terça-feira, 24 de março de 2015

In Illo Tempore !...

BTSA- Luanda.
Algumas lembraças herdadas de um  longo passado, veem  por vezes  à memória de quem já sente o  dcclínio  absorvente  do  "The End" do filme, do qual foi sempre o principal protagonista, e que  aguarda, pacientemente,   que  uma "charrete"  o conduza a um acolhedor cantinho do Céu.

Por imposição da própria Natureza,   ao longo dos anos,  a  nossa fisionomia e faces vão sendo moldados de harmonia com o número de voltas  completas  que o Sol contempla , anualmeneao, ao redor  do eixo da Terra, e assim surge-nos  sempre o ANTES  ...  e o  DEPOIS  "Veja-se o exemplo do que vem sucedento ao autor deste programa, antes  dos 30.. e  depois aos 90 anos !...

O autor, ainda jovem

O autor,  já com perto de 90 anos...


Já agora, um pequeno historial, Estávamos  em 1975  quando o Ministro do Planeamento e Finanças do Estado de Angola, Saydi Mingas,  teve a gentileza de me  pôr ao corrente do Despacho que determinava o  seguinte (que transcrevo) "...Determino: ..o adiamento "sine die" da assembleia Geral do Banco Totta-Standard de  Angola, convocada para hoje, 24 de Março de 1975"
                                                                                                                                                 
Viviamos uma fase em que já se vislumbrava o que iria conduzir à "exemplar descolonização", mas, entretanto, e inesperadamente,  fui acometido por uma grave doença, que me impediu de poder, mais  tarde, de asssistir  no dia  da celebração solene  da independência de Angola A ausência de médicos qualificados, foi a razão que me levou a ser transportado, por aviao, a um Hospital em Lisboa.

Não me ocorre, porém,  que tenham  havido razões ou motivos, para que dias depois,  do acto da independencia, todos os meus bens deixados na minha residência habitual, em Luanda, tenham sido, completamente DESTRUÍDOS, não sei por quem...

Sentido-me forçosamente"exilado", pois sou natural de Angola (nascido em Luanda),  ,face as circuntancias adversas de sobrevivência e  para protecção dos meus  Familiares, tive que recorrer, após melhorias no aspecto de saúde, a todos os meios que me permitissem a recomeçar , em Portugal, uma vida que  foi  sempre pautada pela honradez,honestidade e dignidade. documentalmente comprovada.

Como mero e simples exemplo,  exponho aqui apens  algumas  fotocopias (entre muitas outras diverseficadas) que dáo conta do meu comportamente laboral,  que dispensei  a várias Entidades, Bancárias e particulares, e que, mais tarde, me empurraram para uma Reforma (na actividade bancária), com direito a uma   pensão minina no secto...







r
Eis o "dossier" onde ainda tive a possibilidadee de encaixar muita  documentação que recebi de Entidade e Empresas onde  exerci funções ( algumas de chefia)  tanto em Angola, como em  Portugal.



O  "espólio"... de enxertos de uma vida !...
Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário