terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Zéca, entravas hoje na dourada e honrosa equipe dos Séniores

José Fernando Pinto Lampreia - Aluno, aprendiz, nº 262, na época, do Colégio Militar, Português. no Largo da Luz - Distinto Militar, (com decorações altamente distintas) e que a Marinha não  facilitou  que repousasses os teus ossos, a cerca  de  uma  distância  de  100 milhas da nossa  costa Portuguesa, no Oceano Atlântico,  por  razões que a minha memória já muito envelhecida de octogenário, não me ajuda a recordar os factores impeditivos de tal honrosa  cerimónia  militarizada. 

Esta prosa, que ao acordar nesta manhã de 24 de Fevereiro de 2015, aflorou, estranhamento, ao meu pensamento,. foi produto de uma visão  motivada  pela leitura do Almanaque Borda D´Água para 2015,  no capitulo "Juízo do Ano", vem expressa uma frase que diz o seguinte:.. "... Os valores éticos deverão ser uma presença constante nas nossas deliberações ao longo do ano. A fruição das coisas belas não deve ficar esquecida, pois a nossa alma irá agradecer..."

Zeca, enquanto miúdos, andávamos sempre à porrada, mas os socos que te dei e os que recebi de Ti, só serviram para cimentar, cada vez, mais a nossa amizade, pois, como bons primos que éramos,  respeitávamos sempre os nossos abençoados laços Familiares.

Zeca, já  lá vão  mais  de oitenta anos que nos separámos, como Amigos  e primos que éramos , pois  ambos tivemos a felicidade de termos casado, (e em locais  muito distantes), cada um de Nós, com umas Santas Mulheres; mas  quanto à  minha Santa, e saudosa,  Alvarina Teresa,  já partiu para junto de Deus, há anos. Quanto à Tua Mulher,  como nunca mais nos vimos, Dela,  nada sei..

É uma recordação, a foto anexa,  dos tempos em que nos vastos campos agrícolas, pertencentes  aos  nossos queridos Avós, (e Bisavós),   propriedades perto de Carnide, Luz,  e Odivelas, tínhamos toda a liberdade, juntamente com Primas/Primos (Gabriela, Guida,  Dulce, Chinha, Maria Fermanda, Constança, Luiza, , Antónia,  Marias... etc.etc...), deleitarmo-nos  com os bons frutos que ali eram  reproduzidos,  assim como o puro Leite que as vaquinhas nos premiavam, e com os alegres, e barulhentos bailaricos com que culminava-nos os festejos dos  Teus Aniversários,  no sumptuoso palacete, no Largo da Luz,  em que, então vivíamos  Todos, em Paz e boa  Harmonia.

É a continuação dessa PAZ que  desejo seja Eterna..

Armando (primo)...

O Zeca .fardado de Menino da Luz.. acompanhado com a Família. (foto com perto de 90 anos )...

 Armando.

...

Sem comentários:

Enviar um comentário