quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Eterismos...

Ha  certos casos e determinadas situações abrangentes, que empolgam a sensibilidade e carácter de qualquer  ser humano, que adveem  de certas afirmações,  provenientes de "Pessoal" com quem  , recentemente  estabelecemos  relações  de amizade. Vem esta prosa, pelo seguinte motivo:- Publiquei num dos meus  ultimos trabalhos bloguistas, uma referência casual,  acèrca de um contacto,. de cariz reservado, que , em Luanda, na altura,  tive com pessoa Amiga,  que, mandatada  pelo o já falecido  Doutor Agostinho Neto,  me dissera   que o Dr. Agostinho Neto,  gostaria de  ter comigo uma reunião, particular,  para efeitos de um  futuro  projecto,  na administração angolana, pois verificara que  no meio de  TANTOS  Angolanos nascidos em Angola, que  estavam  exercendo  trabalhos especificos (bancários),  e que se encontravam  situados no topo do vertice da pirâmide,  com funções de chefia  executiva,  eu era um deles.  As coisas, porém tiveram um outro  destino,  que a própria história bem relatou.

E, isto a propósito, de um comentário que me foi dirigido,  recentemente,    num   encontro  entre Amigos Séniores,  em que alguem puzera em duvida a minha  apregoada honestidade  e capacidasde de condução  em matéria de responsabilidades na actividade laboral ( e não só..)...

Em resposta. puz à disposição, de quem estivesse interessado,  em tomar conhecimento  de como foi o meu passasdo ,  este  legado, volumoso,  no qual "adormecem" históricos   acontecimentos ocorridos ao longo de uma existência, já   a caminho dos noventa anos de idade, e da qual reproduzo, sinteticamente, algumas  transcrições, que bem revelam a verdade dos factos ocorridos.





Documentação antiga arquivada em livro.
                                          ****************************************

                               Seguem-se algusn enxertos,  extraídos da documentação arquivada:
                                                   
                                                        ***********

"Eleição para A Assembleia da República . EDITAL de 30 de Agosto de 1995- Partido de Solidariedade Nacional -PSN - Candidato efectivo- Armando José Carmo Ferreira Baptista.

                                                         ***********
"Assembleia de Condóminos - Bloc  Nau - Acta da Sessão nº 3/2001= ..." Considerando estar salvaguardado o bom  nome de quem executou a contabilidade do exercicio do ano 2000, a qual fora gratuitamente organizada, as contas mereceram a sua aprovação- Fica salvaguardado o Bom Nome do Sr. Armando José Carmo  Ferreira Baptista."

                                                        ************

 "SOREL- CATERPILLAR - -Soc. de Rep. Lda.- Luanda, 11 de Junho de 1958.-Armando José Carmo  F. Baptista.
Não queremos deixar de lhe manifestar o nosso pesar por  ver afastar-se do nosso serviço um empregado que durante tantos anos serviu sempre com lealdade e zêlo exemplares."

                                                         ************

"J.Lopes - Agente Geral em Angola dos Produtos LUSALITE -  Declaração Para os devidos efeitos declaro que o  Ilmo. Snr. ARMANDO BAPTISTA  desempenhou sempre com zelo e máxima honestidade, as funções de meu empregado de escritório, podendo desta, fazer o uso que entender. Luanda, 6 de março de 1946."
                                                        ************

 "Pfizer- Laboratórios Pfizer de Angola, Lda.  - Luanda, 19 de Janeiro de 1966.- Exmo. Snr. Armando José Carmo Ferreira Baptista. -  Exmo. Senhor, - Serve a presente para atestar perante qualquer entidade, que V. Exa, prestou os seus serviços aos LABORATÓRIOS  PFIZER DE ANGOLA, LDA., desde Julho de 1959 até 20 do corrente, tendo exercido as fuynções de Chefe de Contabilidade e de Chefe de Escritório, sempre a nosso inteiro contento.".

                                                        ************
 "NEA -  Nova Editorial Angolana, s.a.r.l - - Proprietária do Jornal " O COMÉRCIO". =Luanda, 8 de Julho de 1959 .  DECLARAÇÃO -  Declaramos quye o Senhor Armando José Carmo Ferreira Baptista, esteve ao Serviço desta Empresa como Guarda-Livros durante um ano, lugar que sempre desempenhou com honestidade, competència e zêlo profissional"

                                                        ************

"MUNDUS de Angola Estruturas Tubulares, La. Luanda, 24/Maio/66- exmo Snr.  Armandio José Carmo Ferreira Baptista. Exmo. Senhor.   Pela presente, e satisfazendo ao solicitado por V.Exa. informamos de que prestou serviço nesta empresa desde 20 de Janeiro de 1965 a 30 de Abril de 1966. como chefe de contabilidade do n/ grupo de sociedades ( MUNDUS DE ANGOLA, ESTRUTURAS TUBULARES, LDA.-- ELECTROTÉCNICOS REUNIDOS ( LUANDA) LDA. - CAMIÓES DE  ANGOLA, LDA.),  tendo desempenhado as suas funções com assiduidade, zêlo e honestidade profissionais, temdo-lhe sido concedido a demissão dos n/ quadros a pedido pessoal."

                                                         ************

" Cooperativa de pessoal das Empresas Afiliaddas da "CUF em Angola-SCARL - COOPERCUF - 
Exmo. Senhor Armando José Carmo Ferreira Baptista - BANCO TOTTA STANDARD DE ANGOLA.
Luanda, 4 de Junho de 1974.-  Presado Consócio,
Cabe-nos o grato dever de manifestar a nossa satisfação pelo seu espírito cooperativista, bem patenteado na  forma como correspondeu ao apelo que lhe dirigimos para colaborar na elaboração do inventário  dos valores da nossa Cooperativa em 31-5-74. Graças à sua colaboração... "
                            
                                                           ***********

"Embaixada da República Popular de Angola- SECTOR ADMINISTRATIVO - Exmo Senhor Armando José Carmo Ferreira (Porto)-  Serve a presente para comunicar a v. Excia. que a sua oferta de prestação de serviços na República Popular de Angola, não foi aceite.- Embaixada da República Popular de Angola, lisboa, 29 de Julho de 1982.-"
(Nota à parte . não sei porquê !)


                                                           ***********

 "BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA -   DECLARAÇÃO  -  Para efeitos da sua inscrição definitiva, como técnico de contas, na Direcção Geral das Contribuições e Impostos, declaramos que o Sr. ARMANDO  JOSÉ CARMO FERREIRA BAPTISTA  tem exercido funções de contabilista neste Banco desde 24-8-66 e que no desempenho destas sempre tem demonstrado excelentes qualidades profissionais e  de carácter. - Luanda, 21 de Agosto de 1970."

                                                           ************

(Carta assinada por tods os Trabalhadores da Empresa) Entregue em 11/4/77.)

"Para Exma.. Administração da NACIONAL RÁDIO, S.A.R.L. (Secção de Tesouraria) (Cruz Quebrada- Lisboa):

Tivemos conhecimento que por ordem do Banco Pinto & Sotto Mayor o Snr. Armando Baptista, cessaria, em data oportuna, as funções que tem vindo a desempenhar no Sector Financeiro desta Empresa desde 10 de Janeiro do corrente ano, regressando às suas funções naquele Basnco.

Dado que só temos recebido da parte deste Senhor provas da melhor colaboração, não  só no que respeita a trabalho como em relações pessoais, foi com a maior mágoa que recebemos esta informação, pelo que, apresentando as n/desculpas por esta ousadia, tomamosa a liberdade de, por este meio, solicitar que através de V. Exas. fosse encontrada uma plataforma que permitisse a sua continuação neste sector,satisfazendo assim náo só o seu desejo, pois por várias vezes o Snr. Baptista tem demonstrado estar satisfeito com o ambiente existente, como o de todos nós que nos consideramos muito satisfeitos com a sua actuação a todos os níveis. "...Na

 (Fotocópias dos originais com assinaturas, em meu poder).

À Direcção de Pessoal,
... Na realidade o colega Sr. Armando Baptista fez um trabalho verdadeiramente excepcional. É que ficou plenamente demonstrado que, além dos conhecimentos de ordem profisisonal que o Snr Baptista demonstrou confirmando tudo aquilo que consta. do seu curriculum as suas altas qualidasdes de pessoa humana sobrelevando teve alem do mais o benéfico efeito de uma total normalização do ambiente de trabalho existente no sector financeiro da N.R."

                                                                  **************

"SINDICATO DOS BANCÁRIOSA DO NORTE--  DoConselho Fiscalizador de Contas - 
Porto, 12. NOV.1982. -Prezado Colega -  Armando José Carmo Ferreira Baptista.
Em reunião de 28 de Setembro transacto, tomou conhecimento, este Conselho Fiscalizador de Contas, do conteúdo da sua carta, em que anuncia a sua passagem â situação de invalidez presúmivel. 
Por tal facto e porque deixa de poder dar a sua colaboração a este C.F.C.,  foi deliberado agradecer a sua prestimosa colaboração durente o período do seu mandato "...

                                                                  ***************

"VERCOPP -UNIÃO DAS ADEGAS COOPERATIVAS DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES "-

Carta que me foi dirigida pela Vercoop, com data de 30.12.83,   em que me informam  ter sido  aceite o meu pedido de demissão, com dispensa de todos os serviços, por motivos de saude ..

                                                                  ****************

AR  PROALGARVE - António Rita  -  Do Departamento Administrativo - 20/03/86-  Vila Real de Santo António -Algarve

M7 Pastelaria-Café - FONSECA, LDA-  FARO (Algarve)

GRUPO NAVAL DE OLHÃO -  - Olháo - Departamento  Directivo....

                                                                  **************

Após o " forçado  exílio" a que  tivemos que ser submetidos, e por fortes   razões de saúde ( pois na data náo havia médicos, em Luanda,  que me tratassem da doença que me atacara, dias antes da independência de Angola) acabei por "ser atirado de para-quedas", para um confortável cantinho residencial nesta cidade de Olhão da Restauração.

Para finalizar este meu  "chato" blog, ,, em que  vou, agora,  limitar-me a transcrever  uma simples missiva que me foi dirigida pelo Banco Pinto & Sotto Mayor, pela qual   foi-me o reconhecido o pedido de Reforma, cujas pensão é a minima no secror, ( semelhantre a  de Aprendiz na Banca e é a unica que recebo presentemente para poder sobrevver, neste encantador Páis à Beira Mar  Plantado- PORTUGAL.

Transcrição semi- completa,  da Carta original:-

"BANCO PINTO & SOTTO MAYOR - Direcção
Exmo. Senhor,
Armando José Carmo Ferreira Baptista
4470 Moreira da Maia.

Lisboa, 20.Julho.1982.

Vimos pela presente comunicar-lhe que,  face ao seu pedido, a que os nossos Serviços Clínicos deram o acordo, foi decidido colocá-lo na situação prevista no nº 1 da cláusula  138a. do CCTVSB,  com efeitos de 01.08.82."

 (Fiquei assim, deixar de receber os subsídios que me eram creditados mensalmente, como o de almoço e outros..)              

                                                                *****************

Com o andar dos tempos, minha Santa e Saudosa Mulher, com quem me casara há sessenta anos, em Luanda ( terra onde nasci)  partiu para o Céu,  porque Deus a veio buscar.

Fragilizado, por isso,  o meu estado psíquico, e, para o atenuar, meus Familiares  tiveram a idéia de me encorporar  na  Universidade  Sénior, a funcionar  nesta  linda cidade. de Olhão.

Numa certa aula, acabei por ser expulso pelo Professor, porque  não gostou da  minha ingénua atitude em ter mostrado um blog em que fizera uma  comparativa acção de patriotismo praticada pelo  General Silva Porto, em Angola, (imulando-se na bandeiera nacional, suicidou-se, dando um tiro sobre o tambor de pólvora em que se sentara,  ao invés de um ex-nosso  Presidente da República que chegou  a espezinhar,, no estrangeiro, o simbolo da sua propria Pátria- a  bandeira PORTUGUESA..
.
Tá'!...

 
Última hora -  resposta a um enraivecido comentador... " Náo  é  "paranoia" nenhuama, É a pura verdade...  Imita-a ,  se tiveres   capacidade de a igualar.. seu malandro !.













Sem comentários:

Enviar um comentário