terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Flashes e percalços que afluem à 3ª Idade...

 Mais uma pequena  história que abarca a vivência de um velho Reformado (bancário), que, ao fim de   um  feliz enlace matrimonial,   ocorrido há sessenta anos, na cidade de Luanda (Angola), no altar da  Igteja do Carmo,   de Nossa Senhora de Fátima, certa manhã,  mas já em Olhão,  a Encantadora e saudosa Esposa, Alvarina Teresa, ter despertado , após uma noite mais ou menos tranquila, foi conduzida para o seu habitual cadeirão,  para descanso,  junto  a mim, e,  minutos depois, lançou-me, tranquilamente   um estranho  olhar,  em cujos olhos,  só se via um profundo esbranqueamento,.... era o seu  ETERNO ADEUS PARA SEMPRE !....Uma comovente e carinhosa  despedida  do seu Maridinho, Armando..
.
A partir de então, a despeito da vigilância  constante  a que passei a ser  submetido,  por parte de Filhos e Netas,  passei a viver sózinho,  em constante permanência saudosa, causticado pela solidão  e isolamente,   causados pela recente viuvez..

Vou passar, agora,  a  pormenorizar,- em estilo directo-, o que acaba de me  acontecer,  que alarmou "meio mundo  familiar",  habituados a telefonarem-me com bastante frequencia,  para se inteirarem do meu estado físico e psicológico:-

--- Chamadas de uma das Netas, ao meio da manhã:
                                        ----- Telefonema  pelo  TM...Trim...trim ( sem atendimento)...
                                        ----- Idem pelo telefone da  rede de casa....  ninguém atende ...
Repetidas várias tentativas, mas sem resultado...ninguem atendia!

--- Chamadas da Filha, após o alarme do sucedido , com ausencia, das primeiras chamadas
                                      ....... Telefone pelo Tele- Móvel....Trim.rim ( sem resposta, ninguem  atende)
                                      ......   Idem pelo telefone da rede de casa... ninguem atendeu..

Insistiu-se com novas preocupantes chamadas,mas o resultado coninuava a ser o memso .".nada". O  que surpreendeu a todos.


Foi então que, devido a ausência de resposta aos diversos telefonemas que eram feitos, que o alarme se instalou.,  Preocupados com tal  silêncio,  e sem saberem o que me teria acontecido.  meteram-se a caminho da minha residência, a fim de ser esclarecido o motivo  de estranho silenciamento.

Chegados, ràpidamente,   à  minha residência,   ficaram todos  estupfactos,  e surpreendidos,porque foram atendidos pelo cãosito "Pelinha" e quanto ao que me sucedera,  por se desconhecer  o meu paradeiro,  tudo ja se preparava  para accionar os meios de socorrismo normais, afim de se  saber se ainda  eu  estaria vivo ou se já  estaria  morto....

Mas na 3ª Idade, tudo pode acontecer,  mesmo sem causar  "alarmismos"...

Eu tinha saído de casa para levar o lixo ao contentor colocado  nos termos da rua e...no caminho  encontrei uma linda  pombinha morta na estrada.  Com pena, peguei na avesita e iniciei uma pequena covita, em terreno argiloso  para a soterrar. E isso fez-me esquecer que os ponteiros do relógio não param e o tempo vai passando , sem  muitas vezes darmos por issio !...

Na Natureza todas as aves são lindas...
Tá?!








Sem comentários:

Enviar um comentário