sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Tempo de Antena...

Hoje à noite vai ser transmitido o habitual programa da RTP1 "Sexta às 9".  Segundo me apercebi uma das reportagens é sobre um indivíduo que terá aceitado o dinheiro de algumas dezenas de pessoas para apostas na Internet no valor total de centenas de milhares de Euros,  tendo perdido tudo. Para convencer os apostadores prometia bons ganhos. Aflito com a derrota,  fugiu e está em paradeiro desconhecido. Na apresentação da reportagem lá apareceram diversas personalidades,  entre as quais uma Senhora da DECO,  Associação de Defesa do Consumidor,  a dizer umas quantas banalidades do tipo "não devemos acreditar em quem nos promete grandes ganhos em troco de muito pouco".

Há duas ou três semanas foi reportado na televisão que a mesma DECO teria descoberto diversos  lotes, em vários pontos de venda por todo o País, de carne picada imprópria para consumo. Isto veio lançar   o alarme entre  os consumidores de tal produto. Entretanto, a ASAE  veio desmentir a situação,  admitindo que possam  existir irregularidades mas nunca ao nível detectado pela DECO.

Devo dizer que esta publicação constitui a concretização do pedido de " Tempos de Antena " por parte de uma Pessoa Amiga. Sabedora da difusão deste blog de impacto mundial,  essa Pessoa pediu-me para divulgar uma situação ocorrida envolvendo precisamente a dita DECO. Pois então este meu Amigo aproveitou  uma promoção na Internet que prometia oferta de um tablet e tornou-se sócio da DECO. O dinheiro correspondente ao primeiro pagamento e que daria direito à oferta foi debitado da conta dia 2 de Janeiro. Não tendo notícias,  o meu Amigo telefonou para a DECO dia 20 de Janeiro.  Disseram que o dinheiro só tinha dado entrada na conta da DECO dia 12 de Janeiro (10 dias após o débito !!!) e que deveria receber a oferta/tablet a qualquer instante. Aproveitando,  o meu Amigo solicitou esclarecimentos relativamente a uma reclamação que havia apresentado concernente a um serviço prestado. A operadora encaminhou a chamada para o sector do apoio ao consumidor,  sendo que o operador foi tudo menos colaborante, limitando-se a dizer "mande os papéis, mande os papéis...",  sem fazer qualquer esclarecimento ou enquadramento legal.

Resumindo,  estamos quase no final de Fevereiro, dois meses passaram,  vários contactos posteriores foram efectuados, prometendo cumprir o prometido e nada acontece. O mais engraçado é que a DECO continua, apesar de se desculpar com o esgotamento dos stocks, a anunciar na Internet a campanha de subscrição de novos associados com oferta de um tablet. A verdade é que, segundo diz o meu Amigo, como pode a DECO defender os consumidores de outros se maltrata assim os seus próprios consumidores ? Em casa de ferreiro, espeto de pau...

Tá?|...

Sem comentários:

Enviar um comentário