domingo, 14 de dezembro de 2014

Reminiscências muito saudosas...

Tudo no Mundo, muda! Desde  o instante em que damos o primeiro "gemido, " após a   nascença, até  ao momento em que  despertamos  por vir a "mullher da fava rica", como heroniza o  Povo  trocista..

Frequentava eu,  a  terceira  classe , numa época em que os electricos   à chegada do final da linha  condutora da energia, em Carnide, retrocediam em manobra para a baixa de Lisboa,  passando pela paragem fronteiriça ao Colégio Militar,  que  leccionava no Largo da Luz.

Eram velhos tempos em que, quando se via uma mulher ao volante de um automóvel ´a conduzir, causava um espanto  de tal ordem, que  toda a gente se admirava. Nessa altura,  as quarta-feiras,  as oito horas  da manhã,  aguardava,   junto à janela, a  vinda do ardina -jornaleiro, afim de colher a revista que  a tanta mocidade entusiasmava, para saberem  qual foi o destino do aventureiro que desafiou a escalada à Torre Eifel.  A revista  era "O Mosquito", que continha instruções para construir em cartao e cartolina, aviões, barcos e porta-aviões, pois na data pereciam muitos jovens devido a Segunda Guerra Mundial,  que fora declarada,  sobretudo,  ente Alemães e Ingleses, no   inicio da contenda universal.

Mas, na altura da aprendizagem  da aritmetica e da leitura dos "Lusiadas" de Camões,  existia um clima de muita amizade fraternal, ente toda a vizinhança  estudantil (  meia-infantil ), entre   jovens de maturidade masculina e feminina, de que me lembro de algumas  alunas  do Instituto de Odivelas, a Lina,  a Chinha(Dulce), a Guida, a Maria Fernanda, a Cristina,  ( Família Pinto Lampreia) etc. e tambem alunos dos Pupilos do Exército e do Colégio Militar, como o José Fernando (Zéca), o Pires,  e outros,  que  ja partiram rumo ao Céu.

Incluo neste blog,  com todo o respeito,  cópia de uma  fotografia, já corroída pelo tempo,   em que  se nota alguma  Juventude,  a maioria estudantil,  e em que, segundo afirmação colhida, por parte  de pessoa de quem ja não me lembro, neste  Grupo está  incluida a   Drª. Maria   Barroso,  familiar do ex-presidente da Republica,  Dr.Mário Soares.
 .             
Meninas  da  Família  PINTO LAMPRFEIA-

Juventude feminina,alunas do Instituto de Odivelas e Drª. Maria Barroso.




 Tá?!..








.


Sem comentários:

Enviar um comentário