domingo, 8 de fevereiro de 2015

"OUTRA VEZ...???....." !...

Vou de novo contar-vos  uma historieta, passada num cinema, em Luanda,  ainda  no  tempo  em  que  junto à sua  porta de entrada, um sorveteiro chamado Baleizão,  adoçava as nossas boquinhas com os seus deliciosos sorvetes, pois no tempo escaldante que se estava vivendo, e à tardinha caíam que nem canja !....

Após a entrega dos nossos bilhetes ao porteiro, no  novo cinema "Restauração", instalado no topo  da Avenida do Hospital, em Luanda (Angola), encaminhavamos para os nossos lugares, nas fileiras  da plateira do cinema, e, sentados, aguradavamos a projecção do filme, dentro do maior silêncio possivel. Creio que o filme a ser projectado era o...  "E tudo o vento levou "..

Fechadas as portas afim de se tornar um ambiente escuro, para  se poder apreciar as imagens a projectar no gigantesco écran, deu-se inicio ao espectaculo cinematográfico, e, logo as primeiras imagens projectadas que surgiram,  eram as que já tinham sido vistas, repetidamente, em sessões anteriroes e. em vários cinemas, incidindo  sobre   os   discursos que  Salazar pronunciara , em reuniões do Governo, na altura... e,  de repente, ouve-se, vinda da plateia  uma voz masculina  gritando  bem alto  e  em som trovejante...  " OUTRA VEZ. ???!!!..."

O filme parou,  inesperadamente, e... o que se assistiu, de imediato,  apos terem acendido as luzes da sala, foi dois polícias, fardados, agarrarem num homem corpulento, prenderem-no e, à força,  conduzido a uma viatura celular acabada de  estacionar...  Presume-se que o "orador reaccionário",  como estavamos nos tempo da Pide -  tenha sido  preso e encarcerado... só por se ter manifestado, publicamente,  contra a cansantiva repetição dos actos do Govèrno, na altura.

Os tempos, agora, realmente já são outros... pois cada um pode, livremente,  opor-se  , manifestando  o cansaço que  lhe provocam  as  repetidas, (e mais que repetidas), emissões televisivas,  sempre sobre os mesmos assuntos, que a todo o momento nos  impingem. Reconheço que,quanto a publicidade comercial, remunerada, se divulguem várias vezes,  que, por exemplo, a Coca-Cola afasta a sede, mas... que o Ronaldo fez 30 anos,  ouvir e rever  isto trinta vezes seguisdas...  é de se atirar o televisor  para as bandas das lixeiras camarárias ...

Lá vamos, outra vez, assistirmos, agora livremente,  à transmissão cansantiva de certos  programas do arco da velha, sem  menosprezo, contudo,  pelos que têm, na realidade, grande valia... que são de se elogiar.

Outra vez ?...

Tá!?...

Sem comentários:

Enviar um comentário