quarta-feira, 9 de agosto de 2017

LIVRO (Continuação) pag. 5

                                                                 PORTUGAL

Um dos primeiros passos, em liberdade, teve lugar, na  altura,  portanto, já´depois de ter sido  "transferido" para a situação de Reformado  (Bancário), foi  de ter   publicado  um anuncio, num jornal local, ao qual, dias depois recebi uma resposta,  que em certa medida me agradou.

A VERCOOP -  União das Adegas  Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes, perto de Santo Tirso, Agrela,  precisou de um Colaborador que desse conta do descalabro que se estava  a derramar em matéria financeira e administrativa. Nessa altura eu residia no Porto, Pedras Rubras ( Urbanização do Lidador) e, como tinha carro disponível , aceitei  o  compromisso de l lhes  ir  ajudar a endireitar o que estaria torcido.  Foi uma terra que eu muito apreciei, pois quando fiz várias visitas  outras localidades, a Norte do País,  onde  o  Vinho Verde era  um  tesouro quase que universal,  tive a oportunidade de apreciar   o que Portugal tem de magnifico em paisagens florestais.-  Espectacular. !

Há sempre um  "mas".. nas  coisas que nos pareciam belas... e aqui houve pelo menos um inesperado "ms"....

Em 4 de Dezembro de 1983,  subscrevi uma  carta  dirigida à Direcção da Vercoop,  anotando que tendo em consideração que em Assembleia Geral Ordinária de 28  de Outubro de 1983 condicionei a minha assinatura no próximo Balanço de 1983 à ressalva da exactidão dos valores transitados  para  o corrente exercício e que as posições que v. Exas acabam de assumir em resposta as minhas solicitações de meios para regularização de serviços me retiram os elementos de que necessito para o exercício das minhas funções,  rescindo, assim o meu Contrato Individual de Trabalho, pois  so dou valor ao que é digno, honesto e sincero. Ignoro o que se passou depois da minha  rescisão....

Novas situações se criaram após a mudança  de residência para a zona Algarvia,  e, mercê de opiniões de Gente Amiga,  continuei a prestar colaboração e exercer  actividades laborais    com quem  necessitava de ser ajudado. Possuo documentação comprovativa da lealdade, honradez e dignidade, com quem  sempre me comportei,  perante a flexibilidade da Natureza  Humana.

Foram, estas as principais  entidades  a quem  cheguei  prestar, temporariamente,   serviço profissional , mesmo depois de  reformado,   auferindo, no entanto poucas e ligeiras compensações   de ordem  monetária... na maioria  quase que ao preço de um simples café..

                             - M 7 Pastelaria. - Café Fonseca,  Lda. Faro.
                             - Carbonyl- Tintas, de Vasco Alexandre,  Pereiro - Torre de Natal.
                             -  AR - Proalgarve Investimentos - Antonio Rita- Vila Real de Santo Antóniio.
                             -  Grupo Naval de Olhão - ( Fiz parte da Direcção) .
                             -  Estaleiro de Sabino - construção de barcos mat. plástica  - Olhão.
                             -  E poucas mais....



Politicamente,  a  certa altura,  vivendo  já em Olhão, para   além de uma candidatura pelo Partido de Solidariedade nacional , PSN,   houve a eleição para deputado à Assembleia da Republica, em Portugal conforme o Edital do Govêrno Civil do Distrito de Faro, editando a lista dos que foram definitivamente admitidos à eleição para a ASSEMBLEIA DA REPUBLICA,  datado de 30 de Agosto de 1995,  cujo meu nome e da Alvarina Teresa ( minha estimada saudosa Esposa, vêm bem expressos.

No dia da votação, contabilizaram-se -se muitos  e muitos votos neste nosso Partido, votos que, na sua maioria eram  provenientes de " Retornados", que,sabendo que tínhamos vindo de Angola,
  mantinham  esperanças de virmos  ser eleitos, pois,  acreditavam na  melhoria  de vida propagandeada nas nossas  intenções  eleitorais.  Foi eleito apenas um candidato, desta nossa Lista..

No momento em que escrevo este blog,  estou aguardando a confirmação da   noticia de  que em breve  serei  eleito BISAVÒ... Já agora, um pequeno historial  sobre aqueles a quem  deixarei as heranças...

Num luminoso e confortável dia 23 de Setembro de 1955, pelas 23 horas, a paciente Mãe, ( Alvarina), no seu quarto de dormir, depois de ter solicitado às visitas  lá em casa. no bairro da Samba, Luanda, que recolhessem  âs suas residências, teve as suas primeiras dores de parto anunciando um parto  eminente, que assistido pela amiga enfermeira D. Júlia e pelo Pai, veio ao Mundo,  um encantador bebé, que sorridente, deu os seus  primeiros  sinais de boas-vindas à digna assistência.
        
  - Esse bebezinho, hoje, uma linda e encantadora  Mãe, dá pelo nome de ANA PAULA.

Um ano depois, numa clínica em Luanda, Casa de Saúde Dr. Machado Faria, assistido por um competente Médico, já  à noitinha, em 29 de Agosto de 1956, nascia um outro lindo rebento do sexo masculino, que mereceu alguns cuidados quanto a gestão maternal, e...

Esse novo bebezinho, hoje um  vistoso Papá, casado, de olhos verdes,. em vias de ser Avô,  dá pelo nome de  ÁLVARO MANUEL.

Com o espraiar de muitas auroras, da primeira nascera a ANA CLÁUDIA (SUSSU).  depois a ANA TERESA ( SISSI)   e seguidamente a ANA CAROLINA,  e do segundo filho (Álvaro) veio ao Mundo a linda e encantadora  MARIANA.

Pois bem...

Tem sido minha intenção,  substituir estas " palhaçadas da vida "  para  que em vez de fazer blogs, via Internet, igualar-me em editar em  Livro,  como o que de seguida reproduzo, que é um valoroso trabalho de quem  foi ilustre  Presidente  da Republica Portuguesa.( Anibal Cavaco Silva).


 Mas, há sempre um "mas" a complicar o sistema pretendido...editar um LIVRO , como o que a Net propõe, conforme publica,,,,
 Não é fácil, como julguei ....

 Por isso, continuarei a utilizar o sistema de   emitir  blogs e reproduzi-los  pela forma que sempre utilizei., ou seja, via facebook..  Contudo, limitar-me-ei,   a utilizar o sistema que , certamente,  virá a satisfazer a curiosidade por parte do Estimados Leitores -  a impressão  digitalizada na versão  generalizada:
                                                            TRIBO  TOTTIANA

..
Universal...

Particulares...
Voltarei, de novo, pois  vou  dar arrumação à montanha de papeis , documentos, e  fotos, que háo de servir de base para futuros "  relatos  históricos "., interessantes, .. via bloguista...

Arquivos secretos...
 Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário