sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Dia de azar ou azar de dia ?

Hoje é sexta-feira 13,  para muitos um dia maldito, pressagiador de desgraças e azares,  capazes de arruinar a vida de qualquer um. Há quem evite sair de casa, outros nem saem da cama com receio que o Céu lhes caia em cima.

A origem  desta crença dizem remontar há mais de setecentos anos, quando em 1307 a ordem dos Templários foi considerada ilegal e perseguida na França  do Rei Filipe IV. Outras explicações são avançadas (ver janela mais abaixo), mas a verdade é que por qualquer razão que a própria razão desconhece a sexta-feira 13 é sempre olhada de lado. É daquelas  coisas, ".... não acredito em bruxas,  mas que há bruxas, lá isso há...".


Continuando, bem vistas as coisas,  dias de azar e dias de sorte podem ser quaisquer.  Por exemplo,  recordando o que ocorreu em Nova  Iorque fez recentemente  doze anos,  também o número  onze poderia ser um número de azar. A verdade é que a sorte ou o azar é principalmente consequência das acções que diariamente  colocamos  em prática. Fundamentalmente é a postura,  a atitude perante a vida que contam. Claro que há acontecimentos fortuitos e aleatórios que podem complicar um pouco as contas, mas, o que é certo, é que as contas somos nós que as vamos fazendo.

Vejamos: Alguém que,  por alguma  razão se encontre numa situação difícil de vida,  não adianta ficar a chorar e a lamentar-se permanentemente,  acusando o Universo inteiro de conspirar contra si. Só vai complicar,  tal atitude. Há que lutar. A garra, o querer,  não se medem no número de vezes que caímos,  mas sim  no número de vezes que nos levantamos e voltamos à luta...

É mais fácil falar que fazer,  mas objectivamente é esta a verdade. A não acção, dentro de certos limites de razoabilidade e bom senso, é pior que a má acção, por muito má que esta possa parecer. Que esta sexta-feira seja um dia de sorte. Hoje e todos os outros dias,  não vá o azar bater-nos à porta...

Sem comentários:

Enviar um comentário