sábado, 13 de julho de 2013

Estará o caldo entornado ?

Lendo hoje em dia qualquer jornal  (diário, semanal, quinzenal,  mensal e em especial o desportivo !)  extrai-se a ideia generalizada,  que, nas lixas, confrontos de ideias,  opiniões e sugestões de toda a estirpe,   é protagonizada , entre os  intervenientes, uma aversão  de tal ordem , acabando por  concluir  que,  para ambas as partes... 

                                 "  o caldo está entornado "



o que quer  significar,  que não se  chega  a uma concordância, benéfica, pacífica  e estimula-se  uma  agressividade, tanto física, como mental, entre os "gladiadores "....


 Lição de moral:

O meu recente estado de viuvez, após um feliz  casamento  celebrado há sessenta  anos, em Angola, conduziu-me ,  a um estado depressivo, que, por indicação clínica,  fiquei  impedido, provisoriamente,  de sair à rua, enquanto se verificassem  temperaturas elevadas, como as actuais, cujo termómetro chega ao ponto de  atingir uma graduação de 40 graus(40º), à sombra..

E, assim,  os Familiares, íntimos,  mais próximos, que me  tem prestado ajuda,  e que  tem as suas residências muito distanciadas,  ensinaram-me a fazer alguns cozinhados, para, quando estiveram impedidos, ser eu próprio a ter a iniciativa de pôr o tacho ao lume e adicionar os condimentos que  entenda serem os mais adequados..

Num estado de vivência solitária,  e para não   infringir  aconselhamentos clínicos,  à hora do almoço, lá vou para a cozinha e, colocando a panela ao lume,  tento seguir as recomendações das " excelsas Entendidas",  no ramo.

Uns dias atrás,  talvez   por "desatenção" , fiz uma mistura de ingredientes alimentares de tal  forma , que, em poucos minutos , a panela começou a ferver e a  derramar pelo fogão fora um liquido espumante, que me assustou. De imediato,  desliguei todo o  sistema condutor de  gás que alimentava o bocal  do fogão. E, resolvida a situação, em PAZ,  recorri-me a outras fontes  fornecedoras do meu "almocinho " do dia, que me fizeram acalmar..

Aconselhamento:

                                            ... mesmo que o caldo entorne, em situações desastrosas

a agressividade, e o insulto, jamais seráo os meios indicados



 para  a  resolução pacifica de qualquer  tipo de "desentendimento"

Pode até vir um dia a acontecer  que o tacho  venha também  à  liderança  de Todos  !!!...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário