segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

A sintonia do "Até Sempre.."...

Avançando na leitura da obra literária editada pelo seu autor, Antero Simões,  algo remexeu com a minha memória ao reler a página 306 (3.EÇA, patriota "Vencido-Vencedor"), em que no fundo da referida página, vem impressa esta pose fotográfica.

É impressionante o que vem descrito sob a mesma, alinhavando que a partir da esquerda ,surgem os respeitáveis e famosos "II  VENCIDOS DA VIDA" cujos nomes vêm mencionados logo  a seguir.

Sem me querer comparativamente evidenciar para com tão importantes Escritores, a minha pequenez na literatura romântica e em casos um tanto dolorosos ocorridos ao longo da minha vivência, que conta já com uma aproximação aos noventa anos de  idade,  sinto-me, por vezes também como  um... "vencido da vida" !


Nesta prateleira, permanecem lembranças vivas, que dão conta de um passado, resultante  da actividade exercida, ao longo de anos, em que  não receio que  me sejam atiradas pedras por   maus comportamentos...Tenho e vivo com  a consciência tranquila... porque  herdei dos meus antecessores os ensinamentos e o dever da  honradez e dignidade, para com todos os meus semelhantes humanos.

Nestes arquivos, que ficarão ao dispor dos que, como eu, pretendem preservar  exemplos dignos de um passado, muito distante dos tempos actuais, como por exemplo, correspondência trocada entre Avós e Netos, Pais e Filhos, em que cada um vivia em hemisférios diferentes e muito distanciados, entre si, e sobretudo numa época en que holocaustos provenientes de hostilidades militarizadas, atiravam para a cova-comum, milhares e milhares de inocentes vítimas humanas.

Eis exemplos... guardados em baús bolorentos e em prateleiras semi enferrujadas... que o tempo vai ceifando !




"Vencidos da Vida", na literatura romântica...

Mas, afinal, o que é ser "Vencido da Vida", na realidade ? !...Há-os de toda a espécie...e categoria ! Ter uma pensão de reforma, ao fim de tantos anos de actividade profissonal, equivalente quase que ao salário mínimo, é ser Vencido da Vida ? Em minha opinião, não será tanto assim.

Ser doente, portador de doenças por vezes consideradas incuráveis, é  ser Vencido da Visda ? Só se perder toda a esperança de cura, confirmada, então caminhar-se-á para se sentir como um Vencido da Vida. Zangas e desentendimentos no meio familiar, não me parece ser condução suficiente  para a situação de Vencido da Vida, pois um golpe de estado,  inesperado, poderá vir a resultar  numa óptima reconciliação que conduz ao Sossego e compreensão mútuas.

O verdadeiro Vencido da Vida é o que, não obstante ter praticado todos os esforços com a finalidade de salvar quem mais amava, neste Mundo, e vê-a  depois  partir, a seu lado, após um olhar terno e significativo  da sua despedida... "Querido... Até Sempre"...!

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário