segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Quando a memória é curta...

Prestes a festejarmos o ultimo dia do ano de  2013, que a uns  trouxe uma bandeja de felizes acontecimentos, e  a outros, este sagrado final,  a quem  eu, respeitosamente,  colocaria um lindo  ramo de flores,  em sua homenagem:


Obras do género  a seguir, enchem-me as medidas de emoção, porquanto, grande parte dos  relatos que  estão  impressos,  ocorreram em épocas em que eu lutava pela  vida, e, em certas passagens historiadas, à excepção do uso das boinas militares  e das  metralhadoras,  participei em muitíssimos  actos civis e construtivos na edificação  progressiva ,  da Terra onde nasci,  ( e descritos   nestes volumes) - Angola..



Ao longo da leitura deste volume,  a que me vou dedicando  na medidas  em que as minhas condições físicas, e visuais,  permitem,  há trechos que me  emocionam bastante,  por me recordarem  certas passagens,  em  que tive o ensejo de assistir e  de ter sido, até,  um dos  protagonistas. Assim, com o devido respeito, vou  tentar fazer de minhas,  algumas  palavras contidas, subscritas   pelo autor  da  obra em questão, copiando, integralmente, o  seguinte texto;

" Na economia deste trabalho dei maior relevo  às versões e experiências dos militares, os protagonistas por excelência da guerra, os homens e mulheres que nas selvas de África cumpriram o seu dever e arriscaram a sua vida. Entre 1961 e 1974, as Forças Armadas portuguesas desempenharam em África  uma missão nacional que lhes foi atribuida pelo poder político, e que a generalidade dos militares soube assumir com inteireza. Muitos milhares de expedicionários testaram  em combate os limites humanos da de vocação, do espírito  de solidariedade e, também, da fé na  estratégia e nas directivas dos  políticos sediados em Lisboa."

Não nos esqueçamos, porém, da  ditosa  população que erigiu, no passado,  um Pais, que, presentemente,   hasteia uma nova bandeira,  que não a Portuguesa, de Camões:

                      "AQUELES QUE POR OBRAS VALEROSAS, 
                       SE VÃO DA LEI DA MORTE LIBERTANDO..
                                                       (Luís de Camões-Lusíadas)
.
Militares portugueses marchando após desembarque do navio Niassa, em Luanda

:
Ainda se lembram ?

                                                                       Como o tempo voa..voa ...
Tá?!...


Criticas desmerecidas...

 Não se pretende com isto, dizer que haja  desmerecimento  do   noticiário a  que  o jornalismo dá preferência , de capa,  ao que se passou no dia de ontem, 30 de Dezembro de 2013 . Nem tampouco,  pretender  desvalorizar, o grande mérito e esforço que os profissionais da classe jornalística imprime aos seus  trabalhos,  por vezes, até com um  esforço dinâmico,  que pode ir até a extinção da sua própria vida. Valorizo o  produto da recolha das suas intervenções, pois,  em tempos que  já lá vão,  fiz parte do  quadro de pessoal  integrado  numa empresa , em Angola (Luanda) , já extinta,   proprietária  do jornal " O Comércio"..-

Tenho uma idade, em que,  a partir do " aparecimento" dos meus  primeiros dentinhos ,  comecei a sentir o puro  reflexo da acção  do crescimento do Género humano,  numa   expectativa  de,  até  ao  presente momento, vir a sofrer as consequências do que  venha  a  resultar  do desmoronamento das "forças"  em   que o tempo  ditará à  "foice"...  para me vir colher !  Mas, entretanto, ainda  me resta uma  veia, que me capacita  tecer alguns comentários, talvez resultantes do cansaço da vida,   e do modo de ver as coisas - à antiga - nesta avançada idade, em que os próprios cabelos brancos, se degladiam.

Vivo bem perto, de uma  reconhecida Instituição de Caridade, Cruz Vermelha Portuguesa , em cujo Núcleo Infantil ,  muitos Pais entregam  os seus filhotes aos seus  cuidados de tratamento,  a cargo do digno Pessoal,  que ali, honradamente,  trabalha.


Há mais de um ano, atrás,  por me parecer indignas e extemporâneas  as inscrições nos muros que separam as vivendas, no conjunto, fiz notar,  perante  várias fontes, que,  seria. recomendável, de imediato,  mandar apagar tais insidiosas inscrições, na medida, em que muita Juventude frequenta   campos de distração, a poucos metros de distancia.

Estamos no penúltimo dia do ano de 2013.... e o espectáculo permanece na mesma...












Será que, nos tempos modernos,  se sobrepõe e dá-se  maior  valia a  isto ?....

      ...Chega  a ser enjoativo e... cansativo... Ronaldo , mais Ronaldo e só Ronaldo  é que interessa  !!!.....

Tá?!... .

sábado, 28 de dezembro de 2013

Vivência angolana...

                                  Obras literárias de autoria do escritor José Freire Antunes.

Com todo o respeito e devida vénia, extracto parcial  inserido na obra literária acima
                                                                **************

Como  prenda de Natal, no presente ano de 2013, minha encantadora Filha,   Mãe de três lindas  minhas netinhas, (  que, felizmente, e Graças a Deus,   me  saíram na rifa ) - ,  ofereceu-me esta colecção de livros, por saber que sou um apaixonado, permanente,  por quaisquer  obras que se relacionem  com a terra onde nasci, tal como Ela, em Luanda (Angola).

Obra surpreendente, onde a Voz e a Escrita dos Protagonistas da Guerra em Angola, relatam , com emoção e dureza ,  desde os actos de carnificina  e de crueldade praticados  ( de todos já conhecidos)que ejectaram o inicio da Guerra, na então maior "Província  Ultramarina Portuguesa" em Africa ... a grande e rica ANGOLA.

Integram estas excelentes obras, por exemplo,  fotos da chegada do primeiros soldados a Luanda (1961),  a que eu assisti, bem como o embarque de tropas no navio "Niassa" com destino ao porto de Luanda, em 1961,   o regresso do navio "Santa Maria", no cais de  Alcantara, em 16 de Fevereiro de 1961,  o caso de Nambuangongo,  como relato de muitos  dados historicos, que culminaram com a independência, daquele território africano,   como todo o Mundo sabe, a 10 de Novembro de 1975, depois de 500 anos de presença dos "valerosos" ( termo de Camões, nos Lusíadas)  PORTUGUESES.

Sempre me contaram, que a luz eléctrica que nos ilumina ,  a Todos, independente da coloração da nossa pele, ou credo,  . é constituída  por  fases,  positiva e negativa, pelo que, se não fosse isso, nunca teríamos LUZ.

Mas, não nos esqueçamos que  basta surgir  um  rápido "Curto Circuito" para que fiquemos, de imediato,  privados desse bem Eléctrico. !!!...

Há episódios nesta obra que relatam actos praticados  por terroristas ,  com  muita crueldade. e, inversamente, também  contem episódios de condução da  administração governativa e de grande  e elevada heroicidade de patriotismo,  por parte de Altas Figuras Militares, Marítimas e Civis, em todo o Processo.

Só que, na perspectiva de muitos  honrados cidadãos,  houve quem  se sentisse vitimas de  um "curto circuito"  qualquer, que conduziu  Angola  à  hediondo  "  exemplar descolonização".!

Tá?!.....

Brincadeira de bom gosto- final do ano 2013.

Escultura em madeira de origem  africana, da Imagem de Jesus Cristo.
Esta imagem ,  trabalhada em madeira especial de origem Angolana , oferecida  por Gente Amiga ,  há muitos anos,  à minha saudosa Esposa,  (que Deus  acolhera  à  sua Divina Presença) ,  era  por Ela  muito estimada, porque sentia  nisso  o  simbolismo do bem e do afecto amoroso,  que dispensava  a  Todos  com quem convivia.

Respeitando  o  sentimento de bondade e carinho  que sempre  manteve,  e sobretudo ,  sobrepondo a firme vontade de  ajudar e acarinhar os inválidos,  e  em especial  sempre que se tratasse de criancinhas, estava sempre pronta para   lhes facultar  o seu manto  de caridade,   afim de  os  proteger, ideologicamente,  de todas as maliciosas  actuações , que pudessem estar sujeitos, no  futuro..

E, nesse sentido,  lembrei-me, em sua  breve  e espontânea homenagem,   praticar uma  inocente   brincadeira,  (não de mau gosto), mas , no sentido de...suavizar   um pouco, a solidão e o vazio temperamental ,  motivado   por  recente viuvez.,   arquitectar   , " filosoficamente" , o seguinte:-

                                        Palpites  para  o próximo sorteio do " Euro-Milhões"......


 Este foi um presságio  que,  à ultima  hora,   assumiu  a minha  pobre  mioleira, integrando-me  no hipotético  Grupo dos que alimentam a esperança de um dia poderem vir a ser  acidentalmente ...         Milionários.de Ocasião ...

" I had a dream..." -  Eu também sonho,  como qualquer  inocente "Pobretanas".. ou então .. "Famoso" !..

E aqui estão  alguns  palpites,  que gostaria  que viessem  a ser premiados, na altura da extracção, que julgo ser no  ultimo dia do corrente ano de 2013..

Mas,... uma  promessa.

 Se vier a ser contemplado com  um   prémio  " valeroso" , ( termo de Camões) ,   cujos   reflexos   permitam, pelo menos,   um  montante  suficiente que cubra  e  satisfaça  a  liquidação de  Impostos que estejam   por emergir , bem como os encargos provenientes do estado de saúde, de que tenho  vindo a ser vitima, não me esquecerei, como era hábito da minha Saudosa Esposa, das criancinhas mais próximas,  carentes,  a quem o Pai Natal não teve tempo de lhes  pôr  no sapatinho, uma simples  prendinha.,de lhes   ofertar, nem que seja, uma bonita  e  boa bola de futebol... para  que possam   concorrer   às próximas Olimpíadas !.. ( Que graça  tão infantil e ingénua ! )...Mas no melhor sentido de Ajuda a pobres carentes de AMIZADE  FRATERNAL...

Aguardemos, com Fé, Esperança e Caridade!...

                   
                             FORA COM AS GUERRAS ...

Tá?!.





sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ponto...ponto. traço...


José Duarte - Angola.

Esta foi a  ultima  fotografia   que recebi do meu saudoso Irmão, José Duarte ( o  Zé Bate), tirada no miradouro da Lua,  em Luanda (Angola), há já bastante tempo..

Acompanhei  mentalmente, ontem  26 de Dezembro de 2013,  mesmo a uma distancia  que divide  os dois  continentes, -  África e Europa -   o seu cortejo fúnebre,  que se realizou em Luanda, pois  Deus chamara-o à Sua Divina Presença,  nesta época natalícia.

Iniciei o presente blog com a projecção. de caracteres,  que passo a explicar, e que muito agradeço   ao proprietário da empresa  ELECTRO MARTINS,  de Luís S.C. Martins, Olhão, a quem agradeço ter-me facultado a seguinte fonte de esclarecimentos, que passo a  reproduzir:-: 
  
 "...Samuel Finley Morse foi o inventor do  Código que ainda hoje tem o seu nome, Morse.
O Código Morse representa os caracteres através de "pontos e traços" correspondendo estes a impulsos eléctricos e resultando daí sinais acústicos ou luminosos de uma certa duração Assim, e tomando o ponto como unidade, este tem a duração de cerca de 1/25 seg. sendo um traço idêntico a 3 pontos. Tem ainda algumas regras de escrita, conforme mencionado no documento inicial.

Telegrafo

Ora, a relação que pretendo daqui extrair, é a seguinte :

O Código Morse como muitas invenções teve grande desenvolvimento durante as guerras entre as quais, a Guerra Civil Americana, onde finalmente se desenvolveram técnicas utilizadas por jornalistas como comunicação, e noutras Guerras, mais recentes, e vai tendo tendencia a desaparecer devido às novas tecnologias.

Tanto o  meu saudoso  Pai, Domingos José Baptista, bem como  seu Filho,   meu querido Irmão, José Duarte, infelizmente ambos nas mãos Sagradas de Deus, no Céu,  trabalharam durante toda a sua vida,
na actividade radiotelegrafista,  abrangendo o mister que conseguia pôr em comunicação dispersas Estações Terrestres,  e Navais,  pois ,  naqueles tempos, era  o único meio possível  em  comunicar,  entre si,   tudo o que ia acontecendo neste globo terrestre. Não havia televisões e os meios de comunicação não eram tão rápidos  como os de agora.

Lembro-me, que Ambos, naquelas  distantes datas , chegaram a passar noites inteiras  junto  dos  delicados aparelhos   telégrafos/ transmissores, pois  "desbobinavam"  situações de emergências , de socorro a vitimas, prestando ajuda "humana" a todos os " naufragos"   terrestres ou marítimos.

Eu próprio cheguei a aprender a usar o  "Banzer" (salvo erro) que era o instrumento que emitia os sinais Morse,  impulsionado para cima e para baixo  os orifícios de contacto  e  que aos meus  ouvidos chegava  som  semelhante  aos  que  o Titanic emitiu quando pedia Socorro...

Mas, o meu computador, via Net,  facilita-me,  agora, ( produto da avançada tecnologia)  enviar-vos, com rapidez,  estas  "letrinhas"  calcando simplesmente  as teclas do. massacrado  A..B..C..D...E.. com  o toque .dos meus velhos e trémulos  dedinhos.
.
                       O meu saudoso irmão José Duarte ( Zé Bate) com a esposa  Nini-  Tá?!....


                                                   DESCANSE EM PAZ

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Felicidades efémeras...

Capa do meu blog de 16/12/2013.
Sob o titulo " Que Nossa Senhora os possa Velar...",foi assim que publiquei o  meu " blog do dia",  em que inclui uma  significativa foto da imagem de Nossa Senhora de Fátima.  Sempre fui crente que, face aos  horríveis acontecimentos do "engulamento"   que  uma   gigantesca onda do mar    arrastou, para a morte, inocentes jovens Estudantes,  que  se encontravam em "gozo de férias", a minha angustia foi, em certa medida,  abrandada, pois, acabo de ler, nos jornais diários ,  o seguinte:

À procura dos corpos, no mar...

Ondas gigantes avançam velozmente...



Já  foram encontrados, segundo se anuncia,  todos os corpos dos Jovens Estudantes desaparecidos no mar.

Acabo de  ter  confirmação , que todas a Raparigas , desaparecidas, já foram recolhidas do tenebroso mar e identificadas, apenas faltando  o ressurgimento somente   de uma das  vitimas de tão infausto acontecimento,  em   época  próxima dos festejos natalícios, do corrente ano., 2013.

(Nota- posteriormente a este trecho acima, divulgou-se a noticia de ja ter sido encontrado o ultimo corpo que estava  faltando).

Há coincidências  que acontecem  na vida , que considero, em certa medida,  inexplicáveis...

Se bem que, nem sequer conhecia  os Estudantes que pereceram em  semelhante tragédia,  não deixei de, por Eles, pensar na Virgem Santíssima, para  por Eles Velar., como, certamente, o mesmo teriam  pensado e sofrido ,  todas Aquelas  Pessoas  que acompanharam  tão infausto acontecimento.

                                                          *******************

Não muito distante da  hora   em que  estou  alinhavando este breve trecho,  um outro "desmoronamento mental" associou-se à  minha pobre e  cansada mente... É que, neste momento, deve estar a ser acompanhado até à sepultura,  o corpo do meu ditoso  Irmão, José Duarte  Carmo Ferreira Baptista,  falecido em Luanda,  com quem sempre convivi, e que, a "exemplar descolonização" conseguiu separar-nos   nos  meios hemisféricos.   Foi sempre  um exemplar.  Trabalhador,   reconhecido pela própria Empresa,  onde sempre dedicou os seus  delicados esforços laborais. -  "Rádio Marcony".

 Paz a Todos que pereceram  momentos antes do ano que se aproxima - o  2014....



José Duarte (Zé Bate)-Luanda ( a ultima foto aqui recebida)
A Nossa Senhora:  no momento  em que, a uma distância  que o Oceano Atlântico nos separa,  penso que  o meu  saudoso Irmão,  Zé Bate,  vai  a caminho do seu ultimo "esconderijo"  na   Terra, dirijo-me à SANTÍSSIMA VIRGEM, NOSSA SENHORA, para que no seu próximo " lugar", descanse em Paz e que Deus lhe dê " Divino Conforto", de  que é  tanto  merecedor...

Tá?!...




segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Adeus...




Fotografados em Cabinda.  Há 82 anos.. Eu, o mais "velhinho", de calções escuros,  e o meu querido Irmão, José Duarte ( mais conhecido por Zé Bate ), de cabelinhos doirados, com  olhar espantado,  de calções claros.  olhando para a  câmara, onde o Avozinho, Joaquim do Carmo Ferreira,  com a sua maquineta de fotografar, não largava os seus lindos  netinhos  para eternizar,  recordações dos tempos considerados divinais.

Hoje,  dia 23 de Dezembro- 2013, ás 19h30,   junto ao meu computador, ao dar inicio " à manivela" afim de ser  projectado ,  no "écran" o noticiário dos acontecimentos do dia,  de imediato, fico chocado e  muito fragilizado com o comunicado  que acaba  de  me ser  enviado, via e-mail:


            " O  teu irmão, Zé Bate,  acaba de falecer aqui  em Luanda.".

Ambos nascidos em Angola, sempre vivemos conjuntamente, mesmo depois de casados,  a nossa vizinhança sempre teve longa duração, até que a "exemplar descolonização" foi factor para que cada um tivesse de viver em hemisférios distanciados. Conto até uma história engraçada. Enquanto estudantes,  no Liceu, a  cada um  de nós, foi atribuído um posto hierárquico enquanto mocitários na Mocidade Portuguesa..  A ele o posto de "general" e a mim o de "soldado raso", embora a diferença de idades não fosse grande  - havia apenas 2 anos de diferença de idades...Eu o mais idoso e  ele o mai novo. O quê que sucedia, então?:
                                       Sempre que nos cruzávamos eu tinha que lhe prestar continência, pois o seu posto na "tropa" era mais elevado do que o  meu.  Ele, "general" e eu " o soldado  raso"... era giro. !!!.. Se eu não cumprisse os regulamentos ... era então   punido !

Os manos (Armando e José Duarte)
Eu, o mais velho, sem  "divisas", e o Mano Zé Bate, com  " galões"., num grupo Familiar.-Luanda. Ainda se nota no cinto o  S de Salazar...

      Com este singelo blog, pretendo prestar uma dolorosa , e instantânea homenagem, ao meu querido Irmão,  que sempre foi o meu braço direito, mesmo depois de adultos,  em tudo quanto significasse dignidade, respeito e solidariedade e amor ao próximo.   Foi um digno e respeitado funcionário operador na empresa "Marcony", onde  foi sempre muito estimado,  tanto pela Direcção como  pelos Colegas, que muito o  estimavam.

    Parece "surreal" esta minha decisão  de elaborar o presente. blog, mas ,  o que mais me impressiona, é que o faço quase no mesmo  instante em que tomei   conhecimento da sua partida para o Céu, junto de Deus.. As nossas distancias geográficas, residenciais,  no momento, são Europa/África.
         
    O Zé Bate ( à esquerda) e o Mandinho (à direita)- já matulões...
                                                   
                         DESCANSA  EM PAZ.                                                  
    Tá?!...

    domingo, 22 de dezembro de 2013

    Grandes comandos aéreos...




    No canto superior direito  da capa do jornal "Correio da Manhã", de Domingo 22 de Dezembro de 2013,  lê-se o seguinte: " Moçambique Piloto da LAM  atirou avião ao solo com  intenção".  Nas paginas interiores, vem então  relatados os acontecimentos ocorridos com a tragédia que vitimou todos os passageiros que seguiam a bordo de um avião,  de Lourenço Marques (Moçambique) com destino   a Angola (Luanda).

    Vem relatado que o piloto-comandante da aeronave,  ao que parece,  praticou um autentico acto  suicida , levando para a morte,  todos  os seus passageiros. O que lhe teria passado pela cabeça, para executar tão "estranha" e cruel decisão, quando a sua obrigação, era, ao invés de dar cabo de muita gente em simultâneo, conduzir todos  os passageiros com inteira  segurança, responsabilidade e conforto, até aos seus destinos ?

    Este caso, faz-me afluir, uma situação, que, em tempos que já lá vão,  se passou comigo, em  que, as decisões assumidas pelo comando do aparelho,  em que eu viajava,  ao contrário,  preservaram   e defenderam  as  boas condições de voo e total segurança , de molde a  evitar-se  qualquer acidente que pudesse vir a surgir, perante umas determinadas ordens emanadas  por parte  dos serviços   do aeroporto de Luanda.

    Vim a tomar conhecimento do que se passara, mais tarde,   por intermédio de um  familiar, que também trabalhava na TAP, e,  infelizmente,  já falecido.

    Embarquei num  grande avião,em Luanda,  com apoio de fontes medicinais, com destino a Lisboa , afim de ser submetido a tratamentos  muito especificados,  naquela cidade,   dado o avançado grau  de  estado de  saúde,   consequente de vicissitudes ligadas ao processo de descolonização, com bilhete de ida e volta.


    Fotocópia do meu Bilhete de Viagem, em avião da TAP. com ida e volta de Luanda/Lisboa/Luanda, cujo regresso a Angola não se efectuou,  devido a razões de saúde e motivações de cariz politico/administrativos..  O Bilhete está apodrecendo, quase a meio século,  no fim do baú de recordações...



    Bilhete de viagem  de regresso a Angola, nunca  utilizado


    Contou -me, o meu Familiar , com o  pedido de certa reserva-,  o que se passara a bordo do avião em que eu  viajava...o seguinte:

    ..." O piloto do  grande aparelho , no qual eu era um dos  500 passageiros,  que recebera ordens  do  aeroporto de Luanda, para, antes de aterrar em Portugal, dar meia-volta e regressar,  imediatamente, a Luanda, pois tinham ordens para recolherem um passageiro, que viajava naquele aparelho, de interesse as organizações  governativas.

    Resposta do piloto-aviador, comandante do avião:  Estamos  já a vista e bem perto do Algarve, e, se cumpríssemos as vossas ordens, íamos pôr em risco a vida de 500 passageiros que transportamos., pois o combustível   já não seria  suficiente para tal cumprimento de ordens.

    Desconfiava-se que o tal passageiro  com  quem   pretendiam "ter conversa" ... era EU !...Ufa, já lá vai quase meio século...

    E assim,   Grandes Comandantes da  AVIAÇÃO PORTUGUESA - Bem hajam...
                          
                                     E uma boa prenda na árvore de Natal....


    Dezembro - 2013.


    ..

    Tá?!...
    .





    "... e livrai-nos do mal, ... amén "...

    É nestes termos que acabo de ouvir, através da RTP, uma missa Dominical,  ao lado do meu computador, nesta  tranquila manhã de 22 de Dezembro de 2013. Fá-lo, devido a dificuldades impostas pelos organismos que comandam  o corpo humano,( motivos de saúde),  que dificultam   normais deslocações, pelo exterior, para alem das  residenciais.

    No final da Missa,  o Pároco saúda   os Fiéis Assistentes, com  a seguinte prece... " ...E livrai-nos do mal, Ámen !"..
     
     Passados longos minutos, como tem sido costume,  e porque a solidão  e isoladamente não são nada recomendáveis, sobretudo para quem a morte ceifou um "encantamento matrimonial" que durara sessenta anos, atirei-me para a  abertura do painel noticioso, que a   Internet disponibiliza aos seus utilizadores, e,... que desastrosa  noticia com a qual me confronto, e  que passo a reproduzir:



    .Por "intenção clara" do piloto, moçambicano, . que comandava  o avião que se despenhou na Namíbia no final de Novembro, precipitou "intencionalmente" o aparelho contra o solo, provocando 33 mortos.

    É o que noticia  o "panorama" acima.

    Poderá , assim, ser assustador,  subir uns degraus para  ocupar um lugar num grande avião, por aqueles sítios,  se,  previamente,  não nos compenetramos que o comandante-piloto,  não  estará  no seu perfeito juízo.?.

    Viajei muito por aquelas zonas,  em serviço profissional, no passado.  Sempre fui muito bem servido, e, inclusivamente, numa das viagens  sobre território africano, fui surpreendido com o amável serviço de uma ex-colega, agora  hospedeira,  que fora minha subordinada,  numa empresa ,  em que eu  era chefe no sector contabilístico (Pfizer), e que optara pela actividade  na Aviação Internacional, onde era muito conceituada. Já la vão decorridas várias  dezenas de anos...

    Os Comandos de aviões, navios, comboios, eléctricos,  carros de praça.,  táxis,  auto-carros, ... bicicletas , etc. etc., , que se se lembrem, sempre dos  passageiros sob a sua condução... porque deverão pugnar  por uma segurança , sob o seu comando, ,  que

                              ... nos livre, sempre,  de um mal como o sucedido na catástrofe acima referida. !!!...


                                                             A caminho da morte ...


    Tá?"



    sábado, 21 de dezembro de 2013

    21 de Dezembro - O dia solar mais curto




                                                                 
                                                                       E a noite mais longa.do ano...


    Que o sino  pendurado nesta pequenina árvore,  no topo,  junto à sagrada imagem  de  Nossa Senhora da Fátima, seja um símbolo de bom prenúncio, para  quando se ouvir o repicar  dos verdadeiros  sinos  nas  Igrejas deste nosso querido PORTUGAL, venha a  ser uma porta aberta repleta  de  uma Felicidade  franqueada  aos Homens e Mulheres de Boa Vontade...

    E aos de Má Vontade,  fervilhe  uma reviravolta nos seus cérebros, de molde a  que   motive  um "reviralho" para que  passem,  igualmente,  a  praticar  o BEM... e ponham o  Mal no caixote do lixo!...

    Nota-se um sapatinho de criança, isolado, que foi  achado numa rua de muito movimento,  que, certamente , teria  passado  despercebido aos seus Progenitores .. Ou porque os condutores dos veículos automóveis ter-se-iam desviado, a tempo, evitando o seu esmagamento,  ou, então,  acção milagrosa  salvou-o de  ser fragmentado ,  antes de ter  sido recolhido por mãos carinhosas .

    Teria o sapatinho sido exposto a esse perigo, durante  todo o dia solar  ou ao longo  do  período nocturno ? Desconhece-se.  Assim, como continua a não se saber a quem pertence tal "relíquia", nem o autor que a tenha atirado pela janela fora.

    Vamos, portanto,  dentro de horas,  tentar entrar com o pé direito ( fora a supersticiosidade) no período em que para irmos à rua, teremos que,  muitas vezes, pedir ao Senhor  Guarda Chuva que nos acompanhe, para não nos molharmos com as gotas de agua.( ou chuveiros de trovoada).

    E por referir a "trovoadas",   teremos que nos acautelar, pois tudo indica que, em breve,  sob o ponto  de vista  que regula o comando das instituições  que administram os nossos IMPOSTOS,   teremos que recorrer ao que nos esquecíamos   quando tudo  nos corria às mil maravilhas--

    QUE SÓ NOS LEMBRAMOS DE SANTA BÁRBARA... QUANDO TROVEJA ...


    Tá?!...

    sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

    "Nem Deus o afundava..."

    Todo  o Universo,  reconhece imediatamente , quando se pronunciam as palavras " Nem Deus o afunda",   do que se trata... É evidente que se está a  relacionar com  o trágico afundamento que, em 15 de Abril de 1912 ( salvo erro) vitimou muitas  pessoas , em pleno mar alto, gelado, durante  uma  noite -   pois   trata-se  do  ex- luxuoso e célebre  navio... "Titanic"..
    .

    Muitas reportagens ja foram  transmitidas sobre novas descobertas no fundo do mar  acerca deste celebre afundamento. Inclusivamente,  ja foram projectados,  em quase todos os cinemas no mundo., grandes filmes inerentes  a este fabuloso  caso
    .
    E   por conterem  espectáculos maravilhosos ,  gravações domesticas  sobre  os mesmos,  individualmente,    contam -se   aos milhares.  Volta e meia, para afugentar a solidão  e isolamento que  um  recente estado de viuvez  vem  "perturbar a mioleira" , pego numa cassete e... distraio-me, tranquilamente,  pelo menos durante  as horas de projecção do Video.

    Durante  um recente  percurso  de visualização de um  DVD que contem o registo do filme exibido há largos anos , sobre o Titanic, talvez   resultante  da idade  ja não ser a mesma, durante a projecção,  a relevância incidiu, agora em dois pontos, que só agora dou maior importância , devido ao  relevo  de cariz  moralista.

    A bordo do navio, um experimentado  tripulante, com menos condutas exemplares,  imperceptivelmente ia espiando os movimentos de  uma ricaça passageira, até que descobriu que a  mesma  tinha  escondida ,em lugar que julgava seguro, uma tiara cheia de diamantes, muito valiosos. Certo dia,  abordou um jovem passageiro, que ia a bordo,  que se enchera  de amores com uma  linda passageira, e , convidou-o a  juntar-se a ele, afim de, mais facilmente,  poder "escapar-se" com a dita tiara, quando o navio chegasse ao seu porto de destino, O ingénuo  rapaz, atemorizado,  diz ao experimentado tripulante-  se formos apanhados ? A resposta do famigerado ladrão, o dito tripulante, foi que,  como era funcionário da Companhia ha 12 anos, ninguém desconfiaria dele e as culpas recairiam  todas sobre o incauto jovem, que viria a ser castigado por um roubo que, afinal,  não fora  por ele cometido.








    Um outro caso, determinada passageira, enamorou-se, durante os primeiros dias de viagem,  por um rico negociante, que iria estabelecer-se no  próximo  porto de desembarque.. Tomou a iniciativa  de pedir ao telegrafista de bordo que emitisse um telegrama  urgente destinado, ao marido que vivia  na  terra de onde embarcara.  O texto do telegrama era avisar o marido, que lhe punha os palitos, porque se tinha enamorado com  um  príncipe, que viajava no mesmo barco, e que se ia juntar a ele, logo que desembarcasse.. Quis o destino que, por força do desastre, o telegrama não chegou a ser enviado, e, sendo uma das pessoas que se salvou, e safou-se por ter sido acolhida da bordo do "Carpatia" , o marido que nunca sonhara nem desconfiara  com o que dizia  o telegrama , esperava-a,  no cais,  abraçando-a  amorosamente, Deus escreve direito por linhas tortas.


    A Madama que enviara o telegrama (perdido)..
    .

     Daqui se depreende, que pelo facto  do empregado  náutico  ter 12 anos de serviço,   fica, automaticamente,   isento e ilibado  de que lhe chamem  "ladrão", e  as culpas acabariam   por  recair   num infeliz  e inocente  jovem trabalhador... C`est la vie!...

    Uma lição que surge  das ondas revoltas do Oceano onde repousa o  casco do "infundável"...



    Titanic ...
     E o navio foi ao fundo por terem infringido ordens do seu Comandante...
    Tá ?!...
    .


    O calendário do tempo..

    Estou dando inicio a este blog,  numa manhã em que, pelo menos,  nesta cidade de Olhão, o sol  brilhante,  ainda nos vai  consolando com uma ligeira temperatura ambiental, agradável,   anunciando, porém,  que o Outono está na sua fase final e a  aproximação do  inverno, está  patente..-  estamos, ainda,  a  20 de Dezembro, no momento em que  imprimo estas ligeiras  linhas...  Porém,  logo que o sol se esconda , no horizonte,  após  decorridas mais  algumas horas, surgirá, então...o...


     

                                   21 de Dezembro de 2013


    Segundo os dados Técnicos, transmitidos  via Internet,  este dia 21 de Dezembro,  no caso presente, é o 355º dia do ano no calendário gregoriano ( 356º em anos bissextos), faltando 10 dias para acabar o ano.

    É o dia do solstício de Dezembro, quando começa o inverno no hemisfério  norte  e o verão no hemisfério sul.

    É, portanto, o dia mais curto e a noite mais longa no hemisfério norte, que é o caso presente  ( O nosso) .

    Tenho vindo a notar, a seguinte curiosidade: - em Editoriais,  nalgumas   publicações jornalísticas,  apercebo -me  de  uma certa  coincidência,  aliás, bastante elogiosa , em que tanto Presidentes, Directores,  como Responsáveis de Órgãos Administrativos, nas suas Mensagens de  Natal  e Ano Novo, subscrevem   os seus desejos de Felicidades, quase sempre com  a  data de 21 de Dezembro de 2013.

    De um modo geral,  o desejo de Todos é que passemos um Feliz Natal e que tenhamos um "Réveillon" à altura e compatível com os  dos nossos " risonhos  sonhos"...

    Ora, sonhar é fácil e natural... mas, oxalá que, ao desfraldar do ano que se aproxima, portanto 2014,  não sejamos confrontados com novos "dissabores"  pelo  que, basta lermos os  Jornais e vermos a Televisão, diariamente,  para  pressentirmos   "desgostos"  a que   todos estamos subordinados.

    Que venha, finalmente, uma nuvem que nos torne   todos muito... FELIZES  !... e menos  " caducos" !!!....


    Tá?!...

    quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

    Quem dá aos pobres, empresta a Deus ...

    O titulo, porém, nada tem a ver, teoricamente,  com o que  vem a seguir, mas, em parte,  pelo que se assistiu através das imagens que a televisões emitiram,  dá-se  fé,  que,  das grandes multidões que acolheram os benefícios resultantes das politicas  humanas,   defendidas por Mandela,   ressaltam pessoas que vieram a ter, finalmente,  justas  reformas  benéficas ,  resultantes  da luta que este Dirigente assumiu, durante anos, em   defesa da solidariedade universal.

    Acabo de  adquirir o jornal "Brisas do Sul", editado em Olhão, Algarve, que me surpreendeu  satisfatoriamente, com a publicação de um artigo, veiculado por um dos meus blogs,  inseridos via Internet, a seguir reproduzido:


    Estive em Joanesburgo, África do Sul,   por  motivos de saúde, País a que tive de me socorrer, pois a doença que me afectara,  na altura, só naquele País iria encontrar salvação, o que, felizmente aconteceu.

    De lá, regressei de novo a Angola, terra onde nasci, já depois  de  completamente restabelecido.  Enquanto  transitava de Hospitais para Hospitais, e destes   para Centros de Recuperação,  sempre fui muito bem tratado e acolhido humanitariamente tanto por Médicos,  Enfermeiros e Pessoal qualificado.

    Pensei que por ser descendente de Europeus, portanto de tez branca,  iria ter um tratamento privilegiado em  relação  a muitos outros doentes de tez escura.,   que igualmente  sofriam de grande males ... mas, o que  notei  foi que nunca senti a  mínima  desigualdades  quanto a forma   de tratamento. Já se ia sentido o que Mandela defendia - igualdade e fraternidade.

    Deslocara-me  de Luanda com destino a Joanesburgo  a coberto de  instruções  recebidas da Direcção Geral, da entidade onde trabalhava -  Banco Totta-Standard de Angola, para efeitos de tratamentos, e, de, se precisasse, levantar em proveito próprio, os Rands que eu  entendesse -  nem um Rand levantei, sequer,  para uso pessoal !...

    Eis copia  da  carta que me acompanhou, na viagem..


    Tá...