segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Um conto de Natal...


O  que é o Natal ? A resposta mais correcta será "a celebração do nascimento de Jesus Cristo". Deste modo,  Jesus terá nascido há dois mil e catorze anos. Se foi de facto assim,  não sabemos ao certo. Há quem diga que Jesus Cristo terá nascido uns anos antes,  outros que nasceu depois da data convencionada. Quem está certo não parece importante. O que  deve relevado é o significado da data, o espírito que tem que necessariamente envolver quem participa nesta festa milenar.

Diz-se que o Natal é uma época de solidariedade,  afecto,  bondade e boa vontade para com todos. Entretanto há a figura do Pai Natal,  um  Senhor já de idade, com problemas de obesidade,  vestido com um fato vermelho e branco,  as cores da Coca-cola, a empresa que terá inventado a figura,  inspirada no S. Nicolau,  como forma  de promover a marca e  levar as pessoas a consumir a famosa bebida gasosa.

Aqui, neste ponto,  parecemos  perder a noção do que é o Natal. Confundimos o espírito solidário  e de paz com o espírito comercial e consumista que  invade tudo nesta altura. O material sobrepõe-se ao espiritual. As pessoas parecem frequentemente competir para descobrir quem oferece a prenda mais cara,  como se  isso fosse uma medida de sentimento.

Porque não oferecer uma peça de roupa que não usamos a quem  dela realmente precisa? Porque não alimentar  quem passa fome  em vez de promover  ceias ridiculamente faustosas em que metade dos alimentos vão muitas vezes para o lixo ? Porque não sermos a luz do Natal em vez de gastarmos inutilmente energia em brilhantes mas sem significado  luzes artificiais ?

Podemos e devemos mudar,  sob  pena de perdermos a noção do que é a vida,  não só no Natal mas todos os dias. E esses serão,  então, dias tristes...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário