quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O " sigiio bancário" não é contemplativo com "vigarices"...

Já em Angola, enquanto responsável pela condução de serviços prestados, como trabalhador, numa instituição de crédito, no ex-Banco Totta-Standard de Angola, com Sede em Luanda (Angola), e posteriormente, em Lisboa (Portugal) como  trabalhador do Banco Pinto & Sotto-Mayor, jamais revelei secrestismos de  índole  profissional bancária, nem nunca consenti, que se revelasse, ou se aproveitasse do segredo profissional, imposto pelo Estado, em virtude do exercício ds função  profissional  de bancário,  sujeito a segredos, por Lei, não permitindo, designadamente, que se divulgassse os nomes dos clientes, contas de depósitos e seus movimentos, operações  bancárias, cambiais e finaceiras. reaslizadas, licenciamentos de operações concedidos e elementos relativos a processos em curso nas Inspecçoes de Crédito do Banco Emissor.

 No original do  Diploma aqui fotocopiado,  consta que o Presidente da Republica, António Ramalho Eanes,  o promulgou emn 21 de Dezembro de 1977,  (data da sua publicação) intervindo os nomes de Mário Soares, Henrique Teixeira  Queirós de Barros, Joaquim Jorge de Pinho Campinos,  Henrique Medina Carreira.

Segundo o artº 3º, a violação do dever de segredo, tentada ou consomada, é sujeita a penalizações que constam no Código Penal, incluindo despedimentos e retenção em prisões celulares.

As instituições de crédito são obrigadas a  organizar, sob regime de segredo, sistemas de recíprocas informações, com o fim de garantir a segurança das operações.

Moral da história.....

Perante o noticiário que no jornalismo vem publicado, e que na propria televisão vem difundida,  de onde se deduz que,  dos bolsos dos ricos e, também, de alguns não ricos, muita "massinha" tem escoado, às escondidas, para cofres de Instituições que, no Estrangeiro, privilegiam, a ânsia de se ser provido de meios afortunados para fins acomodaticios.

Não raras vezes, ao que se assite , agora, com relativa frequência, e que antes  nunca acontecera, a fúria dos que se  viram atingidos da incapacidade da boa gestão de Administradores, que foram empurrados  até ao colapso, e que em consequência disso, reflectiu-se  tudo num desespero de quem tenha sido vítima nas  aplicações accionistas, (e não só) que, empurrados pelo desespero dos prejuizos causados, chegam ao ponto, inadmissivel, de invadirem as portas de entrada do  Banco em que tnham  os seus  legais interesses e regulares comuns depósitos financeiros.



"Je suis beau "Bancário"... mesmo que,  percorrida uma honesta e dedicada comparticipação laboral, durante vários anos, "aufiro" uma única pensão de reforma, aos 87 anos, equivalente ao  salário  mínimo  inicial de um Aprendiz  na Banca !... E tenho que me dar por muito feliz...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário