sábado, 17 de janeiro de 2015

Sentinela alerta !... Alerta está !!!...

Era este o grito que, ao longo da noite,  e periodicamente, o  militar (soldado),  no seu posto de
vigilância,  emitia, para  confrontar  qualquer ataque,  que se aproximasse,  por parte do inimigo....

Na minha juventude, quando enquadrado no período em que fui convocado para prestar serviço militar, sob a  bandeira portuguesa, em Angola, (terra onde nasci),  tambem me calhou a vez de, pela noite fora,   efectuar  rondas , num jeepão,  contornando   todos os postos militares, que se integrassem na área militarizada.

 Sempre atento a qualque indício  de desassossego,  que me recorde.  só uma única vez  é que tive necessidade de recorrer ao gatilho da metralhadora  afim  de  afugentar um " turra matulão", embriagado,  que nos quiz fazer frente. e, até, provavelmente abater-nos.

Recordo, um caso que se passou,  (já lá vão tantos anos, e os tempos eram outros...) ,hilariante, que passo a relatar:- Havia ordens superiores, por parte da hierarquia militar, que,  quando se aproximasse uma entidade militar , igual  ou  acima do posto de capitão,  a sentinela  era obrigada a emitir o  grito de  "ás armas",  como sinal de respeitosa  identificação do militar que se aproximava , detentor das divisas militares do posto de capitão.  Acima de todos os postos  com estas divisas,  era obrigatório o "cumprimento" de ..."às armas !... Abaixo deste posto,  não era obrigatorio o grito de " alarme" de cumprimento  por parte da sentinela...  Certo dia, porém,  o jovem que  estava de serviço,  que por acaso  era de côr,  no posto da sentinela, não soube identificar atempadamente o visitante que se paroximava , que  até era um simples furriel,  ao reconhecer que  dera o alerta erradamente , em altos berros,  corrigiu   desta maneira a sua asneira:... " às armas.... me  enganei !.".. E tudo se resolveu da melhor forma...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário