quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Mundo Animal... os formigueiros... (não os da pele !...)

Pró... o que me deu !... Nesta clara manhã do dia 3 do mês do Natal (Dezembro), atrelei  a coleira ao meu cãosito, sua excelência o sr Pelinha, que já não me largava, dando-me sinal, agitando o rabito, que eram  horas de o levar à rua, porque , tem sido nesta altura,  que se tem cruzado com as  suas habituais  "amiguinhas", que, igualmente vêm sendo conduzidas pelas suas donas, à mesma hora . E então aí os encontros ruidosos...

Caminhando pelo passseio fora, e, paralelamente ao jardim que lhe  está  asssociado, fui notando  o que me pareceu ser um fenómeno acidental, que consistia numa sucessão de monticulos de areia esbranquiçada e limpa, que se espalhava pela superfície terrena.

Ao regressar a casa, a titulo de curiosidade, liguei o computador e, no capítulo de emissão de imagens, via Net, iguais  ás que  fotografei, reparei que isto tudo estava descrito no canal  relativo ao mundo animal... E como a semelhança, neste caso,  em relação ao fotografado, era cem por cento, abri então a página em que se lia ..."Como é a vida dentro de um formigueiro ?". E foi então, aí, que aprendi mais qualquer coisa, nesta vida, e, a melhor maneira de expor o que li, é transcrever parte  que, sobre esta matéria, vem publicada na Internet:

..."As formigas vivem em colónias muito bem organizadas onde cada indivíduo tem uma função específica. Para manter tudo em ordem, elas trabalham incessantemente.  "A qualquer momento do dia ou da noite, cêrca de 30% a 40% das formigas estão em atividade. O restante permanece em repouso aparente, mas, se for necessário, entra imediatamente em acção", afirma o biólogo Odair Correa Bueno, do Centro de Estudos de  Insetos Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP)"

Mas que grande exemplo é dado ao Mundo, manobrado pelos Humanos !

Ei as fotos colhidas esta manhã de 3 de Dezembro de 2014.















 Tá?!..
...

Sem comentários:

Enviar um comentário