terça-feira, 17 de março de 2015

Ligeiras e simples publicações domésticas...



Registos de recordações de exnxertos de  uma vida...


Já são mais de 100  (cem) o número de "Livros"  que tenho escrito, por via do computador, após o triste acontecimento,   que muito me tem fragilizado,   espelhado  nos dizeres desta moldura:


A felicidade sempre nos acompanhou, a partir do enlace matrimonial celebrado em Luanda (
Angola),  há  60 (sessenta) anos,  até ao dia em que a vi  partir, a meu lado,  a caminho de um cantinho no Céu...cumprindo assim a promessa divinal pronunciada no altar.. ". juramos   amar e respeitar até  que a morte nos separe."..

À superficie da terra..  Graças a Deus,   dois excelentes  Filhos e quatro lindas e encantadoras Nétinhas,  sáo os meus reais  encantos,  provenientes de um feliz e harmonioso convivio familiar que sempre  existiu , sob o patrocinio da querida Avó (Alvarina), que, agora,  Deus a tenha em descanso..

Pois tem sido  nestes "Livrinhos", acima fotografados,  que, ao longo dos anos,vou  "escriturando", embora não seja nenhum famoso Escritor,  lembranças do nosso passado,  que constituirá o espólio que deixarei ao cuidado  dos meus queridos  herdeiros.

Muitos contactos passei a ter a partir do momento em que me infiltrei na "informática" (Internet) que chego a pensar se estou já maluco ou se  a minha mioleira , de perto de 90 anos, ainda está em condições de relatar factos e "coisas" que ,  há muitos anos atrás,  aconteceram, quando era jovem solteirinho,...  depois casado,...  seguidamente  já ... Papá e por ultimo...  Avôsinho !.

Entre mutas coisa recordo-me de momentos em que ia perdendo a vida, num dia em  que tinhamos ido à pesca, na Barra do Cuanza,  quando surpreendidos , junto a margem esquerda do rio, um jacaré gigante ( ou crocodilo)  nos quiz atacar,  o qual   foi depois  abatido, a tiro por um  Amigo caçador que nos acompanhava. (Isto em Angola, claro ...)

Aqui em Portugal,  para afugentar  a solidão e  isolamento consequente da morte da minha saudosa Mulher,  ficou-me na memória, um caso, que, me afectou psicologicamente.  Numa aula, em que fui inscrito, por indicação médica,  numa  Universidade Sénior, em Olhão,  tentei junto dos  Colegas, pou-los ao corrente dos resultados benéficos que os Blogs, na Net,  dispõem. Fiz um historial de uma acção heroica, em que o General Silva Porto, em Angola, se  imulou , suicidando-se em volta da sua Bandeira Nacional,   em sinal de honradez, por ter-se sentido traído  na sua dignidade como oficial portugues, que era, ... e acrescentei..... ao invez de um portugues, que todos conhecem, que no Estrangeiro pisou e cuspiu na sua propria bandeira.... De imediato, o professor que leccionava a aula,  indignado, expulsou-me da aula, afirmando que  não admitia    que eu invocasse  o nome de  Mário Soares, e eu, de imediato,  abandonando a aula, respondi-lhe  O Senhor   professeor é que pronunciou esse nome, coisa que  eu  nunca fiz. E sai, expulso, por êle.

Muita  coisa, mas mesmo muitas histórias  e relatos fazem  parte do recheio  escriturado nas paginas  dos meus blogs. A aventura do célebre caíque de Olhão,  que levou a noticia  ao Rei D. Joáo V, exilado no Brasil, da nossa independenica, resultante da expulsão das tropas  invasoras francesas, de Napoleão, ja mereceu elogios, vindos do Estrangeiro.

A montanha de relatos e dados históricos contados no meu "blog Luandense" atingiu tal altitude, que,  o Director do  Jornal local " Brisas do Sul" está interessado  em se realizar uma  exposição, em breve,  baseada em trabalhos por mim efectuados, tanto em "Livros" como em filmagens e registos em DVD``s.

Acho não valer a pena, dada a "simplicidade"  e ingenuidade dos meus  pobres trabalhinhos...

O autor...
Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário