quarta-feira, 4 de março de 2015

Dívidas & Dúvidas...

Enquanto continuam a ecoar os ventos dos negócios com Angola,  chegam também notícias de que Portugal tem pago juros historicamente  baixos quando pede dinheiro emprestado. Entretanto,  na República das Bananas,  vulgo Portugal,  o Primeiro Ministro enfrenta a  oposição política e a opinião pública por causa de uma dívida  que deverá rondar,  segundo as últimas estimativas, os cinco mil euros à Segurança Social.

Acreditar ou não acreditar,  eis a questão...


A importância deste assunto,  por si só, não me parece verdadeiramente relevante.  Milhares de pessoas têm  dividas ao fisco e â Segurança Social em valores bem superiores. O problema, na minha humilde perspectiva, é que:

  1. Passos Coelho não é um cidadão qualquer. Ao assumir o cargo de Primeiro Ministro e as responsaabilidades daí inerentes, Passos assumiu também um compromisso de ser um exemplo de idoneidade e honestidade perante o comum cidadão. Tal inclui o cuidado com o cumprimento de todas as suas obrigações legais,  mesmo que em atraso,  sem que para isso seja necessária uma notícia de jornal;
  2. O Primeiro Ministro invoca o desconhecimento da Lei. No caso particular não me parece razoável tal desculpa para quem já na altura (entre 2004 e 2005) tinha aspirações políticas. Tal desconhecimento parece pouco provável mas é invocado.
  3. Passos Coelho parece cada vez mais atrapalhado com a situação, com  um discurso cada vez mais hesitante,  ao ponto de,  como que para  desviar as atenções deste assunto, o PSD ter sentido necessidade de contra-atacar com uma notícia que dá conta do atraso de António Costa no pagamento de contribuições autárquicas.
Depois ficamos ainda a pensar: "Ai,  se fosse eu até as cuecas me penhoravam...". E de facto,  assim parece ser. As Finanças cobraram centenas de milhares de dívidas em atraso,  muitas envolvendo penhoras, em processos muitas vezes cegos que chegam a roçar o ridículo, como o caso daquela Senhora que viu o seu salário penhorado   por causa de uma dívida de cinco  (5) cêntimos !!!  Dá a sensação que estes serviços (Fisco e Segurança Social) parecem sofrer de uma cegueira selectiva.

Mas será importante o Primeiro ter  os seus pagamentos ao Estado em dia,  ou será tudo isto uma manobra da Oposição para atacar Passos ?  Dirigentes políticos noutros países já se demitiram por bem menos. Por  exemplo,  em 2006   a Ministra sueca da cultura demitiu-se por não ter pago a taxa da televisão e a contribuição da sua empregada doméstica para a Segurança Social. São realmente outras mentalidades,  outras posturas que depois se reflectem na população e no País que  (não) somos. Os governantes  não são cidadãos normais. Devem estar acima de toda e qualquer suspeita e constituir um exemplo para o seu povo. Só assim podem esperar que os Cidadãos ditos comuns cumpram com as suas obrigações. Quando esse exemplo fica comprometido devem ser, os governantes  a assumi-lo e arcar com as consequências de tal incumprimento... Mesmo que isso signifique abdicar do seu cargo...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário