domingo, 7 de dezembro de 2014

Não é um "apátrida"...

Neste conturbado Mundo,  pelo que vamos assistindo, a poeira vulcânica em que se misturam os ventos vindos dos da esquerda como dos da direita ,  podem  conduzir,  consoante   as  suas convicções , tanto a intempéries de  assustadoras tempestades, como a climas de uma  fraternidade  e  serena Paz conotada com um Sossego Tranquilizante. Sossego e Paz que as Pessoas honestas e  Trabalhadoras, bem merecem..

Tudo depende  do que renasce da capacidade condutora das decisões a que são levadas as ideias, boas ou más, por parte dos que assumem o Poder que lhes é  confiado,  popularmente.

É comum, hoje em dia, tanto na imprensa escrita como na  "falada",  lermos ou ouvirmos, opiniões  ou sugestões, algumas das quais emitidas por Pessoas extremamente inteligentes e com um vasto role de duras experiências baseadas  no que tiveram em suas vidas, E, contrastando, também surgem casos em que,  com constrangimento,   impõem "regulamentos", demonstrando agressividades ao silêncio dos BONS.

Sem desprimor,  uma saliente demonstração, do que muitas vezes o que parece  ser, não o é. Uma breve referecia ao espectáculo que acaba de ser transmitido   pela RTP - A legenda  referida ao almoço de aniversário do Senhor ex-Presidene da Republica, Dr. Mário Soares, ditava que os participantes no almoço estavam elogiando   o aniversariante, quando se notou que  muitos dos conhecidos presentes, limitavam-se apenas em confraternizar   (salvo opiniões contrárias !).


 Pressinto, a felicidade que o digno Aniversariante teria sentido, quando as taças de champanhe se ergueram, saudando-o pelos seus noventa anos, que estavam sendo celebrados. Por minha modesta parte, os meus cordiais  Parabéns.

Se Deus quiser,  dentro em breve,  completarei também noventa anos de idade...

E, tenho como única  companhia diária, e por razóes de recente viuvez, este cãozito, chamado Pelinha que, como eu, é fiel respeitador da Bandeira  de Portugal

O Pelinha...






 Tá?!...

A débil vela da amizade colocada no parapeito do horizonte...

Missa transmitida  na TV - RTP. (Domingo).
Hoje Domingo (7), véspera da  2ª.Fª. 8 de Dezembro de 2014 que é dia considerado Feriado Nacional, e dedicado  a IMACULADA CONCEIÇÃO DE NOSSA SENHORA,  Protetora de Portugal, estou ouvindo Missa transmitida pela RTP,   ao mesmo tempo que  estou "cristalizando"  este  blog,  porque à abertura da Internet, no computador, a primeira imagem que me surgiu no écran, causou-me um "arrepio", porque espelhava um convívio, que eu desconhecia, vivido entre velhos Amigos´meus, dos tempos de  África. 

A idade não perdoa... são já perto de 90 anos ! Ao reconhecer as personagens fotografadas e reproduzidas na Net,  afloriu-me à memória um pensamento  causticante,  em que, a mim mesmo fiz a seguinte pergunta:- " Como é que estes velhos e queridos  Amigos se esqueceram de mim,  num almoço convívio que realizaram em tão curto espaço de tempo ?"





Em contacto com uma gentil e amável ex-colega bancária,, GABY  KNAUF,  que tem a sua residência actual na  África do Sul,  transmitiu-me que não ficasse triste por não ter participado no  amigável almoço que os ex-Colegas tinha realizado,  porque o principal  problema era , na altura, superar  a  longa distância geografica de separação ,  em função ao tempo, e apesar  da falta de presença física,  todos os Colegas ausentes foram lembrados  e festejados,  tendo sido evidenciada a estima  e dedicação que Todos  tinham por mim....

Eis alguns exemplos de mails que a encantadora Gaby me tem dirigido, bem como do ex-colega . Manuel Silva Dias,  a quem muito agradeço toda a gentileza e dedicação,  que me têm dispensado






E, aqui vai o meu abraço a Todos os meus   ex-Colegas que comigo compartilharam na edificação do maior Banco (Público)   existente em Angola, antes da "exemplar descolonização" .... o BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA....

PS- Coincidências da vida:- Vim a tomar conhecimento, de uma curiosa situação, relativamente a uma Leitora dos meus blogs, que me tem enviado comentários sobre as minhas publicações cujo  nome é  GABY  KNAUF,  e residente na África do Sul.  Ela própria é que me deu a noticia  que me  reconhecera, por intermédio dos meus "bloguismos", que afinal fora minha colega no Banco Totta, em Luanda - Angola,  onde fui chefe dela, e que me respeitava muito. no trabalho,  por eu  andar sempre com uma cara muito severa, no serviço e ser muito exigente  na actuação laboral.

Fiquei estupfacto com esta novidade, em que me pedia  que não desistisse de lhe  enviar os meus"trabalhos bloguistas" porque os mesmos continham episódios de que ela se lembrava, que por vezes faziam-na chorar e que por outras, rir... até vir a fava rica

Fiquei emocionalmente  surpreendido, com a novidade,  que nunca esperei ser tão felicitado com tamanha notícia tão  longíqua ...   que brada aos Céus.

Tá?!...

sábado, 6 de dezembro de 2014

Emigrar para um horizonte sem fim e imaculado...

Um dia após a  emissão do meu  blog, emitido em 5 de Dezemvbro de  2014 em que anuncio que  dentro  de uma semana precisamene completam-se sessenta e um anos sobre o meu casamento com a minha saudosa Esposa, Alvarina Teresa,  celebrado em Luanda Angola,  cujo convívio terreno, e  amoroso, foi abruptamente interrompido há quatro anos,  e como a saudade é imensa e porque não me canso de  prestar, amiúde,  uma homenagem sentida, à Esposa Amiga, confidente  e que me apoiava nas horas mais difíceis (que ambos sofremos na vida),  foi com muita emoção que recebi o seguinte  e-mail, do nosso Filho, Álvaro Manuel,  conotado  com o blog que acima me refiro, e que  faço, emotivamente,  a sua publicação no presente blog:


Gostaria de emigrar para um horizonte sem fim e imaculado,  desde que fosse possivel reencontrar-nos em cada dia que vejo passar...


 
Quando eras miuda

No passado,  presente, futuro intemporal nos encontraremos como os ramos da árvore da vida se cruzam numa copa que dá  sombra a uma existência efémera mas intensa. Sonho com esse dia,  na noite sem fim em que adormeço a pensar em Ti...


Esta bonita planta, Bomsai,  foi cuidada, durante longo tempo, pela saudosa Alvarina,  e, posteriormente, pela Netinha (Sussu), que passou a cuidar dela,  dada a viagem  que a saudosa Avó fez a caminho do Céu... Ao centro,  nota-se um pequeno frasquinho, que introduzi no momento em que fotografei a planta, que contém  ainda um pedacinho do suave perfume que a  "Santa Avó " utilizava  na sua perfomance.


À entrada da porta da Igreja de Nossa Senhora do Carmo,  em Luanda  (Angola), na manhã do dia 12 de Dezembro de 1953,  pelas 9 horas,  Familiares, Colegas de trabalho, Amigos, Padrinhos e muita vizinhança de ambas partes,  a maioria com vestes próprias  para festejos adequados,  reunia-se,  alegremente, aguardando a chegada dos Noivos, que ja´tardava..  Seriam, provavelmente, já 11 horas, quando o Pároco (Padre  amigo pessoal), deu sinal que iria dar  início à cerimónia do casamento.

E assim foi.... Muitos abraços, beijocas, fotógrafos em  grande actividade e... os sinos a tocarem em som festivo ! Foi um dia encantador, para toda a gente, pois as amizades vieram todsas à superfície, dado o novo casalinho ser muito estimado em toda aquela área geográfica, no cojunto citadino da cidade de Luanda (terra de  nascimento do Noivo, e sendo a cidade do Porto a que viu nascer a linda  e encantadora  Noiva)...

 E... cá estão os Noivos... todos sorridentes, neste dia maravilhoso...



E a divina Sentença de Deus...


E... aproveitando a "deixa", aqui vai uma pequena historieta, entre muitas no género,  ao longo do percurso da vida, neste caso, particularmente, protagonizada pela... Noiva (Alvarina Teresa Baptista):

Após muitas voltas e reviravoltas consequentes de situações criadas pela famigerada "exemplar descolonização ",  ao fim de longos anos, já em Portugal Continental, acabamos por encontrar um  recanto para vivermos o resto  da nossa vida - o Conjunto Residencial no Siroco - denominado Apartamentos .Nau

Era, e continua a ser, um edificio de grandes dimensões, que acolhe muitos residentes, repartidos em apartamentos modernizados, em que se instalou (na altura) um  Hotel Residencial, com exclusão dos inumeros apartamentos que  eram, no conjunto,   propriedades  pertencentes somente  a  particulares.

 Nesse  chamado  "Hotel",  começaram a surgir  "clientes", que, ao longo da noite,  provocavam certo clima  de  "desordens ", porque, muitas das Senhorinhas residentes,  entregavam-se à vida noturna, que incomodavam, a toda a hora,  os  proprietários dos  blocos particulares. do conjunto predial.

Alertadas as Autoridades Policiais  e Administrativas  do que estava a ser sucedido, certo dia, um Aviso Oficial, por parte das Autoridades, dava um prazo de  48 horas, para que as ditas  residentes,  "notivigas" abandonassem, de imediato,  as suas instalações,  onde viviam.

Gerou-se, posteriormente, um clima de "hostilidades", pois, pressentia-se que se estavam   a dar ordens  de despejo, completamente injustas, e não cumpridas, por ilegais, pois chegou-se a conclusão que havia crianças, e pessoas idosas,  no meio disto tudo, que  passaram a ser vitimas de  tais ordens  de expulsão.

A imprensa, a certa altura,  como viviamos em Apartamento Particular,  portanto não atingidos pelas ordens policiais, convidou a minha Esposa para uma entrevista, que mantenho gravada em DVD, solicitando qual o seu ponto de vista e  qual a sua opinião, já que não era atingida por semelhantes oficios´, na medida que era uma simples observadora do clima de agitação que se gerou

Resposta: Estou inteira e totalmente contra tal medida de expulsão, pois dão 48 horas para as pessoas se irem embora e deixarem os espaço onde vivem, vazio,  quando há crianças e idosos a sofrerem, pois não é em 48 horas que se resolve tão dramática situação, porque no meio disto tudo  há inocentes crianças e idosos  a serem injustamente castigados.

Tá?!...

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

12 de Dezembro de 1953 (... Dezembro 2014...) !

Estimados Leitores: as minhas desculpas pela insistência  de um tema  que jamais será afugentado do meu encaixe memorial... o  juramento solene, no Altar da Igreja do Carmo, em Luanda (Angola), que pronunciei na manhã de 12 de Dezembro de 1953... perante a minha saudosa e linda  Noiva, Alvarina Teresa. " ...Recebo-te por minha esposa e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença,  todos os dias da nossa vida, até que a  morte nos separe..."

Sempre cumpri com o solene juramento,  e nunca me senti com  "telhdos de vidro",  e haja quem  tenha motivos válidos,   que  me atire  a primeiro pedra,  mesmo ao transpor do degrau da escadaria que me levará  a atingir os próximos noventa anos de idade...

Este é um quadro (foto-montagem)  com o qual pretendo exprimir o que sinto ao redigir o presente blog... Em mente, a lembrança viva do meu melhor Diamante, que partiu para o Céu, Alvarina Teresa, natural da  grande cidade portuguesa ,   que é o Porto.!


Completariam , portanto, no proximo dia 12 de Dezembro de 2014, sessesnta e um anos em que  perante o altar  com a santa  imagem de Nossa Senhora , ambos pronunciámos o nosso juramento nupcial, em  que a partir de então,   a Felicidade e a boa convivência esteve sempre presente,  e com uma vida enriquecida  através dos anos em que Deus  consolidou o nosso enriquecimento familiar com o ressurgimento de dois Filhos e, posteriormente, quatro encantadoras Nétinhas..

Um breve episodio, que  bem vem demonstrar a grandeza da alma bondosa da minha saudosa Mulher:-

Trabalhavamos ambos,  na  SOREL (Caterpillar), no mesmo  ano em que nos conhecemos,  e em cuja Séde, eu desempenhei,  durante 15 anos, funções  laborais variadissimas, e a minha Alvarina cumpria a dificil  missão que lhe fora confiada pelos Patrões da Empresa, Dignas Personagens da Familia Paço d´´Arcos e Pombal,  como  Secretária da Administração Geral da Empresa.
Trabalhava na mesma firma SOREL,  como contínuo, um Homem de côr preta, - o Domingos- de quem todos nós gostávamosa e tinhamos por ele grande afeição e estima,pois, para alem de ser pessoa idosa, estava sempre pronto para atender todos os pedidos que lhe eram solicditados.
Certo dia, este Sr. Domingos, teve um colapso em serviço, que o levou a  ter que ser urgentemente assistido por uma Entidade Hospitalar, em Luanda.
Foi transportado ao Hospital pela Secretária da Direcção da  SOREL  - Alvarina Teresa-  que se viu confrontada com um problema ( que na altura era muiso sério...) pois  não havia camas na enfermaria para alojar o Domingos. Só existiam quartos de primeira classe, que eram considerados de luxo e destinados a pessoal endinheirado e  não a pessoal de côr sem posses financeiras.
Comunicada esta  trágica situação  de emergência, à Direcção da SOREL,  foi por esta decidido trazer o doente para outros centros de enfermagem, com menos capacidades de tratamentos adequados.
Perante a gravidade que se gerou, e apercebendo-se que no meio de tudo isto reinava o conceito racista, pois o  doente era preto, a empregada  D. . Alvarina Teresa, assumindo total responsabilidade pessoal,  exigiu que  se internasse de imediato o Domingos, mesmo em quarto de primeira classe,  pois responderia por todas as consequencias do acto que acabava de cometer,  pois acima de tudo estava o estado de saude do doente que sofria atrozmente. E então o Sr. Domingos, foi internado em quarto de primeira categoria,  onde acabou por ser salvo de uma tenebrosa morte.

Moveu-se posteriormente  uma onda de protestos, por parte de quem não aceitava  que um doente preto fosse tratado em quartos de luxo.  Por outro lado, embora a  Empresa tivesse  contribuido e acabado  por concordar com a decisão da Secretária da Direcção, a D. Alvarina Teresa, esta foi, mais tarde,  reconhecida como "Salvadora da Pátria"... ajudando quem estreve à beira da morte, independentemte de ter a cor branca ou preta na pele.

Tá?!...

12 de Dezembro de 1953...

Dentro de uma semana precisamente completam-se sessenta e um anos sobre o casamento que uniu duas almas gémeas,  a minha e a da saudosa Esposa,  Alvarina Teresa. O convívio terreno foi abruptamente interrompido há cerca de quatro anos. A saudade é imensa mas o sentimento mantém-se como no primeiro dia.

Não me canso de prestar,  amiúde, a homenagem sentida a uma Mulher que era esposa, amiga,  confidente e um apoio nas horas mais difíceis.

A forma de homenagear pode e deve ser diferente,  para não cansar,  mas a emoção,  o sentimento de perda e o saber  que um dia vamos reencontrar-nos,  esse permanece igual,  talvez apenas mais forte a cada dia que vejo passar.

Dizem-me que é a ordem natural das coisas. Pode até ser,  mas não poderia o Deus todo misericordioso abrir uma excepção para esta alma pura de bondade ?




Tá?!...

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

61 anos depois...

                                     
                                                           12 de Dezembro de 1953...


                                                              61 anos depois...

Tá?!...

"Prisão sem grades"...

Um chute à politíquice... Este coelhinho, abaixo, tem sido o encanto para todas as crianças que dele se aproximam, abraçando-o com extrema ternura e muitos beijinhos. Por isso, o "felino",  até se contorce, de contentamento,  pela a afeição demonstrada por parte dos que o abraçam e até o  tratam  como se fosse um "bebezito"....

É com toda a liberdade que o dito percorre todos os cantos da casa,  não se sentido de forma nenhuma preso, pois a gaiola onde pernoita nem grades tem, que o impeça de dar as suas voltinhas, completamente à vontade, e sem limites..

Só que o "monstro" obriga-me a, todas as manhãs, atirar-lhe com uma enorme folha de couve e  uma tijela  cheia de doçarias para comilões...

É sempre agradável conviver com  quem nos distraia com as suas lindas peripécias e  que, por momentos, nos sentimos livres dos que nos "chateiam" com tormentosas e inquietantes nojices...

A prisão sem grades...





A couve lombarda... matinal !
Tá?!...

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Mundo Animal... os formigueiros... (não os da pele !...)

Pró... o que me deu !... Nesta clara manhã do dia 3 do mês do Natal (Dezembro), atrelei  a coleira ao meu cãosito, sua excelência o sr Pelinha, que já não me largava, dando-me sinal, agitando o rabito, que eram  horas de o levar à rua, porque , tem sido nesta altura,  que se tem cruzado com as  suas habituais  "amiguinhas", que, igualmente vêm sendo conduzidas pelas suas donas, à mesma hora . E então aí os encontros ruidosos...

Caminhando pelo passseio fora, e, paralelamente ao jardim que lhe  está  asssociado, fui notando  o que me pareceu ser um fenómeno acidental, que consistia numa sucessão de monticulos de areia esbranquiçada e limpa, que se espalhava pela superfície terrena.

Ao regressar a casa, a titulo de curiosidade, liguei o computador e, no capítulo de emissão de imagens, via Net, iguais  ás que  fotografei, reparei que isto tudo estava descrito no canal  relativo ao mundo animal... E como a semelhança, neste caso,  em relação ao fotografado, era cem por cento, abri então a página em que se lia ..."Como é a vida dentro de um formigueiro ?". E foi então, aí, que aprendi mais qualquer coisa, nesta vida, e, a melhor maneira de expor o que li, é transcrever parte  que, sobre esta matéria, vem publicada na Internet:

..."As formigas vivem em colónias muito bem organizadas onde cada indivíduo tem uma função específica. Para manter tudo em ordem, elas trabalham incessantemente.  "A qualquer momento do dia ou da noite, cêrca de 30% a 40% das formigas estão em atividade. O restante permanece em repouso aparente, mas, se for necessário, entra imediatamente em acção", afirma o biólogo Odair Correa Bueno, do Centro de Estudos de  Insetos Sociais da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro (SP)"

Mas que grande exemplo é dado ao Mundo, manobrado pelos Humanos !

Ei as fotos colhidas esta manhã de 3 de Dezembro de 2014.















 Tá?!..
...

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

As penas fumegantes...

Estas penas, abaixo, foram apanhadas, por mim, do chão, uma a uma, em dias diferentes, e  recolhidas num cantinho da minha  modesta sala de estar, aguardando a vez de serem utilizadas num trabalho bloguista, que, por acaso,  estou neste preciso momento a elaborar.  Foram colhidas  à medida em que  dava o  habitual passeio matinal, a meu cãosito chamado "Pelinha". Todas elas espezinhadas, tanto à beira de esgotos como à superfície de terrenos onde floriam lindas pétalas de rosas,  e que passavam completamente ignoradas e despercebidas por  parte dos seres humanos que iam caminhando para os seus locais de trabalho ou que, nos seus carrinhos de bebé, iam conduzindo os seus filhotes para uma estância acolhedora de crianças, temporariamente, como seja o núcleo de Olhão, infantil, da Cruz Vermelha Portuguesa.

E com que intenção  é que presidía ao meu frágil espírito, que aborda já os noventa anos  de idasde,  a recolha das tais penas de aves,  que isoladas e indiferentes a toda a gente, iam apodrecendo  através dos tempos? Simplesmente este raciocinio, talvez caduco, mercè da idade, que bailava no meu cérebro....  teriam estas penas pertencido a aves lindas que agora, ao longo dos seus encantadores voos, destruídos  pelo tempo,  nem um ninho confortáve, terão à sua disposição ? Ou teriam já morrido e atirados para  um  caixote do lixo ?

Por analogia,  e assumido  aos meus pensamentos instantâneos, enquanto ia "explorando" pela Internet, muita leitura acêrca dos acontecimentos que diariamente vêm a ser relatados quanto à situação política e economica  que atravessa presentemente  o nosso País, com a participação dos dignos  Senhores Deputados, na acção governativa, pelo o que li, associei, mentalmente, uma imagem, em consonância resultante dessa atenta leitura,  que me despertou grande atenção, e que , pelo o que li, também existem, ainda, "penas", activas, em corpos que vão "sobrevoando" sobre   intempéries, que se mantinham num  silêncio inimaginário, que acaba de ser quebrado, que faz lembrar  o que certa figura, reconhecida internacionalmente,  ditou para o Mundo: ..."o que eu temo e preocupa  é o silêncio dos Bons..."

E, nesta perspectiva, pode-se associar a leitura destes trabalhos publicados na Internet, fotografados, a destemidos que acabam de quebrar o seu silêncio com estas publicações...












 Tá?!...



segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Magia na ponta dos dedos...

Tudo começou com um pedido do Amigo Luis Viegas, director do jornal "Brisas do Sul",  para que eu, por avaria da sua impressora fizesse o favor de publicar,  via facebook,  a primeira e última página da última edição do mencionado jornal.

Tarefa complicada. Desde logo o tamanho do jornal é superior à área de digitalização do meu pobre scanner. Assim,  teria que haver a manipulação de imagens. Depois,  como publicar no facebook ? É verdade que já publiquei fotos no facebook em outras ocasiões mas tal tecnicismo não ficou ainda armazenado na lista de procedimentos que o meu cérebro cansado de quase noventa anos vai guardando.

Foi então necessário aguardar pela vinda, hoje,  segunda-feira,  do meu Amigo, colaborador e cúmplice bloguista,  o Senhor LUÍS RIBEIRO. Com  uns quantos passos mágicos,  movendo imagens de um lado para o outro,  lá apareceu,  como que do nada,  a desejada composição de imagens.

Fascinante !

Como é possível com quase nada,  fazer quase tudo !... Aqui ficam as imagens que provam...


Tá?!...