quinta-feira, 31 de julho de 2014

Reinício...

A tecnologia  pode ser  cruel. Após trágico acidente que vitimou mortalmente  o anterior companheiro digital, vulgo computador, vi-me obrigado a adquirir nova máquina.

Foi o pânico ! Um amontoado de quadrados e rectângulos toldou-me a visão. Parece que sem grande consideração pelos milhões de utilizadores os Senhores da poderosa  Microsoft alteraram  dramaticamente as regras do jogo.

Graças a uma batalha que pareceu interminável  um Amigo conseguiu tornar as coisas suportáveis. Para já... Vamos ver o que  aí vem. De qualquer modo este é, para mim, o início de uma nova  era.

Tá?!...

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Empolgantes passeatas...


Publica a Revista Dica da Semana, de 31 Julho 2014, esta foto, titulada "A praia mais bonita do mundo é em Lagos"... e acrescenta que "no passado dia 15 de Abril, o portal de notícias norte-americano  Huffington Post surpreendeu o mundo com a publicação de que a praia Ponta da Piedade, em Lagos (Portugal) "pode  muito bem ser a mais bonita do mundo".

Existe uma beleza local impactante, visto a natureza ter criado uma harmonia de formas, pois as altas falésias contrastam com o azul do céu e os verdadeiros areais, e majestosas formações rochosas. Um dos maiores atrativos reside nas grutas esculpidas nas falésias. Unicas no mundo...

Quem visita a Ponta da Piedade não pode negar estar perante um dos mais belos monumentos naturais do mundo, situados  num País " à beira-mar plantado" - PORTUGAL - com  belezas Algarvias, a sul, banhadas pelo oceano Atlantico


















O Autor ..-a pouca distância do Farol..
Tá?!...

Está quase!...


O novo amigo está a caminho...

Fruto  de urgentes iniciativas familiares tudo se conjuga para um regresso em definitivo. Aguardem novidades.

Tá?!...

terça-feira, 29 de julho de 2014

SOS informático...

Por motivos técnicos (avaria irreparável no velho computador de secretária) tenho sido impedido de publicar as habituais crónicas do velho-luandense.

Esforços estão a ser feitos no sentido de resolver a situação. As desculpas,  então,  aos meus queridos  Leitores que seguramente choravam a minha ausência. Entretanto, com uma maquineta emprestada tentarei dar seguimento à revolução. Obrigado pela vossa paciência.

Beijos e abraços deste vosso Amigo,

Armando Baptista.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Reminiscências...

Entrando numa livraria, afim de adquirir  um jornal , que muito aprecio,  que é posto, nas bancas,  à venda,  periodicamente, "Brisas do Sul", um pouco afastadas do centro livreiro, existiam umas prateleiras onde  se amontoavam  imensas revistas e  jornais  editados há longa data. Chamou-me a atenção a Revista que reproduzo, ( fotográficamente), por se referir a questões  relacionadas, na época,  relativas  à Terra onde nasci há perto de noventa anos- Angola.

Ao ler o seu  conteúdo,  fez-me   perpassar  uma  ocasião,  nunca presenciada por ninguem,  ( e que relato, agora,  pela primera vez). -  Estava sentado na minha secretária,  na casa onde vivia, em Luanda, aguardando a visita de uma pessoa  das minhas antigas  relações  culturais , que me anunciara, previamente,  querer ter comigo uma conversa de âmbito particular, mas de certa confidencialidade.

Ansioso, recebida a  visita de tal Individuo  de antigas relações pessoais,  veio  transmitir-me  que, embora conhecedor da minha isenção e afastado de factores politico/partidários, tinha tido um contacto com o  Dr.  Agostinho Neto, em que Este,  por qualquer via diplomatica, ou outra, tivera conhecimento de uma intervenção palestrante, em reunião de assuntos laborais,   na qual  eu  me referira ao livro  de António de Spínola " Portugal e o Futuro",  e que  manifestara  o  simples desejo de me conhecer, pessoalmente.
                                         
                                      ***************

A partir de então o Mundo deu tantas, tantas,  voltas ,  que tudo foi  reduzido a NADA ...  e o Pó ceifou e apagou, para sempre,  toda a realidade contactual e pessoal ,  superveniente...,




 


Esclareço, todavia,  que  jamais houvera contacto pessoal com quaisquer  das Ilustres Figuras que a Revista , acima fotocopiada, meciona,    denominada ÚNICA- Expresso nº 1836 de 5 de Janeiro 2008.

Tá?!...



quinta-feira, 24 de julho de 2014

Publicações..

Acabo de ser surpreendido com a seguinte  imagem , transmitida pelo canal de RTP, que me impressionou bastante,   em razão da notícia nela contida.



 Não pretendo ajuizar, de forma alguma ,  os acontecimentos que estão sendo  transmitidos,  em que são divulgados   pormenores  sobre  actividades,  pretensamente lucrativas,  por parte da Pessoa detida, por quem  nutria   uma grande consideração,  mas tão-somente,  manifestar uma sensibilidade nefasta sobre situações, desta natureza,  infelizmente  ainda persistentes  no nosso País.

Por via do possivel acesso aos textos  pormenorizados, a  Internet  disponibiliza  vasta  leitura, descriminada,   sobre este assunto.

O que me desperta  alguma curiosidade, é o reflexo a que  isto tudo possa conduzir  consetâneo com uma publicação emitida pela revista  SÁBADO , (Agosto de 2011), contendo uma reportagem, cuja montagem fotográfica,  é aqui reproduzida, relativamemte às ligações bancárias com Angola.





Com todo o devido respeito,

   ULTIMA HORA - Ricaro Salgado fica em liberdade após pagar uma caução- Comunicação por telemóvel as 18H15  de 24 de Julho de 2014.  Bem hajam os de Boa-Fé.




Tá?!..

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Dor pungente...e silenciosa !

O termômetro já estava marcando uma numeração já a caminho dos trinta e sete graus, à sombra, no momento em que, a dois passos,  sentadas  numa cadeira, junto à mesa, numa  fresca esplanada publica , recentemente inaugurada, estavam conversando, descansadamente, duas gentis Senhoras, já de idade avançada, que me convidaram a fazer-lhes companhia, pois já nos conhecíamos desde os tempos imemoriais da vivência em Angola.

Apos os primeiros cumprimentos, da praxe, dirigi a uma das Senhoras , a seguinte interrogação: "O que é feito do seu Marido, Carlos, pois há muito tempo que deixei de o ver ?

Resposta entristecida... Faleceu há tempos e o seu corpo  foi cremado. Eu também quero ser cremada quando morrer...


Perante esta triste situação, fiquei abismado com uma dolorosa. resposta!

O Carlos fora uma ilustre  Figura muito conhecida e estimada em Angola, porque fazia parte de um "clã" de técnicos Profissionais nas lides da Radiodifusão,  onde  praticara programas de muito apreço, por parte do Público.

E pensei, porquê um fim de vida, como o que me relatara a sua Excelsa Esposa ? Merecia, antes , um triunfante Cortejo, em honra do seu digno e Honrado Passado.O meu compatriota Carlos Meleiros !

Satisfazendo uma íntima curiosidade, recorri a uma fonte, aliás, exposta publicamente, na Internet  afim de me inteirar, melhor, sobre a questão " Como é feita uma cremação.. E então colhi aí o seguinte esclarecimento

"A cremação é um processo extremamente antigo, e vem sendo usado a milhares de anos.

O velório acontece normalmente, como em qualquer outro funeral. A diferença está que  ao invés do corpo ser levado ao túmulo, ele é transportado para uma sala refrigerada. onde ficam em torno de 24 horas, tempo em que a família ou até mesmo a polícia podem requisitar o corpo de volta.

Passado esse tempo, o cadáver é levado ao  forno junto com todas as roupas e o caixão, sendo que somente as alças metálicas do mesmo são retiradas. O caixão é sustentado por uma bandeja que impede seu contato direto com o fogo,  que chega a uma temperatura média de 1200ºC. Com o calor, tanto a madeira do caixão quanto as células do corpo se evaporam, indo direto do estado sólido para o estado gasoso.

Após passar cerca de duas horas no forno, os restos mortais são levados para um triturador, onde as partículas que resistiram a queima ( o oxido de cálcio, por exemplo) são moídas. 
Na sequência, as cinzas são colocadas em urnas e entregues às famílias.

As famílias fazem das cinzas recolhidas, o que entenderem.

Falando com Agentes Funerários, foi-me dito que tem havido casos em que as cinzas são atiradas ao mar, em actos de homenagem.

Impressionante, não acham  ?...

E é assim que é extinta uma vida, nem que seja ao atingir  o seu Centenário..
.




  
Tá?!...

A esfera da ingratidão...

Se perguntarmos a qualquer ilustre Cidadão, quem é esta Figura, de imediato responde, sem hesitar.

                                      ...   É o grande futebolista Cristiano Ronaldo..

                                          

Mas se fizermos a mesma pergunta em relação a este Grande Cientista, a resposta invariavelmente é  a seguinte:



"Não sei quem é .... "

Pois, então, fique a saber  se Você  já  teve problemas sérios de saúde, e  se esteve próximo de ir parar ao Ceu ( ou ao inferno...) , a sua salvação deveu-se a este Grande Cientista, descobridor da PENICILINA.

Não é de estranhar a ignorância e ausência de reconhecimento,  das boas acções que, ao longo da vida, , nos surpreendem , vindas de  Almas muito Bondosas, e que, são, logo,  ingratamente esquecidas. (Passe o moralismo, efémero !).

Pois deste  Grande Cientista, reza a seguinte  história ,  que é descrita na Internet,  como  segue:-

...A penicilina foi descoberta em 1928 por Alexander Fleming quando saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos   em seu laboratório no Hospital St. Mary em Londres. Quando voltou, reparou que uma das suas culturas de "Staphylococcustinha sido contaminada por um bolor, e em volta das colônias deste não havia mais bactérias"

E adianta o seguinte:
" Em 1941, os seus efeitos foram demonstrados em humanos. O primeiro homem a ser tratado com penicilina foi um agente da polícia que sofria de septicemia com abcessos disseminados, uma condição geralmente fatal na época.. Ele melhorou bastante após a administração do fármaco, mas veio a falecer quando as reservas iniciais de penicilina se esgotaram. Em 1945, Fleming, Florey e Chain receberam o Prémio Nobel de Fisiologia ou Medicina por este trabalho.

A penicilina salvou milhares de vidas de soldados dos aliados na Segunda Guerra Mundial."

"Tem-se dito que muitas descobertas cientificas são feitas ao acaso.

A era dos antibióticos, espalhou-se , depois, por todo o Mundo.   Compartilhei, nessa onda de Salvamentos a humanos,  enquanto colaborador , como contabilista, numa empresa que chegou a ser instalada em Angola - A PFIZER CORPORATION, negociadora e distribuidora deste antibiótico, por todo o território angolano...

.
Não pretendo  querer desmerecer o valor ou importância que a cada um possa ter sido atribuído, 
seja em que área for, mas...já Eça de  Queirós escrevia " "Em nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal".

As notícias vindas a publico, relativamente ao "capitulo Ronaldo"  ultrapassaram, em  larga extensão, outros casos, eventualmente merecedoras de destaques jornalísticos, mas  postas de parte, ou esquecidas,  por serem consideradas insignificantes e não merecedoras de um minimo de atenção e publicação.

Uma situação protagonizada pelo autor destas linhas, há longos meses, embora  relatada a um jornal de grande expansão,  não chegou a  merecer  nenhuma  publicação sobre o seguinte episodio:- Na aula de uma Universidade Sénior,  frequentada por Dignos Alunos e Alunas de idade avançada,  a certa altura,  para evidenciar a  benéfica  utilidade do uso de  computadores, na Internet, foi exibida uma pequena demonstração  de um conjunto de cadernos  de "blogs",  já emitidos e visualizados por largo numero de  Leitores, num dos quais tinha sido contada a história, de um heroico militar que, em Angola,  se imolou com a bandeira nacional portuguesa e se suicidou  com um  tiro disparado sobre o tambor de pólvora em que se sentara,  por se sentir  traído,  mercê do acordo com a Inglaterra, e como tal,  por dignidade e honra, suicidava-se Tratava- do General Silva Porto.  A certa altura,  foi dito que,  ao invés, houve um  conhecido cidadão português, que, no Estrangeiro, pisara e cuspira sobre a  bandeira da sua própria Pátria - a Portuguesa.

Resultado - Expulso da aula, com a incriminação de nunca mais lá pôr os pés... pois não era permitido falar em politica e muito menos enunciar o autor desta atitude apátrida, cujo nome nunca pronunciei..

E... foi um Adeus definitivo à frequência  das  Aulas de  História Nacional... na Universidade Sénior de Olhão.

Tá?!...

terça-feira, 22 de julho de 2014

Divagando...

Pessoa Amiga que me transportou, de automóvel, até ao local  onde colhi esta imagem, contou-me o seguinte: Enquanto filmava e  fotografava este cartaz publicitário, colocado perto da rotunda rodoviária, em estrada  em que iam  entretanto  circulando muitas viaturas, um carro da Policia, estacionou, a uns  metros de onde colhia as filmagens, e, sem eu ter dado por isso,  o digno Agente, dentro da viatura, sem ter saído  para fora,  começou a vigiar-me, certamente pensando que eu estaria ali a fazer algo,  para alem  de umas simples filmagens a este "monumento publicitário".

.
Certamente estaria no pensamento do Agente da Polícia, que, como o teor do exposto,  referia-se , maliciosamente, a Dignas e respeitáveis Figuras do actual Govêrno,  que estaria em curso qualquer acção  partidária,  contrária ao que fora exposto no cartaz,  colocado a uma curta distância do acesso à cidade de Olhão.

Não foi com  nenhum sentido de partidarismo,  pois tenho o maior  respeito  por  Todos os Partidos,  mas  algo me mexeu , tão-somente , quanto  à matéria   monetária - o " Euro" e o " Escudo."

Tenho já uma idade muito avançada, e, ao longo da vida,  escriturei variadissimas  vezes ,e já nao tem conta,  as soluções que tive de enfrentar,  relacionadas com  problemas contabilisticos , e outros,  em que se envolviam  moedas em curso,  em  paises envolventes,   a partir do  Escudo  do Banco de Portugal (Metropolitano), o Escudo do Banco e Angola, a antiga moeda angolana ( o Angolar), Dollars, Libras,   Pesetas,  Rands,  etc. etc.; pois fui  Contabilista , com funções de chefia (  enquanto bancário e sem ser na actividade bancária) em variadissimas Empresas, Nacionais e Estrangeiras, sediadas em Angola, Portugal  e com  ligações  à  USA.

A caminho da débil vela de uma madrugada, que no parapeito do horizonte,  espreitar-me-á quando o ultimo despertar de um sonho "virginal desfeito", me transferir a caminho da Eternidade, ainda penso o que seria  um eventual  "entendimento reciprocuo", entre ( que me perdoem a fragilidade da ingénua  brincadeira...),  o ressurgimento  das seguintes combinações,   assentres  na seguintes  fontes de  riqueza, para  sua sustentação:-

O "Escudo-Kwanza "...
(Sustentado nestas riquezas ...)

.. Petróleo, Diamantes, Marfim, Ouro, mabokas, caju, 
mamões, sape-sape, trigo ( que dá duas vezes ao ano), e 
outras riquezas, naturais ,originarias do território à beira-mar
 plantado, como o clima, os figos do Algarve, o vinho do 
Porto, a bela sardinha assada, e outros bens, como o turismo!
                              
O "Euro"- (Escudo) ...
(Sustentado nesta fonte de riqueza...)

Merkel...(Chanceler Alemã)...


Tá?!...

Cortesias...

O meu   Amigo, Sr.  Santos, ( Benjamim  dos Santos Cassio), proprietário da empresa "Electro Santos" , nunca se esquece de me facultar uma leitura do jornal local "O Olhanense", de que é assinante, salvo erro.  Foi com alguma emoção, que , desfolhando página  a página, do dito jornal, despertou-me a atenção  um texto subscrito por Mário Proença, titulado SOLIDARIEDADE ? SIM!


Durante a sua leitura veio-me ao pensamento um período vivido na minha vida, em que, para compartilhar com  ilustres compatriotas, no sentido de podermos  proprorcionar à boa gente Portuguesa, uma vivência feliz, e tranquila,    candidatei-me a Deputado à Assembleia da Republica Portuguesa, conforme documento fotocopiado, anexo:

Do artigo extraido do Jornal, destaco uma passagem, que se enquadra, perfeitamente, ao princio que nos norteou  e me levou à candidatura nas ditas eleições,  pelo partido ( já extinto) " Partido da Solidariedade Nacional", como segue:

               ..." Ora  acontece que tomando conhecimento que a funcionária Sónia Fava, havia  terminado o contrato de trabalho que a ligava ao Sporting clube Olhanense Futebol SAD..."

e seguem-se mais  informações acerca do caso,  e, a certa  altura, lê-se:

"Nos dias que correm, não é nada fácil encontrar-se um grupo tão unido, como o que os trabalhadores do sporting Clube Olhanense formam e, essa coesão tem sido demonstrada mais de uma vez, pelo que o capital humano, sempre tão importante em qualquer empresa, em qualquer associação ou mesmo num clube desportivo, constitui uma mais-valia tão que tem de ser preservada.".

Pois, foi, dentro desse princípio, que o esforço produzido no tempo das eleições atras apontadas, gostariamos   que resultsasse num clima de concórdia  ..  PAZ  E  FELICIDADE , nem sempre   conotados, infelizmente,  nos tempos  actuais...

Tá?!...


segunda-feira, 21 de julho de 2014

Não é publicidade...

Ontem, Domingo,  20 de Julho de 2014, pela tardinha, ao regressar a casa, após um encontro amigável , em Faro,  com antigos Colegas, que comigo deram o seu digno contributo laboral , em épocas próprias,  distintas e  imortais,  à  ex-Província Ultramarina  de  ANGOLA, quando dois estimulantes espectáculos atrairam a minha atenção, que me impulsionaram  redigir o presener blog.

Sem qualquer protagonismo ou publicidde, aqui vou espelhar, o que então  despertou-me  a vontade   de redigir  este inocente  artigo "bloguista":-

Primeira visão:

Numa rotunda,  à entrada desta histórica e bem conhecida cidade de Olhão da Restauração, ao dar a curva  na estrada que conduz ao  ponto  central da cidade, está colocada o seguinte cartaz publicitário.



Português de Angola, e em cumprimento de um solene juramento de respeitabilidade à bandeira nacional Portuguesa, como militar, na data,  (Escola de Quadros Militares, em Luanda), integrei-me,  numa altura em que, para defesa do bem  estar e protecção  de TODOS OS PORTUGUESES,candidatei-me para a Eleição à Assembleia de Republica,  pelo  Partido da Solidariedade Nacional, conforme a fotocopia aqui exposta:



Uma evolução do " Escudo" para o "Euro",  trouxe a esperança de uma vida suavizada  extensiva a todos os  Portugueses,  sem excepção, mas a realidade, de facto, vem demonstrando que no tempo do "Escudo",  ao principio de cada ano, vindouro, havia sempre um acrescimo, anual,  nos ordenados e pensões de Todos Nós, o que, hoje não se verifica, infelizmente, nestes tempos dos "Euros"...  Pelo contrário... cortes e mais cortes, é o que se tem visto !

Não sou  nenhum "expert" nesta matéria, mas pressuponho que teria havido algo de  "errado", quanto a medidas  acordadas  na base  da solidez  em que se assentavam as " hipoteticas "  riquezas produtivas.

Quero refletir, embora desgoste a alguns,  que  enquando houve  o Escudo,  em que  se consolidava com  riquezas que  em Angola  se produzia , abundantemente, ( petróleo, diamantes, etc,), quando regulamentado  por legislações emitidas pela Mãe Pátria - Portugal, , o " Escudo" éra moeda bem aceite, por quase todo o Mundo. Porque não, agora, um "  entendimento  monetário" e alinharmos  com os "Kwanzas " ?


Segunda visão:

Situada num bonito recanto da cidade de Olhão, com ampla e confortável esplanada, na companhia de agradável sombra das árvores que projectam sobre  esplanada`,- "KUBO-CAFFE",  somos recebidos com inesgotável simpatia dos Donos e Empregadas, e, descansadamente,  sentados ao redor da mesa, onde estão as chávenas de  café , e outros acepipes,  volta e meia,  chegam aos nossos ouvidos os toque das sirenes que transportam doentes a caminho do Hospital.  Noto, assim ,  o seguinte contraste - e recomendação:

Aproveitemos bem, estes  períodos  de  repouso e descanso...   e que Deus nos livre dos momentos de infelicidade   e dor,  semelhantes  aos que  passam  a caminho do hospital , metidos  nas cabines dos  112.






Tá?!...

domingo, 20 de julho de 2014

A culpa morreu solteira...

Por um curioso acaso,  ao ligar o computador,  em busca de notícias que por intermédio da Internet, são transmitidas acerca de um acidente ocorrido com  um avião que transportava,  a bordo,  tres centenaas de passageiros,  surge-me esta informação, prestando dados historicos, de um passado em que fui , em parte, interveniente, dada a origem do meu local de nascimento- Luanda.


A ultima foto revela o içar da nova bandeira angolana, na data da independência a 11/11/75..
O conteudo da documentação acima referenciada, cotem dados históricos das épocas e periodos que deram origem ao processo de descolonização da ex- provincia ultramarina- Angola., em que circulava ainda o dinheiro a seguir referenciado:


Baptismo,  idade da instrução primária, primeiro emprego ( seguriram-se muitos outros), vida militar, casamento, nascimento de Filhos, educação e escolaridade dos mesmo, e vivencia feliz e digna, tudo ocorreu durante os  muitos anos, que antecederam o "exilio forçado" do... Adeus a Angola...

Todavia, o nosso esforço  laboral  nunca foi projectado para que, na imprensa mundial , viesse a ser exposta  uma impressionante  notícia desta natureza, mas o propósito  era , pelo contrário... DAR INSTRUÇÃO  E  DE COMER A QUEM TEM FOME ... 

... e não o que  a seguir se apregoa, como sendo uma VITÓRIA deslumbrante...






...O petróleo, os diamantes e outras riqueza naturais ,  foram herdadas POR NÓS .., pelo o nosso esforço e trabalho .não se esqueçam !   Nem apaguem a memória...

Tá?!...