segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Que lucidez... tão tranquilizante !...

Publiquei esta manhã, que  "ontem divulguei uma notícia que dava conta da descoberta eventual de grandes jazidas de petróleo em Portugal ...", baseando-me muma publicação da revista "Sábado" nº 558, aqui  fotocopiada, com todo o respeito.


Fiquei emocionado com semelhante  noticiário, acêrca da... recente descoberta de jazigos de petróleeo,  em território português.

Digo que fiquei "emocionado" com semelhante " notícia", porque me fez vir à memória, os  momentos de  grandes manifestações que se realizaram na terra onde nasci, Angola,  quando se soube que tinham  jorrado  os primeiros "penachos" deste precioso líquido, nas pesquizas que  estavam sendo levadas a efeito, naquele território africano.

Muitos ruidosos festejos foram então celebrados, nesse dia,  em Luanda,  ao ponto de  ter deixados de haver "horário de trabalho",  para que  os celebrantes  não se preocupassem com os limites estabelecidos quanto aos periodos estabelecidos de presença ao serviço. Tudo era perdoado !....Tal não era a alegria que todos nós sentiamos,  com tais descobertas. Ao invés do que  sucedeu na imprensa, angolana sobretudo na altura,  como no  jornal " a Provincia de Angola",  não  se notou qualquer evidência noticiosa,  sobre esta grande  novidade,   em primeira pagina,  ( como era de esperar...)  aqui em Portugal !..

Uma nota curiosa, que me foi transmitida, pelo meu vizinho, que morava mesmo ao lado da minha residência, em Luanda,  na data, e que  êle era um dos "manda chuvas" do jornal "O Congo" que se editava no Norte de Angola,  confessou-me o seguinte, que diz ter-lhe sido contado por um Colega  que na altura visitava Lisboa:- "...Sabe qual foi a expressão de Salazar ao terem-lhe dado a notícia do aparecimento do petróleo  em Angola ???...  Foi esta:
                                           "  Que desgraça !..."
Tá?!...



Sem comentários:

Enviar um comentário