domingo, 31 de maio de 2015

Um recente passado... que já não volta. mais ....

Num dos  meus anteriores blogs,  alinhavei que me mantenho triste e que continuo a pensar na "morte da bezerra". Triste devido à solidão  provocada pelo espaço vazio que uma recente viuvez, de há quatro anos, provoca. Para "a colmatar" tal  isolamento psíquico pus-me a revirar as relíquias de um passado cada vez mais distante. Lá vou encontrando velhas fotos de família, a grande maioria já falecida.

Vasculhando o baú das preciosidades históricas, dei conta de um impresso já  em parte corcomido  pelo tempo, muito amarelado e que me despertou certa atenção. E o que vim  a descobrir...

Uma carta, que um tio meu me endereçou, tio este, infelizmente já falecido, vinda de Lisboa, e que fora uma das gratas personagens  que  me educou, durante o tempo em  que com Ele convivi, enquanto residente no Largo da  Luz, perto de Carnide, em Lisboa.

A razão de me ter escrito, (como aliás se depreende da sua leitura) prendeu-se  a ter-lhe dado conhecimento  prévio que encontrara  uma encantadora Senhorinha,  no escritório em que ambos trabalhávamos,  com a qual iria casar-me, dentro em breve.

Com efeito, tempos depois, celebrámos o nosso casamento, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Luanda. A noivinha, (Alvarina Teresa)  e Eu, fizemos junto ao altar de Nossa Senhora, então, na data, o juramento de fidelidade, amor e  afeição  familiar,  "até que a morte nos separasse....".

E, ao cabo de sessenta anos de um bom e feliz  e harmonioso  convívio  nupcial,  a minha Santa Esposa, Alvarina Teresa, sentada  a meu lado, certa manhã, olhando-me  para os meus olhos,  quebrou o juramento celebrado há tantos anos, despedindo-se silenciosamente dizendo... " Armando, Adeus Até Sempre, pois  acabo de entrar na via que me conduz até junto de Deus...  ADEUS .

E, foi  assim  dado cumprimento ao juramento que ambos fizéramos, há 60 anos atrás...

Eis a carta que o meu saudoso e muito querido  tio Rogério me dirigira,  à   qual sempre dei fiel cumprimento às suas  elogiosas  e saudáveis recomendações.





e... o quadro final... actual !


Dia do casamento à saída da porta da Igreja -Luanda.
Tá?!...

Amigos para sempre...

Frisei, no meu ultimo blog, a tristeza que a solidão provoca e que ansiava por notícias do almoço dos antigos funcionários do hoje extinto Banco Totta-Standard de Angola. ao qual, por razões de saúde, próprias da idade, não pude, para grande desgosto pessoal, estar  este ano presente e também  porque  os milhares de quilómetros que nos separavam (Olhão/Batalha/Olhão), seria um  grave "problema" a ser  ultrapassado.

Esta manhã, ultimo dia do mês de Maio (31), ao ligar o computador para ouvir a missa dominical,  transmitida pela RTP, descobri que  na Net, no capitulo dos facebooks, vinham estampadas imagens, que muito me agradaram, que se referiam ao  convívio festejado  por Colegas Bancários, que trabalharam no ex-Banco Totta-Standard de Angola,  que, num almoço de confraternização, exibiam a sua crença de que a amizade, estima, respeito e confraternização, nunca deixaram de  partilhar com aqueles que, por força de uma "exemplar descolonização" se viram forçados a "exilar" para  um País  acolhedor, Portugal.

De entre as imagens que me emocionaram, ressalto esta, na qual consegui ler o seguinte comentário, por parte da cronologia do Colega,  Manuel Silva Dias:



.." Fotos do almoço do BTSA/2015.
A mesa da contabilidade. Notamos aqui, este ano, a falta do nosso querido colega e amigo Armando  Baptista. Mas contamos com ele no próximo ano - 50ª Aniversário do nosso BTSA."..

Felicito, amigos, pelo vosso habitual respeito e amizade  que sempre nutriram para comigo, e, creiam, que sem o vosso esforço, dedicação e competência, , nunca o Banco teria atingido o elevado grau de crescimento conseguido, ao serviço do País, que outrora fora  celebrizado pelas estrofes de Camões, nos  Lusíadas. "... E Aqueles que por obras valerosas, se vão alem da morte   libertando"..

Eis, de seguida, algumas fotos colhidas (do "facebook" de hoje, 31 de Maio de 2015) sobre o nosso famoso almoço de  confraternização, realizado. na cidade da Batalha.









Tá?!...

sábado, 30 de maio de 2015

Pedaços de história cada vez mais distantes

E cá estou eu a pensar "na morte da bezerra".   Triste pela solidão,  apenas interrompida por fugazes momentos de companhia  familiar,  anseio por notícias do almoço dos  antigos funcionários do hoje extinto Banco Totta-Standard de Angola.  Por razões de saúde,  próprias da idade,   não pude,  para grande desgosto pessoal,  estar este ano presente. Daqui renovo os meus cumprimentos a Todos.

Sem saber muito bem para onde me virar,  pus-me a revirar  as relíquias de um passado cada vez mais distante. Lá estão as velhas fotos de família,  a grande maioria já falecida,  retratando momentos mais ou menos felizes. Sim,  porque a vida é mesmo isso,  momentos bons que fazem esquecer,  nem que seja por um instante apenas,  outros momentos,  esses maus. Não há nada a fazer,  as coisas são como são...

Talvez afectado pela tosse e problemas respiratórios recentes,  tenho-me sentido preguiçoso,  sem vontade para nada,  sem ambição,  enfim,  triste. No entanto,  animado pelas palavras amigas de quem me acompanha neste exacto momento e por todo o apoio e amizade da Família,  acredito que as coisas vão mudar. O dia está a terminar,  amanhã outro dia lhe sucederá,  espero melhor que o de hoje. Afinal,  ainda posso contar,  embora não tantas vezes como desejaria,  com as visitas das netas, filhos e demais família e amigos. Há outros e outras bem piores que eu...

Vou continuar a vasculhar  o baú das preciosidades  históricas. Darei notícias. Deixo-vos uma amostra,  muito pequena,  do que lá vou encontrar. Até logo...


















Tá?!...

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Futebolices pouco honestas...

Não percebo muito de futebol mas notícias vindas a público  recentemente dão conta de casos de corrupção envolvendo pessoas importantes da Fifa,  o órgão máximo do futebol mundial. Parece,  segundo dizem,  que terão recebido milhões de euros para influenciarem a escolha de países organizadores do Mundial.

Apesar do escândalo,  o chefe máximo da coisa foi reeleito para mais cinco anos a receber fortunas e mordomias. Parece que ser chefe da Fifa só serve para ser muito bem pago,  pois quanto a assumir responsabilidades,  nem por isso. Onde é que eu já vi isto ?

Não é preciso ser grande adivinho para prever onde é que isto vai parar. Uma grande salganhada,  certamente.  Mas também,  com oitenta anos,  já era idade para o tal chefão ter juízo...

Tá?!...

Um aditamento não extemporâneo....

Ontem, quinta-feira, 28 de Maio, no meu cantinho bloguista "Luandense", dirigi uma "Carta aos meus ex-Colegas do ex-Banco Totta-Standard de Angola, dando conta da impossibilidade de estar presente no convívio anual, no almoço fraterno que se realizará no Restaurante Pérola do Fetal, na Batalha, no dia 30 do mês em curso. Razões que se prendem com o meu actual estado de saúde, são o principal motivo que me  impedem  estar presente  na extensa mesa que reunirá os Velhos Companheiros de Luta, com os quais  compartilhei, no glorioso passado, na edificação e grandeza   deste extinto Banco, "BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA" que a "exemplar descolonização" foi a causa principal da sua extinção.

Anexei ao referido blog, uma fotocópia da documentação comprovativa das razões e motivos que me levaram a ter que me distanciar, por algum tempo, da terra onde nasci, Luanda, e do posto de trabalho que vinha exercendo, com pleno êxito, no Banco Totta-Standard de Angola, à data do meu  inesperado embarque com destino a Lisboa, para tratamentos  médicos adequados.

No longo percurso que se foi desenrolando na época,  em que a Guerra Colonial foi a principal causadora do "exílio" forçado a que todos Nós acabou por nos  bater à porta, muitas noites sem dormir  foram passadas sem que houvesse o mínimo,  descanso, com vista a reuniões e contactos  com forças militares e governativas, para que houvesse êxito na continuação de um clima favorável à continuação do bem estar em Angola, o que, infelizmente, não foi conseguido, mercê da intervenção de outros ideais que "descapitalizaram", inversamente, a boa vivência e harmonia com que  batalhávamos, para o progresso colectivo, e o  bem-estar de Todos os Angolanos !


Como comprovativo das razões apontadas no dito blog, aqui fica cópia justificadora, das razões que me levaram a ter que me socorrer dos tratamentos médicos, em Lisboa, inexistentes, à época, em Luanda.




 Tá?!...

Não há mal que sempre dure...

Hoje acordei um tanto "baralhado", porque, ainda influenciado pelo o que escrevi ontem, no meu blog,  tive um sonho "levado da breca"... Por brincadeira,   tinha feito    alusão a uma hipotética "visão",de que  vinha a caminho, um papão, que destruiria todos os esquemas   imaginários  condutores ao enriquecimento ilícito... Que susto para  todos aqueles que,  imaginado-se serem  já  os  " Senhores do Mundo",  proveniente dos seus  roubos e saques,  se  se vissem confrontados com esta noticia de "ultima hora " -    surgiu a  BANCARROTA !...

Felizmente, que  isto  não passou de uma débil e confrangedora  brincadeira, que,  confesso, de mau gosto!

Como estamos no fim do mês, tive que  me socorrer  a fonte que ainda alimenta os frágeis bolsos para solver compromissos financeiros como pagar a padeira que fornece o "pão de cada dia",  a mulher a dias que vem episodicamente fazer uma limpeza geral ao interior do apartamento, etc. etc., e essa dita "Fonte" ,   que me socorre, chama-se "Multibanco", que "vomita" os parcos " Euros" provenientes de uma   "fraquissima" pensão de reforma.   Qual não foi o meu espanto, ao recolher as notinhas pretendidas,  embora sendo do mesmo valor,  eram desiguais entre si, ( na impressão),  como, aliás se pode notar na foto que de seguida se reproduz...

Mas, até o cãosito se riu, dada a minha  admiração  quanto à insignificante   diferença  de  pormenor, que  mal se percebe..


.

O " 10" no canto inferior esquerdo  só  numa das notas...

Tá?!...

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Carta aos meus ex-Colegas do ex-Banco Totta-Standard de Angola.

É já no próximo dia 30 de  Maio que, no Restaurante Pérola do Fetal, na Batalha, os antigos Trabalhadores do extinto Banco Totta-Standard de Angola, terão mais um convívio, como habitualmente têm levado a efeito, todos os anos, após o "exílio" a que Todos estiveram forçados, mercê da "exemplar descolonização".  Só que, este ano a minha presença  será nula, em virtude do estado de saúde não permitir longas viagens, pois de Olhão à Batalha, e regresso, ainda são muitos quilómetros a percorrer, e o corpinho que vai já a caminho dos noventa anos, com todos os  dolorosos "contratempos" que a idade nos impõe, me impede..

Todos Vós têm uma experiência  de vida adquirida em que a honestidade, sensatez e maturidade, foi sempre uma constante  enquanto edificaram o grande  Banco Totta-Standard de Angola, hoje extinto  mas presente na mente do que festejam, hoje, a nossa velha solidariedade, não esquecendo, jamais, os que já partiram para a Eternidade.

Aproveito para  relatar  um pormenor, silenciado, a que estive sujeito, nos dias que precederam a data da independência da nossa querida Angola, que foi o seguinte: Como alguns Colegas ainda se devem lembrar, tive um colapso visual, a certa altura das confusões, cuja vista me ia faltando. Submetida a situação  à "nova  Gerência bancária", fui autorizado a deslocar-me a Lisboa, para tratamento adequado. Só que essa permissão foi-me concedida por carta assinada pelo "continuo" que me  era subordinado hierarquicamente. Reconheci a sua  assinatura e lembro-me que era preto...

V. fotocopia da correspondência, então, trocada...

Carta enviada...

A Todos os Colegas um Bem Haja, e as maiores felicidades, a que têm direito.
O nosso Banco era ali, junto ao Banco de Angola.

Armando Baptista...
Tá?!...

Visões que o tempo foi ceifando....

Fiz questão de, sem pretensões lisonjeadoras, reproduzir o resultado de um teste que, por via da Net, me submeti, e cujos resultados conduziram-me à capacidade psíquica para  projectar o futuro, no tempo presente, como se fosse um adivinho, o que me tem preocupado, pois parece que realmente,  há qualquer coisa que apenas o futuro o dirá...Eis o quadro que me  tem atormentado:

 
Através da leitura dos jornais que são vendidos pelo País fora, e ouvindo os noticiários  que são transmitidos pelas televisões, parece que até tem razão o que nos diz o tal  teste, que me anuncia ter uma capacidade de 50% das faculdades psíquicas....
O recurso as armas preconizado pelos ideais políticos do distinto Dr. Marinho e Pinto, do PDR - Partido Democrático Republicano, para estabilizar e conduzir o clima politico ao Esplendor de Portugal, limita-se  tão-somente a não se espezinhar e não se ignorarem  as qualidades de honestidade, sensatez e da maturidade,  que só se adquirem com a experiência de vida

Nunca renunciei ao manto da verdade, e, ao  longo dos meus 88 anos de sobrevivência honesta, respeitadora, e fraternal (documentalmente comprovado),  só anseio, que,  quando os sinos repicarem, à entrada do meu corpo no Campo da Justiça Divina, seja conduzido para junto da que mais amei na vida, durante os sessenta anos de casado, a saudosa Esposa, Alvarina Teresa.

Felizmente, nunca se concretizaram os receios que "visionava" poder vir a acontecer, provavelmente por ter  sido progenitor hábil do Angolar, Escudo Angolano, Escudo (português), enquanto profissional bancário, já que o Euro veio apanhar-me já em idade avançada,  em que me passavam visões ásperas do grande Pavão - que, como disse, felizmente nunca  chegou a acontecer ... A bancarrota !

Tá?!...

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Viver um clima germinado pelo BEM...

Sem pretensões lisonjeadoras, venho de novo referir-me a um blog que publiquei a 23 de Maio corrente, sob o titulo "Devaneios numa tarde de sol",  do qual reproduzo  o seguinte texto:..." ... Pareço pressentir o piorseja lá o que isso for.  Serei adivinho, alguém com capacidades psíquicas para projectar o futuro no tempo presente ! Preocupado, decidi fazer um teste. Afinal,  parece que há realmente qualquer coisa.  Se é verdade ou não,  apenas o futuro o dirá..."

Aqui está parte  que foi publicada no referido blog,  constante do resultado do  teste a que fui então submetido:

(Tem que ser traduzido para português...)

Efectivamente, surpreende-me o resultado que vem demonstrado, resultante da análise  do test colhida  via  Internet... tanto mais que me vou aproximando  já  dos noventa...e tem sido tantos os "pedregulhos", em turbilhão,  que  tem cimentado   o muro que a vida constrói, que. pela experiência pessoal, , chego por vezes a  ter visões "avinagradas,  resultantes  da evolução dos acontecimentos  que diariamente os meios de comunicação social  e televisivos, nos surpreende, tais como,  detenção diária  de suspeitos de investigações  em curso,  prisão de "abutres" que só vivem da corrupção,  crimes de toda a ordem. que quase nos chegam a surpreender, dadas as suas origens, etc. etc. E, uma vez por outra, lá vem, então, uma boa notícia...

Sou Crente na Justiça Divina, e,  conforme ja tive a oportunidade de historiar, em meus anteriores blogs,  a despeito de  não raras vezes ter-me visto confrontado com  dramáticos episódios acontecidos na minha vida, sobretudo em Angola, terra onde nasci, à Divina Previdência, devo, a Nossa Senhora,  em certas circunstâncias,   ter-me  sentido  salvo de certos  perigos  com que me vi ,  por vezes confrontado !

Prevejo, quanto ao futuro,  flutuação de um mar salgado, mas subsistindo ainda  bóias de salvação adequadas... para os que ainda  mantenham  Fé na Virgem Santíssima !  E não na agressividade !...










Nossa Senhora do Rosário de Fátima.  

(Nota especial) . Esta  " estatueta", após ter sido danificada, há cerca de  oitenta anos, foi finalmente "reconstruida", há tempos,  por pessoa hábil....

Tá?!...

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Visões de um passado presente...

Noutros tempos havia um Senhor que foi encarregue de colocar em dia as contas de um País. Eram tempos difíceis, talvez mais difíceis  do que os actuais. O mundo enfrentava uma recessão em larga escala,  fruto do crash da bolsa  americana, a maior economia do mundo à época,  e que arrastou  consigo, para um   período depressivo as restantes economias mundiais.

Metendo mãos à obra,  implementando  medidas hoje apelidadas  de conservadora,  o Senhor foi levando a água ao seu moinho,  imune às críticas  e com mão de ferro. A coisa foi de tal forma que o País chegou a obter um excedente orçamental,  coisa hoje vista como impensável. Actualmente os Senhores que governam essa mesma Nação  dão-se por satisfeitos se conseguirem vender uma dívida cada vez maior  a juros cada vez menores.

O Tal Senhor da História pautou a sua vida por uma rigidez quase monástica. O rigor que  impunha aos seus concidadãos,  impunha também a si próprio,  na gestão da sua vida privada. Nunca foi pessoa de luxo e ostentação,  preferindo antes investir na propaganda da imagem de um País orgulhoso do seu passado e que procurava repetir no presente essa glória de outros tempos. Morreu sem riqueza acumulada e jaz em campa rasa como qualquer indigente.

Durante a vigência do seu governo viu-se obrigado  a atitudes de protecção do poder por via de uma polícia política que vigiava  o cidadão comum à procura de quem  tentava atacar o seu governo que  tanto prezava. Foi por isso chamado  de Ditador e inimigo da liberdade.

Veio a revolução,  chegou a Liberdade. Os ratos que se escondiam no esgoto do clientelismo e compadrio apressaram-se a tomar conta do barco. Desde então tem sido um vê se te avias,  com  um bando de saqueadores  em competição,  num "agora roubas tu,  agora roubo eu". Foi feita uma descolonização vergonhosa,  com  meia dúzia a ganharem muito e muitos a perderem quase tudo. Com frequência são publicadas notícias de estranhos enriquecimentos associados à vida política. O que devia ser uma missão,  passa a ser  uma forma de auto-promoção.

O País entra em crises sucessivas, o Povo parece desorientado,  com as Forças da Ordem a reprimirem violentamente e sem justificação simples cidadãos na companhia de crianças e idosos. Perdeu-se a noção do que é razoável.

Alguns tentam remar contra a maré mas o Povo,  parecendo afectado por alguma amnésia colectiva continua a dar primazia sempre aos mesmos,  esquecendo promessas jamais cumpridas. Até quando ?...

É isto a Liberdade ou será a libertinagem ? Apelidados de reaccionários e saudosistas,  alguns reclamam o regresso do tal Senhor que viveu a vida toda com as mesmas botas, antes que seja tarde demais.  Quando as pessoas parecem  querer abdicar da tal liberdade,  é porque algo de muito errado se passa...

Tá?!...

sábado, 23 de maio de 2015

Devaneios numa tarde de sol...

Afectado por uma tosse irritante,  desconfortável e cansativa há uma semana, situação negativamente complementada por uma dor de  cabeça que,  volta e meia,  insiste em castigar os meus frágeis neurónios,  também eles  cansados de quase nove décadas de funcionamento,  tenho andado desanimado e abatido. Tal facto não terá passado despercebido  àqueles que têm a gentileza de ir acompanhando a prosa por vezes improvável que por aqui vou debitando.  Efectivamente,  nestes  últimos dias o ritmo de publicação tem sido bastante inferior ao normal. A vontade tem sido vencida por um certo desânimo...

Mas há que não voltar a cara  à luta. Assim,  com a ajuda de um Amigo,  decidimos pesquisar um pouco,  procurando algo que pudesse combater a má disposição.

Comecei por avaliar a minha riqueza material. Se é certo que aufiro rendimentos que estão longe do razoável para ter uma vida absolutamente despreocupada,  é curioso,  e ainda mais certo,  pensar que milhares de milhões de pessoas,  por esse mundo fora,  estão em situação bem pior.  Não que isso sirva de consolo, pelo contrário,  mas permite  perceber que as coisas podiam ser bem piores.

 

Depois,  um olhar por Portugal e por sua gente. Os dados não mentem: Portugal está a encolher. Cada vez menos gente,  cada vez mais velhos,  cada vez menos novos.


Pareço pressentir  o pior,  seja lá o que isso for. Serei adivinho,  alguém com capacidades psíquicas para projectar o futuro no tempo presente ?  Preocupado,  decidi fazer um teste. Afinal,  parece que há realmente qualquer coisa. Se é verdade ou não,  apenas o futuro o dirá...


Tá?!...

sexta-feira, 22 de maio de 2015

O intemporal combate político...

"Cesse tudo o que a Musa antiga canta,
Que outro valor mais alto se alevanta"....

Vive-se hoje um clima germinado por acontecimentos de índole histórica, os quais serviram de base para que uma entidade jornalística, "Correio da Manhã", tenha realizado um excelente trabalho, que em oito volumes, tenha  reproduzido dados e episódios de acontecimentos vividos no passado,  relacionados com a história de Portugal e das suas ex-colónias. Cada volume, separadamente, dá relevo, a temas subordinados aos seguintes dados históricos:
                     
  • A VIDA NAS COLÓNIAS,
  • A LUTA PELA LIBERTAÇÃO
  • A SOLUÇÃO - DESCOLONIZAR
  • UMA DECISÃO DIFÍCIL
  • A PONTE AÉREA
  • O DRAMA DA INTEGRAÇÃO
  • O REGRESSO À METRÓPOLE
  • A QUEDA DO IMPÉRIO

Até à presente data, 22/05/2015, só os quatro primeiro volumes, é que se encornam já à venda, nas Bancas comerciais (Passe a livre  propaganda...).


                                              
Empolgado, como sempre, presto especial  atenção  a tudo quanto se relacione com a Terra onde nasci há perto de noventa anos, Angola (Luanda), de onde me senti forçosamente "exilado", não obstante considerar-me um bom e exemplar Português de Angola, pois, mesmo que haja "porrada" (desculpem o humorismo) entre os  partidos políticos, jamais trairia o meu juramento de fidelidade, até à morte, prestado à gloriosa Bandeira de PORTUGAL  !

Utilizei a palavra "porrada" quando  os políticos se desentendem, mas fi-lo na brincadeira, pois de forma alguma desrespeito quem quer que seja e em que situação for...

Através da leitura destas obras, recordamo-nos como se levantou o Estado Novo (28 de Maio de 1926) e como o derrubou o golpe militar de 25 de Abril de 1974.

A Guerra Civil de Espanha (período de 1936 a 1939), provocou envolvimentos  de Salazar, nesta contenda.

A 11 de Novembro de 1975,  Angola tornou-se independente e "acabou assim a era dourada para os portugueses." (sic)

A maior parte da minha vida foi passada em Angola, e, para quem venha a ter a curiosidade de saber como foi passada, aqui deixo a recomendação de leitura do meu blog de 19 de Maio de 2015, titulado "Biografia com vista aos vindouros"...

A Vida em Angola era assim... Terra rica, Boa Gente, Simpática, Acolhedora, Trabalhadora,  Solidária, Respeitadora, Mimosa e só havia desentendimentos quando jogavam o Benfica e o Sporting...


Veio a Guerra Colonial, que tudo modificou, como em Portugal Continental. Chegou-se ao ponto de ter surgido alguém muito importante, na administração pública, que desejou que os "Retornados fossem atirados aos  tubarões...".

Para mal dos nossos pecados, mais tarde "o povo deixou de ser sereno", e agora confrontamo-mos com espectáculos deprimentes, como os que a imprensa divulga diariamente, relatando agressividades policiais a inocentes Avós e seus netinhos... após um exercício desportivo.

Um ex-ministro  português, há meses metido numa cadeia, por razões que a Justiça virá a definir, com o tempo.

Que clima de agitação é este, quando se aguardava que o 25 de Abril viria  a pôr cobro às " picadelas" que existiam e inflamavam muita gente ?...

Tenho esperanças na "filosofia" apregoada pelo PDR. Partido Democrático Republicano... Poderá ser esta a lufada de ar fresco que a bafienta  e viciada política portuguesa necessita ? Ou é,  afinal,  apenas mais um a  querer poleiro e viver às custas do Zé Povinho ? Para já a expectativa é de que o Dr. Marinho e Pinto possa,  de facto,  fazer a diferença,  pela positiva, é claro. Agora é preciso passar a mensagem de Justiça, Liberdade e Solidariedade,  assentes na Competência e Honestidade. Depois,  é necessário que os Portugueses ouçam e compreendam essa mensagem,  legitimando depois a aceitação da mesma nas urnas de voto,  concedendo a este novo Partido a oportunidade de  mudar Portugal. 

Muitos dias,  semanas e mesmo anos de pessimismo têm assolado Portugal. Parece haver o sentimento crescente de que as  promessas de Abril ficaram por cumprir. Há mesmo quem assuma publicamente as suas saudades de outros tempos, em que a Liberdade não era a de hoje. Apesar disso,  há quem esteja disposto a abdicar dessa liberdade em prol de  uma mão firme que ponha ordem na casa, ansiando pelo regresso daquele que  no 25 de Abril foi considerado o supremo inimigo de uma nação causticada pela ditadura.

Apesar do optimismo quanto à mensagem do PDR,  tenho receio de que os Portugueses se mostrem demasiado passivos,   quem sabe cansados de tanta promessa por cumprir. Mas há que acreditar em alguém e em alguma coisa e dar oportunidade a outros,  fugindo daquilo que os especialistas gostam de chamar "arco da governação"...

Tá?!...

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Puxando a brasa à minha sardinha...

Bom dia, boa tarde ou boa noite, conforme a hora em que o distinto Leitor tem a gentileza  de ler  este blog,  o qual vem inspirado  em artigos que a Revista FEBASE - Federação do Sector Financeiro,  me envia com regularidade. Extrai, das suas página. duas composições literárias, pelo que, por me parecer  oportuno, refiro-me ao  "anuncio" seguinte,  que   se  reporta   a um breve convívio de bancários do  ex-Banco  Totta Standard de Angola:


Seguidamente, um "problema", que, na minha perspectiva, pode vir a  ser  uma "foice" que podetá vir a ceifar esquemas da boa  gestão e cooperação, se não for convenientemente tratada ,e inteligentemente acordada, correndo até o risco de "desmoronar" o que  o   actual sistema ainda possa tem de bom. Terá que haver muito cuidado na implementação de vir a ser criado   um novo  SINDICATO   ÚNICO.






O que eu pretendo chegar, é que  em  eventuais e futuras  conversações,  que venham a ser implementadas, cifrando-se  na criação de um Sindicato Único para o Sector Bancário que  deixe de existir . uma identificação separatista. de  BANCÁRIO DO NORTE,  BANCÁRIO DO CENTRO e  BANCÁRIO DO SUL E ILHAS,  pois a   Bandeira  Patriótica é   a mesma para Todos.  A  ditosa Bandeira Portuguesa. !

Tá?!...


terça-feira, 19 de maio de 2015

Biografia, com vista aos vindouros...

Académica estante biográfica de um LUANDENSE....

Sim, sinto-me um  "Luandense" de marca, porque nasci em Luanda, ANGOLA !. No Bungo,  a 100 metros do mar,  numa casa que na data, 12 de Abril de 1928, era pertença da. Empresa Marcony, e dos CTT de Angola.
Casa onde nasci há  perto de 88 anos
.
Esta noite tive um pesadelo que me importunou bastante,  e que ao acordar,  entristeceu-me . dolorosamente , e vou tentar explicar  o porquê.... Sonhei que andava pelos corredores de um luxuoso e gigantesco navio de  turistas, aos berros, a pronunciar com voz muito enrouquecida,   o numero "232", pois era neste camarote  do navio que viria a encontrar-me com a minha querida e saudosa Mulher, Alvarina Teresa, de quem saudosamente me separara, há cinco anos, por ter sido levada, naquela data, 12/11/2010,  para junto de Deus, onde repousa, agora,  eternamente  e em PAZ.

Tive, no entanto, ao despertar,  a estranha sensação, de que, já não faltaria muito tempo, para que este sonho venha a ser  o prenuncio de uma realidade  denunciante , de que  em  breve ., irei  fazer-lhe companhia..

Por qualquer razão inexplicável, e, sentado no  sofá fronteiriço ao tal "armário biográfico" veio-me a ideia, de,  através  deste sistema bloguista,  relatar , de novo, enxertos     episódicos  que ocorreram ao longo da minha vida,   numa base epistolar, e em  documentos originais, de molde  a que os meus queridos descendentes , em particular as minhas queridas  Nétinhas, avaliem e apreciem... o que é lutar, honestamente, ao longo do percurso das vicissitudes  que a vida nos impõe... E assim,   faço descrição da "papelada" que serve de rasteio ao que seguidamente vou transcrevendo:

                                     Actividade laboral, (início) particular e militar..

Contactos  jurídicos e  políticos, por correspondência oficial:

 - 19 /04/1991 -Deputado do  Parlamento Europeu - ( José  Barros de Moura);
 -  91.05.23 - PSD-Gabinete do Secretário-Geral-Adjunto -Partido Social Democrata (Amãndio         
                       Oliveira);
 - 27/06/1991 -Grupo Parlamentar do Partido Comunista  Português ( Engº João Saraiva);
- 96.0704 -  Partido Popular CDS-PP ( Diogo Pacheco de Amorim);
- 04.07.1996 - PS - Grupo  Parlamentar ( Joaquim Rosa do Céu);
- 29.01.86 - RTP- Radiotelevisão Portuguesa, E.P ( Maria Fernanda Ferreira);
- 90/11/16 - Gabinete de Consulta Jurídica ( ass. irreconhecível);
- 15/05/2000 - Partido Popular CDS-PP Grupo Parlamentar. ( Nuno Miguel de Magalhães);
-23/08/2007 -Presidente do CDS-PP ( Paulo Portas);
-07.04.2006 -  União Geral de Trabalhadores - UGT - ( João Proença);
-19.12.02 - MC -  Ministério da Cultura   ( duas assinaturas irreconheciveis);
-08.01.1991 -  Rádio REnascença Lda. -  ( Eng.  F, Magalhães Crespo);
-21.01,19?.. - Assembleia da Republica - Grupo Parlamentar do Partido Socialista ( Luís Manuel
                       Patrão);
-05.081991 - Presidência do Conselho de Ministros- Gabinete do Primeiro Ministro ( Ass. irreconh.);
-08/12/90 - Serviço do Provedor de Justiça (José António Ribeiro Serrano);
-31.12.1990 - Procuradoria Geral da Republica - (Ernesto António da Silva Maciel);
-29.01.91 - Presidência da Republica - ( Ass. irreconhecivel);
-280391 - Ministério do Emprego e da Segurança Social - (ass. irreconhecivel);
-13Jul..2007 -Provedoria de Justiça ( Jorge Noronha e Silveira)- Oficio  extenso;.
- 18-05-207 - Presidência do Conselho de Ministros -(Pedro Lourtie / Fernando Soto Almeida;
-22.06.07 - Casa Civil do Presidente da República ( David Justino);
-2001-10-31 - Procuradoria-Geral da República ( António Leones Dantas):
12.Nov. 1982 - Sindicato dos Bancários do Norte - Conselho  Fiscalizador de Contas..."... foi         deliberado  agradecer a sua prestimosa colaboração durante o período do seu mandato.." SIC;
29 Set.2000- Administração do Banco Comercial Português-Presidente Jorge Jardim Gonçalves (irr.);
-4 Nov.03 .MC - Ministério da Cultura - Gabinete do Ministro ( Rosário Calvão);
-14 Mai2004- Liga dos Amigos do Arquivo Histórico Militar (Aniceto Henrique Afonso/Rodrigo de Sousa e Castro);
-06/01/06 - Ministério da Saude -Hospital Distrital de Faro ( António Manuel Rocha Paulo);
-07/02/2008 - Serviços do Ministério  Público   de Olhão( João Gomes Duarte);...
                                                ( etc, etc.).....

Prestei serviço Militar, em Angola,  honradamente  e prestei, como Angolano de Portugal um juramento de fidelidade, que cumprirei  até à morte,  na  defesa da Bandeira de Portugal..

Estado ainda em tratamento ,por questão de saúde,em Lisboa ,  uma Pessoa de Família, após a data da independência de Angola,  visitou a minha residência. sita em Luanda, para a qual regressaria depois de concluídos  os tratamentos ,a que estava sujeito,  mandou-me o seguinte recado.." Tio,  fomos ver e inspeccionar   a tua residência   em que vivias, e.... com grande espanto, encontramos todo o recheio completamente destruido, e  não  sabemos  quem foram os autores desta desgraça "...

                   (  existe mais  documentação, histórica,   respeitosamente  arquivada ).

Em 1995,   Candidatei-me  a Assembleia Geral da Republica  Portuguesa, pelo Partido PSN - Partido de Solidariedade Nacional, que esteve  perto do numero de votos desejados .

Empresas, nas quais exerci funções laborais, principalmente contabilistas, sempre a contento, conforme cartas arquivadas: Não seguem uma  ordem  cronologia,  de datas):

- Carbonil Resu - Vasco Alexandre; Faro - 18/3/88;

- Sorel  Sociedade de Representações Lda- CATERPILLAR - Luanda- Angola. A 11 de Junho de 1958. desliguei-me desta empresa, a meu pedido, afim de ser   integrado  nos quadros de uma  nova Sociedade  concorrente, onde prestei  "durante tantos anos (25) serviço sempre com lealdade e zêlo exemplares" (Sic);

 - J. Lopes -Lusalite - Luanda- Lobito  - 6 de Março de 1946;

- Laboratórios Pfizer de Angola Lda. - Luanda - 19 de Janeiro de 1966 -  Chefe de Contabilidade. Com elogios até por parte de Colegas de Trabalho

- NEA - Nova Editorial Angolana S.A.R.L -  Luanda-Angola - Proprietária do Jornal " O Comércio"- Chefe Geral e Administrativo, de onde sai em 8 de Julho de 1959,  ""Lugar que sempre desempenhou com honestidade, competência e zêlo profissional".. (sic)
.;
- MUNDUS  de Angola Estruturas Tubulares, Lda. -  Luanda-Angola,   Chefe Contabilista, -Carta de despedida de agradecimento  15/12/65;

-COOPERCUF -COOPERATIVA DO  PESSOAL DAS EMPRESAS  AFILIADAS DA " CUF", carta assinada por J.F.D. Menezes Jordão,  agradecendo a  minha boa e excelente comparticipação, datada de 3 de Junho de 1967;

-Embaixada da Republica Popular de Angola, - Sector Administrativo em Lisboa, datada de 29 de Julho de 1982; Carta infeliz...

-MACORELLI - lISBOA ( pouco tempo...)

-VERCOOPE - UNIÃO DAS ADEGAS COOPERATIVAS DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES - S.C.R.L .   Agrela - Santo Tirso.  Fui responsável pela Contabilidade, mas demiti-me por me ter confrontado com algumas  irregularidades dos tempos anteriores..
 
- ANTÓNIO RITA- PROALGARVE -    Promotor de  Vendas e  Investimentos no  Algarve

-M 7 . PASTELARIA - CAFÉ -  FONSECAS, LDA-  Faro- (Contabilista  geral)

- BANCO TOTTA- STANDARD  DE ANGOLA...

Integrado na equipe que fundou este Banco Totta-Standard de Angola, onde exerci funcões directivas,  e de chefia geral contabilista, desde a sua fundação,  por carta assinada pelo meu continuo ( negro) pouco antes   da data da independência de Angola,  fui autorizado a deslocar-me a Lisboa, por minha conta e risco),  afim de ser convenientemente tratado de um problema de saúde, surgido ´a ultima hora "; não mais voltei ao meu posto  de trabalho, no Banco,  por este ter sido extinto, após a  "exemplar descolonização". ( Correspondência   diversa, incluindo cartas  até   a altura da  independência de Angola.)

Por Despacho Ministerial do Primeiro Ministro , Dr. Salgado Zenha,  em Lisboa,  acabei, posteriormente,  por ser admitido nos quadros de Pessoal do Banco Pinto & Sotto Mayor, em Lisboa e, posteriormente, em Moscavide, mas como   aprendiz da banca..

Por determinador e escolha por parte da Direcção Geral do Banco Pinto & Sotto Mayor,  fui ocupar o lugar de Administração   Financeira e Contabilística da Empresa NACIONAL RÁDIO,   arredores de Lisboa,   agora pertence ao Banco,  que exerci com  pleno êxito, (documentalmente reconhecido), mas, por interesses superiores, voltei ao meu anterior posto de trabalho,  sem alterações remuneratório, e, posteriormente transferido para uma Agência em Moscavide,  de onde parti  depois, oficialmente,  como simples reformado da  Banca.

Foi então que, por carta do Banco Pinto & Sotto Mayor, de 20 de Julho de 1982,  fora decidido colocarem-me na situação prevista no nº 1 da clausula 138a do CCTVSB, com efeitos de 01.08.82, passando a auferir uma pensão de Reforma equivalente ao salário de um aprendiz da Banca.  Agora MILLENNIUM BCP... da qual sobrevivo !.

E  sinto-me feliz, por  adormecer tranquilamente, pois , apesar  das funções  difíceis  que exerci ao longo da minha vida profissional,   Graças a Deus.  nunca fui ameaçado de prisões  por  irregularidades cometidas... Sempre fui Honesto e Respeitador. Que me atire a primeira pedra quem tenha razões para tal..

T

domingo, 17 de maio de 2015

Filhos de Deus...

Ter filhos é ter cadilhos, já diz o ditado. Não querem estudar, tem aquele ou aquela namorado/a que não agrada nada, mas há coisa mais maravilhosa do que os filhos? Aliás, há algo mais transcendental do que criar descendência e deixar a nossa marca neste planeta?

Planeamos a vida deles, gostamos de pensar que tudo vai ser perfeito, mas nunca nada é perfeito. A perfeição é apenas uma ideia, imnpossível de atingir e prova irrefutável da existência de Deus. Mas tudo passa, tudo é secundário perante o milagre da vida, perante o que apenas podemos desejar.

Hoje foi um dia estranho. Os miúdos estão longe, os exames estão próximos. Gostava de estar também eu próximo. Mas a vida prega-nos partidas. Mas há sempre forma de ajudar e ser pai ou mãe, mesmo distantes.


Agora tenho que ir. Os meus filhos precisam de ajuda para serem melhores do que eu..

P.S. - Estas linhas foram compostas por um Amigo do Sr. Armando Baptista.,  que muito humildemente procurou assim contribuir com algumas ideias soltas para o trabalho deste Grande Senhor. Aproveito assim para agradecer e homenagear o Senhor Armando por me deixar fazer  parte da sua vida. Obrigado,  Sr. Armando !

Luís Ribeiro.

sábado, 16 de maio de 2015

Parrticularidades nas actividades politico-desportivas... e não só !

Já atingi uma idade que, a meu ver, o elevado número de anos vividos, perto dos 90 (sempre  pautados na base da dignidade, honra e respeito, documentalmente comprovado) adquire uma experiência de tal ordem, que permite, em todas as ocasiões  conflituosas (e não só), ter   a   subconsciência e provisão de pressentimento, sensível, no seu íntimo, de poder  distinguir e separar  quando se diz a verdade, contrariando a hipócrita mentira. É difícil explicar o que pretendo transmitir, mas estou certo que a muita gente já sucedeu que, em situações muito "ásperas", tenha  vergonhosamente e mentindo, dando como certa a versão  verdadeira, quando sabe, no seu intimo, que está praticando uma  dolorosa  e cobarde.... MENTIRA, ocultando a realidade dos factos.....

Por norma, nunca fui adepto do culto da personalidades  daqueles que só sabem distinguir os homens corruptos que se habituam a praticar a hipocrisia e a mentir, com o fim conseguirem os seus  objectivos. Inversamente, louvo e honro os que, durante a sua vida, souberam respeitar sempre, e dignamente, o bom comportamento e atitudes honrosas, dos que, como salvaguarda, nunca mentem.. ou  omitem, o silêncio da verdade !...

Vem esta prosa a propósito de uma publicação que acaba  de vir parar às minhas mãos, que é  a seguinte:

Declaração de princípios do PDR - Partido Democrático Republicano

Simultaneamente, reparei na seguinte publicação, no facebook,da Internet, que me inspirou uma "descortesia", em tom de brincadeira (respeitosa) somente num sentido humorístico...



Não pretendo produzir propagandismos extemporâneos, dada a fraca e ingénua vocação jornalística..

Mas a tal experiência obtida ao longo de uma longa vida, e perante um quadro desta natureza, com um cariz de simbolismo político-partidário (como todos já devem ter percebido), em que Ilustres Figuras deixam de pertencer um partido para transitarem para um outro (adversário), levando o caso para uma inocente "brincadeira" e humorística, deixem-me que vos diga, que isto faz recordar o que em tempos sucedeu, num conflito futebolístico...  Por questões "amorosas" e por acreditar num impacto mais vitorioso na equipe adversária, um brilhante jogador do Sporting  transferiu-se para o  Benfica, pois acreditou mais nas vitórias deste último....  E VIVA O BENFICA

Panorama humorístico ... Benfica » (PDR)     Sporting » (PS).    --   E viva o desporto !....

Tá?!...

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Palavras a eliminar do conceito evolutivo...

Impressionou-me ter visto na Televisão de hoje, dia 14 de Maio, durante as emissões diárias,  um programa em que se reflecte  um dolorosos espectáculo de crianças a levarem  grandes "enxertos de porrada", suponho que nas próprias escolas,  cuja violência também foi criticada e que "chocou" muito boa Gente, que o viu. Só que, estranhei ter sido só  após um ano de tais ocorridas violências, registadas em vídeo (conforme foi mencionado) é que vêm a público a demonstração de tais   agressividades...

No tempo da minha mocidade, uma simples estalada num estudante, dada pelo professor (por exemplo) era o suficiente para que  se chamasse o carro da Polícia afim de levar o Mestre para o calabouço, para ser repreendido.

Mantenho o maior  respeito, e dignidade,  pela a actual  juventude, pois foram estes os princípios  básicos que me foram  sempre "norteados",  tanto pela a minha própria Família como por  Todos  que  me incutiram, comportamentos de honradez, dignidade e  fraternidade.

Nasci em Luanda (Angola) há 88 anos, e, como sempre tenho dito, acabei por vir cair de "para quedas" nesta encantadora e pacifica cidade de Olhão, após um "exílio" forçado, consequente da "exemplar descolonização"...

Como disse, tenho , sobretudo, pelas crianças,  grande afeição, e por elas faço todos os esforços  para que  se sintam felizes.

A razão pela qual, no início deste programa bloguista anunciei que me tinham chocado as "estaladas" que um grupo de colegas estudantes tinha aplicado a um seu "camarada", está espelhada no que em tempos alertei as Autoridades Competentes para que eliminassem, quanto antes, as seguintes inscrições de brutal agressividade... junto a uma Escola, infantil, da Cruz Vermelha Portuguesa.








Tá?!...

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima).

                            13 de Maio de 1917..

 (Hoje 13 de Maio de 2015) - Em sentimento à data histórica que hoje se comemora, e porque em razão desta data, muito me lembra (e continuo sentir) a falta que me faz a minha saudosa Mulher (Alvarina Teresa), mas como sinto que repousa em Paz, junto de Deus, e que se  aqui estivesse a  acompanhar-me neste momento,  teria perto de Si, a Estatueta de Nossa Senhora de Fátima,cuja história em relação a esta imagem. que seguidamente tentarei relatar.



Esta estatueta, tem a sua origem no meio Familiar, enquanto vivíamos em Angola e permaneceu sempre, ao longo dos anos, connosco. Inclusivamente, quando minha Santa Mãe  (Maria Helena) faleceu, em Luanda,  esteve sempre junto ao Seu   leito de morte, e, mesmo quando viemos para Portugal, a Estatueta foi sempre nossa religiosa Companheira, agora   em pedaços continuava  guardada numa gaveta.

Os anos foram passando, e ao longo do percurso de vivência, sempre houve o cuidado de a proteger de qualquer acidente  mais destruidor.

Já depois de casado, mais tarde, e por motivos que todos já conhecem, basta falar na "exemplar descolonização", para repouso físico e mental, viemos para Portugal, onde, também viemos a ter algumas contrariedades, e de entra elas,  foi, certo dia, por razões que não me lembro,  tive uma atitude mais brusca  e desajeitada, que motivou  o desgraçado estilhaçar desta  Memorável e virginal Estatueta, tendo sido substituída por uma nova,  que se manteve na mesinha da cabeceira da cama..

Mas... muito mais tarde (Deus não Dorme !) veio morar para perto de nós, uma especialista de arranjos estilhaçados, de certa obras, que se prontificou em  arranjar e consertar a Velha Estatueta, que é a que se vê na fotografia, mas com aparência  de nova, abaixo exposta.

E... Nossa Senhora de  Fátima, em estatueta original  recomposta, e já  com perto de cem anos,  mantém-se protegida no oratório que mandamos, depois,construir..





E assim, que Nossa Senhora nos proteja de todos os males que  certas pessoas, maldosas, nos vão ameaçando. Elas cá se fazem, cá se pagam... como diz o Povo..

 Nota: Após  ter finalizado o presente blog, estive a ver, pela televisão, o relato dos movimentos  ocorridos pela vasta massa  de  Peregrinos que enchiam todo o espaço livre, destinado  às  manifestações. Porém, ou por falta de visão, ou por qualquer  outra acção  impeditiva, não  vi   enaltecida, nem destacada,  nenhuma  bandeira das cores de Angola.!

Tá?!...