sexta-feira, 6 de março de 2015

Eclipse solar no mês de Março...

Segundo uma pesquisa que acabo de efectuar,   pela via informática,  fui informado que haverá neste mês de Março, um eclipse  solar resultante do alinhamento em que a Lua está muito próxima do plano da órbita da Terra em torno do Sol,  cujo acontecimento astronómico está marcado para  o dia 20, pelas  9h30 (continental).

Reproduz-se, com a devida vénia e respeito, parte  do inicio da informação que nos é prestada, por esta via informática, para melhor esclarecimento  a prestar, sobre esta matéria,, a quem possa vir ,   nela , a interessar-se:-
.


Para melhor aperfeiçoamento e interpretação dos dados técnicos, sobre este fenómeno,  de seguida transcreve-se uma parte do texto  inserido na  refereida publicação original, como segue:-
:
****************
"... Dada a maior proximidade da Lua ao nosso planeta , esta tapará completamente o Sol ao longo de uma faixa no mar a sul da Gronelãndia, até perto do Polo Norte, passado pelas ilhas Faroé e pelo arquipélago de Svalbard.
Em Portugal o eclipse será menor, com 57% do disco solar coberto na Madeira, 62% em Faro, 72% em Bragança e 74% nos  Açores.
O mãximo do eclipse terá lugar em instantes diferentes, dependendo do ponto do país: às 7h50 em ponta Delgada e Angra do heroismo, 8h45 no Funchal, 8h59 em Faro e 9h08 em Bragança.

Por coincidência, este eclipe marca o início da Primavera no nosso hemisfério, pois, às 22h45 desse mesmo dia 20, a Terra atinge o ponto da sua órbita a partir do qual o hemisfério Norte passa a estar mais iluminado do que o Sul, dando origem por cá a dias mais  compridos do que as noies..."

*****************

Aproveitando a  "deixa", já agora,  e porque o caso a relatar, em certa medida,  esteve ligado com  um fenómento meteorologico que se  passaou em África,  mais concretamente na cidade de Luanda (Angola) numa altura em que a minha infância  era  comandada por uma  Madrasta , a quem eu tratava por  "Madrinha", por uma questão de respeito e  certa amizade, e que se passara o seguinte-

Ao fundo do vasto quintal em que viviamos, em Luanda,   foir criado uma espécie de aviário,  em grande escala,  em que poisavam muitas pombinhas e, se não me engano,  recolhia , no seu poleiro, quase meia centena de aves, constiuida  na sua maioria por galinhas e poucos galos.

Era costume, ao final da  tarde, a minha Madrinha dirigir-se à  enorme  capoeira, e recolher dezenas e dezenas de ovos,  que as galinhas  poedeiras   tinham reproduzido   ao longo do dia..

Certa tarde,  como de costume, mas com alguma  estranha escuridão fora do que era normal ,  lá foi a  "Dona da Casa "( a minha Madrinha)´com o seu grosso  cestinho, com a ideia de recolher os habituais ovos postos pelas galinhas, que eram  sempre às dezenas.  Nesse fim de tarde,  apenas regressou aos seus aposentos com o produto da recolha do dia - Zero... náo havia ovos  nenhuns, e as galinhas muito recolhidas..

Apurou-se, então,  que nesse dia houvera  um eclipse total  do sol,  que provoucou uma escuridão de tal  forma, que as galinhas, certamente , interpretaram como sendo ja noite cerrada, recolhendo,, e que estariam já  fora de horas para que os ovos viessem.  a sair dos seus "rabiotes"...

Coisaa estranhas e impensáveis  que a Natureza nos reserva...

Tá!...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário