sexta-feira, 30 de maio de 2014

Divagando... divagando......

O "Correio da Manhã"., e o.. "Record".... são os jornais de maior procura,  nas bancas, actualmente, logo às primeiras horas do dia (que vou  notando), à medida  em que, passo a passo, vou  percorrendo, junto  aos locais em que são postos à venda, ao publico, quando dou o habitual  passeio ao meu  fiel companheiro, o cãozito "Pelinha".

De  regresso a casa, quebro o penoso silêncio que se apoderou de todos os cantos do apartamento, devido a ausência do que considerava ser o maior tesouro adquirido na vida, a saudosa Esposa que partira, recentemente, a caminho do Céu, para junto de Deus, onde Descansa em Paz.

Leio, depois o jornal, ao mata-bicho... e aí são só desgraças ! É o filho que matou o Pai;  a Mãe que estrangulou o bebé;   O  Vizinho do lado que  deu dois tiros mortais ao outro;, o Avião que desapareceu  no mar,   com muitos passageiros a bordo, o Ronaldo que torceu um dedo do pé (coitado !), que durante as  manifestações do Benfica houve "porrada" a sério, e uma  série  de horrores que chegam a atormentar, até às unhas dos pés a qualquer pobre diabo !...

E quanto aos programas  televisivos, então nem se fala. A toda a hora  surgem  os  "Blás...´Blás ".... os desencontros provocados por  falsas promessas, não cumpridas por quem prometera aumento de salários,   redução de impostos e divergências de  pontos de vista, por vezes, ironicamente, encobertas porque  o sentido em causa  teria tido como objectivo a melhoria do enchimento de bolsos de alguns dos  protagonistas em questão ..... ( facilmente compreensível esta simples  ironia, claro !)..

Uma coisa, porém, é certa.  Em todas as questões, há sempre um ponto central que as rodeia, sendo  a principal razão que  as motiva está na base dos Euros, Dollars , Kwanzas  ou Libras, ou seja ... O DINHEIRO !.

Uns com tanto... outros aguardando o fim do  mês para poderem sacar o disponível para poderem  colmatar as dívidas que se amontoaram  ao longo dos dias em que, para que não  se morresse de  fome,  fosse necessário ir ao super-mercado, comprar, nem que tivesse que ser  uma simples tigela  de sopa

O que sucederia,  se face aos desequilíbrios e desigualdades que se vem verificando, em que para alguns o mal   está  na  "crise", enquanto que para outros é  o  produto  da  ganância e egoísmo  de quererem tudo para si,  esquecendo e desprezando a necessidade de sustentação de muitos   dos seus semelhantes,  a quem ,não raras vezes até,  uma simples  côdea de pão não chegam a saborear... se viesse a surgir uma moeda única, que viesse limitar, legalmente, o poder de concentração de riqueza , e poder, em  mãos de  quem ignorasse o que é sofrimento consequente da ausência de uma verdadeira JUSTIÇA HUMANA.  ???...


Porque não "aglutinar" numa só versão monetária, o Euro com o Kwanza, pois resultaria´ daí  uma fusão de fontes de riquezas naturais suficientes para uma consolidação sólida e resplandecente quanto ao teor deste singelo programa, sem malícia.

Tá?!...

O Senhor do Tempo...

Como se forma uma imagem? Bom,  para começar uma reacção de fusão nuclear no Sol produz uns quantos fragmentos de luz que, ao  que me dizem, se chamam  fotões, os quais,  alguns milhares de anos depois conseguem atingir a superfície da estrela e partir em direcção ao cosmos. No caminho encontram a Terra. Esses pedacinhos do sol são captados pelos nossos olhos depois de reflectidos  nos objectos. Os mesmos raios,  os mesmos  fragmentos de estrela podem ser capturados por dispositivos mais ou menos electrónicos que têm como missão cristalizar essas imagens e arquivá-las  numa quase eternidade. Depois,  nós,  podemos ver e rever,  vezes sem conta,  aqueles bocadinhos de estrela,  aqueles farrapos do tempo que foi. E recordar...

Imbuído  do espírito do repórter rebelde,  armado até aos dentes com armas de imaginação maciça, ocupo-me,  qual mercenário cinematográfico e fotográfico,  a atingir tudo e todos com os meus raios de suspensão do tempo,  materializando em fita magnética e num cartão digital qualquer momentos que um segundo depois de ocorrido já são  passado. Armado em super herói,  recolho,  com os meus super poderes,  esses bocadinhos,   os sorrisos,  os choros, os raios de sol e as gotas de chuva,  para uma cápsula do tempo,  uma máquina que viaja do presente para o passado e depois para o futuro apenas  com o premir de um botão.

Assim,  aproveito todas as oportunidades para guardar o tempo,  como um Chronos dos tempos modernos, um guardião dos minutos,  dias, meses, anos...

Hoje temos ainda mais armas para a preservação do que já passou. Os tempos modernos,  a Internet,  disponibilizam depósitos virtuais que nos permitem partilhar à velocidade da luz. E é isso que venho fazer,  partilhar com os meus Amigos e Companheiros momentos que espero possam de alguma forma repetir-se. Este ano foi assim,  para o ano como será ? Dedico esta publicação aos  meus Colegas,  Amigos,  Companheiros do BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA que pude reencontrar,  mais uma vez,  no almoço de confraternização anual. Recordo ainda todos os que não  estiveram fisicamente presentes,  como a saudosa Esposa que me acompanhava nestes reencontros. Para Todos um Bem Haja e espero que gostem do que aqui vos ofereço em sentida homenagem.

Obrigado e até para o ano...


quinta-feira, 29 de maio de 2014

Afirmações de referência...

Pesquizando na Internet  publicações  que me despertassem  alguma  curiosidade,  vi-me, hoje  confrontado com   um artigo, que,  em certa medida, me despertou alguma  atenção, por se relacionar com uma  das actividades  profissionais que exerci  durante muito tempo, em Angola -  a  Bancária.

Vem a propósito de um encontro que se realizou há dias,  entre Bancários que trabalharam em Angola, que,  confraternizando-se  num almoço/convivio, reuniu, no Restaurante " Pérola do Fétal", na Batalhha, cêrca de duas centenas de  Colegas,  que, juntos,  comemoraram  e festejaram  o  que foi o seu digno  desempenho laboral,    num dos maiores Bancos que ANGOLA viu crescer e desenvolver  o seu património. geográfico... o  ex-  BANCO TOTTA-STANDAR DE ANGOLA.

Expõe a dita publicação  que " Standard Bank quer afirmar-se como parceiro de referência dos investidores "  , referindo-se a Angola, como demonstra a foto seguinte:
:

 Lê-se, acima, que o Standard Bank opera em Angola desde 2010 e ao longo deste tempo, consolidou a sua oferta de serviço completo na banca pessoal comercial e de negócios. Com 27 filiais e mais de 520 funcionários, o banco está a expandir rapidamente a sua presença no país. 

Congratulo-me com o que a notícia  anúncia, pois se hoje o dito Banco  Sul Africano, investe em Angola, com a sua actividade lucrativa,  não nos esqueçamos que, já em tempos o fazia, em conjunto e parceria com o então e (ex) BANCO TOTTA STANDARD DE ANGOLA.

Uma prova do que acima me reporto,  basta  então ler-se a carta que o Autor, na data, foi portador quando  em ligação  com o  Standard Bank,  se deslocou  a  Johannesburg, e que  de seguida publico, fotocopiada.:



...
   

































Tá?!...

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Rectificando...será "Kubo Caffé"...

Vou contar uma  insignificante   historieta, sem que contudo se pressinta  nela algo de sentimento vingativo ou de malvadez, pois  tenho  como objectivo, ao elaborar o presente programa, única e  simplesmente,  querer enaltecer e prestar a minha solidariedade e  homenagem  a quem engrandece, com obras ou efeitos ,  o panorama turístico deste encantador e belo Pais que se chama Portugal.

Certa tarde calorenta de verão, ao regressar a casa, com o meu  atrelado cãozito, porque já me sentira  extremamente cansado - já  são perto de 90 anos - sentei-me numa cadeira, vazia, instalada em certa esplanada , ao ar livre, e, decorridos alguns minutos de descanso, surge um empregado do estabelecimento,  fornecedor de  chávenas de café, e outros artigos  que afugentam a sede, com o argumento de que eu não estava a consumir nada , e não estava a fazer despesa, e  por essa razão, teria que abandonar a mesa, pois havia  mais clientes  a chegar. Retorqui, que, para lhe tirar a razão argumentada quanto à  razão da expulsão, de que eu estava sendo vítima, pedi então que me vendessem uma garrafinha de água, justificando, assim, que já estava a consumir e afazer despesa. A resposta que me fora dada, posteriormente, como  justificação, era que aquilo era um negócio.

Depois, ao levantar-me da cadeira onde me sentara, para me vir embora, pronunciei uma exclamação que enfureceu  alguém  que enfiara a carapuça...   ACABAM  DE TER  DADO UM CHUTE  A TERCEIRA IDADE... 

Sucedeu que, tempos decorridos, o tal estabelecimento, por razões que não me afectam e desconheço, fechou as suas portas, em termos definitivos. e deixamos de ter  menos um estabelecimento fornecedor de chávenas de café, chás e outras guloseimas,  em esplanadas.

Meses mais tarde, a Previdência assumiu o seu lugar, colocando  informações  afixadas nas montras do extinto Café, anunciando  que em breve iríamos ter a alegria de beneficiarmos da abertura de um novo Café, em substituição do anterior, que iria denominar-se "KUBO CAFFÉ",   a ser inaugurado  brevemente.

É com plena satisfação, e sem o mínimo  sentido propagandista,  e muito menos remuneratório, que colaboro neste anuncio que nos  permitira, de novo, termos o gosto de  virmos a beber o nosso cafezinho numa esplanada que é  tão refrescante, encantadora, e  sobretudo  debaixo de  árvores acolhedoras que nos dão o prazer de, sob  às suas sombras, desfrutarmos um  belo ambiente  que o cubo nos prazenteia , à distância,  com  vistosos  repuxos de água  refrescante, produzindo um belo e feliz  ambiente.

Local  para  a  futura esplanada do novo Café:

                                                                 KUBO  CAFFÉ:.
                                                                            
                                                                             Olhão.




  Tá?!...

Bons momentos... de confraternização !


O recente convívio dos ex- Funcionários do Banco Totta Standard de Angola trouxe-me à memória momentos que parecem,  agora,  distantes. Momentos  bons,  outros nem por isso,  mas no global os primeiros suplantam os últimos.

A verdade é que na vida tudo carece de relativização. Um cabelo na cabeça é pouco mas na sopa é muito... Olho para o arquivo pessoal que conservo e contemplo o passado de idoneidade,  seriedade e trabalho em relação  ao qual  a recompensa parece despropocionada por insignificante.

Fruto das convulsões próprias da descolonização,  acabei deportado para a Metrópole e,  mais tarde,  agraciado com uma reforma que mais baixa não podia ser. Dá que pensar,  imaginar se tudo valeu a pena.

Entretanto ouço na TV o presidente do Benfica dizer que o treinador merece os mais de quatro milhões de Euros que aufere anualmente. Não contesto. Provavelmente o Senhor nem ganha muito,  serão todos os outros que ganham pouco...

Mas depois acontece o impensável. O reavivar da amizade,  o reviver de momentos que pareciam perdidos no passado cada vez mais distante,  o rever quem  não via há muito. Tudo isto,  assente num respeito e consideração que só uma conduta irrepreensivel  permite,  faz olvidar toda a injustiça e adormece,  por momentos,  o guerreiro implacável que,  amiúdo,  se insurge contra as crueldades da vida.

Obrigado a Todos. Para o ano lá estaremos todos juntos,  Deus e o Homem assim o desejem.
      


Tá?!...

terça-feira, 27 de maio de 2014

Eminências ?

Publiquei em dias anteriores, reportagens  acêrca  de um  encontro/ convívio, festejado num almoço que  se efectuou no Restauramte "Pérola do Fétal", em Reguengos do Fétal, na Batalha, recordando velhas amizades, que perduram para sempre (como se comprovou), entre  BANCÁRIOS, que em Angola,  edificaram, no passado, o sólido   e  internacionalmente reconhecido, pela  sua  projecção e  produtividade económica, o (ex) BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA

Abraços, choros, choramingas,  palmadinhas , risotas estrondosas, etc. etc.foi  o que emocionalmente ocorreu, durante todo o periodo festivo,  entre todos  que estão  aqui espelhados nas  imagens seguintes:

Pessoal Bancário, dignos  profissionais...






Porém, o autor do presente blog, aqui fotografado entre elementos que constituiam a equipa de trabalho, na área técnico-contabilista, que chefiara com  zêlo e comprovada competência, enquanto Bancário Angolano, foi esta manhã confrontado com uma noticia publicada na Internet, e também  transmitida pela televisão, nos termos seguintes, referindo-se à derrota eleitoral dos partidos do Governo: "Mário Soares diz que resultado do PS foi "vitória de Pirro".

Ora,  a "Vitória de Pirro" é mundialmente conhecida por ter sido uma desgastante vitória eleitoral  em que  os resultados dessa  "vitória" foram autenticas derrotas, que resultaram em perdas que afinal  foram muito maiores do que os beneficios...

Contrastando o que sucedeu com Pirro, estou persuadido que se  atingiram grandes melhorias  e condições de vivencia menos crueis com que se debate actualmentes, como sejam aumentos de impostos, cortes em salários, nos subsídios e reformas, etc., encontrar-se-ia, igual  talento nos que acima se reportam, como solução, que os  famosos futobolistas. Ronaldo (que saberia dar um chuto na crise) e o antigo  e melhor guarda redes português,  Victor Baía,  como defensor dos nossos direitos, conseguiriam  pleno êxito em  decisões de governamentação generalizada......

(Passe o ingénuo aforismo).

Tá?!...

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Recordações...

Nem sei como dar início à  manutenção deste blog,  porque acabei de receber uma  mensagem que um velho Amigo me endereçou,  comentando o que publiquei  em 25 de  Maio, sob o titulo  "O inquestionável poder das antigas e imortais Amizades" acerca de um   almoço-convívio que os  valorosos Bancários  do ex- BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA, levaram a efeito,  no dia 24, organizado na cidade da Batalha, no Restaurante "Pérola do Fétal".

Bem, vou então  começar por afirmar que foi a leitura do comunicado que me foi enviado pelo Colega Victor Gomes, que me  inspirou "tracejar" a emoção sentida, proveniente da prosa contida no dito comentário, " preenchido"  nestes termos: "A este grande Senhor nos caberá enaltecer o seu meritório trabalho, bem como as elogiosas palavras que gentilmente a todos dedicou neste blog. Bem haja amigo  Armando Baptista e que a sua afável presença nos volte a propiciar tão belos momentos para o ano vindouro... Um grande abraço (Victor Gomes)."..

Obrigado, Colega, mas isto caiu-me tão bem no meu velho  coração,  porque conseguiu  mitigar um pouco  a dor que sempre  me afligiu devido à ausência da que sempre me acompanhou em anteriores reuniões,  como esta,  nos nossos convívios - a  minha saudosa Esposa.  Independentemente desta dolorosa situação, Caro Amigo e Colega, sinto não ser merecedor de tão elevados elogios, mas, humildemente lhe confesso que a  Amizade e Estima são  os principais factores que me levam a sentir  o que é o  calor  do  Amor e Dedicação, quando dispensados pelos Verdadeiros Amigos !.

Não pretendendo ser  Mais Papista  do que o Papa... os meus longos anos de labuta permitem poder ajuizar, e avaliar,  os grandes  esforços  que foram dispensados por grandes Vultos Obreiros na conquista de valores  que enalteceram grandes capacidades  advindas, condutoras para se atingir uma Vivência Feliz e Duradoura.

Mas, outros valores mais "perturbadores" vieram, mais tarde a surgir ao ponto de se  ter que se socorrer as celebres " pontes aéreas", como todos ainda se devem  recordar

Voltando à questão que me entusiasmou  elaborar este meu humilde trabalhinho, voltei a rever imagens que colhi com a minha antiga maquineta de filmar, e, perante elas, vou tecendo alguns pensamentos:

Por exemplo, nestas  ilustres cabeças  em que  surgem , agora , vastos cabelos brancos, foram, no passado,  distinguidas  com vistosas cabeleiras,  que o tempo foi ceifando. Foi, precisamente, ao longo desses períodos, em que se ia ao cabeleireiro, com frequência,    que o grande esforço  de trabalho, e dedicação, foram  a base para as  vitoriosas conquistas  do futuro ... tal pirâmides do Egipto  !






Numa perspectiva que não se assume como líder de mentes iluminadas,   não deixo de analisar, porém,  que a capacidade produtiva de cem por cento das pessoas  aqui  visionadas   nestas fotos,  que contribuíram  num  sucesso  que  foi, a seu tempo, o BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA, ainda lhes correria pelas veias a capacidade de (o que hoje falha em muitos políticos) fazerem aquilo que tem que ser feito,  assumir os erros e mudar o que é preciso ser mudado, pois essa coragem era, de certeza,  acessível a todos, sem excepção,  que estão  representados. neste despretensioso blog.



O distintivo desportivo na posse de muitos vitoriosos nas competições que eram  levadas a efeito, nos bons e saudosos tempos ...

Tá?!......

Eleições, para que te quero ?..


Este fim de semana decorreram as eleições para  o Parlamento Europeu.  Após uma campanha pobre,  em que se falou de tudo menos de Parlamentos Europeus,  em que se trocaram acusações,  muitas,  mas em que as ideias foram poucas ou nenhumas,  tivemos um domingo calmo,  com as urnas de voto praticamente  vazias.

Olhando para a tabela com os resultados verificamos que quase 75%,  ou seja,  3 em cada 4 portugueses recusaram exercer o seu direito de voto, não comparecendo,  inutilizando o boletim de voto ou deixando-o em branco. Mais do que a vitória de qualquer partido,  esta é a vitória da indiferença,  do desprezo,  relativamente a um orgão legislativo que,  dizem,  direcciona o futuro de todos os europeus.

Os políticos, imersos no seu autismo,  assobiam para o lado,  mais preocupados com vitórias que,  afinal, são derrotas. Não serão estes resultados uma vitória de Pirro,  em que as perdas são bem maiores que os benefícios ? Poderemos estar perante a falência da própria Democracia,  enquanto interpretada pelo actual elenco político cuja credibilidade atingiu níveis nunca vistos de tão baixa ?

Urge a mudança. Os comentadores políticos,  essas mentes iluminadas,  dirão da sua justiça,  em análises mais ou menos complicadas. Mas os números,  esses,  não mentem. O Povo está cansado,  farto de tanta hipocrisia e palavras ocas. Poderão os nossos políticos pôr a mão na consciência e,  pura e simplesmente,  assumirem uma derrota que é de todos ?

O futuro a Deus pertence,  mas os Homens têm uma palavra a dizer,  o direito ao livre arbitrio. Não esperemos sentados que algo aconteça. Façamos aquilo que tem que ser feito,  assumindo os erros e mudar o que é preciso ser mudado. Haja,  para isso,  coragem...

Tá?!....

domingo, 25 de maio de 2014

O inquestionável poder das antigas e imortais Amizades...

Quatrocentos e cinquenta (450) quilómetros de ida e outros tantos 450 (quatrocentos e cinquenta) ,de regresso a casa... foi  a distância  que percorri, ontem, Sábado, dia 24 de Maio de 2014, por estradas  e caminhos,  para me ligar  ao  local onde se realizava  um  almoço-convívio, entre Bancários,  que em Angola,  tinham  dado  o seu melhor esforço  trabalhando no que foi um dos maiors pilares básicos  tanto  no progresso da  economia, como em todas as restantes  áreas, que sustentaram  o desenvolvimento espectacular  que se operava, naquela antiga provincia ultramarina, Angola, que foi o (ex)-BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA.

O local do encontro realizou-se, este ano, no Restaurante "Pérola do Fétal", Reguengos do Fétal, na Batalha. Consultando-se, num mapa de estradas, o percurso que tive que percorrer, de automóvel (não de luxo !) com ida e volta a casa , em  Olhão (Algarve), o conta-quilómetros, no final, marcou que tinha feito uma deslocação de perto de 1.OOO (mil) quilómetros.

Para a minha idade, já a caminho de perto dos noventa anos, torna-se um pouco penoso compartilhar a hora de saída de casa, bem cedo, e confrontar-se com um movimento descomunal de viaturas com que se cruza no caminho e o regresso, com as luzes dos faróis do carro, já acesos, por a noite ter surgido mas  os apertados abraços e a boa vivência  de feliz camaradagem ainda persiste entre Colegas de Angola, que sempre souberam o que é Dignidade, Honra, Respeito e Solidariedade, supera todos os sacrificios porque tive que passar, para me juntar a um tão Belo Ambiente de Fraternidade e Respeito.

Aqui estão algumas imagens reflectindo o nosso  Belo Convivio-Anual, com a figura do Autor-Apresentador..



O Autor deste blog - bancário de Angola - Reformado
O autor, ja em casa, a compor este blog...

O bolo de Aniversário



Convivendo...e lembrando o passado entre Colegas...

Esta era a mesa que me foi dsstinada, por gentileza...



A "sopinha" estava uma autêntica maravilha...

Saudação à nossa velha  amizade...


A Colega Armanda (Armandinha), organizadora do convívio.

A Colega Ernestina - também  organizadora do convívio.

Aspecto geral, Colega e Familiares s almoçando...


Empregsdos do Restaurante distribuindo alimentação


Convivendo entre antigos Colegas

Saudosa armonia que se estabelecia entre Colegas

Sempre atenciosos uns com os outros. como antigamente !

Aquele abraço, à nossa amistosa maneira...

O Autor, contemplando o rico ambiente que se vivia...
É natural que se note nalgumas imagens aqui reproduzidas,de filmagens, que o Autor elaborou, pouca nitidez, mas estou em crer que esta falha venha a ser desculpável dada a avançada idade do "repórter" que, para se manter firme, enquanto filmava, teve sempre que se apoiar na sua inseparável "muleta", para não se desiquilibrar.

Bem Haja a Todos.

Tá?!...

sexta-feira, 23 de maio de 2014

O regresso...


Na porta de entrada/passagem obrigatória pela algarvia cidade de Olhão,  os passantes,  seja a pé,  de carro ou de bicicleta,  cruzam-se com a denominada Rotunda do Cubo,  assim designada pelo enorme poliedro com este nome que encima a placa central,  em alusão à arquitectura cubista da cidade. Junto a esta rotunda  situam-se vários estabelecimentos comerciais que,  pela sua centralidade assumem especial importância, tanto para os locais como para os visitantes.

Entre estes estabelecimentos conta-se o Café Esplanada, antes chamado Chá & Café,  agora designado Caffé Rotunda. Ainda não inaugurado,  algo que só deverá ocorrer no final do mês de Maio,  o novo/velho ponto de encontro e de conversa já desperta o interesse de muitos. O local é excelente,  muito bem localizado,  com  espaço mais que suficiente para uma verdadeira esplanada (por oposição às cadeirinhas no passeio que alguns café insistem em distribuir a quem anda a pé e precisa passar), rodeado de árvores,  com vista para todo o lado.

Na Rotunda do Cubo,  propriamente dita,  existe um sistema de repuxos que,  em tempos,  embelezava ainda mais este ponto da cidade de Olhão. Tal sistema de águas correntes e jorrante encontra-se há muito desactivado,  vá-se lá saber porquê. Dirão,  os responsáveis,  que a austeridade,  que tem as costas largas, é a culpada. Mas, a verdade, é que o dinheiro puxa dinheiro. Se queremos retorno daquilo que já existe,  há que gastar algum,  sob pena de não entrar nenhum...

Numa parceria com a iniciativa privada que agora vem ressuscitar um  espaço que pode constituir uma autêntica sala de visitas de Olhão,  seria de todo o interesse a iniciativa das Entidades responsáveis,  no sentido de proporcionarem uma mais valia paisagistica e enriquecedora,  passível de funcionar como elemento de atração para a cidade e para a região. Até porque,  como forma de rentabilizar as infraestruturas existentes,  o funcionamento das mesmas,  em detrimento de uma imobilização que parece difícil de entender,  trará seguramente algo mais.

As imagens que aqui publico ilustram o exposto. Vejam com os seus próprios olhos,  digam de vossa justiça. A crise não pode ser desculpa para tudo,  justificação de nada fazer,  razão do imobilismo. Já diziam os antigos,  parar é morrer...

Tá?!...

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Alheio a publicidade....

É certo que se trata de "negócios",  dos quais resultam grandes movimentos em moedas tanto nacionais como estrangeiras,  e  suponho que à revelia do cumprimento regulador  das instruções  normais  das  regras fiscais.

Todavia,  compartilho a ideia  de "Anunciar e Pesquisar" que na página nº 11  do jornal "Correio da Manhã" , de Quinta-feira, 22 de Maio de 2014, vem publicada, sob o titulo "Convívio",  que, certamente  poderá vir a ser muito apreciada e  consultada por quem tenha a necessidade, absolutamente  normal,  de acolhimento do delicioso  e amável afecto feminino. Só que, que me lembre,  nos tempos da minha infância, se se visse publicada, fossse em que jornml fosse,  anuncios, de igual  vernáculo, mas   acompanhados com fotos de  mulheres  a mostrarem, publicamente,  os seus orgãos sexuais,  como a foto indica, reultaria numa tremenda guerra, que ninguem  imaginaria...


Parte recortada  de uma página do jornal "Correio da Manhã".!


... Reconheço que a minha idade (perto dos 90)  não se coaduna, moralmente, com espectáculos desta natureza, em zonas publicas,  pois os tempos agora são outros e de uma diversidade muito aceitável por parte da nova geração. Não é, agora,  com  a intenção  moralista que  pretendo imprimir a quem tenha a gentileza de se debruçar sobre esta  mera  questão que acima reporto,  com  a publicação deste meu infantilizado  blog.  Mas... cada um fará o seu ajuizamento, pois, a finalidade com que se publicam as imagens femininas é o "encaixe", tanto quanto possível, dos Euros, como Dollars ou Libras, de preferência.... .

Tá?!...

Que Deus nos proteja...das desgraças !

A débil vela da madrugada, colocada no parapeito do horizonte, bem anunciava o dia solarengo e quente com que a natureza nos premiou, neste dia, (22 de Maio 2014), data em que estou alinhavando mais  um  blog, com que, por intermédio  da Internet, me familiarizo com os respeitáveis Leitores.

As primeiras horas de abertura do mercado comercial, ao passar junto à entrada  para  uma. livraria, noto que pendurado à sua  porta, destacava-se um exemplar do Jornal "Correio da Manhã", que me  fez despertar a atenção do que nele estava impresso, em primeira página. Adquirido de imediato um exemplar,  algo me despertou atenção a noticia sobre a tragédia do Meco, a caça ao homem que inicialmente se dizia ser o "Monstro" (agora "O Palito") e, lá para o cantinho  de uma página, um tipo de homenagem de um militar da GNR que perdeu a vida no desempenho de uma missão perigosa, para salvar uma família sequestrada.  Coloquei, também, em destaque, a noticia sobre o falecimento do militar, que morreu, honradamente, no cumprimento do seu serviço, por entender ser merecedor de tal evidência, surgindo, igualmente, também, em  primeiras páginas jornalísticas e não atirado la para um canto de página como ligeira  e simples informação jornalística. . 


Fiz um apanhado, generalizado, montado fotograficamente, em particular sobre estas notícias, como segue:





Relativamente às questões  que despertaram grande interesse por parte do  público, isto é, terem sido insuficientes (e  pouco claras e esclarecedoras) as explicações que, até à data, se extraiam quanto ao conteúdo do desastre do Meco, e da fuga do tal Palito à justiça, eu sempre tive um pressentimento, de dúvidas, pois a experiência que se adquire  quando se tem perto de 90 anos, que haja sempre  uma reserva duvidosa do que se apregoa , pois,  por detrás de tudo enunciado, poderá haver algo que se escondia  e que se mantinha  no segredo de quem  uma simples  picadela de um  mordaz mosquito, a seu tempo,  poderá vir a produzir  toda a verdade dos factos ocorridos, e que se ocultara durante largo  tempo....

Sabem,  são muitos anos vividos  num mundo em que , ao longo de uma vida, a  experiência contida em tudo quando sucedeu em anos e anos consecutivos  de luta intensa , dita que,  no fim ... Deus é Grande e.. que elas  Cá se fazem e... Cá se pagam,  com o tempo!...

*****************

Só receio que,  uma eventual Declaração de Guerra, a nível  Mundial, possa um dia surgir como resultado do encobrimento de secretismos perigosos, que possam pôr em risco um  bom relacionamento, universal,   que  é  desejável existir  entre  todos os Seres Humanos, existentes neste nosso Globo Terrestre, em que volta e meia la vemos as bocas dos canhões dispararem o seu fogo mortal sobre multidões inocentes..

Tá?!..

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Piadas inofensivas...

Digo que são piadas inofensivas, por não terem como objectivo ferir susceptibilidades de quem quer que seja., mas tão somente  querer inspirar momentos de "boa disposição", mesmo aos que " Eruditamente" tenham considerado esta piada  como  que direccionada  aos que se sentissem   atingidos como se a carapuça lhes tivesse sido enfiada.

Àqueles  a quem a Internet  faculta  pesquizas de assuntos muito sérios , melindrosos , educativos e até  para se distrairem,   um simples computador faculta-lhes a prontidão de serem  satisfeitas as suas buscas, e, foi nessa circunstância que colhi o comentário aqui exposto.

Estamos atravessando uma  temporada que consiste em se pretender  conseguir, através de eleições, numa  alternativa de que os componentes  em   listas  em que são inscritos futuros embaixadores do interesse nacional, sejam escolhidos e premiados os que tenha a capacidade de "acertar" no que se conjuga para que o Mundo reencontre, finalmente,  um clima de Paz e Prosperidade .

Estou crente que,  uma Justiça de qualidade, sobretudo para os "vencidos da vida",  e  necessitados,  venha a ser um símbolo alusivo em bandeira que flutuará  no futuro,  neste  nosso querido Torrão Natal - Portugal.

É só brincadeira  sem um mínimo sentido ofensivo...
                                         Até mete graça ... ah..ah,,ah , !.. ai as minhas gargalhadas !....


 Tá?!...