quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Regresso às aulas... dedicação !

Atravessámos o período "após férias", que agitou a classe estudantil (e não só...) com mergulhos nas praias, passeios pelas montanhas e desertos,  visitas a museus, corridas e desafios desportistas, reuniões de convívios, etc. etc, não esquecendo os agitados e semi-conflituosos encontros Benfica/Sporting, em que, no fundo, o outro bem  tinha razão em dizer que... o povo é sereno...

Passando à  história ex-contemporânea, sugiro, tanto aos que virão ocupar novas cadeiras  no   ensino como àqueles  que terão que repetir a mesma matéria incutida em ano anterior, que não desanimem, pois vou contar-vos o que  se passou comigo, quando fiz o exame de admissão aos Liceus, numa sala repleta de examinadores e examinandos, no Liceu Camões, em Lisboa, em que, pela primeira vez, li  num  placard,  à frente do meu nome a palavra REPROVADO !

Sempre fui um dedicado aluno, e tenho guardados, como recordação, diplomas em que provam ter sido, sempre, um excelente aluno, e muito  respeitador.

Constituía uma das principais  provas  para  apreciação e decisão final, para aprovar ou reprovar o examinando, a redacção que se basearia  nos desenhos formulados e comentários apresentados   no caderno  da  prova sob os quais haveria, por parte do aluno,  que  historiar  o significado que as ditas figuras  lhes parecesse , como sendo  o mais adequado. E aqui está a minha  inocente"burrice".

O desenho constava de um cão, já idoso, que pela boca, saia-lhe uma forte saliva e que a cauda estava estranhamento caída,  e que tinha  bem perto, um menino, que, pelo tamanho, deveria ter uns 10 anitos, a fazer festinhas, no focinho do bicho. E o que pensei e dei titulo a minha redacção, com base nas figuras desenhadas: "Não devemos fazer mal aos animais.."

E querem saber a razão pela qual   reprovaram-me , no exame ? Pois o titulo que pretendiam como o acertado ? Simplesmente porque errei  porque  em vez do titulo "não devemos fazer mal aos animais", deveria ter escrito,  antes, a palavra que me levaria a ser aprovado no exame: - "A RAIVA" !....

Sabia lá eu, naquela idade, saber qual o sentido e sintoma da doença canina ???...

O que mais me interessava era  aprender a matemática, e  saber escrever a língua portuguesa.

Ainda guardo, como recordação, alguns livros de ensino primário, em que o "F" escrevia-se "Ph" e já não chegarei a tempo de me habituar ao o novo acordo ortográfico.


No tempo das Caravelas de Vasco da Gama,  havia Alunos que desconheciam o que era uma bomba atómica, mas, presentemente  já  há Estudantes que, através de instrumentos escolares, como por exemplo, os Livros, que estudam o meio de eliminar  tais catástrofes destruidoras.

Tá?!

Sem comentários:

Enviar um comentário