quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Visões do passado...

Nos meus tempos  de jovem,  quando habitava a então colónia portuguesa de Angola,  onde nasci,  e mesmo depois,  tinha  como passatempo registar,  na minha velha câmara de 8mm., imagens um pouco por todo o  lado. Mais do que um  hobby,  tal actividade tornou-se mesmo um vício,  um vício saudável.

Como já terão tido a oportunidade de  ver nos trabalhos já aqui publicados,  filmava um pouco de tudo como que equipado com uma rede com a qual pescava  fragmentos do tempo,  que depois eram colocados num baú com um verdadeiro tesouro,  na forma de uma maleta replecta de bobines que se foram acumulando,  constituindo hoje um espólio  dificil de igualar,  onde estão guardadas memórias na forma de  imagem,  hoje em dia dificílmente repetiveis.

Já por diversas vezes exprimi o gosto e o prazer que me inundam quando revejo esses momentos que logo depois de acontecerem já eram passado. Quando monto o écran e a máquina de projectar,  sento-me fitando as imagens que se movimentam,  numa espécie de janela para o passado,  onde posso brincar com o tempo voltando imagens atrás, adiantando para a frente ou,  simplesmente,  parando  a imagem,  como um verdadeiro  Deus capaz de suspender o tempo.

Com o surgimento de novas tecnologias pude criar novos filmes a partir de fragmentos dos originais, reordenando o tempo,  refazendo a história. Primeiro das bobines passei o conteúdo para cassetes VHS, depois para CD e DVD,  finalmente para formato digital que é então disponibilizado de forma universal, no You Tube, onde quem quizer pode vasculhar. Uma maravilha sem fim...



Aqui ficam alguns pedaços do tempo que  a muitos trarão certamente recordações que já estavam perdidas  no arquivo das suas memórias...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário