segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Diferentes panoramas...


Agosto,  o mês de verão por excelência,  está a terminar. Assim,  acedendo aos insistentes convites da Família,  decidi aproveitar o último fim de semana do mês para ir até à praia. Em boa hora o fiz,  pois foi  um fim de semana estupendo,  de saudável convívio familiar,  apaziguador de mágoas. O tempo estava magnifico,  uma leve brisa suavizava o calor do sol,  o qual não era  suficiente para aquecer a gélida água. Tentei,  a sério que tentei,  dar um mergulho no límpido oceano Atlântico,  mas assim que pus os pés na água,  voltei atrás nas minhas intenções dada a temperatura baixa da água.

No que ao Algarve diz respeito,  é este o final,  ou  quase,  do tempo das vacas gordas. O final de Agosto marca a debandada de muitos turistas de regresso a casa. E é pena,  pois o clima ameno e a natureza gentil das terras algarvias convida ao passeio e ao descanso noutras épocas do ano,  para além do verão. Basta que para isso surjam ideias que  cativem os turistas a regressar fora de época. Mesmo no pico do inverno,  temperaturas  de quinze graus  não são invulgares. Isto para um reformado  sueco,  alemão ou de um outro qualquer país do norte da Europa é um autêntico verão. Agora,  há que criar as condições que motivem esse regresso.

O final do verão marca também o início de uma época em que as pessoas se sentem tendencialmente mais tristes.  Os dias são mais curtos,  mais frios,  mais escuros e mais chuvosos.  De certa forma as pessoas parecem antecipar estas mudanças,  visíveis no seu  semblante e no seu estado de espírito. Nos últimos dias temos assistido via televisão e jornais a uma verdadeira epidemia de tiroteios com,  infelizmente,  vítimas mortais. Será fruto da depressão sazonal,  estarão as pessoas a sentirem-se confusas com a mudança de estação? E de onde vem tanta arma ? E quais as verdadeiras motivações para tão bárbaras atitudes ? Um dos casos,  amplamente noticiado,  envolveu um idoso de setenta e sete anos,  o qual, ao que dizem farto do barulho do cão do vizinho,  decidiu pôr fim à situação matando este vizinho, o seu filho de vinte e poucos  anos que entretanto viera em socorro do pai e ainda um GNR que acorreu em auxílio das vítimas. Custa-me imaginar  como pode alguém encontrar justificação para esta matança,  quanto mais aceitar que tudo aconteceu por causa de um cão. Anda tudo louco ? Como se não bastasse,  hoje a televisão noticiou mais um tiroteio num café próximo de Leiria, também com mortes. Mais valia ter ficado na praia. Pelo menos estaria em boa companhia e não tinha que aguentar os aberrantes programas da manhã,  com as meninas a dançar e a fingir que cantam, com as mamocas quase à mostra para distrair o pessoal, nem enfrentar notícias tão tristemente absurdas...


E assim vai o Mundo. Mais uma voltinha,  mais  uma viagem. Um dia a mais que ontem, para outros,  infelizmente,  nem por isso. Todos os dias, quando acordo, recordo uma série que passou na televisão portuguesa nos anos oitenta,  sobre uma esquadra de polícias,  em que no final da reunião matinal o oficial de serviço terminava a sua comunicação dizendo "Tenham cuidado lá fora...". É assim que me sinto. Nunca se sabe o que pode acontecer.

Tá?!...

domingo, 30 de agosto de 2015

Resposta digna, de um Político, a um apelo socorrista...

Mais coisa, menos coisa,  a escadaria dos meus  próximos noventa anos de idade, levar-me- há,  em consonância  com o que a Natureza  estabeleceu,  para junto de quem mais amei na vida, após sessenta anos de um  feliz  convívio conjugal, para junto  de Deus, a minha saudosa  e querida Mulher, Alvarina Teresa.

Vem esta minha "lamuriosa" prosa, a propósito  de uma  noticia emitida pela televisão, de que o   representante do partido político do CDS, Dr, Paulo Portas, ter sublinhado uma provável  aproximação  politico/partidária, com  o partido PSD.

Não  pretendo, com esta  minha "lamúria", partilhar, politicamente, com qualquer dos Partidos enunciados,  em relação aos quais tenho o maior respeito, mas tão somente enaltecer uma atitude assumida, no passado,  por parte do Sr. Dr. Paulo Portas, que, face a um pedido de "socorro" que emiti a todos os Quadrantes Políticos, foi o único que me prestou uma atenção especial, sob o ponto de vista humano, embora  tenha recebido respostas de outros políticos, a quem me dirigi,  mas que, na maioria, não iam para além do..."lamentamos não o poder socorrer."....

A situação a que fomos empurrados, na altura, devido à "exemplar descolonização" chegou a conduzir-nos quase que ao ponto de termos que lançar as mãos à pedinchice da caridade pública.....

Felizmente, a atenção dispensada pelo Sr.Dr. Paulo Portas, livrou-nos, em parte, de tal pesadelo... que naquela altura bem nos afligia.

Com todo o respeito, reproduzo a documentação que por Si, oportunamente,  nos endereçou:



Àcerca dos  intensos acontecimentos que emergiram de situações, por vezes escaldantes, quando, há mais de quarenta anos fomos forçados a um "exílio",  manobrados por certos "apátridas", tenho muitos registos  que foram gravados, por minhas próprias mãos,em filmes que mantenho guardados em caixas, disponíveis  a poderem ser vistas por quem ainda não acredita no "inferno" porque passámos.



Tá?!...

Os desmoralizantes efeitos das nocivas drogas...

Não é com nenhum sentido de  exercer qualquer tipo de antagonismo  relativo à  seguinte figura, que no jornal "Correio da Manhã",  de sexta-feira  28/08/2015,  vem inseria  na capa, mas tão-somente uma ligeira reflexão sobre os efeitos nocivos que o consumo de "droga" exerce sobre os comportamentos  de quem a  ela se socorre...

Tenho sido muitas vezes criticado por insistir demasiado neste delicado  problem , mas,  na realidade, não deixo de ter certa  razão, porque, quem  tiver a oportunidade de ler os jornaiss, e não raras vezes, mesmo através dos programas televisivos, lá se vêm notando os efeitos produzidos por quem, secreta e silenciosamente, actua sob os resultados  altamente nocivos, provenientes do consumo  deste "venenoso" produto, que a Natureza esqueceu de eliminar da sua criação...

Vou a caminho dos noventa anos de idade, com comportamentos  que, até documentalmente, confirmam, e provam, terem  sido sempre "exemplares", e que,  pelo o que vou observando, com base na publicidade  acessível a qualquer digno Ser Humano, não deixo de  continuar  de ter certa razão, no que afirmo nesta minha "despretensiosa" prosa bloguista...


Tá?!...

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Sacrificio em vão ?...

Há mais ou menos dois mil anos Jesus Cristo deu a sua vida por todos Nós. Sacrificou-se para bem de toda a  humanidade. Viveu segundo o lema de quando esbofeteado oferecer a outra face. Morreu na cruz,  na companhia de comuns ladrões. Teve  isto como objectivo acabar com o cristianismo e desencorajar os seguidores de Jesus. Como sabemos hoje,  o estratagema imaginado pelos romanos não funcionou,  tendo inclusivamente, este enorme império,  adoptado o Cristianismo como religião oficial que perdura até aos  nossos dias.

Se Cristo se sacrificou por todos Nós,  de forma tão humilhante e tortuosa,  porque continua tanto mal no mundo ? Não deveriam,  aqueles que praticam o mal,  ter sido derrotados por tal manifestação suprema de altruísmo ?  Não deveria ter desaparecido todo o pecado do mundo ?

A verdade,  a ter em conta as notícias da rádio e televisão,  é que tudo parece ir de mal a pior. Setenta pessoas foram encontradas mortas dentro de um camião,  algumas delas já  em estado de decomposição. Tentavam, tal como outros milhares de migrantes que todos os dias chegam à Europa vindos de África ou do Médio Oriente,  fugir da guerra e da fome. Entre as dezenas,  centenas e milhares de mortos que infelizmente acontecem neste êxodo,  muitos são crianças. Que raio terão feito estas crianças para merecerem tão triste e cruel destino ? Não morreu Cristo por Eles ?

A economia do mundo tremeu com o medo de que o milagre da China moderna não passe afinal de um grande  embuste. A queda das bolsas chinesas deixou os especialistas em pânico. Um dia,  talvez não muito distante,  a bolha irá rebentar e aí teremos o caos. Todos os sacrifícios serão então insuficientes.

Na televisão aparecem muito os políticos,  pois estamos cada vez mais próximos das eleições. Prometem,  como sempre,  mundos e fundos. O pior,  vem depois,  quando percebem que afinal  tudo o que disseram e prometeram é irrealizável e, afinal,  pedem é mais sacrifícios ainda.


Portugal não pode mais. Para ver antes de ir votar.
Portugal não pode mais. Para ver (e partilhar) antes de ir votar.
Posted by Quem não offshora não mama on Quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Cristo, ao olhar para tudo isto, certamente dirá "mas porque é que Eu me sacrifiquei por esta gente ?"

Tá?!...

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Um seio Famíliar - distanciado entre si, geograficamente...

Cá, o astucioso e benevolente Armando  Baptista, a quem já o intitularam de "Velho  do Restelo" por  os seus blogs já terem, na Internet, atingido a cifra de setenta e um mil  ( 71,000) visitantes das suas obras, segundo os registos demonstrados  pela própria  Net, tem  notado,  pelo  o número  de  comentários que lhe tem sido dirigidos, existirem Familiares e Amigos dispersos não só em Portugal, como, noutros vários países dispersos pela Europa, como também em África, Brasil e Estados Unidos da América.

É natural que isto tenha acontecido, pois vivi e trabalhei muitos anos na terra que me viu nascer, Luanda-Angola, onde exerci, honradamente, muitos cargos de chefia em Empresas sediadas naquele território,  antes da sua Independência, em que  tive  contactos pessoais com milhares de seres humanos, com quem convivi, e que, agora, me vão reconhecendo, mediante os  artigos que  vou publicando na Net, incorporados no capítulo destinado ao bloguismo.

Muitos descobriram  que resido em Portugal, no Sul do Algarve, numa cidade muito acolhedora, Olhão. Talvez tenha sido essa  a razão,  pela qual, nestas épocas de verão quente, bastantes Amigos e Familiares, sabendo da excelente qualidade climatérica e  convidativas quanto a praias, dão preferência a gozarem as suas férias, nestas zonas algarvias. de grande qualidade turística.

Por essa razão, volta e meia,  projectam-se reuniões entre o Pessoal que veio de paragens longínquas, e que  em "jantaradas" festejamos o belo convívio que renasce de épocas gloriosas do "antigamente"...

Aqui estão algumas ligeiras demonstrações, mais actuais, do amoroso convívio familiar.
























O Autor, Armando Baptista..
 Tá?!...

Filosofia barata... mas de encandear...

O dia está propício para um belo  mergulho  nas  praias algarvias.  mas como a disposição não é muita,  dada a flexibilidades , no aspecto de saúde,  dou preferência  a um necessário descanso físico, que , confortavelmente,  sentadinho,  em casa,  me fará muito  bem, e  estado tranquilo  e  consolador.

O meu principal passatempo,  durante  todo  o  período   de solidão,  tem sido  recorrer-me ao computador  para me  inteirar do que vai  sucedendo  pelo  Mundo fora,  e,  como tal,  apercebo-me , pela leitura  jornalística e televisiva,  que não  deixo de ter certa razão, em  muitas  e determinadas  minhas intervenções, das quais já me apelidaram de... exaltante   " Velho do Restelo" !...

Há determinados  momentos  de agressividades  que me excitam,   aos quais repudio, por os considerar  injustos,   pois a experiência de vida,  e  a caminho dos 90 anos de idade, ,  leva-me a não ser indiferente, a  determinadas situações em  que , em contra-partida,  muitas  pessoas  cospem  para o lado, ignorando o softrimento  a que  ficam  submetidos os injustiçados.!...

Comparo isto, embora não seja  o "diabo", ao seguinte  e idealizado panorama .

Vamos supor que colocamos um recipiente cheio de água natural, fresca,  e pura,  directamente por cima de uma chama em labaredas,  muito ardentes, e aguardamos  que a agua comece a aquecer.
Decorrido um certo tempo, vai-se notando  que a água   inicia a sua efervescência, ao ponto de escaldar e expurgar a espuma, deitando-a,   de  imediato ,  para fora. evaporando-se e sumindo-se para sempre...



Pois,  é, comparativamente   o que  nos sucede, na vida, quando se  inicia um conflito de ideias e palavrões,  entre progenitores,  porque , no inicio, tudo é brando e suave, e após  os primeiros  insultos e ofensas pessoais, com o  aquecimento,  vem tudo a acabar numa  borda, fora  que se desfaz num infinito imprevisível..

Quando a verdade vem à superfície....

O inflamado  "diabo" por trás das redes... querendo  observar  os inocentes   perante   os temíveis   agressores...

Tá?!...




quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Milhões, muitos milhões vão hoje a jogo...

Hoje é dia de bola.  Acabou a crise,  esquecem-se as amarguras,  perdoam-se as ofensas,  tudo o que interessa é a redondinha.

Ouvi dizer que o Sporting se ganhar ou empatar hoje recebe catorze milhões de Euros. Enfim,  já dá para pagar ao Jesus e ainda sobram uns trocos.

Durante duas horas todos esquecem o drama de quem não tem o que comer ou beber,  de quem foge da guerra,  da fome e da miséria.

Tudo não passa de uma ilusão e somos um pouco hipócritas durante esses cento e vinte minutos.

Mas no final,  e porque o Sporting é de Portugal,  tenhamos todos  fé em Jesus e que,  mal por mal,  que os catorze milhões de Euros em jogo fiquem no nosso País,  pois bem deles precisamos. Tenho dito...

Tá?!...

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Inclinação para o gosto de fotografar...

Apesar de me terem rotulado de "Velho do Restelo",  pelo facto de nos meus blogs. insistir amiudadas vezes  em  vazios e assustadores excertos  que  a o longo da vida me foram  causticando,  também  tenho momentos de  euforia, resultantes do belo convívio que ainda permanece, e nunca caducará,  da afeição  e amor que me  é manifestado tanto  pela Família, como de eloquentes Amigos, que ainda  continuam  a tratar-me  por...  querido  Armando ...

Pois, a despeito do vazio que  nunca adormece na alma ,  resultante  de uma  dolorosa  viuvez,  ainda possuo o velho vicio de andar acompanhado, ( quando não  me esqueço)   com a minha velha e pequena maquineta  de fotografar.  E,  quando  surge algo que  me desperte alguma atenção... truz... lá carrego no botão disparador, que por vezes resulta no que a seguir pretendo demonstrar:..

O volume de  parte dos meus  blogs,   em arquivo...

Um bom amigo...
Um copito de vinho verde não faz mal a ninguém...
O Pelinha aguardando a vinda  de uma perninha de frango assado...
A Familia em amena conversa...
Que rica jantarada, em Família...
A Diva tomando um coktail...

Olhão...


No tronco de uma árvore, junto à raiz, este pedaço esburacado...


Primeira página do " Correio da Manhã" - 25/08/2015

Devia ser a "página final "

Mais tarde virão outras imagens surpreendentes...

Tá?!...

Noticias alarmantes e dolorosas...

Por  hábito, logo pela manhã, ao ligar o computador, procuro o local em que diz " Veja as  capas dos jornais de hoje".

 Surge-me sempre, em primeira  consulta, as primeiras páginas das edições jornalística, e, logo   a primeira que me surge, é a que vem  publicada   jornal "Correio da Manhã", de  25 de Agosto de 2015, e é esta:


Fiquei  impressionado com  esta divulgação, logo ao inicio do dia,   porque uma situação deste género,  o que  o  pseudo "assassino" mereceria, era um castigo que,  felizmente , foi abolido há  já centena de anos , no nosso meio de convivência fraternal...


D`´ acordo...???...
Tá?!...

Cicatrizes do Tempo... Aiué ....

Aiué, matumbos...  Então não se lembram da velha empresa sedeada em Luanda-Angola, que tinha como ramo de actividade principal o comércio de diversos artigos têxteis, alimentares, e ligada a um importante  recurso natural da época, que era a comercialização do café ?!... ,

Pois acabo de encontrar uma foto de uma empresa existente desde 1979 e que se dedica ao comércio a retalho e por grosso de produtos de Hotelaria, Restauração, Têxteis e Decoração, que dizem  ser uma empresa familiar, com o mesmo nome,  que existia  em Luanda,  e que tem uma história  caricata, que contarei após  a introdução da seguinte  foto-montagem, extraída da Internet:-

                                 ARMAZÉNS   CATONHO  TONHO
  
 Ainda me recordo, quando tinha 12/13 anos de idade, e  estudante na primeira Escola Comercial  que foi inaugurada  em  Luanda- Angola  ( ...instituída por ordem de Salazar),  ter recorrido ao estabelecimento CATONHO TONHO,   afim de adquirir apetrechos para completar  artigos estudantis exigidos por  Professores que davam aulas  no prédio em construção, o Palácio do Comércio.

Pois a história é a seguinte:-

...Na fase de criação da empresa, sedeada  em Luanda-Angola, existiam dois funcionários que detinham o mesmo nome, António.  Assim, por forma a que o sócio fundador pudesse distingui-los passou a chamar a um deles Catonho e a outro Tonho, tendo surgido assim o nome dos Armazéns Catonho Tonho"..." ( É o que reza a história, pois já lá vai  decorrido um período quase  centenário !.


Tá?!...

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O muro das lamentações...

A doce Mulher da minha vida...

O tempo está a mudar.  Ainda é verão mas já se nota alteração na disposição do São Pedro. Vento,  por vezes violento,  prenuncia mudança  e aproximação do outono. Decerto,  tudo isto tem influência no estado de espírito das pessoas,  situação à qual não estou imune.  Confesso,  ando irritado e  irritadiço. A razão para tal,  por muito que a procure,  não consigo encontrar. Enfim,  deve ser do tempo...

Por vezes sou apelidado de "chato" e  "rezingão",  sempre  a reclamar por tudo e por nada,  sempre a choramingar. São estes alguns dos comentários  que vou recebendo relativamente às publicações aqui feitas. No entanto,  não deixa de ser engraçado o facto, que hoje apercebi,  de as minhas escritas sem jeito terem resultado em mais de setenta e uma mil visualizações.  Não percebo muito disto,  já para não dizer nada mesmo, mas atrevo-me a pensar que a alguém este palavreado  serve. Para quê,  não sei,  até porque números são apenas números e eu nem sou político para me pôr  aqui a brincar com esses números.

Confesso  também,  mas isso já devem ter percebido,  que tudo o que tenha a ver com  Angola e com a descolonização,  dita "exemplar" por quem  dela beneficiou,  mexe com o meu espírito e também com o meu físico. É verdade,  fico fisicamente esgotado quando recordo as injustiças cometidas,  das quais também eu fui vítima (talvez não a maior das vítimas mas,  ainda assim,  uma vítima),  durante e após essa descolonização. Todos os dias vemos hoje notícias sobre os migrantes que fogem em massa e desespero dos seus países,  devastados pela guerra e pela fome. Mas todos parecem ter esquecido o gigantesco êxodo proveniente das ex-colónias portuguesas e que,  envolvendo uma operação de dimensão quase inacreditável para de lá retirar à força quem não tinha a cor de pele ou a cor política certas,  gerou milhares e  milhares de refugiados. Desses,  parece agora não haver memória...

As quase nove décadas de  existência que o meu corpo transporta,  misturam com frequência a memória de acontecimentos passados. Vívidas recordações acabam,  com alguma tristeza,  por revelar-se apenas uma colagem irreal de memórias. No entanto,  o grande cenário,  a ideia geral,  essas  não desaparecem. Sei bem o que aconteceu,  o que perdi,  o que não pude ganhar, o que tive de deixar. Mas enfim,  é isto a vida,  altos e baixos que não podemos evitar. O passado foi lá atrás e resta-me o consolo de tudo o que fiz e disse foi dentro de uma postura de honestidade e integridade que sempre orientaram a minha vida. Isso ninguém me pode tirar e é algo que muitos não podem dizer. A honra não se compra. Por isso,  à noite durmo descansado,  ainda que possa estar triste,  com a minha consciência tranquila. E pronto, por hoje não chateio mais...

Tá?!...

domingo, 23 de agosto de 2015

HEROIS DO MAR, NOBRE POVO, NAÇÃO VALENTE ....




Apelidaram-me de  inimaginário "VELHO DO RESTELO" (em tom de simples brincadeira), no  momento em que me entregaram esta revista, que fotocopiei ,    porque me consideram,  imaginariamente, um defensor acérrimo, dos aventureiros heróicos, que no passado, a coberto da flutuação da bandeira portuguesa, edificaram um Mundo, tão vasto em territórios ultramarinos, hoje,   praticamente, inexistentes... e que a memória ainda não ceifou !...




Por inspiração, e porque corre nas minhas veias um verdadeiro sangue em homenagear antepassados, que foram influentes, com a sua participação honrosa e digna, com a perspectiva e desejo  de um   novo   esplendor de Portugal,  arrisco-me a que me chamem "chato", por  estar sempre a bater na mesma  "tecla"... Pois, é  natural  que tenham razão, mas... a verdade, nua e crua, muitas vezes, pode incomodar, muita gente, e nem sempre chega  a ser bem entendida, sobretudo quando ditas isentas de " lições de moral" !....

Na  dita revista, a dado passo, lê-se o seguinte:

..."Durante mais de um século navegadores como Gil Eanes, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama ou Pedro Álvares Cabral aventuraram-se por oceanos e territórios desconhecidos, do Brasil à Índia, do Atlântico ao Pacifico, dobrando cabos vencendo tormentas e abrindo novas rotas.

 Há 600 anos, Portugal explorava o mar e preparava-se para mudar o mundo com a epopeia dos Descobrimentos." 

21 de Agosto de 1415  Dia histórico. A armada de D. João I, com o infante D. Henrique a bordo, conquista a cidade de Ceuta, no Norte de África. Começava assim a Expansão portuguesa."

A propósito de tudo isto, é de relevar a importância das descobertas e da ciência dos navegadores portugueses, os quais construíram caravelas que eram, na altura, o máximo no que à tecnologia dizia respeito. Convido a visualizarem este escelente documentário que me foi indicado por um amigo, a quem agradeço pelo valor do diocumento, e que atesta, se ainda dúvidas restassem, o valor dos portugueses:



Entretanto, a "Expansão Portuguesa" foi sofrendo certos "traumas", que resultaram, mais tarde, no seguinte:   

Índia, Macau, Timor, Guiné, Cabo Verde, S, Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, deixaram de ser Portuguesas, e só Madeira e Açores é que continuam a ter a Bandeira Portuguesa como símbolo territorial   pertencente à  nossa querida  Pátria... PORTUGAL !.

Seguem-se certos excertos literários, fotografados...

Protagonistas da evolução (negativa), gerada por  quem chefiou, decidiu e comandou, cujo resultado politico foi a implementação da "exemplar descolonização"...

Que fotografia curiosa... Um está preso, o outro nem por isso...

Olha que dois...


Em amena cavaqueira...

A união faz a Força ?


Os comandos da "Exemplar Descolonização"...

Fotocopiado da obra literária da Autora, Alexandra  Marques.
Felizmente, e Graças a Deus, não somos atormentados com desgraças como as que toda a imprensa relata, actualmente, quanto as vitimas mortais, que, abandonando os seus países, por motivos da guerra, sofrem afogamentos, ao tentarem acolhimento noutros países, com pedidos de socorro e em desespero.

Embora tenha havido alguém que dissera que os Refugiados, mais concretamente os Retornados, que vinham para Portugal, para se livrarem dos efeitos nocivos resultantes da "exemplar descolonização", deveriam ser  atirados aos tubarões. 



O que é certo é que, depois de tantas efervescências de ordem política/partidária, ainda navegam, sob a bandeira portuguesa, e em PAZ, embarcações para transporte de passageiros, para o turismo e para a pesca de alto mar, agora impedida, temporariamente, para a sempre estimada PESCA DA SARDINHA  !...

E as nossas actuais NAUS descansam, agora, resguardadas em "Palacetes", de infinita solicitude ...


Tá?!...