sábado, 31 de outubro de 2015

Chamas ardentes na velhice...

             Cá anda o "Velho do Restelo Grisalho" meter-se onde não devia ser chamado !...

Mas o  som do toque do clarim, anunciando  uma recente ALVORADA, em que nova vertente governativa acaba  de tomar posse, para dar início a novos rumos,  que tentarão impedir que sejam dados mais "trambolhões", que afectem a massa populacional portuguesa, sugere-me um "tipo de alerta construtivo", tal como o anunciado na foto seguinte:


Como já  tenho vindo a anunciar, em blogs anteriores, sou um Português de Angola, que, por vicissitudes ligadas ao processo da "exemplar descolonização", e, principalmente por razões de uma saúde agravada, devido à avançada idade,acabei por ter que cair de "para quedas", neste encantador País, PORTUGAL, cantado pelos versos de um dos maiores Vultos de nacionalidade portuguesa, nos seus "Lusíadas" - LUIS VAZ DE CAMÕES !....

Na expectativa de que, futuramente, em vez do cansado  "paleio", que em época de eleições  tem sido uma constante "verborreia" nas emissões televisivas, se unam agora todos os braços, sem grandes conjecturas, arregaçando as suas mangas, para  que, finalmente, se consolide  e vislumbre a Paz e a Solidariedade, que todos Nós, tanto ambicionamos.

Que  deixe de existir, o que na  tarde de hoje,  fotografei.  Quero com isto dizer que, enquanto há crianças a dormir no chão,  ainda subsistem almas, indiferentes  ( e insensíveis)  perante esses dramas. que, sem escrúpulos, atiram para o caixote de lixo, sem mais nem menos, úteis colchões, que dariam  todo o prazer a dorminhocos que só   utilizam  as  pedras das calçadas...




Para reforçar o que  pretendi exprimir neste meu blog, aqui fica um exemplo: foto extraída na Net, em 1 de Novembro de 2015,


Tá?!...

O pensamento de um "Velho do Restelo Grisalho"...

        O que vai no pensamento de um "Velho do 
        Restelo Grisalho", Português de Angola...
Toque de Alvorada...
               

Tá?!...

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Um merecimento bem humano, para Todos...

Como tenho dito, por via dos meus  blogs, que aos "bloguistas" a Net disponibiliza a faculdade  de poderem exprimir, por via literária, o que lhes vai na alma. Sou um Português de Angola, já  próximo dos noventa anos de idade, e que, por experiência pessoal, vai analisando, o que virá  a resultar dos  novos  acordos e decisões que passaram a nortear o futuro das nossas vidas, aqui em Portugal.

Após um percurso laboral, exemplar e dignamente exercido (documentalmente comprovado),   exercido tanto em Angola (terra onde nasci), como em Portugal, o meu comportamento nas  chefias contabilísticas, em empresas Nacionais e Bancárias, acabou por ser afectado, por razões de saúde, e  por acordo mútuo, distintamente colocado na situação de Reformado, dentro do sector bancário.

Após a reintegração na Banca, aqui em Portugal, na altura, devido à "exemplar descolonização", acabei por exercer, na Banca, funções  em vários postos de trabalho, em  Lisboa e, posteriormente, no Porto, para onde fui transferido, e aí residente até à data em que passei à Reforma. Inclusivamente, no Porto, cheguei a ser eleito e promovido  para o cargo  de técnico/fiscalizador de contas, no Sindicato dos Bancários do Norte. Foi então que, por razões ligadas à minha última actividade laboral,   estatutariamente, passei a estar legalmente submetido à área sindical do Norte, isto é, ao Sindicato dos Bancários do Norte.

Por razões familiares (e  financeiras), após a minha passagem à situação de reforma, acabei, mais tarde, por ir residir no Algarve, mais propriamente na acolhedora cidade de Olhão. E assim, mercê de estar sindicalmente ligado à área sindical do Norte, só porque  passei a viver no Sul, sempre que  precisei dos Serviços de Assistência Médica, dos SAMS, para além de, por tal motivo, ter que   receber uma numeração diferente, de associado para poder ser atendido naqueles serviços, como  resultado da distinção feita entre as áreas Norte/Centro/Sul e Ilhas, os Serviços são obrigados a uma  troca de expediente entre as ditas áreas sindicais, o que forçosamente prejudica os que recorrem aos Serviços Médicos respectivos.

Assim, após as minhas consultas nos SAMS, de FARO, os Serviços daquele Sindicato, inicia uma troca de correspondência com os SAMS do PORTO, e este por sua vez procede a medidas de cobrança das respectivas consultas, cujos descontos são-me por vezes efectuados e reflectidos na minha conta bancário decorridos, por vezes, anos. Assim, todo o circuito epistolar é feito SAMS Faro -> SAMS Porto -> BENEFICIÁRIO DO SAMS, muitos meses depois...

Um exemplo: uma consulta efectuada em Janeiro, vai-me ser descontada, juntamente com outras, no final deste ano ou no principio do  ano que vem (V. foto-montagem).


Ora estes "percalços dolorosos", para quem tem uma pensão de reforma que é a mínima no sector, causam problemas muito sérios e por vezes muito dificilmente ultrapassáveis.

Regularmente, recebo a revista FEBASE, e leio o que vem publicado na Internet. Chamou-me, porém a atenção o que acabo de tomar conhecimento do que a seguir reproduzo, em foto-montagens. Será que virá a ser possível "colmatar-se" os inconvenientes que resultam dos "acordos" como se Portugal tivesse dividido e separado por três áreas geográficas, Norte/Centro/Sul ...?



Presidente do sindicato dos técnicos bancários investigado por gestão danosa

Será que a minha interpretação estará na linha daquilo que levou muitos, em tempos, a chamarem-me "Velho do Restelo Grisalho", na realidade apenas o produto  de uma dura experiência dos maus momentos que a Natureza por vezes impõe...

Uma fundação criada para construir um lar de luxo, quando em tempos à minha saudosa e querida Esposa foi negada a admissão no Lar de Idosos para Bancários em Azeitão, na zona de Lisboa, com base no argumento de que pertencia à zona geográfica e estatutária sindical  do Porto e não à de Lisboa... Minha saudosa Mulher teve, então, que se sujeitar às condições impostas pelos regulamentos sindicais vigentes na época. Pouco tempo depois, e após um feliz enlace matrimonial, celebrado em Luanda e que durou sessenta anos, acabou por falecer, em casa, junto ao meu ombro direito...

Dentro de 24 horas (à hora da escrita desta prosa), terei que estar preparado com, pelo menos Noventa e Tal Euros para liquidação de uma consulta a um  distinto Médico, habitual, o qual, pelo facto de se ter, entretanto, reformado já não me pode dar consulta no Consultório dos SAMS onde era habitualmente observado pelo douto Clínico.

Haja acordo no sentido de que a Todos os Bancários, independente da cor do  seu Clube, lhes seja proporcionado Bem Estar que todos bem merecem

De tudo isto resultam situações um tanto  esquisitas, que ocorrem durante períodos em que a Paz e Sossego andam bem longe das nossas  mentes e que nos perturbam e chegam a criar embaraços, um tanto imperceptíveis. Recordo uma situação que passo a descrever. Há uns anos atrás, há mais de sete (7), necessitei de recorrer ao Médico Especialista de Urologia, onde fui muito bem  atendido, no  Departamento do SAMS, Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, em Faro. Não é que só após  decorridos sete anos da consulta, é que me foi descontado, na pensão de reforma, o custo do Encargo que me dizia respeito?!?! A situação foi posteriormente resolvida, devido a uma pronta reclamação da minha parte !!!!... Tudo isto são problemas derivados das divisões administrativas, dentro do mesmo  Sector Titular.

Tá?!...

P.S. - Em tempo, e para que não restem dúvidas, eis uma cópia do recibo da quantia paga à Clínica no valor de 90€.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Coisas do arco da velha...

Impulsionado pela  seguinte "gracinha", que ontem veio publicada na Internet, entendi manifestar o que intimamente me veio à "tola", dado que fui, em Angola, nos tempos em que ainda a minha cabecinha, manipulava o que era dignamente oficializado em matéria técnico/contabilistica, toda a área que abrangia a  movimentação dos saldos dascontas bancárias dos distintos depositantes/clientes do ex-Banco Totta-Standard de Angola, que deixou de existir,  após a data da Independência daquela antiga Colónia, em que, na altura, se hasteava a honrosa bandeira de Portugal.

Por gracinha, adicionei-lhe  o seguinte comentário:

Em obediência a um principio que norteava a exemplar profissão,toda a População depositava uma total e  cega confiança quanto à gestão honesta de todo o dinheiro que os Clientes lhes entregavam, com a finalidade de se proteger e salvaguardar as cédulas monetárias, notinhas. Por vezes era tal o seu montante, que os saldos das contas chegavam a atingir cifras nunca antes acumuladas, os quais eram resguardadas com igual lisura e honestidade dos olhares ganaciosos dos amigos do alheio, não constituindo tamanha riqueza uma tentação adicional ...

Mas, no meio de tudo isto, a parte mais sagrada, e IMPORTANTE, era o cumprimento, quase que religioso, do SEGREDO BANCÁRIO.

Todavia, embora raramente denunciado publicamente, e em desobediência aos princípios que norteavam a profissão de Bancário, por vezes lá surgiam, às escondidas, os que pretendiam praticar "trafulhices", que iriam prejudicar, fortemente, fieis Depositantes, que passaram, mercê de ladroagens, a ser lesados e vitimas  dos VIGARISTAS, tal como ainda hoje vai acontecendo....

Por isso, jamais virá quem abra conta conjunta... com o DIABO !....

Tá?!...

Solidariedade programada... por vezes até amargurada !

Todos os dias,  invariavelmente, nos últimos doze meses, temos assistido a uma avalanche de notícias sobre refugiados sírios, afegãos,  iraquianos, iranianos, curdos e sabe-se lá quem mais, fugitivos de guerras e misérias que não são de hoje e que persistem há dezenas de anos, isto para não dizer centenas ou mesmo  milhares, uma vez que são conflitos históricos, omnipresentes em toda a história da humanidade.

Uma horda de homens, mulheres e crianças, invadem diariamente a Europa  vindas do Norte de África,  do Médio Oriente,  da Ásia,  dos Balcãs, em busca de Paz,  uma vida calma e próspera. No meio de todo este caos muitos perdem a vida, incluindo muitas crianças inocentes, as quais são resgatadas, mortas, em  praias na Grécia e Turquia.

Alguns países europeus, mais directamente afectados, constroem barreiras, erguem muros, tentando proteger-se de uma invasão que não conseguem controlar. Outros apelam à solidariedade para com estes fugitivos da guerra e da miséria. O nosso conhecido Guterres, Comissário das Nações Unidas para estas coisas dos refugiados, aparece de vez em quando nas televisões apelando ao apoio aos  refugiados,  tentando assim mostrar serviço que justifique o salário milionário com que é brindado todos os meses.

António Guterres defende o reforço das capacidades de acolhimento

Tudo isto, como não podia deixar de ser, recorda-me os tempos em que também eu e a minha Família éramos refugiados no nosso próprio País,  quando, após o 25 de Abril e a Independência de Angola,  fomos obrigados a regressar à Metrópole, onde fomos tratados como estranhos e frequentemente hostilizados devido à nossa condição de "Retornados". Não me recordo de, na altura, ter ouvido o discurso de qualquer político, milionário ou não, a defender a nossa frágil condição e a apelar à solidariedade dos Portugueses para com outros Portugueses.

Há dias encontrei uma Senhora idosa, como eu, que fazia compras. Reparei que olhava para todos os preços com muito cuidado. Reparei também, concluindo com tristeza, que levava para o seu almoço uma carcaça de pão e uma lata de conserva das mais baratas. Queixava-se à moça da caixa de pagamento que gostaria de levar uma fruta mas como só tinha 1 euro não o poderia fazer. Ouvindo a conversa, não pude resistir e fui buscar um saco de maçãs que paguei e entreguei amavelmente à triste Senhora, que me agradeceu quase envergonhada.

Vamos ser solidários com quem conhecemos. Vamos ajudar quem precisa de ajuda. Quando resolvermos todos os nossos problemas vamos então resolver os dos outros.

Tá?!...

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O Pânico veio à superfície...

São 9 horas da manhã, do dia  23 de Outubro de 2015, e, como habitualmente, para me afastar do isolamento e solidão que uma recente viuvez me causou, após um feliz casamento que celebrei há sessenta anos, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Luanda (Angola), com uma "Santa" e linda Mulher, Alvarina Teresa, que Deus a tenha em Paz e Descanso, ligo o velho e cansado computador, e o que leio logo nas primeiras linhas inseridas no facebook ? Comentários, "favoráveis" ou... "desfavoráveis" acerca da decisão assumida ontem, transmitida por todas as televisões, de Sua Excelência o Presidente da República, indigitando para o desempenho do cargo de Primeiro Ministro, o digno Senhor Dr. Passos Coelho.

Já temos Governo. Pelo menos, por enquanto...
 Sou um Angolano de Portugal, com um digno e honrado passado, tanto laboral como cívico (documentalmente comprovado), que, a despeito das dificuldades motoras e de deslocação,  suportadas pela velha "muleta", cumpriu o seu dever de votante, nas recentes eleições realizadas a 4 de Outubro. Só hoje teve, este cidadão, conhecimento da decisão tomada pelo Representante de maior relevo e importância da nossa pátria, da nossa Bandeira da República de Portugal.

E o que vejo... no facebook... de hoje... Fotos e comentários subscritos por "comentaristas" que se dignaram promover as suas "ideias" e opiniões, relativamente ao processo das eleições recentes e   cujo Governo foi ontem oficialmente indigitado.

Contudo, na minha perspectiva, independentemente do direito que cada um tem de se pronunciar quanto ao modo como entende que se deve conduzir o País, no campo político/partidário, nunca, em circunstância alguma, deveriam ser utilizadas palavras "comentaristas" menos correctas e mesmo agressivas ou impróprias, e muito menos as fotos como as que foram inseridas em espaço público, no caso o Facebook, reproduzidas abaixo, reacções ao discurso pronunciado por Sua Excelência o Presidente da República. Independentemente de se "gostar" ou "não gostar", penso que o respeito e decoro são devidos, pois é do Representante Máximo da nossa maior "relíquia patriótica" - a Bandeira de PORTUGAL - que se trata. Haja decoro, bom senso e respeito. Tudo tem limites, até a Liberdade.


Se somos um País livre, também o Presidente não pode ser amordaçado !!!

Não havia necessidade...

 No meio de tanta retórica, a qual me deixa confuso, encontrei umas referências a documentos curiosos, cuja autenticidade não é comprovável nem comprovada, nos quais surgem acusações directas quanto ao passado de Inimigo da Liberdade do Presidente da República Portuguesa, Professor Aníbal Cavaco Silva. Sei que é frequente aparecerem publicações totalmente forjadas na Internet, diariamente e a todo o momento. Serão estas também reproduções forjadas de documentos que nunca existiram ? Ou é como aquele velho ditado, "Zangam-se as comadres, sabem-se as verdades" ?...

Fantasia ou realidade ?

PIDE uma vez, PIDE para sempre. Será ?


E já agora, a "talhe de foice", nas reacções de diversas personalidades políticas, retratadas pela RTP e restantes canais televisivos,  surpreendeu-me a presença do filho da recentemente falecida, Senhora Dra. Maria Barroso, Dr. João Soares, do PS, o qual, apesar do recente falecimento da sua saudosa Mãe, se apresentou publicamente, enfeitado com uma berrante gravata vermelha, quando, em circunstâncias deste género, é habitual e recomendada pelas regras mais elementares da ética, moral e bons costumes, a utilização da  GRAVATA PRETA, em memória da querida e recentemente falecida Mãe.

A gravata vermelha da insolência...
Cada um sabe de si, é certo, mas que não fica muito bem, lá isso não fica...

Tá?!...

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Fantasias hilariantes....

Li esta  manhã, após ter  regressado a casa com o meu companheiro  canino de quatro patas, que não me larga , logo às primeiras  horas do dia solarengo,  de o  conduzir, atreladamente,  ao jardim  público, que dista,  a poucos metros da minha residência,  afim  de  dar satisfação as suas necessidades higiénicas, esta publicação, na Net, que me despertou,  na medida em que vou aguardando, ansiosamente, o desfecho das decisões que se mantém em curso, relativamente a futura composição governativa, que o Pais está neste  momento atravessando...

Eis uma foto montagem, que, sobre a actualidade,  veio inserida no capitulo da facebook, da Net,  a qual   aproveitei,  afim  de exprimir   uma ingénua  opinião,  muito  íntima( já são perto de 90 anos de uma vivência, com muita experiência  e bastante  causticada...),  na medida em que passei a ser intitulado, na brincadeira,  (claro !), como sendo um  "Velho de Restelo Grisalho "...


Acerca da mesma, emiti um comentário, que  para  muito boa gente,  poderá vir a ser considerado  um tanto "despropositado".  Mas,  como ainda podemos ter a oportunidade de poder  "brincar" com o que vem inserido na Internet,  aqui estou eu a matraquear, de novo,  as teclas do meu velho e cansado computador, o qual  utilizo afim de  poder afugentar a solidão  e isolamento, consequentes de recente  estado de viuvez, após sessenta anos de casado.

No programa, o distinto Professor do ISEG,  diz mostrar-se preocupado com o rumo das negociações.

Pois,  pelo o que li, o comentador Medina Carreira  não concorda com a forma como decorrem  negociações para formar Governo..

Porém, na  minha humilde perspectiva,  tudo se concentra num "eixo" ,  tal como o globo terrestre gira em seu redor, nos seus  365 dias, que resolveria , com plena satisfação generalizada, e sem murros na mesa,  todos os problemas que afectam as divergências contraditórias entre os "inimigos" de opinião  e partidarismos...

                   Seria como o que utilizamos  nas Raspadinhas...

...Seria que a cada figurante,  em disputa governamental, lhe saísse o seguinte:

                                      ACABA DE GANHAR UMA FORTUNA, TANTO  EM DOLLARS,  OU  EM  EUROS, QUE LHE PERMITIRÃO  REPARTIR, POR TODA A CLASSE QUE ESTÁ DEFENDENDO, SEM PREJUÍZO ALGUM  PARA AS SUAS FUTURAS  COMPRAS  PESSOAIS, SEM OBRIGATORIEDADES FISCAIS...

Seriamos todos muito felizes com a entrega da parte que nos coubesse vir a ser contemplados...
"
Que fantasias de um  bloguista da..." PESTE GRISALHA"...

Tá?!...


sábado, 17 de outubro de 2015

Ondas sonoras do passado...

Tenho recebido comentários quanto à minha menor assiduidade na escrita e publicação dos meus habituais desabafos convertidos em publicações informatizadas. Há até quem receie pelo meu estado de saúde,  estranhando tão prolongadas ausências. Nada a recear,  meus caros Amigos e Amigas. Apenas ocorre que, de momento tenho a atenção direccionada para outras bandas.

Como  já referi em ocasiões anteriores,  fui, ao longo dos  anos acumulando uma vasta colecção de registos de todo o tipo. São bobines  com filmes antigos,  cassetes de vídeo e áudio,  DVD´s e CD´s de todo o tipo. Estou convencido que dificilmente viverei tempo suficiente para conseguir rever ou voltar a escutar tão grande colecção. Assim,  aproveitando que o outono já entrou,  a chuva teima em bater contra o vidro da janela,  sento-me todos os dias no meu velho sofá a prescutar  tais registos.

De quando em vez,  encontro algo que  quase havia esquecido. Uma fotografia,  uma sequência de imagens,  um som,  capazes de trazer à realidade outras realidades que já foram. Por momentos,  fechando os olhos,  tudo acontece outra vez...

No meio de tanta coisa,  como que vinda do nada,  ouvi uma voz familiar. Era a minha saudosa e querida Esposa,  companheira e amiga de sessenta anos. Por momentos pensei que estava de novo a meu lado. Afinal,  rápida e infelizmente,  percebi que era apenas um sonho. Decidi guardar o sonho e revivê-lo  quantas vezes quisesse...



Tá?!....

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O Universo da verdadeira Amizade...

É neste tempo de Outubro que começam a surgir as primeiras gripes próprias desta estação do ano. Para tentar escapar ileso a essa praga,  essa peste nada grisalha,  mas sim microbiana,  decidi prevenir tomando a vacina própria para o combate  a tão malfadada doença.

Fui avisado pelo Farmacêutico de que por via da inoculação da mencionada vacina,  poderia sentir efeitos secundários semelhantes à doença em si. E pronto, o que  se temia, aconteceu. Durante três ou quatro dias  andei meio zonzo,  atordoado pelo vírus enfraquecido que,  dentro do meu corpo,  ajudava a mobilizar defesas para,  quando necessário,  combater a doença e toda a sua força.

Tudo isto fez com que a minha presença "internetiana" se tornasse menos assídua. Esse facto foi notado por algumas pessoas,  tendo uma delas  expressado publicamente a sua preocupação via facebook. É bom sentir que,  apesar da distância,  fazemos parte da vida de alguém e que esse alguém tem a gentileza de mostrar a sua preocupação,  fruto de uma amizade própria das almas bondosas.


Bem haja, querida Amiga...

Tá?!...

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Laissez faire, laissez passer...

De vez em quando dou de caras com comentários e afirmações no facebook,  principalmente,  que mexem comigo. Começo a ferver,  os nervos afloram e não resisto a fazer o meu  comentário. Procuro não ser ofensivo mas a verdade é que não sei bem se amiúde não saem umas algarviadas um pouco  mais violentas. É mais forte do que eu...

Hoje deparei com um Senhor altamente reaccionário (não, não sou eu...) que,  publica e insistentemente,  defende na sua página do facebook o ex-primeiro ministro José Sócrates. A forma insistente e  obsessiva como toma a defesa de Sócrates chega a ser incomodativa.  Não é caso único.


Não vou atacar nem defender ninguém. Não conheço toda a informação que permita atribuir culpas ou inocência. Do que é público (empréstimos de milhões, vendas de  casas por todo  o lado, obras de arte escondidas em casa da mulher da limpeza,  etc.) parece difícil acreditar na inocência. Mas  a isso, à presunção de inocência,  Sócrates tem direito. Agora deixemos a justiça trabalhar. Se os ricos e poderosos não são incomodados pela Justiça,  então é porque a Justiça é parcial e beneficia quem detém o poder. Se,  por outro lado,  os  Juízes e Procuradores decidem acusar os poderosos,  então é porque estes últimos estão a ser vítimas de perseguição. É daquelas coisas: preso por ter gato e preso por não ter. Deixem a Justiça trabalhar !..

Tá?!...

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O sonho de uma vida ou uma vida sonhada.


Como o tempo passa depressa !  Parece que foi ontem que saí do trabalho,   no Banco Totta-Standard de Angola,  a caminho de casa, no Bairro Prenda,  em Luanda.  Cansado de mais um dia de árduo labor fui dormir. Fechei os olhos e, quando os abri,  aqui estava eu,  em frente de um écran,  pouco mais do que sozinho,  escrevendo palavras soltas que certamente o vento dos tempos um dia levará. Afinal,  foi tudo apenas um piscar de olhos...

Não fora pelas imagens,  paradas e em movimento,  certamente julgaria que tudo não passara de um sonho. Sou grato por esse sonho,  diariamente  recordado  pelos fragmentos pictográficos  que todos os dias vou reencontrando em cada canto. Recortes,   colagens,  filmes e emolduramentos,  tudo serve para recordar o sonho que já vai longo...


Tá?!...

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

O que vale é o futebol...

Pois bem...  entendamos que em períodos que antecedem mudanças de orientações  politico/governamentais, seja natural o "barulho" manifestado   pelas  contestações divergentes,   com acompanhamentos de bandeiras , bandeirinhas, e não raras vezes, com instrumentos muito ruidosos, que nos encharcam os factores auditivos,  até à exaustão..  O cansaço tremendamente  exaustivo  é extensivo até ao momento em  que se   manifesta,  em voz alta, com palavras e gestos apropriados e convenientes,  o êxito final vitorioso da  renhida luta de interesses politico/partidários, então desenvolvida.



Acalmados os ânimos,  de cariz político/partidário,  o Povo, então,  face aos resultados obtidos,  e para acalmar os nervos, decide , de imediato, correr aos " guichets" que põem à venda os bilhetes que permitirão assistir ao encontro de  futebol, Portugal/Dinamarca,  e antes que se esgotem, e  mesmo que isso represente  futura falha  no  pagamento ao senhorio , da renda de casa,  ou  do recibo da energia  eléctrica  e  do consumo  da água,  dá total   preferência ao que demonstra a foto seguinte: ( para bom entendedor, meia palavra basta...)...

                          
                          PARA ISTO,  HÁ SEMPRE  DINHEIRO !... ULTRAPASSA TODA  A CRISE ...

E esta, hei '!..

Tá?!...


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O dia seguinte...

E pronto,  já está. A Coligação PSD/CDS, também conhecida por Portugal à Frente, PàF,  ganhou as eleições legislativas. Apesar de uma legislatura cheia de Troikas e Baldroikas, em que o corte e austeridade foram uma constante, apesar das inúmeras  promessas não cumpridas e de cumprido o que foi prometido não fazer, a  oposição, leia-se Partido Socialista,  foi incapaz de dar a volta ao texto e ganhar as eleições.



Parece que me recordo de que quando o Senhor António Costa tomou o poder  no PS,  correndo com o Senhor António Seguro,  após a vitória do PS nas eleições legislativas,  a justificação terá sido a de que o Senhor Seguro não tinha perfil de líder e que o Partido Socialista não se contentaria em ganhar estas eleições por "poucochinho". No entanto, o que se viu ontem foi o PSD/CDS a ficar a apenas  seis deputados da maioria absoluta.

Onde estavam estes portugueses que ontem reelegeram o Governo ainda em exercício ? Em todas as reportagens e mais algumas que as televisões iam transmitindo era visível e recorrente o desagrado de todos os cidadãos  que eram convidados a exprimir a sua opinião quanto ao estado da Nação. De onde saíram então estes 37% de cidadãos eleitores activos,  não abstencionistas,  que decidiram voltar a confiar em Passos Coelho e Paulo Portas ?

Mais uma vez,  apesar de uma ligeira diminuição, o "Partido" mais votado foi a abstenção, com mais de 43% dos eleitores registados  a não se darem ao incómodo de apanhar com umas gotas de chuva na mona para exercerem o seu direito e dever de voto. Pessoalmente fico a pensar o que  levará tanta gente a não votar e qual a real representatividade e até legitimidade dos Deputados eleitos.

A nível pessoal, gostaria de deixar aqui uma nota  representativa da falta de solidariedade e civilidade da actual sociedade. Quando me encontrava na fila para a minha mesa de voto senti-me,  devido ao tempo excessivo a que fui obrigado a permanecer em pé, prestes a desfalecer,  pelo que tive que solicitar à minha Filha, que me acompanhava,  que me amparasse até uma cadeira sobre a qual  pudesse descansar um pouco. Todos os que estavam à minha volta se aperceberam da minha frágil condição,  derivada dos quase noventa anos,  mas ninguém teve a amabilidade de me ceder o seu lugar na fila para abreviar,  deste modo,  a minha espera. Vivemos numa sociedade em que é cada vez mais  cada um por si. Uns abstêm-se  de votar,  outros abstêm-se de ajudar. E assim vai o Mundo...

Tá?!...

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Decidir o futuro...

As eleições são já este Domingo, dia 4 de Outubro de 2015. Não se esqueçam de exercer o vosso direito,  que é também  um dever,  e ir votar no partido que,  na vossa opinião,  apresenta as melhores propostas para o País. Quem decidir não votar,  nem que seja expressar o seu descontentamento através de um voto  nulo ou em branco,  não terá depois o direito moral para se queixar do eventual desgoverno.  É mais fácil ficar em casa a ver a bola,  a beber umas minis e  comer uns tremoços, mas é através do voto que podem melhor expressar a vossa aprovação ou descontentamento,  não é depois vir gritar que afinal os políticos não cumprem o que prometem. Quem não cumpre a sua parte, nada pode exigir aos outros.

Segundo as últimas sondagens feitas pela Universidade Católica,  que não costuma falhar nestas coisas,  a coligação PSD/CDS deverá vencer  as eleições com uma vantagem relativamente confortável. Isto, claro,  sem contar com o vencedor do costume,  a abstenção,  que nas últimas eleições representou mais de quarenta por cento dos eleitores. Se isto contasse para o Parlamento,  quase metade da Assembleia estaria vazia... Entretanto,  sem querer defender qualquer cor política,  não deixa de ser curioso que com tantas promessas falhadas (ver vídeo abaixo) Passos Coelho tenha tão grande vantagem. Ainda mais curioso foi o comentário atribuído a António Costa,  segundo o qual este resultado da coligação PSD/CDS constituiria um mínimo histórico para a Direita. Ainda bem que assim é senão a derrota seria ainda mais humilhante...


Sem querer armar-me em comentador,  admira como a  oposição,  depois de uma legislatura tão austera,  não conseguiu cativar os Portugueses. Pelo menos é o que parece,  mas,  na verdade, só no domingo teremos a certeza...

Bom,  chega de política, está na hora do almoço. Domingo  lá estarei a cumprir aquele que é o meu dever. Espero que muitos o façam também.

Tá?!... 

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Dia internacional do Idoso...

                    
                             Dia Internacional do Idoso 2015 -  Quinta-feira, 01 de Outubro.

O  Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente a 1 de Outubro.

 Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem  como objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.  A mensagem do dia do idoso  é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela  família.

Quanto maior a idade, maior a sabedoria, a paciência, e o amor,  de um modo geral ...

 Anunciado  pela  Internet ( Calendarr),  " segundo dados do Eurostat,  Portugal será um dos países da União eiropeia com maior percentagem de idosos e menor percentagem de população activa em 2050.

O Instituto Nacional de Estatística prevê igualmente que no ano de 2050, um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos..

 (Repito que  a fonte  de onde foram pesquisadas estes elementos  esclarecedores,  foi  baseada - com a devida vénia-  através de descrições inserida na Net -Calendarr-Portugal- ...).

 No blog que emiti ontem , inseri  a seguinte foto-montagem...



 Embora indignado com o titulo que o distinto  autor  atribuiu aos dignos  "Veteranos Vencidos  da Vida"  como sendo  uma  PESTE GRISALHA , que contaminou a nossa pátria, não deixo de  contestar o exagerado tempo de emissões e  preocupação  muito repetitiva  de cenários  que  nas TVs´ são "empolados", sobretudo na área futebolística, em que sobre a mesma cena, são às vezes às centenas  as vezes que  nos deparamos sobre o mesmo jogador a meter  o  golo nas  balizas do adversário... quando no País,  há muitos mais assuntos de  elevada importância, que  por vezes nem sequer são anotados... (Para os verdadeiros fanáticos do futebol,  chega até a  ser um encanto !...)

Recordo, por exemplo,  que há uns anos atrás,  houve um heróico  policia  que  foi atacado e morto por assassinos,  que o perseguiram,  porque assumira uma atitude de defesa de um cidadão  que estava sendo assaltado.  Seria justo que a noticia do sucedido, pela qual o dito polícia perdera a vida,  numa  justa  defesa  conotada com  as suas obrigações  policiais,  viesse a ser publicada  com grande destaque, e elogiosa foto,  mas , qual não foi o meu espanto, ao abrir o jornal,  que anunciara o sucedido, ( "C.M"). apenas umas simples linhas foram dedicadas ao heróico defensor de uma causa justa,   mas,  em contrapartida, em primeira página, na capa, do  jornal muito popular, vinha    uma  enorme foto de um jogador de futebol, a dar um chuto na bola ,  com  um "estrondoso"  elogio escrito sobre o mesmo... 

Isto nada tem a ver com a "Peste Grisalha",  acima reportada, mas, como  sou sensível  ao que considero "ultrajante" situações desta natureza, desloquei-me a um Posto de Policia, da redondeza para manifestar, junto do Oficial de Serviço, esta  minha indignação e injustiça, tendo o digno Oficial, depois de, respeitosamente,  me ter ouvido,  pronunciado o seguinte:... " Obrigado pela sua atitude, que muito me honrou, mas... se tivesse sido o Policia  a matar,  era então  que nesse caso que a figura do  Policia  viria  expressa  em primeira página "...

E, perante isto, o "Velho do Restelo Grisalho"...( como já fui apelidado) ,  cumprimentando,  retirei-me !...



Tá?!...