflexão de  MARTIN LUTHER KING... "O que é mais preocupante, não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, ou dos sem ética.
                                                                             
O que é mais preocupante, é o silêncio dos que são bons..."