sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Gentilezas...

Hoje aconteceu-me algo curioso. Fui a um supermercado comprar umas vitualhas para o sustento do corpo e, ao entrar, procurei um daqueles cestos com rodas para transportar os haveres pelos corredores do espaço comercial. Encontrei uma pilha junto a uma das caixas e retirei um dos referidos cestos. Ao voltar-me, uma senhora procurava também o mesmo. Automaticamente, disse-lhe: "Ah, também quer um cesto. Olhe, pode ficar já com este". Para minha surpresa a senhora fitou com uma cara de quem lhe estavam a tentar vender uma propriedade em Marte e retorquiu imediatamente "Não, deixe que eu tiro um".
Que estranho..., pensei. Um acto de gentileza e simpatia deveria ser bem recebido e aceite. Mas não. O que está a acontecer às pessoas e, por arrasto, ao mundo em que vivemos? Parece-me que começam a ficar de tal forma habituadas e até resignadas à maldade e à decepção e engano que olham desconfiadas para aquilo que era, noutros tempos, recebido com agrado e um obrigado. Tão enganadas se sentem que qualquer gesto que vá em sentido contrário é interpretado como mais uma qualquer estratégia de engano.

Pois bem, comecem a desabituar-se. Regressem aquilo que é mais básico, não elaborem teorias da conspiração à volta do que, na verdade, é simples. A gentileza e simpatia são actos naturais e, tal como a violência só pode gerar mais violência, também a simpatia, gentileza e consideração para quem está ao nosso lado, só pode levar a mais gentileza. Experimentem e depois digam qualquer coisa !!!!!


 

A esfera do querer...

A crise, a crise e mais crise... só se fala na  crise, na austeridade,  nos problemas que só se criam, que só se agudizam e que, atendendo às noticias, estão cada vez mais longe de se resolver. O emprego diminui, as crianças passam fome na escola,  as obras são suspensas por tempo indeterminado. O próprio País encontra-se em suspenso e refém de políticas que não controla. Somos hoje um País "ocupado" numa guerra sem armas de fogo...

No entanto, as façanhas de alguns alimentam os jornais e televisões. "Ronaldo é estrela do BES em Espanha". "Ronaldo compra novo carro". "Treinador do Benfica ganha mais de quatro milhões de Euros por ano".

Afinal há crise ou não há crise ??!!... parece que só para alguns. Outros têm que  aguentar.  Por vezes,  mesmo doentes, nem os medicamentos podem comprar...

Alguns sugerem soluções para a crise,  como que iluminados.  Será assim tão simples ? Chega dizer BASTA ?!

A crise é uma crise de atitude,  de subserviência,  de incapacidade para corrigir as adversidades e enfrentar os problemas sem medos e de forma decidida.  Há que querer,  não apenas pretender  que se quer...

Acreditar é preciso,  fazer é importante e nunca desistir é fundamental...


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Angola e Luanda, como era...

Luanda, Angola.

A cidade hoje capital do país soberano que é Angola, foi outrora uma Metrópole da então colónia Portuguesa,  que rivalizava com muitas cidades europeias.

Ao nível da urbanização e até infra-estruturas, Luanda era, já na altura,  uma bela cidade.

Luanda era uma cidade organizada, limpa, com uma belíssima avenida marginal à Baía de Luanda, na qual se gozava de uma boa qualidade de vida. Tirando os mosquitos, é claro... mas não há nada perfeito,  só mesmo DEUS .



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Natal à porta ...

É NATAL !  É NATAL !
TUDO TEM MAIS LUZ
É NATAL !  É NATAL !
JÁ NASCEU JESUS.


Tinha eu uns10 anitos, minha  Avozinha, que me criou em Lisboa, para onde fui morar (Largo da Luz - Carnide), após o falecimento de minha Saudosa Mãe, em Luanda (Angola), já cantava, nas noites de Natal, em conjunto com os restantes Familiares, esta linda canção, que, ainda hoje, decorridos oitenta anos, me faz vir as lágrimas aos olhos, quando entoada perto dos meus ouvidos ensurdecidos !

Anseio que Deus dê a Paz aos Homens e Mulheres de boa-vontade, na Noite de Natal que se aproxima,  Noite que penso ver reunida, novamente, a Família que constitui o meu braço direito, mas com sentida  Homenagem, em especial, à que vi partir, há dois anos, a meu lado, serenamente, conduzida por Deus, a caminho da Eternidade.... a  minha Santa Mulher, Alvarina Teresa.

Em local,  que  pressinto ter sido abençoado por Deus, frente à minha própria  residência, em Olhão, está implantado um Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa, que alberga e acolhe graciosas criancinhas, cujos Pais as entregam aos bons cuidados da Creche, para poderem, por sua vez, ir ocupar os seus postos de trabalho diários.

É muito acolhedora a ideia de, logo à entrada da dita Instituição de Caridade, ter sido colocada a "viatura" iluminada que aceitará a melhor prenda de Natal que mais se ambiciona neste Mundo:

.PAZ ... BOA HARMONIA... AMOR E SOLIDARIEDADE  HUMANA.





.
Bom Natal ...

Tá?!...

Uma excelente visão...de Coelhos !....

Do outro lado do Globo terrestre, um viajante da minha idade (a caminho dos 90...) ,  sabendo que dispenso grande admiração e amizade aos  animais domésticos, principalmente aos felpudos coelhinhos.  e aos "irrequietos" cãositos, teve a feliz ideia de transportar com  sua bagagem, um  "feroz" coelhito, que  de "ferocidade" não tem absolutamente nada, mas que é de uma  ternura e de um encantamento impressionantes.

Com todo o respeito e inaudível admiração, ouso fazer uma paralela comparação, com Alguém que, com a sua bravura, valentia, e admirável coragem,  dirige os destinos da nossa Governação, com o apelido "Coelho",  pois cada um, na sua "plataforma" de entendimento, de "ferocidade", nada têm  mas  são de uma cativante, inexcedível  e entusiasmante  embelezamento ambiental !!!...

Eis, então, os "encantos" que ajudam a ter um bom ambiente de tranquilidade doméstica e repousante...





 Tá?!...

Restos...

O lixo de uns é o tesouro de outros.

Enquanto nos queixamos da crise,  desperdiçamos de forma mais ou menos consciente recursos valiosos.

Matérias primas, água,  terra, tudo coisas a  que não damos o devido valor.

Já pensaram nos milhões que não têm alimento,  que bebem água com a qual nós dificilmente lavaríamos o chão,e nós,  afortunados, limpamos a sanita e o chão da entrada de casa com água que muitos quase dariam a vida para poder beber.

Vem isto a propósito do blog anterior em que tive a oportunidade de verificar com os meus olhos e com a minha câmara o desperdício que, possivelmente,  alguns que se acham pobres mas desconhecem a sua riqueza,  têm a insensibilidade para concretizar.

Ficam mais algumas imagens para reflectir...

A água é preciosa...
...e a comida um tesouro.


Quanta água desperdiça ?



O lixo de uns, a casa de outros..


A dúvida - saber distinguir o falso do verdadeiro...

Fala-se muito das carências, dos grandes necessitados, enfim, mergulha-se num campo em que só se fala em tudo que espelha miséria, CRISE e... futebol (Ronaldo.. Ronaldo - o  futebolista da moda !)...

Na minha perspectiva, há efectivamente os que necessitam de apoio (tanto moral como material), mas... há sempre um mas... saber distinguir, precisamente, A MENTIRA DA VERDADE !

Ao longo dos percursos que diariamente levo a passear o meu cachorrito, para as suas necessidades higiénicas, confronto, frequentemente, com espectáculos que me levam a pensar que a crise, que se diz ser geral, aparentemente há quem se acoberte de ser merecedor de misericórdia e ajuda, e... afinal atira para o lixo, bens pessoais (alguns com aparência de novos) que vão ser aproveitados por quem, na realidade carece de apoio e ajuda !... E depois, quem será o pobre? E quem será o mentiroso?







Eis, o espectáculo que inspirou este "rasurado"...

domingo, 25 de novembro de 2012

Zangam-se as comadres, sabem-se as verdades!



A revista "Sábado" publicou um artigo, no qual dá conta do perfil do Homem que apresentou queixa contra a Elite Angolana.

 Doutorado na Suécia, tem 60 anos, esteve preso dois anos e tem nacionalidade portuguesa e angolana.... Adriano Parreira, fez acusações às filhas do Presidente de Angola no Ministério Público e defende que é "...imperioso destituir Eduardo dos Santos...".

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Experiências...nas nuvens...


Foto magnífica publicada no Astronomy Picture of the Day

Póstumas, justas e honrosas HOMENAGENS !!!

Militares falecidos em África (J.Expresso)
O prestigioso jornal "Brisas do Sul ", na sua edição de 24 de Novembro de 2012, em primeira página, dá a seguinte notícia, relativamente a um monumento a dedicar ... "aos  que não voltaram" da guerra do ultramar, em termos seguintes, que tomo a liberdade de, parcialmente, transcrever:
                        

"Olhão vai erigir Monumento de Tributo aos Ex-Combatentes do Ultramar"

É de plena Justiça a construção do Monumento de Tributo aos Ex-Combatentes do Ultramar, deliberada em reunião ordinária, realizada pelo  Município de Olhão, para, em espaço publico - Jardim da Urbanização Mariana Saias, junto ao centro comercial Ria Shopping - em  homenagem a todos aqueles que tombaram e verteram o seu sangue português, ao serviço da Pátria, no  virtuoso período em que, então, flutuava a ditosa Bandeira de PORTUGAL.


É de acarinhar e respeitar a edificação de um monumento que exprime a mesma honra  que Camões delineou nos seus versos.... Ditosa Pátria Minha Amada ...




TÁ?!...

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Depois da tempestade ...

Na sequência da recente catástrofe natural que assolou a região algarvia, mais precisamente LAGOA  e SILVES, fui levado em auxílio de Familiares que se viram afectados pela fúria da Mãe  Natureza, quem sabe zangada com as atrocidades que o ser humano parece perpetuar contra essa nossa Mãe.

Armado até aos dentes, com câmara de filmar e acessórios, pus-me ao caminho, ansioso e receoso pelo que poderia ter acontecido aos que me são próximos. Felizmente os estragos foram só materiais, o que não sendo pouco,  não é, nem de perto, nem de longe, tão grave como danos humanos.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Campo futebol engolido por tornado...

Em complemento de um "blog" aqui publicado, relativamente ao fenómeno meteorológico que atingiu e destruiu grandes zonas algarvias de Lagoa, Carvoeiro e Silves e alicerçado em captações de imagens impressionantes, por via televisiva, é de se notar que a força da Natureza, é de tal modo destruidora, tal bomba atómica - que em breves segundos arrasa uma forte bancada em campo de futebol, que, a força humana bem equipada levou meses a construir.

Um pormenor, nestas filmagens - o vento foi tão violento, tão violento, que não poupou, sequer, as boas instalações que permitiam assistir aos espectáculos da bola.















De notar, que, uma das imagens tem um colorido  especial, derivado ao relâmpago que no momento as nuvens dispararam para o solo... e  amedrontou toda a gente !

Pudera !... Foi um horror !!!...

Aristides de Sousa Mendes...

Aristides de Sousa Mendes

Esta figura, que no tempo de Salazar, que quem afrontasse o seu governo, sofreria as consequências que daí adviriam, não se alheou de toda a tragédia que se desenrolava pela Europa, em tempo de guerra e, segundo os historiadores, tinha aquilo que cada vez mais falta às pessoas de hoje... menos interesse pelo futebol e mais atenção e dedicação ao que é, efectivamente , mais  importante: ... a solidificação de um clima de Paz e solidariedade  puramente humana!


Nos écrans dos principais cinemas do País, está sendo projectado um filme sobre vida deste diplomata, em que se sobressai a actuação por si desenvolvida, e que, por iniciativa própria e correndo riscos de contrariar ordens emanadas por Estâncias Superiores,  exerceu, diplomaticamente acções de índole ocasional, que  permitiram a milhares de Seres Humanos manterem-se vivos à superfície da Terra, em tempos muito conturbados da Deflagração de II Guerra Mundial.

Se houvesse muitos Aristides hoje, isto seria diferente, segundo o critério de muito boa Gente !...

Tá?!...

"... Contra os canhões... marchar...marchar "...


Alistado em 13 de Julho de 1948 e "Encorporado" (conforme o texto original na Caderneta Militar) em 7 de Janeiro de 1949, como recrutado, nas fileiras do Exercito Português, e por ter terminado a obrigação de serviço, como Sargento Miliciano em 1de Janeiro de  1959, com uma classificação de 12,5 valores, passei, depois, a exercer, em termos definitivos, outras  actividades civis, em que, em vez de armas e canhões, tive que lançar mão à caneta Parker, Livros Selados, Congressos e Reuniões, tanto profissionais como desportivos, que, ao fim de muitos e muitos anos, com actividades  profissionais (e não  só) exercidas sempre com o signo da dignidade e respeito, vim a cair, de para-quedas, no honroso parque de actividade Sénior...Reformado !

Este trecho de prosa, levou-me  à ideia de projectar neste programa, alguns cenários que, ontem, a Rádio Televisão Portuguesa emitiu, acerca da "Nova Vida" que os Jovens pretendem assumir, voluntariamente,  envergando honrosas fardas militares, portuguesas, como uma via, inteligente, de fugir à "estonteante"  crise de (des)emprego ...

O  País não prescinde dos esforços que a digna Juventude anseia dedicar à sua Pátria, embelezando, assim, todo o panorama nacional, no sentido de um "bem estar" e de Justiça Nacional ...






Esta imagem, que se pode considerar histórica, foi colhida de um postal enviado por correio aéreo, há mais de 40 anos.
Bem hajam, futuros "Heróis do mar... Nobre Povo... Nação Valente e Imortal... Levantai, Hoje de Novo... o Esplendor de Portugal ..."

Tá?!...

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Visão escaldante do tornado...

Dizem que era imprevisível.
Dizem que emitiram avisos, pouco tempo antes.
Mas sabem que a  Natureza é isto: forças descomunais e que, mesmo previstas e avisadas,  nada se pode fazer para evitar o seu impacto. Apenas buscar abrigo e esperar que passe, de preferência depressa e sem causar estragos... O que acontece inevitável e infelizmente a maioria das vezes...

Por muito que a nossa tecnologia tenha evoluído, ainda nada podemos contra as duras forças com que a Natureza nos surpreende, de tempos a tempos...













O campo de futebol em Silves foi apenas mais um alvo da fúria natural.Estrutura da bancada, vedações e até uma baliza foram como brinquedos nas mãos de uma criança brincalhona mas mal comportada...


domingo, 18 de novembro de 2012

Ó TORNADO MALDOSO !...

A fim de poder contribuir com quaisquer esforços, embora limitados pela a avançada idade, para poder suavizar, na medida das minhas capacidades, os efeitos maléficos que o Senhor Tornado veio a provocar  à minha Gente Algarvia, residente em Lagoa, assim como às Pessoas que viessem a ser  necessitadas de socorrismos, a via do Infante foi o caminho mais acertado, para , de automóvel, a partir de Olhão, poder chegar ao destino, que obviamente, era a linda e acolhedora cidade de LAGOA.

Onde está a figueira ?
Que belo figo ...



... foi esta que o vento levou !...







...mas destes não vou apreciar mais !











Percorridos os quilómetros de estrada, respeitando, os limites de velocidade permitidos pela Lei, ao aproximar-me do local onde o "furacão" fora mais intenso,, naquela localidade, eis a primeira decepção sofrida...

Neste lugar havia uma vistosa figueira, que, nos meses mais quentinhos, deliciava-me com a oferta de saborosos figuinhos, que eram uma maravilha... e agora... que pena, eclipsou-se ! Já não há mais figos !

Assim como esta vistosa planta, à entrada do prédio, que acabou por ser, também, levada pelo vento...

hora de arrumar a casa...
          
E, quanto ao resto, quase que vale a pena dizer... "e tudo o vento levou" ....

Tá?!.

A mão pesada dos fenómenos meteorológicos !

Em programa anterior, e na perspectiva de abordar as "reviravoltas" provocadas  pelos perigosos fenómenos meteorológicos que, inesperadamente, nos caem dos Céus, citei uma  tragédia ocorrida em 1755, o terramoto, que  ceifou muitas vidas em Portugal, em  que uma respeitável figura, reinante na época, se destacou, em prol do "bem estar" de toda a população, que escapara dos horrores dos desmoronamentos, com a determinação - Enterrar os mortos e cuidar dos vivos..." - 
Essa incontestável e histórica figura foi... o Marquês de Pombal !

O fenómeno que se abateu, recentemente na costa Algarvia, o tornado, pelo que se saiba, felizmente não ceifou vidas, mas destruiu bens que a muita Gente lhes custou adquirir, como produto do seu trabalho e muita  dedicação.

Graças à pronta intervenção das Entidades Competentes, enaltecidas pelo próprio Presidente da República Portuguesa e a uma Popular acção de cooperação... a destruição, felizmente, não atingiu o seu extremo, ficando ainda de pé, o que  para muitos, representa o valor real da vida... que é, afinal, a própria  vida.!!!...

Claro que, numa convulsão que se gera num estado desta natureza, todo o auxílio é pouco, e, sobretudo entre Familiares, há  sempre uma rápida deslocação de forma a aproximarem-se do local para fins assistenciais.

Deste  modo, assisti ao derrube de uma bela árvore, uma figueira,  que, no verão, os seus FIGOS eram uma delícia... Isto na bela  cidadezinha  de Lagoa.

Foi com viva emoção, ter observado, à chegada, que a Família não sofrera danos pessoais e que um dos nossos encantos, na fase agreste das ventanias, que amedrontavam qualquer um, aconchegou-se a um cantinho da sala, em desarranjo devido as correntes de ar em circulação...


A nossa Chiva, um encanto com 30 cms










 
Tá?!....