quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Uma irrelevante historieta

A "estória" que vou narrar, pouca ou nenhuma importância poderá vir a merecer  por parte de alguns  estimados Leitores dos meus singelos blogs, mas, o meu  íntimo patenteia um significado, que a muitos, é-lhes  totalmente  indiferente. O de respeito, amizade  e dedicação !...

Vou relatar, numa, expressão  mais  directa (na 1ª pessoa), do que se passou, ontem, dia 4 de Fevereiro, pelas 13 horas, à saída  de um dos balcóes de atendimento final, no Estabelecimeto Ria Shopping, em Olhão:

 Aproximando-me, à saída, com  as minhas compras alimentares,  coloquei-me  no  final   da bicha  que  a clientela formara, aguardando a vez de se  ser atendido  pela funcionária   instalada na Caixa receptora dos "€uritos".

À minha frente, e aguardando, tambem, a sua vez para ser atendida, encontrava-se uma gentil Senhorinha, que, aproximando-se da  minha pessoa,  com simpáticos gestos, cedeu-me  o  seu lugar na bicha, e então iniciou-se o seguinte dialógo entre nós:

-...O Senhor faça o favor de passar à minha frente,  pois  cedo-lhe o meu lugar, e será atendido antes de mim...Isto está muito comprido... há ainda  muita gente  para ser atendida..".

-..." Muito obrigado pela sus gentileza, e  fico-lhe muito reconhecido porque, como vê,  só  consigo manter-me de pé, apoiado nesta "muleta" ( bengala)  devido as condições de saude que me  afectam e que me provocam dores corporais, muito intensas.... é da idade "-- (são perto de 90 anos !).

..." conheço o Senhor de qualquer lado, pois a sua cara não me é estranha, e não me lembvro de onde.... é muito simpático...."

..." eu tambem não sei bem quem  a Senhora é,  e não me lembro de si..."

..." Ah ! Agora me lembro... o Senhor é a  tal  pessoa, que escreve blogs na Internet, e que  utiliza o  nome Luandense... Tem publicado artigos formidáveis  que eu sempre leio. As suas publicações são muito interessantes, e interessam-me muito, pois  contem relatos impressionantes, que só o senhor conhece porque  tem participado em  factos e situações históricas, muitas  delas  que nem o Povo sonha que tenham acontecido.. O senhor é natural de Angola, e sabe de muita coisa  que as pessoas desconheciam. Ainda tem um cérebro, apesar de idoso, que o ajuda. ... Adeus... e até um novo encontro..."..

Depois de ter sido atendido à saída da Caixa, (no Ria Shopping), voltei  atrás, para  agradecer a amabilidade da encantadora Senhorinha, que me atendeu, despedindo-se de mim, dando-me  um beijinho. À saida, e já a caminho de casa, tive novo encontro, com um  Amigo, tambem Sénior, vindo de Angola, a quem contei, o  que sucedera  momentos  antes. Relatei-lhe que fora "premiado" com uma acção pouco comum, entre nós, de cedência  prioritária no lugar   numa  bicha  formada para pagamento das compras, num super-mercado, a uma pessoa idosa e carente de apoio, como era o meu caso, e que muito me surpreendeu.

Ao longo da conversa que se seguiu, quando retornava já a caminho de casa, num  novo encontro com um Amigo regressado de  África, relatei-lhe pormenores  fisiológicos da dita Senhorinha, (que para mim fora uma Santa), bem como  algumas referências de índole familiar, e de amizades, que ela me proferira e, face a  determinada semelhança, pressupou-se  renascer daí, uma eventual ligação  com  uma Personalidade, que em Angola, fora minha subalterna, na actividade bancária,  e que partira ja a caminho do Céu, há algum tempo atrás.

Uma hipotetica confirmação, do que se presumria ,  não  se torna possível, na medida em que se diluiram os contactos  que conduziriam à prova  da  realidsade dos factos

Contudo,  fico com a idéia, de que a  Personalidade já  falecida, de que se faz alguma referencia neste programa bloguista,  foi meu  importante  auxiliar  enquanto fui  projenitor e responsável como Chefe de Contabilidade, na Direcção Financeira, do ex-Banco Totta-Standard de Angola,  que foi "afundado" pela dita "exemplar-descolonização"..

Já em Portugal,  e se é de facto, em princípio,   o que refere o  mesmo assunto,   em tempos , fiz um percurso de automóvel, de 1600 Kms, mil e seiscentos quilómetros, ida e volta, a fim de ir  visitar a campa onde repousam os ossos mortais de um  Grande Amigo de quem me despedi, ainda o Banco abria  as suas portas ao Bom Público,  em Angola, sob a respeitosa  Bandeira  Portuguesa...

...
O  Autor  quando foi premiado ,em Luanda,  pela sua dedicação ao trabalho.
Sede do ex-Banco Totta-Standard de Angola, fotografada em Luanda, em dia de festa. antes da "exemplar descolonização"..


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário