sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Sequelas...

Amanhã é dia de derbi no estádio  de Alvalade,  toca do Leão que parece ter acordado e que,  pelo menos até agora,  tem rugido furiosamente.  Jorge Jesus afirma que o Cardozo está em grande forma e que vai jogar,  provavelmente desde início.

Entretanto, da Troika chegam (más) notícias: parece que os Portugueses ganham demasiado e pretendem que o Governo decrete a baixa generalizada de salários. Tal afirmação só pode ser consequência  da consulta da folha de vencimento do Jorge Jesus.

Para o grande jogo prevê-se lotação esgotada. Cinquenta mil  esperam gritar a plenos pulmões o golo da equipa da sua preferência. Ontem, quinta-feira, morreu mais uma Mulher Bombeira.  É já o quinto Soldado da Paz a dar a sua vida pelos outros...

O preço dos bilhetes, entre 25 e 60 Euros não assusta os adeptos da bola. Os papelinhos que dão acesso à arena saem que nem pasteis de bacalhau. Por falar em pasteis de bacalhau, seriam bem-vindos na casa dos três milhões de portugueses que passam fome todos os dias.

Espero que seja um bom espectáculo,  entretido, sem violência,  no relvado e nas bancadas,  com respeito e desportivismo. Desejo que termine o espectáculo,  este triste,  que é a corrupção que mina Portugal, que corrói os alicerces da Nação,  que pode levar ao colapso deste edifício com vista para o Oceano Atlântico,  que está de pé vai fazer mil anos...

Corações ao alto...



          Um respeitoso toque do clarim, o SILÊNCIO...

Na guerra, ceifa-se a vida ao adversário, inimigo, à punhalada, ou com a boca de uma arma de fogo a disparar pólvora, sobre uma corpo, que até, eventualmente, poderia ter sido, pessoa amiga...  

Em campo de batalha, em Guerra, o som, da corneta, o toque do Silêncio, recai em memória de um herói  por ter morto (tirar a vida) ao inimigo !.

Mas, numa  floresta, em Paz, a arder, ou em edifícios em chamas, onde por vezes há gente a sofrer de queimaduras mortais, há socorristas que perdem a sua própria vida, em salvar os outros, e, aqui, o  som do clarim, "silêncio", homenageia, não quem matou, mas sim quem sofreu a morte por salvar quem se encontrava em perigo de vida..

Estão neste caso os BOMBEIROS ! Que dão a vida-por-vida.E aqui o sentido do toque de Silêncio é por outra causa diferente do termo MATAR. É SUBSTITUÍDO  POR SALVAR...

E não esqueço, igualmente, os Socorristas de outras Organizações, como o INEM, por exemplo, a quem eu presto as minhas homenagens, por, num caso de urgente necessidade dos serviços hospitalares, durante todo o percurso que transportou a minha saudosa Esposa, as assistentes  enfermeiras de bordo (neste caso da viatura) foram tão carinhosas, e gentis, que, dias depois levei-lhes um lindo ramo de flores de agradecimento..

Quero com isto dizer que...

                          - O SOLDADO, EM CAMPO DE BATALHA .... MATA !

                          - OS BOMBEIROS, EM QUALQUER CAMPO .... SALVAM !

 Tá?!...

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Jornalismo a sério...

O dia 29 de Agosto de 2013, já era  ansiosamente aguardado, porque havia a promessa de, nesse dia, surgir nas bancas, o jornal que  pretende dar voz de opiniões, criticas e sugestões aqueles que a Velhice  tornou-os  "quebradiços": o "Jornal  SÉNIOR" !...
E assim aconteceu !

O Director do Jornal Sénior, Mário Zambujal, publica, logo na primeira página, um Editorial, sob o titulo "Sala de Espera", que bem reflecte uma realidade que, no dia-a-dia, é sentida, e que  nos pode  bater à porta, quando menos esperamos.

São curiosas, e excedem , por  vezes  chocantes as  injustiças que vêm  relatadas por pessoas que foram  vitimas de muitas "MALDADES", "MALANDRICES" e não só !...  

Eu próprio fui subscritor de uma exposição  que, no "Este espaço é seu ", e´disponibilizado aos Leitores que tenham algumas "curiosidades" para contar.

No entanto, no  meio de tanta "desgraça", repare-se no seguinte, sem que isto venha a desmerecer as questões altamente traumatizantes,  em relevo.

Facultei a leitura do recente número do Jornal acima mencionados, a várias Pessoas amigas que se interessavam pelo recente conteúdo jornalístico.

E sabem quais as páginas mais visionadas ? As que lidavam com o  que se articulava com o Benfica, o  Sporting e o Futebol Clube do Porto ...

E esta, hein ?...


Tá?!...

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quando vejo a palavra "Angola" até o coração acelera......

Acabo de ser surpreendido com a retumbante oferta da edição nº 58, de Junho 2013, do Jornal Mensal de Actualidade Angolana "Mwangolé", que muito me agradou. Emocionado com semelhante oferta, cuja existência desconhecia, decidi dar algum relevo, a elevados artigos, que penso, de entre outros,  merecerem uma especial  dedicação.

Pelo que vem assinalado, em  primeira página,   trata-se de uma Edição Gratuita dos Serviços de Imprensa da Embaixada. de Angola em Portugal (V. foto), que em termos de associativismo, ressurge a Federação das Associações Angolanas, em Portugal.


Relendo o seu interior, o artigo publicado, "Há menos Angolanos em Portugal" despertou-me certa curiosidade, pelo seguinte:

"Há menos angolanos em  Portugal"
O número de angolanos residentes em Portugal em 2012 decresceu 5,5 por cento,  registando-se 20366 cidadãos nacionais, contra os 21.563 de 2011, indica um relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal,  apresentado este mês em Lisboa ".

E a noticia acrescenta:

"151 Angolanos barrados.
Num outro capitulo, o relatório do SEF português revela que recusou a entrada no seu território de 151 angolanos, num total de 1.246 estrangeiros. "Em termos gerais,  os principais fundamentos da recusa de entrada em Portugal foram a ausência de motivos que justificassem a entrada, a ausência de visto adequado ou visto caducado e a existência de documento falso ou falsificado", assinala,  notando-se nesse último aspecto a ausência de envolvimento de angolanos...."

São, portanto noticias que podem  chamar   atenção dos principais  impedimentos que  podem resultar  na entrada no nosso encantador País, que é  Portugal. !.

O intercâmbio entre  PORTUGUESES DE ANGOLA (OU ANGOLANOS DE PORTUGAL) E ANGOLANOS DE ANGOLA, é, e sempre foi, o melhor fruto em que renasce o que  há de melhor entre todos - A BOA CONVIVÊNCIA  E  FRATERNIDADE...

Tá?!...

Sorte vencida...

E não resultou mesmo...

A tentativa de, por meio de um fortuito primeiro prémio na lotaria do Euro-milhões, que fora, previamente, prometida a sua distribuição pelas crianças necessitadas, falhou !...

A ideia, que muitos consideram ser "infantil" de tentar, com este sistema, anonimamente, e no fim da vida, ter, finalmente, a felicidade  de me solidarizar, financeiramente, com crianças necessitadas de conforto e justo bem estar nesta impiedosa vida... diluiu-se  !...

Paciência... o fim em vista era misericordioso  !


Tá?!

Família Sagrada...

Ontem fui agraciado com a participação num jantar de convívio familiar em que participaram mais de uma dezena de familiares, entre tios, filhos, sobrinhos  e primos.

Sempre dei um grande valor à Família e aos valores que se associam ao conceito. Em tempos como os de hoje,  em que a sociedade parece cultivar cada vez mais a individualidade em detrimento do colectivo, o supérfluo em prejuízo do essencial e em que parecemos viver uma época de abundância ilusória e em  que as aparências valem tudo, atribuo ainda mais importância a estes momentos de saudável convívio familiar.

Claro que nestes momentos recordo com especial fervor a ausência daquela que foi a minha Mulher, minha Amiga e Companheira de sempre e que, noutros tempos,  era participante activa nestes convívios. É a Lei da vida,  neste caso, a Lei da Morte, eu sei,  mas que deixa a saudade  imensa em quem cá fica...

Foi com enorme prazer que  reencontrei pessoas que não via há mais de três anos. A pequenita  Rita foi a primeira vez que a vi fora do ventre materno. Tenho na memória gravadas imagens desses tempos afinal não muito distantes e que, para mim, parecem ter sido a semana passada...

Dos elementos familiares presentes de realçar que era eu, a caminho dos oitenta e seis, o mais velho,  curiosamente mais velho do que uma Senhora,  minha tia, também presente.

É certo que não tenho hoje a energia de outros tempos,  pelo que por vezes me coloco numa posição contemplativa,  mas  muito feliz por poder estar presente junto de tão agradável grupo familiar. Fui informado que para breve se prepara uma reunião convívio alargada da Família, o que me deixou bastante alegre e curioso de voltar a ver pessoas,  família, que os anos e a vida trataram de separar.

Faltará um importante elemento,  a minha querida Esposa Alvarina,  mas que, tenho a certeza nos observará  com carinho do seu cantinho do Céu...


terça-feira, 27 de agosto de 2013

O que já passou, lá vai ...

O  meu blog de ontem, publicado com o titulo "Discriminações ?..." recordou-me um episódio, que, por se tratar de crianças, veio-me à ideia de o historiar, simplesmente como sendo "um conto de fadas", já  no esquecimento. Esse é o objectivo...

Estávamos, na altura, atravessando uma época em que Angola era  massacrada com o terrorismo, que amedrontava toda a população civil. O conto, que a seguir pretendo relatar, é sem intenção ofensiva e é  isento de qualquer complexo de inferioridade.

Para bom entendimento do fim benéfico que se pretende evidenciar, com este historial, transcrevo  uma parte do texto acima  descrito:

"Será natural que num espaço onde se encontram crianças filhas de portugueses, brancos, sejam também essas crianças de raça brancaEstou certo que se a situação assim o determinar, tambem crianças de nacionalidade angolana, com uma cor de pele um pouco mais escura,serão naturalmente aceites no novo infantário. O meu medo é que algum louco, cego  pelo preconceito, ensurdecido pela estupidez e incapacidade de pensar por todas essas razões, decida com violência, que é hora de acabar com uma discriminação que afinal nem existe..."

Residia,  nesse tempo em que éramos confrontados com constantes rebentamentos provenientes de armas e objectos de guerrilhas entre as forças que se degladiavam pelo poder, em Angola, numa  área muito populacional, não muito distanciada de um Bairro onde grupos de "guerrilheiros", em conflito, de ideologias antagónicas, tinham as suas instalações residenciais. Muita gente já nem se lembra,certamente, pois os anos que se  passaram, já vão muito  para além da meia centena. Os tiros e as bombas, eram  ouvidos, tanto de dia como de noite, a qualquer hora.

A uns dois mil ou três mil metros da minha residência, em Luanda, tinha sido construído um grande Infantário, que albergava bem perto de uma centena de crianças, que ali pernoitavam e que  eram  cuidadosamente tratadas pelos Profissionais adequados.

Embora trabalhando em Empresas particulares, privadas,  fui escolhido, por ter sido militar, numa reunião publica , para dirigir uma Milícia (particular), que se impunha, para a nossa  própria defesa.

O Autor  (ainda moço) ... ao ataque !
Em conjunto, e a partir de certa altura, e alternadamente, passávamos noites inteiras em alerta, não fossem os "atacantes" darem cabo dos nosso automóveis estacionados à porta das nossas residêencias e dos nossos próprios "ossitos" esqueléticos...

Certa altura , tivemos conhecimento que um grupo de "guerrilheiros" (do contra) estava  decidido e preparar-se para um assalto em massa ao Infantário. Prevendo qualquer tipo de violência, nesse sentido, e para que as inocentes crianças não fossem apanhadas no turbilhão de irracionalidades praticadas pelos atacantes, tomamos a iniciativa de, em jeep`s particulares, passarmos noites inteiras, e armados,  em redor do Infantário, sempre  atentos a qualquer movimento duvidoso  que viesse do inimigo.

Provavelmente, por iniciativa de cariz militar, o inimigo deve ter-se metido em fuga, pois cessamos as nossas diligências defensivas, a partir do ressurgimento do material bélico das nossas Forças Armadas.


Pode haver ainda  Alguém  que  se lembre destas "peripécias", vividas em tempos  idos !...

Tá?!...

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Discriminações ?...



Hoje,  por volta da hora do almoço, vi um bloco noticioso, na RTP, em que era noticiado um novo investimento português em terras angolanas. Um grupo de investidores irá construir um Infantário destinado a crianças filhas e filhos de portugueses a trabalhar em Angola.

As imagens difundidas mostraram um espaço com, de facto, muitas crianças mas, curiosamente, ou nem por isso, todas de raça branca.

Veio-me à ideia a possibilidade de algum tipo de discriminação com base no tom de pele. Nos dias de hoje não será muito aceitável. Os tempos do "apartheid" já terminaram. Para além disso, procurar o conflito onde não existe, não faz qualquer sentido.

Não creio que a intenção seja de facto assim. Será natural que num espaço onde se encontram crianças filhas de portugueses, brancos,  sejam  também essas crianças de raça branca. Estou certo que se a situação assim o determinar, também crianças de nacionalidade angolana, com uma cor de pele um pouco mais escura, serão naturalmente aceites no novo infantário.

O meu medo é que algum louco, cego pelo preconceito, ensurdecido pela estupidez e incapacitado de pensar por todas essas razões, decida, com violência, que é hora de acabar com uma discriminação que afinal nem existe. E aí, quem mais perigo corre são as crianças, inocentes apanhadas no turbilhão de irracionalidade de adultos incapazes de lidar com os seus próprios  receios. E essas, as crianças são quem temos que proteger, pois são elas o nosso amanhã...

"Depois de velho"...

Há 70 anos, envergando  o fardamento militar ,  que a Lei impunha, aos que atingissem a idade de irem para a tropa,  para prestarem serviço militar e defenderam as cores da Bandeira Portuguesa,  flutuante, na época, em território considerado nacional,  enverguei, com honra e dignidade, na Escola de Quadros Militares, em Luanda (Angola) o digno uniforme de Aluno do Exército Português, em que, posteriormente, em parada, prestei o Juramento de fiel  militar, da Pátria de  Camões - Portugal, para sempre.

 *** Nota  no  final do Curso :  "Exemplar  Aluno no  cumprimento do seu  dever militar"...


 O autor


O meu hino, íntimo, respeitador das insígnias que  os meus ombros suportaram, na  idade juvenil...

Meus dias de rapaz, de adolescente,
Abrem a boca a bocejar sombrias:
Deslizam vagarosos como os rios,
Sucedem-se uns aos outros, igualmente.
Nunca desperto, de manhã,  contente;
Pálido sempre, com os lábios frios,
Oro. desfiando os meus rosários pios...
Fora melhor dormir eternamente ! 
Mas não ter eu aspirações vivazes,
E não ter, como têm os mais rapazes,
Olhos boiando em sol,  lábio vermelho !
Quero viver,  eu sinto-o, mas não posso:
E não sei, sendo assim enquanto moço,
O que serei, então, depois de velho ! 



Pois quis o destino  que o  meu coração venha a parar de vez, logo que as ondas do mar  venham cobrir o manto  diáfano  desta  fantasia:-

... que  a TERCEIRA IDADE  possa, enfim ...vir a passar os seus dias a viver num  

                  ...  MAR   DE   ROSAS  !...


O AUTOR (JÁ VELHOTE ) ...

 
Tá?!...

domingo, 25 de agosto de 2013

Imagens que perduram eternamente...

O tempo não ceifou o que na minha memória foi cimentado, desde os meus cinco anos até aos  actuais   oitenta e seis, o significado dos versos de João de Deus, da partida, no mês de Agosto, para Junto de Deus, nos Céus de Angola, da minha saudosa e Querida Mãe, sepultada, já vão para cima dos oitenta anos, no antigo  Cemitério  de Luanda- Angola.

Luanda - Cemitério...

O mês de Agosto ,em Angola, é friorento (cacimbo), enquanto  que aqui em Portugal, em Agosto,  há temperaturas que chegam a atingir os quarenta graus centígrados. Esta observação vem a propósito do vestuário com o  que o  meu já falecido Pai e o meu irmão, mais novo, utilizaram aquando da visita à sepultura  da que fora o nosso principal  "tesouro" na terra. Aqui, o fotógrafo,  fui eu próprio.

Portanto, estamos já a caminho do Centenário ...

"Quando  minha alma estende o olhar ansioso
Por êsse mundo a que ainda não pertenço,
Das vagas ondas desse mar imenso
Destaca-se-me um vulto mais formoso:
 É minha santa mãe ! berço mimoso,
Donde na minha infância andei suspenso;
É minha santa mãe, que vejo e penso,
Verei sempre, se Deus é piedoso.
Como línguas de fogo que se atraem,
Àvidamente os braços despedimos
Um para o outro, mas os braços caem...
Porque é então que olhamos e medimos
A  imensa distância, donde saem
Os ais da  saudade que sentimos."

(João de  Deus)


 Estes lindos versos, que registei num velho álbum de fotografias do passado, também  os dedico a Quem vi partir, há bem pouco tempo, a meu lado, a que para mim foi também o Melhor Tesouro, cá na  Terra, a minha querida Esposa, que me acompanhou sempre com amor, dedicação  e carinho, durante os sessenta anos de um feliz Matrimonio, celebrado  também em Luanda, terra do meu nascimento.

Porta de entrada do Cemitério ,  em Luanda
 
 Olhão ...

... Até sempre...


Tá?!

sábado, 24 de agosto de 2013

Romantismo ?..Não!... SOLIDARISMO ?... Sim !...

O principio da história...

Um casal que viveu sessenta felizes anos de matrimónio, agora só se "encontram" durante a visita que o Marido faz, frequentemente à  querida  Esposa, que repousa eternamente no campo da Verdade... Cemitério.

Para ambos, a felicidade sempre assentou, no que há de melhor na vida ... bom entendimento  e exemplar convívio Familiar. As crianças sempre em primeiro plano, tanto Filhos, Netas, Sobrinhos/as e toda a corrente ligada ao elo da Amizade e da  Fraternidade.

Os tempos mudaram!!!.   Por exemplo, o ensino nas Escolas, e suponho que nas Universidades, era  outro, nesse tempo... Recordo-me que, há dias numa aula de canto coral, interrompi a Maestrina para eu gravar o Hino Nacional, a "Portuguesa", e, vejam só... nem ela própria  o sabia cantar.

O pacifismo com que se ia  edificando  o que  presumíamos ser "progresso", deu lugar , agora, à criação de novas Leis que, em vez de nos conduzirem  á  pacificação e harmonia  entre os  Homens (e Mulheres)  transformam  este planeta numa autêntica espiral  demoníaca, demolidora do que pretendíamos ser para beneficio de todo... a solidariedade !.

Diariamente somos confrontados com arrepiantes noticiários jornalísticos e televisivos, como o que há dias veio a público, informando que o filho matou o Pai, ou que o Pais matou o filho, e outros, até, bem piores...como o falecimento dos (e das) Heróicos Bombeiros - VIDA POR VIDA !

Há quem me tenha já apelidado de "ilusionista" por ter expressado o desejo de que, numa sociedade de abastança, como parece ser a nossa, nada jamais faltasse a crianças com fome e a Pais e Mães de Família que muitas vezes não têm o trabalho dignificante, que todos merece.

E então que nuvem  passou pela minha mente ja com 86 anos de idade? A montagem  de um esquema, por parte do apostador, que consistia  numa espécie de brincadeira e de passatempo, a quem, o isolamento e solidão criam "frieiras", que era uma   fotomontagem  a ser incluída na Net , no capitulo "bloguista" do boletim do Euro-milhoes que contenha os números "palpitantes" de um eventual e único apostador, ganhador do primeiro prémio, que seria, depois repartido por todas as crianças que, comprovadamente,  vivessem na miséria, e não só !!1...

(93 milhões de euros é o que irá receber o único totalista, da série que findou, que reside fora de Portugal. Será que irá lembrar-se dos " desprotegidos ?  Hum !... ou teria sido o ganhador um "desprotegido"  ?...).

A primeira experiência, não resultou, e, como  na posição  de um náufrago, houve que se  agarrar á misera tábua de salvação, dos 13 Euros, que vão servir para nova tentativa socorrista,  aos  mais necessitados.

Tá?!

Sonhar é bom ...

De um sonho, meu, saiu uma realidade... a minha candidatura a Euro-milionário !

Idealizei um projecto que visava promover ajuda a quem dela necessitasse. E assim, candidatei-me, através do preenchimento de um boletim do Euro-milhões, na esperança de que os números sonhados viessem a corresponder aos realizados, (sorte grande ), o que não aconteceu. O Primeiro Prémio acabou  por  sair ... bem longe daqui !

Daí resultou, consequentemente, que os meus ideais, projectados, com a finalidade  de poder socorrer os que na vida merecessem pleno auxilio, equitativo, acabaram por ir por água abaixo !...

Os míseros 13,27 € (treze euros e vinte e sete cêntimos) que acabaram por cair no nosso "mealheiro", como prémio, neste sorteio, vem confirmar o que antes já dissera em blogs anteriores:

"Há  quem diga que Riqueza atrai Riqueza.  Se tal for verdade, provavelmente Pobreza também deve atrair Pobreza..."...



 

Tá?!...

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Que Nossa Senhora nos valha !...


Comecei a programar este blog, numa tarde muito quente de Agosto, 2013, quando o astro Sol,  impiedosamente começou a atormentar-me,  no meu cantinho, entrando pela janela dentro, onde me inspiro  e distraio, a  matraquear o teclado do computador.

O estranho calor, que se estava sentir, levou-me a consultar o termómetro caseiro, e notei que a
temperatura ambiental, na saleta, marcava uma graduação, fora do comum: 18:00 - 32, 5º (trinta e dois graus e meio).

Transpirando que nem  um "chuveiro", não desisti e mantive o mesmo ritmo de trabalho, embora com certa dificuldade e cansaço provocado pelo calor que já estava a incomodar. Devo acrescentar, que por mera curiosidade, cheguei a fotografar o termómetro, no momento  em que  marcava os trinta e dois graus e meio.

Mas, como comecei a sentir alguma indisposição,  notei que, em breves minutos, estranhei, um  rápido  aumento de aquecimento, que me levou a consultar, de novo, o termómetro. E que alarme me assolou ao meu espírito, ao notar que, em poucos minutos, os números já se apresentavam com um assustador acréscimo, que fotografei: Trinta e quatro graus !...



Suspendi, temporariamente, o meu trabalhinho, com receio que algo se estivesse  a formar, que nos levaria a uma tormenta atmosférica, condutora ao tenebroso Inferno...

Mas, uma Prece, a Nossa Senhora, como a  inserida na foto inicial, desvaneceu o tormento que se supunha  originária de um  gigantesco e perigoso caldeirão... que nos cozeria a todos !

Foge ...


Tá?!...

Caído do Céu ...

Dona Abastança
«A caridade é amor»
Proclama dona Abastança
Esposa do comendador
Senhor da alta finança.

Família necessitada
A boa senhora acode
                                                Pouco a uns a outros nada
                                               «Dar a todos não se pode.»

Já se deixa ver
Que não pode ser
Quem
O que tem
Dá a pedir vem.

O bem da bolsa lhes sai
E sai caro fazer o bem
Ela dá ele subtrai
Fazem como lhes convém
Ela aos pobres dá uns cobres
Ele incansável lá vai
Com o que tira a quem não tem
Fazendo mais e mais pobres.

Já se deixa ver
Que não pode ser
Dar
Sem ter
E ter sem tirar.

Todo o que milhões furtou
Sempre ao bem-fazer foi dado
Pouco custa a quem roubou
Dar pouco a quem foi roubado.

Oh engano sempre novo
De tão estranha caridade
Feita com dinheiro do povo
Ao povo desta cidade.

Manuel da Fonseca, in "Poemas para Adriano"

Dona Abastança proclamava fazer o bem e espalhar a caridade, num assomo público de generosidade  mas que não passava de uma ilusão para,  na verdade,  abastar-se a ela mesma. Ao lerem algumas das minhas ultimas publicações, muitos Leitores certamente dirão "mas que grande aldrabão ! Quando se vir na posse dos milhões logo esquecerá as promessas que fez..."

Nada mais falso.  Não está na minha natureza a mentira,  não será aos oitenta e seis anos que irei enveredar por esse caminho. A mentira tem perna curta,  por isso não vai longe.  Para além disso,  nada ganharia com falsidades.  

Já muitas vezes expressei o desejo de que,  numa sociedade de abastança, como a nossa,  nada jamais faltasse a crianças com fome e a pais e mães de Família que muitas vezes não têm o trabalho dignificante que todos merecem.

O Euromilhões tem 116.531.800 chaves possíveis. Será fácil prometer quando o prémio está longe. Para garantir o primeiro prémio teria que gastar  mais de duzentos e trinta  milhões de Euros. Mas fácil igualmente seria cumprir esta promessa de ajudar quem precisa, dar a quem não tem e alimentar quem tem fome.

Provavelmente muitos não necessitados viriam bater à minha porta. Difícil seria julgá-los. Teria que procurar compreender, aceitar e eventualmente ajudar  quem, na verdade,  de ajuda não precisa. Mas a esses caberia o julgamento divino na hora apropriada. A minha parte estaria feita. A minha consciência tranquila...

Aguardo inspiração. Espero que umas quantas apostas feitas aumentem a probabilidade de ganhar apenas o necessário. E a promessa,  essa será cumprida. O comprovativo  aqui fica:


Tá?!

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SÉNIORS !...

E Camões escreveu: ... "E Aqueles que por obras valerosas, se vão da  Lei da Morte libertando ..."

Quando atingida a idade em que superamos o vértice superior da  "pirâmide", que constitui a nossa vida terrena, inicia-se, de imediato, uma lenta mas inexorável descida que nos conduz até ao corte triunfante  da fita, colocada, lá longe, na meta final...

E é nesse inicio, descendente, que se desenreda a bandeira da «TERCEIRA IDADE» !...


Por experiência própria, a valia dos conhecimentos adquiridos ao longo da nossa "luta" pela vida que se desenrola desde a idade escolar até ao desvanecer dos nossos super-sonhos, é absolutamente indispensável, a sua aplicação, para que  se concretizem os belos ideais perspectivados. Mas não fiquemos por aqui, pois para além dos anos já vividos, muita coisa ficou ainda por aprender, e compreender, independentemente de se ter 60, 70, 80 ou 90 anos de idade.

Eu que o diga, aos 86 anos ...

No mês da flores, portanto em Maio, do corrente ano, escrevi um blog em que alinhavei o seguinte:

..."Uma intervenção jornalística aborda a questão de, aos idosos, ser-lhes facultada a criação de uma Universidade Sénior, a fim de lhes proporcionar convívios benéficos, que eliminem o penoso clima da solidão".

E essa ideia, de, a despeito das idades de cada um, para alem de um confortável ambiente académico que uma Universidade Sénior possa proporcionar a quem  ande pelas ruas, sozinho, a matutar como reagir aos maus pensamentos de um  suicídio, o ar benéfico de convívio de velhos (novos) companheiros de carteira, afugenta as tenebrosas nuvens tétricas.

No blog que anunciei, desabafei comigo próprio, ao observar o conjunto de Velhos-Académicos, que posaram para a fotografia, após a chegada de um rico passeio, pela zona algarvia, não ter tido o mesmo gosto e prazer de figurar também  no referido conjunto.

Mas, não há bela sem senão.

Sem remoque, vou transcrever, de um o distante  blog, o motivo pelo qual não fazia parte de tão feliz  passeio:

"... Numa aula de curso, ministrada por um Digno Formador conhecendo a realidade da minha pessoa, (recente viuvez) acabou por constituir um factor de desmotivação, com uma atitude que acabou por assumir, em plena aula,  "expulsando-me" com o seguinte argumento: " Não o quero mais na minha aula porque Você está a perturbar-nos com argumentos de ordem política..." 
E querem então saber em que se baseou o dito  Professor, para me "expulsar" da aula de história, na Universidade Sénior, do concelho de Olhão ?...
Apenas, com demonstração de uns escritos introduzidos no meu "blog"-Internet, fiz um relato que a nossa história contem, sobre uma atitude assumida por um General, em Angola, Silva Porto, porque fora traído, e por honra e dignidade imolou-se na bandeira Portuguesa, suicidando-se, ao invez de Alguém, tambem Português, em tempos passados, espezinhara a sua própria bandeira Portuguesa, num país estrangeiro-  Enfiou a carapuça, pois nem sequer mencionei o nome de tal "apátrida... "

Pois, fiquei na altura, perplexo, pois não senti uma única defesa por parte de alguém, a meu favor.

Fase final - minha pronta desistência de me manter, como Velho Aluno, desvalorizado no Curso Sénior.

Tá?!

O prometido é devido...

No meu passatempo "bloguista" de 21 de Agosto corrente, assim como no de hoje, dia 22, repito as seguintes mesmas palavras, versando  o mesmo  sentido,  que passo, de seguida, a transcrever:

"Recordam-se, queridos Leitores, do meu projecto que visava promover ajuda a quem dela necessite. Refiro-me à minha candidatura a Euro-milionário. É com pesar que informo que tal procedimento não trouxe quaisquer resultados...
Os números sonhados não corresponderam  aos realizados. Nada de prémios, portanto. Parece que ninguém acertou, por isso há que voltar a tentar nova sorte grande."

 E concluí com o seguinte texto:

"Há quem diga que Riqueza atrai Riqueza. Se tal for verdade, provavelmente Pobreza também deve atrair Pobreza. Mas não nos deixemos abater pelo infortúnio e acreditemos no bem que pode acontecer. Ficar de braços cruzados, encostados ao "muro das lamentações, é que nada traz. Isto é um facto.
Mantenho a minha promessa de solidariedade, por isso DESEJEM-ME SORTE !!!".

Pois é com as mesmas convicções, que me desloquei, hoje, apoiado na minha muleta, à livraria mais próxima , na esperança de que possa vir a ser o único contemplado com os números vitoriosos, que viriam  contribuir, disciplinadamente, por todos aqueles que se me dirigissem, nem que fosse para me pedirem   uma simples côdea de pão...

Os novos  números estão à vista, pois  a bolsa não deu  para mais...


Tá?!...

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Eu, Conflituoso ?... NÃO !...Reaccionário ?..SIM ! (no bom sentido)....

Produziu-me um imenso saudosismo, o desfolhar da primeira página do jornal local "O Olhanene", porque,  logo no topo, lê-se "Com a freguesia de Olhão em passeio pelo barlavento algarvio", o que me fez  lembrar tempos, não mui distantes, em que, acompanhado com a minha saudosa Esposa, nos deleitámos com iguais passeatas por esse  deslumbrante Algarve fora,  mas noutras circunstâncias.
Relata o referido jornal, que, a convite da Freguesia de Olhão, de que é  Presidente a Dra. Gracinda Rendeiro, acompanhou , um Grupo Sénior num magnífico passeio ao barlavento Algarvio. A primeira paragem efectuou-se na "Fontes de Estombar",  magnifico local de lazer, tal como Portimão, Praia da Rocha (famosa), regressando pela antiga capital do Algarve, Silves, e, de novo, paragem final ... Olhão da Restauração.
O passeio teve, segundo diz o jornal, como finalidade, encerrar o ano lectivo da Universidade Sénior, em Olhão.

Recordo, com extrema saudade, que semelhante passeio, me fora proporcionado, há uns anos atrás, por uma outra vizinha Freguesia, que igualmente visitara extasiantes e deslumbrantes espectáculos coloridos,  com exibições de corpulentos animais e lindas aves do complexo marítimo.
Tive oportunidades, talvez únicas na vida,  de poder  ter  filmado  imagens de sonho, no passeio que fizera acompanhado com minha Mulher.

Infelizmente, não estou  incorporado  neste Grupo  que a foto anexa, não por que tenha tido qualquer "desavença", até porque tenho o maior respeito e elevada consideração pela Senhora Presidente, e grande estima e afecto pelos respeitáveis ex-Colegas Séniors, mas tão somente, por um principio de Dignidade e Honra, que assumi, em dada altura, numa aula, quebrar a minha futura presença, no curso, daí em diante, por ter sido ofendido e ultrajado, por parte de um Professor, quando pretendi demonstrar certo paralelismo patriótico cometido por um Oficial Português, que em Angola se mostrara atraiçoado e por dignidade e patriotismo imolou-se num barril de pólvora - General Silva Porto - ao invés  de alguém, português, que afirmam ter espezinhado, no estrangeiro, a própria bandeira da sua Pátria... Portugal. O General morreu enrolado na Bandeira de Portugal.




 Tá?!...

Fraternidade falhada ...

Vi escarrapachado no éter televisivo algumas notícias de certa forma contraditórias,  mas que, se pensarmos bem,  reflectem  a realidade de uma vida frequentemente injusta.

O emir  máximo dos Emirados Árabes Unidos decidiu adquirir um  barquinho para ir passear com a Família. O brinquedo tem 180 metros de comprimento,  um ginásio, várias piscinas e até um sistema de defesa anti-missil, não vá alguém querer estragar o passeio. O Azzam,  assim se chama o barquito, ultrapassa em  18 metros o comprimento da canoa do presidente do clube de futebol Chelsea, o russo Abramovich,  cujo  Eclipse é agora colocado em segundo plano. Custo da brincadeira: 450 milhões de Euros.


Dizem-me que anda aí um rapaz brasileiro com pai português a gastar rios de dinheiro  em festas de aniversário,  a convidar artistas estrangeiros, num corropio de notícias sensacionalistas que inundam as páginas das notícias e jornais da especialidade. Parece que se chama Lorenzo  e que a família, riquíssima,  lhe sustenta as excentricidades. O dinheiro é dele mas não deixa de impressionar pela futilidade face às carências de quem está à volta.


Entretanto uma Senhora enfermeira,  de 51anos,  que estava sossegadamente  no quintal de sua casa foi atropelada por um veículo militar que ficou sem travões,  quase seguramente por deficiente manutenção dos mesmos. Tal acontece num País em crise permanente apenas porque não  havia 200 ou 300 Euros para colocar um novo conjunto de travões num veículo já de si envelhecido. Diria que bastaria ao jovem acima abdicar de uma das suas garrafas de champanhe para que se procedesse à reparação e a desgraça não tivesse ocorrido.

Recordam-se,  queridos Leitores, do meu projecto que visava promover ajuda a quem dela necessite. Refiro-me à minha candidatura a Euro-milionário. É com pesar que informo  que tal procedimento não  trouxe  quaisquer resultados.  Os números sonhados não corresponderam aos realizados. Nada de prémios, portanto. Parece que ninguém acertou, por isso há que voltar a tentar  nova sorte grande.



Há  quem diga que Riqueza atrai Riqueza. Se tal for verdade,  provavelmente  Pobreza também deve atrair Pobreza. Mas  não nos deixemos abater pelo infortúnio  e acreditemos no bem que pode acontecer. Ficar de braços cruzados,  encostados ao "muro das lamentações", é que nada traz. Isto é um facto.

Mantenho a minha promessa de solidariedade, por isso DESEJEM-ME  SORTE !!!!


Tá?! ...

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Visões eufóricas...

Peço me perdoem a insistência neste tema, mas as estranhas coincidências conduziram-me, novamente  à giria  popular "De boa árvore, bons frutos "..

Esta manhã, de Agosto, ainda o Sol tinha acabado de ultrapassar o parapeito do horizonte, ao levar o meu cãozito, e fiel companheiro, a dar o seu passeiosito regando, alçando a perna, os pneus de automóveis estacionados junto à porta  de entrada de uma livraria, fui surpreendido com a extensa "bicha" que já  se ia formando  para a aquisição de bilhetes para o próximo sorteio do euro milhões.

E, no mesmo instante, veio à  minha memória, que na véspera, fizera uma programação. "bloguista", que assentava exactamente em esperanças que resultam de números premiados em sorteios de lotarias.

E. digo a mim mesmo... porque não aderir, com o mesmo sentido à bicha que continuava a crescer?

Resultado:

Não foi a ambição do ouro - foi a procura de uma noção perdida de solidariedade, para com os que trabalham nas mais duras condições, mas poucos têm a sorte de encontrar remunerações que se possam igualar ao valor equivalente quando se encontram pepitas em ouro, como as que se vêem na foto.

Os 2 euros aplicados para cobertura dos números apontados, se vierem a ser  premiados com um Primeiro  Prémio (único) representarão o sentido que pretendi exprimir acima, em que, até ao centavo, tudo irá para  as mãos dos pobres mais necessitados...

Boa sorte..


Tá?!...                                                                                                          

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Que desilusão...

Ultima hora !

Que desilusão !!!

Acabam de me anunciar,  um adversário poderoso, e ultra-milionário, que me desiluda acerca da fantasia   que eu incentivava  no meu blog, recente, pois, da algibeira dele, dispensou já uns bons milhares de Euros, para cobrir os mesmos números demonstrados no meu dito blog.

Que inveja....

Lá se foram as ricas ideias  de querer, que os meus "Compatriotas" viessem a beneficiar, conjuntamente, com o alvejado primeiro prémio , dos festejos que se preparavam resultante da chuva de estrelas, em Euros, que no carrinho ja se vinha aproximando da gente... (sonhos não custam dinheiro)...

Paciência ... fica pra próxima...



Ah ! se o sonho virasse realidade...

Há fantasias que, em sonhos, acabam por nos dar cabo da cabeça ...

... Na noite que passou (18 de Agosto de2013) ... " I have a dream"... (desculpem o pleonasmo!), ao acordar de um místico sonho, calculem só para o que me deu - procurar um boletim dos jogos da Santa Casa, euro milhões, e preenchê-lo de haroinia com os números que ainda bailavam  no meu  cansadíssimo cérebro.

E, enquanto o tempo não aquecia demasiado, pois a minha débil saúde não permite  que faça deslocações à rua, depois do termómetro atingir os 20 graus centígrados, desloquei-me à  papelaria mais próxima, e, como a "massaroca não abunda", bastou  uma  notinha de 5 Euros para cobrir o valor solicitado, pela  distinta Empregada, ao balcão.

E se viesse, mesmo assim, a sair o primeiro prémio ? Que faria ?

Para já, seria na  Família que, em primeiro lugar, viria  a pensar... .

Com tanta abundância de dinheiro, e como nunca fui egoísta, e sempre me remediei com o produto do meu próprio e honesto trabalho, não era agora, aos 86 anos que me iria meter em "cavalarias altas", pois o coração, ao fim do 5º ou 6º  "whisky",  daria de vez o seu último suspiro... não acham ?

Pensaria em como compartilhar a fortuna, proporcionalmente, com todos aqueles a quem a vida não tem sido um mar de rosas. As crianças necessitadas do que é normal nas suas idades, contariam com a ajuda deste Velhote, que também teve a felicidade de coabitar, com Amor e Paz, o que há de mais encantador no mundo - O EXEMPLAR  MEIO FAMILIAR !

Toda a criança, que comprovasse ser necessitada, que no periodo de Natal me batesse à porta (caso ainda estivesse  vivo) receberia uma linda prenda que satisfizesse os seus dourados  sonhos 

E... ajudaria, solidariamente, num  projecto, a todos os níveis, que tivesse como objectivo principal,  edificações adequadas que permitissem  algum consolo e conforto aos que, acamados, aguardam a visita  dos Anjos que os transportarão até junto de Deus, no Céu...

Será que este simples "papel" poderá vir (ocasionalmente) a satisfazer tal dourado sonho ???!!!...



 A ver, vamos...
 
Tá?!...

Reformas douradas

Na última edição do "Jornal Sénior" é apresentado um artigo que faz referência  aos cortes (mais cortes...) nas pensões e reformas acima dos 600 Euros.  Como se 600 Euros fosse alguma fortuna, o Governo parece pretender efectuar um corte  RETROACTIVO  que pode ir até aos 10%.

Entretanto há Senhores que auferem  sozinhos mais de dois milhões de Euros anuais, na sua reforma  não de ouro,  mas da mais pura platina. Há  ainda outros que, a despeito de invocarem equidade quando chumbam Leis do Governo,  parecem não conseguir ver o próprio umbigo e serem,  por isso, incapazes de assumir a inequidade da sua situação. Refiro-me aos Juízes do Tribunal Constitucional que, ao fim de apenas 10 anos de serviço se podem reformar.  É o caso da Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves,  que se reformou com apenas 42 anos, auferindo por uma vida de trabalho árduo a módica  quantia de sete mil euros mensais.

Outros há em situação idêntica (ex-políticos, políticos no activo, Doutores e Engenheiros da nossa Praça), não vou dar mais exemplos, pois correria o risco de passar  o resto da semana em tal trabalho.  Sem  questionar a legalidade de tais benesses, tal é, do  ponto de vista ético, altamente condenável, ainda  para mais quando somos inundados quase diariamente com noticias de mais cortes, de mais austeridade, enfim, de mais pedidos de sacrifícios por parte do Governo relativamente ao chamado "cidadão comum". Seria de bom tom  estas pessoas assumirem a injustiça dos seus privilégios e deles abdicarem de livre vontade, sendo assim coerentes relativamente às posições que assumem publicamente quando de outros se trata.

O que sentirá, dia após dia, um Reformado, (com 86 anos de idade),  como eu,  que após uma vida de trabalho árduo e honesto, tendo colaborado activamente na fundação de um Banco (Banco Totta-Standard de Angola), ex-candidato a deputado a Assembleia  da Republica Portuguesa e contribuído para o bem-estar económico e financeiro, documentalmente comprovado,  se vê  a receber uma Reforma mínima  do sector bancário  (equivalente a aprendiz da Banca, nível de admissão ao serviço) e obrigado a abdicar de parte desse pouco, enquanto quem pede tais sacrifícios não parece nada disposto a fazê-los e abdicar de benefícios sem sentido ?!...

Tá?!

domingo, 18 de agosto de 2013

Jornalismos...


Publica o "Jornal Sénior", na emissão nº 08, de 14 de Agosto de 201, (V. composição fotocopiada) uma entrevista a uma competente Jornalista, Maria Antónia Palla, que muito apreciei, em  que na primeira página se pode ler, no canto inferior esquerdo, o seguinte:

"Entrevista
Maria Antónia Palla...
...É, aos 80 anos, uma mulher de vida cheia "

Foi este  titulo , impresso em letras recheadas, que me chamou mais à sua  atenção, me levou à sua  atenta leitura :
"São os amigos e as causas aquilo que perdura"

Esta prosa vem, curiosamente a prepositivo de um blog que recentemente publiquei, no qual afirmava  que "O pior inimigo é um falso amigo...".

 Com a devida vénia e respeito,  transcrevo o texto  que finaliza o artigo, a que se reporta esta entrevista,  impresso na página nº 12, do referido jornal.

..."Do tanto que tem vivido, o que quer aqui festejar ? 
MAP- O 25 de Abril foi um grande acontecimento na minha vida. E  com ele aconteceu o meu terceiro  casamento, que dura até hoje. São 40 anos."

Emocionaram-me as palavras finais, em resposta ao entrevistador, pronunciadas pela ilustre Jornalista. O seu último casamento já tem 40 anos. Oxalá , seja feliz,  por muitos mais anos..

O meu, ao fim de sessenta anos, quebrou. A saudosa Esposa cumpriu o seu solene compromisso de
juramento de amar, respeitar, por toda a vida "até que a morte nos separasse".... e separou-nos, mesmo, ao fim de 60  anos de um  feliz  casamento... celebrado em Luanda (Angola) na Igreja de  Nossa Senhora do Carmo...


ATÉ  SEMPRE...

 Tá?!...

Ansiedades....

Hoje, Domingo, 18 de Agosto de 2013, logo às primeiras horas da manhã, enquanto aquecia o chá e fazia as torradas  para o "matabicho", liguei a televisão e... o que vi de imediato: esta impressionante  noticia: 

Fui então, de seguida, para o computador, na esperança de colher mais pormenores sobre esta fatalidade, e, na busca de obter mais noticias acerca disto, abrir o programa de informações, que me facultariam mais pormenores, quando em vez disso, logo por azar,  me surge, de imediato, este impressionante panorama televisivo: 
                                   

Sem menosprezar o noticiário futebolístico, calculem os prezados Leitores, como fiquei, no momento,  "desiludido" e "inquieto" face aos resultados com que fui confrontado, quando procurava mais pormenores do acidente, que matou viajantes que iam dentro de um automóvel. A ansiedade de busca de mais noticias  rápidas, era tal, na medida em que,  neste período de férias, tinha  familiares, estudantes,  também, há pouco tempo, em viagem,  pelo País.

Lamentando, porém, o sucedido, que ceifou várias inocentes vidas, dou-me por muito feliz, por, ter tido a noticia, mais tarde, que os "meus" estavam  todos bem de saúde - Graças a Deus !..

Reparem, só, nas assustadoras coincidências, fotográficas ocorridas, enquanto se pretendia busca  rápida  de mais pormenores  sobre o acidente.
  .
Confortam-me, sempre, Familiares e Amigos, com este conselho "TENHA  CALMA..."

... Como se a "calma"  desaparecesse  facilmente, tal como a sede se vai embora quando, para isso,   ingerimos  penas  um simples copo de água !...

Fala-vos um  Velhote, de 86 anos de idade, que já assistiu ao desenrolarde guerras fratricidas e mundiais. E salve-se quem puder...

Calma !
Tá?!...

sábado, 17 de agosto de 2013

Afinal, para quê ?!...

A pergunta parece extemporânea, mas tem um sentido prático...




Estas duas fotografia , retratam  álbuns onde permanecem  outras tantas fotos,(talvez mais de um milhar), que são  reflexos incidentes de actos e acções exibidos, em tempos muito distantes,  por Gente muito querida, cujas poses relembram momentos muito felizes, e, em certas circunstâncias, menos felizes.





Casos há que nalgumas fotos, já bolorentas, devido aos  número de anos então decorridos (nalguns casos mais de cem) ressalta-nos um sentimento de saudade, pelo amor e dedicação que tais Queridos, e Queridas, dispensaram, enquanto existentes à superfície da Terra.




Já se contam pelos dedos das mãos, os que, no seu íntimo, dão real sensibilidade, e valor, quando perante   imagens que lhes façam relembrar velhos tempos de felicidade e amor, que jamais  retornaram.

Porém nos casos em que se está perante uma figura causando sentimentos por falecimento de Alguém,  muito querido, que já tenha partido para o Céu , as reacções, nesse caso,  são de total  foro intimo, e muito pessoal.

No  trabalho, exposto, são repassadas  fotografias de excelente qualidade original, e como acima  afirmo, outras, então, dada a sua longevidade, colhem e sofrem de algumas deficiências.

O mérito está na forma como os Leitores aceitam, de boa fé,  tais dificuldades relativas à captação e  reconhecimento das intransigências sofridas pelo uso dos antiquados materiais apoiantes.

Quem observa uma foto em que a sua imagem surge ainda com a chupeta ao canto da boquinha, e agora, só de bengala é que consegue movimentar-se, devido a idade muito avançada,até sorri... de troça !

Numa  paisagem, em que marido e mulher, juntos, à mesa num jardim, regado com champanhe,  celebravam, jovial e alegremente, o aniveráario de um deles, agora, motivado por um  agreste divórcio  entre  ambos, a Esposa vê, com relutância, a foto em  que a vida ainda jovem, lhe sorria,. 

Um velho irmão, perante a visão de um dos meus blogs, reconheceu o outro  irmão que dele deixara, há muitos anos de ter noticias. Belo, feliz e curioso acontecimento, este!.

Cada visitante, dos meus ligeiros e humildes  trabalhos, bloguistas, tem o seu modo próprio de apreciar e avaliar o que vê e lê... e analisar, ou comentar, o que lhe venha à cabeça .

Há um ditado que diz "uma imagem vale mais que mil palavras.".

Séniors...
Hoje em dia, as pessoas dizem já não terem a mesma paciência, que tinham,  para dedicarem uma parte do seu tempo, a olhar para "palhaçadas", nos  álbuns de Família.

Por isso, permanecem, quase que eternamente, nas prateleira dos armários onde se guardam as velhas recordações, os  ditos "Livrinhos" e... lá chegará o dia em que acabarão por apreciar tais Registos, em momento de isolamento e "clausura" impostos pelo estado de saúde a cada virtuoso Sénior...

É o Sucesso da intransigência que a própria natureza impõe aos que acabam, mais tarde, por vir a ser vitima da indiferença demonstrada quando pronunciam...o " Para quê ?" ... "Que valor tem isso ?!"
 

Ta?!...

" OS NOSSOS HERÓIS "...

Agosto de 2013. Verão quente. E com "o sol raiando entre as trevas de um claro  dia"..., o "Pessoal" que está gozando as suas justas e merecidas férias. vai-se encaminhando em direcção às belíssimas praias algarvias, "abraçadas" a esta encantadora cidade de Olhão, da Restauração, utilizando barcos da carreira e, em muitos casos, as suas  próprias e reluzentes  embarcações, accionadas por potentes motores, movidos a gasolina, e também  à vela, ao sabor dos ventos.

O vigor dos meus  activos oitenta  e seis anos de idade, não pode ir além, e exceder o manejo das teclas que movimentam o velho computador, posto à minha disposição,  para "manobrar simples  blogs" informáticos.Os  86 anos de idade, vividos sempre com dignidade,  chegam ao ponto de nos tornarmos  "cativos"  de uma clausura que impede confrontar-nos com temperaturas altas, constantes no periodo do verão. E ficamos em casa aguardando que os ponteiros do termómetro não  ultrapassem os vinte graus centigrados.

Olhão, terra de Boa Gente trabalhadora, activa, em que os Pescadores contribuem, nas sua faina, a dar vida, com o seu belíssimo pescado, no engrandecimento e progresso na actividade turistica.


Também existem heróis, mesmo em humildes localidades, cujas façanhas passam, por vezes, despercebidas. A que vou relatar, porém, teve um impulso universal, pela sua  incredualidade, e, enquanto me foi possível, desloquei-me em tempos, para  dialogar  pessoalmente com uma das testemunhas que protagonizou tal efeito histórico, e que dizem ser ainda a que se mantém viva.

Ja reproduzi um breve historial reportado  em livro, doméstico, sobre esta história, recorrendo a fontes que considerei credíveis, descrevendo a viagem  empreendida por José Belchior, da ilha da Culatra, até Porto Seguro, no Brasil, 51 anos decorridos desta Odisseia.

Este jovem  e grande lutador, Culatrense, numa "casca  de noz" com 6,5 mts. chamada "NATÁLIA ROSA" aventurou-se por esse Oceano Atlântico, como se de uma normal ida de Ohão à Culatra se tratasse.

Foi em 1500 Álvares Cabral numa Caravela ...
Foi em 1808 os bravos olhanenses, no caíque "Bom Sucesso" dar a noticia ao Rei D. João VI, exilado então no Brasil, da expulsão dos franceses invasores da nossa terra portuguesa.

.
Segundo os dados colhidos em fontes diversas, Belchor, com uma pequena bússola e as estrelas (01.10.58)  ali chegou ao Brasil a 01.10.1959 !


E que dizer, espantosamente, de sua Mulher Felismina Inês, que o acompanhou, já grávida, nessa gloriosa viagem ?...

Uma  empolgante aventura que, por razões de um "Amor Proibido" (que só a eles diria respeito) mereceria uma reportagem cinematográfica, que esgotaria, certamente, lotações onde fossem exibidos tais filmes...

Observem:

Manél da Bateira, entrevistado pelo Autor deste blog, lembrou-nos a epopeia marítima vivida há largos anos, nesta sua terra, Culatra, em que o seu amigo Bélchior fugiu para o Brasil,  num pequeno barco, levando consigo a amiga Felismina Inês, por razões amorosas, cujas viagem, na altura, foi manchete em toda a imprensa mundial.

Entrevista entre o autor (Armando) e o entrevistado (Mnél da Bateira)-Culatra
Fim.

Tá?!...
                                                   
Vivam Todos...