terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Quando o destino nos espreita à porta...

Este quadro,  feito por um artista  angolano ..., em Luanda,   tem história !.




Numa certa manhã de Domingo,  ao passar junto  ao estabelecimento Quintas & Irmão, numa altura em que ainda não se ouviam bombas a explodir por efeitos do terrorismo, no passeio, na baixa da cidade de Luanda,  encontrava-se um grupo de Estudantes,  de côr, que exibiam  os seus trabalhos feitos à mão, entre os quais se encontrava este quadro, que, curiosamente fora pintado por um dos Alunos presentes no cojunto estudantil. que era natural da zona onde fora realizado.

Não me  recordo qual o preço que me foi pedido, mas sei que fora pago em Escudos Angolanos.

Feita a recolha desta obra,  foi de imediato colocada numa  parede da minha residência que era  bem perto da Igreja da Sagrada Família, em Luanda,  recentemente construida.

Mais tarde, surgiram os movimentos terroristas, - cujo resultado é  bem conhecido- , que motivou o "exilio" de uma população  citadina, fixada  em  territorio ultramarino, ha  séculos.

Sucede que, de entre os inumeros Amigos que tinhamos em Angola existia um tripulante da aviação comercial,da TAP, que, face ao descalabro que se vinha sentindo com maior intensidade,  inclusivamente provocando mortes na via pública, com  nossa permissão,  transportou  este quadro para, em segurança, ser protegido pela equipe encarregada de orientar o "exodo"  dos caixotes a serem   levdos para Portugal,

Por circunstancias de que já  não  me ocorrem, deixei de ter contacto com o tal Amigo, que desapareceu, para local desconhecido, deixando, por isso,  por desconhecer o rumo que o tal
 Obra. veio a  sofrer..

Mas, como diz o Povo..." Deus não dorme".! Certo dia, numa visita a uma dependencia da TAP , em Lisboa,  em que se guardavam  objectos considerados perdidos,  um membro da minha Família, reconhecendo  a pintura do quadro, e após contactos com o Dirigente da organização dos "perdidos", e feita a confirmação do que estava â vista, consentiu-nos, então, a posse  oficial deste painel que tanto tem sido admirado por  Pessoas que nos visitam, aqui em Portugal algarvio. Só é triste, que a minha saudosa Esposa não possa ter a oportunidade de confirmar o sucedido porque ... entetanto partira a Caminho do  Céu,  onde repousa  sob a clemência de Deus .

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário