domingo, 20 de agosto de 2017

LIVRO (continuação) pag. 13.



O Autor  deste Blog.
Inicio este blog. contando algumas histórias verídicas,  constantes de um passado,  já quase centenário,  na base de recolha de dados, literáriamente explícitos,  que figuram  numa velha documentação, que tem sobrevivido,  com a qual não vamos agora  " desnudar"  factos e acontecimentos " estóricos"  corridos, em tempos que já lá vão,...   e que a memória não nos venha  agora  ceifar.

Tenho, por exemplo, à mão, um velho documento em que ainda se pode ler  o seguinte , apenas uma parte:-
                   ESTADO DE ANGOLA -  Despacho - Considerando que estão  estabelecidos contactos com o Governo Provisório  Português a fim de encontrar solução conveniente para ( etc, etc....)...
                   Determino:
                   - o adiamento "sine die" da assembleia Geral do Banco Totta-Standard de Angola, convocada  par hoje,  24 de Março de 1975. - O  MINISTRO DO PLANEAMENTO E FINANÇAS,
                                                                                                 SAYDI  MINGAS

Historiando...

O Banco Totta-Standard de Angola, nasceu no dia 26/8/66, ( em cuja inauguração fiz parte) e teve menos de dez  anos  de vida plena, pois durante o ano de 1975, na sequência do descalabro da economia angolana que continuamente se agravava, acabou  intervencionado pelo Governo de Transição em 14/8/1975  e não recuperou mais,  continuando a definhar, até entrar em "coma induzido", confinado a uma sala  no Banco de Angola, onde se julga já ter morrido, em data não divulgada..

Depois, a forma abrupta, e anormalmente rápida, como tudo ruíu,  deixou-nos um sentimento de falta, difícil de ultrapassar, uma espécie de luto inacabado, como acontece quando não se encontra o corpo do defunto, e que leva, contra todas as expectativas a não dar o assunto por encerrado...

Outro dados... (por exemplo):-

Possuo  correspondência emitida, - entre outra -    com  data de   1973, em Luanda, declarando. à Direcção Provincial dos Serviços de Finanças (, em Angola),   que eu (Armando José Carmo Ferreira Baptista) tem, exercido funções de chefia contabilista.  neste  Banco Totta-Standard de Angola, desde 24-8-66, e que no desempenho destas sempre tem demonstrado excelentes qualidades profissionais e de  carácter.

Transcrição da carta subscrita por  William Hastie e M Quartin Bastos, directores do Banco Totta-Standard de Angola,  datada de 18 de Abril de 1975,, dirigida à Direcção Provincial dos Serviços de Finanças, Luanda:
                               "Vimos comunicar v. Excias., que o Sr. Armando José Carmo Ferreira Baptista, está integrado na linha da "DIRECÇÃO FINANCEIRA"  deste Banco e que como Chefe da Contabilidade poderá subscrever  os  nossos Balanços."


Entretanto,  dias antes da data da Independência de Angola, fui atacado por grave doença oftalmológica ( e não so´)...) que me levou a ter  que  comunicar à Direcção do Banco, que por não existirem médicos, na altura, em Luanda,   que me  pudessem tratar, teria que, urgentemente ser transportado  por avião, com destino a Lisboa, para efeitos de internamente hospital pelo o que, me foi dirigida  a seguinte  carta ( curiosamente  assinada, em 1975) pelo meu Continuo ( de  tez negra ! )

Exmo. Senhor
                        Em resposta a v/carta de 6 do corrente mês, informamos  que lhe é autorizada uma licença sem vencimento, para deslocação a Portugal a fim de ser presente  a tratamentos de oftalmologia.
                       Quanto às despesas  em principio, serão da v/ conta.

                        Agradecemos contudo, nos indique a data a partir  da qual beneficiará dessa licença,  bem como do prazo provável de duração da mesma.

                        Sem outro assunto de momento, somos com a devida consideração e estima.
                                                                               
                                                                                            (carta assinada)

Posteriormente à data da Independência de Angola  não mais voltei a Angola (terra  onde  nasci há  90 anos)  ,tendo mesmo  da  Embaixada de Angola, em Lisboa,    recebido uma carta afirmando que a minha  oferta  de regressar a Angola, para trabalhar, não foi aceite...

 Mais tarde, por um despacho Ministerial ( Dr. Saidi Mingas,). acabei por ser integrado, em Lisboa, no quadro de Pessoal  do   Banco Pinto &; Sotto Mayor,  mas  no nivel  mínimo de admissão na Banca. tendo, a partir  daí,  vindo a  colaborar ,  profissionalmente,   em  Empresas , sediadas em Portugal, de Capital elevado.

Par efeitos de  apreciação,  no acto de admissão  em  novo emprego, foi-me solicitada  uma  Declaração, emitida pelo Banco Totta Standard de Angola,  que transcrevo:

                          DECLARAÇÃO

 " ...Para  os  devidos efeitos declaramos que o Sr. Armando José Carmo Ferreira Baptista,, foi empregado deste  Banco no período compreendido entre 18/7/66 e   1/11/75.  Foi admitido para o pessoal Maior na letra F, e aquando da sua demissão (?) encontrava-se a exercer funções de   chefia na letra A  desde 1/11/70-
      Nos nossos arquivos nada consta em seu desabono.
      Luanda, 13/6/78. 
                                                 Ass)  Banco Totta-Standard de Angola.
                                                                DEP. PESSOAL.
                                        ********************************************


  A despeito das imensas voltas e reviravoltas que a vida me tem " matraqueando"   vou mantendo sempre  o principio que sempre pratiquei de  ser respeitador da toda a Sociedade, honesto,  solidário, e sobretudo dispor de franca amizade, e  amor,   para com Todos com quem  tenho convivido.

Mercê de circunstancias  com que a própria Natureza nos empurra.  algumas boas e outras menos boas, acabei por ser "catapultado" para a situação de Reformado Bancário, auferindo uma única pensão  de reforma, a minima no sector Bancário.

A carta que o  Banco Pinto &;; Sotto Mayor me dirigiu, foi nos seguinte termos:

Lisboa. 20 de Julho, 1982.

Exmo. Senhor,

 Vimos pela presente comunicar.lhe que, face ao seu pedido, a que os nossos Serviços Clínicos deram o acordo, foi decidido colocá-lo na situação prevista no nº 1 da cláusula 138a, do OCTVSB, com efeitos de 01.08.82.( o pagamento mais baixo da Tabela de Pagamentos).

Sem outro assunto, e formulando votos das maiores felicidades futuras,  somos com considerção,
                                                                                                     Direcção de Pessoal.




   
Contudo. a 28. Fevereiro, 1984, recebi , do Banco Pito  &; Sotto Mayor,   como  resposta a minha sugestão,  a seguinte  carta que transcrevo:

Exmo. Senhor,  
                                     Ref.a. Carta endereçada ao conselho de Gestao
                                                em 30 de Novembro de 1983.
                                                - Reforma por inteiro

Reportando-nos ao conteúdo da carta  supra referida, informamos que o Conselho de Gestão em 
21.02.84  indeferiu o pedido de consideração da reforma  por inteiro.
Os nosso cumprimentos.        
                                                    Direcção de Pessoal.

Devo, no entanto esclarecer, que, presentemente,  é do MILLENNIUM  BCP , que, mensalmente recebo o extracto  onde vem mencionado o valor  creditado da Pensão de Reforma.

Como divulguei a inicio deste blog,  o Banco Totta-Standard de Angola, onde trabalhei e acabei por   ser forçosamente exilado, nunca recebeu,  de minha parte,  qualquer pedido de demissão...

(continua)

Sem comentários:

Enviar um comentário