terça-feira, 20 de janeiro de 2015

" e se ..."

E se  nunca tivesse acontecido o  25 de Abril ? Imaginemos que os militares insurrectos eram contidos e detidos antes de sairem sequer dos quarteis. Por via disso personagens corruptas que bem conhecemos,  algumas delas saídas do seu buraco por ocasião da revolução,  nunca teriam tido oportunidade de,  com os seus esquemas desviantes,  enganar o povo em proveito próprio. Dirão muitos que náo haveria liberdade. Respondo que liberdade é esta em que no Governo estão,  à vez,  sempre os mesmos,  como que combinados,  num esquema  que os favorece e vai enganando o povo com uma liberdade ilusória que se assemelha mais uma libertinagem. Acrescentarão que agora não existe PIDE. Oficialmente,  talvez não mas oficiosamente o controle do Estado nunca foi tão apertado. Veja-se a história da Mulher  que ficou sem o subsídio pelos comentários que publicou no facebook.

E se o Sócrates nunca tivesse ganho as eleições ? Para já não se venderiam tantos jornais,  não se venderiam tantos cafés e sandes no snack bar junto à prisão de  Évora,  não seriam desviados tantos milhões sabe-se lá de onde  e como e,  essencialmente,  o nosso País não ficaria com imagem de corrupção que um ex-primeiro ministro preso sempre trás.

Poderíamos  estar aqui o dia inteiro mas a verdade é que as coisas são como são,  não há volta a dar. Temos que viver com aquilo que Deus,  ou o Diabo,  nos dá. E viver um dia de cada vez sem lamentar aquilo que não depende de nós e que nada podemos fazer para mudar e cuja responsabilidade nos ultrapassa. Se todos refletissem sobre o exercício da liberdade nem faria sentido imaginar "e se..."

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário