sábado, 24 de janeiro de 2015

Visóes genésicas...

O presente blog,  que  por circunstâncias alheias,  ao que foi projectasdo executar no dia de ontem, acaba de ser "manobrado" no dia imediato, ou seja,  no dia 24 de Janeiro de 2015.  Segundo o que vem impresso no Almanaque  "Borda D´Agua" de 2015,   a data de sexta-feira, 23 de Janeiro,  é...
"...D.M. da Liberdade. A liberdade de expressão é um bem supremo. Respeite o ponto de vista do outro"..

Lá pelo facto de se ter ultrapassado, por horas,  o dia de ontem, não significa, porém,  que deixemos de dar cumprimento  integral, ao  teor do texto  transcrito, acima, no "Borda d´Agua ".

Tenho vindo a acompanhar, sempre que possível, e  diariamente, ao longo de várias horas,  o que a Inrternet disponibiliza em matéria informativa  e numa área que tem sido extremamente utilizada pelos utentes, no facebook,  sobretudo contendo comentários sobre tudo que é "palpável" de  poder  sujeitar-se  a  comentários.  Não raras vezes, o que se lê, na Net,  está em consonância, paralela, com   certos  programas que as televisões  estão, no momento,  emitindo..,

Foi assim que, ao  ligar o meu computador,  que utilizo para colmatar a depressão  e solidão  que  derivam  de uma recente enviuvez,   que  observei  a  rigidez  com  que são comentadas certos  ditos alusivos  ao comportamento , na  Assembleia da Republica,  por parte de  alguns  deputados,   relativo  a  decisões praticadas,  dentro da   área  corruptiva..

Abstenho-me de comentar, em profundidade, tais comunicações noticiosas , na medida em que sempre me pautei, ao longo de uma vida muito trabalhosa,  por tudo quanto é  honra, dignidade e verdadeira  Justiça (documentalmene comprovado). Mas,  como está énraizada, entre todos Nós a  Força da Liberdade.  imaginei um quadro, sem sentido ofensivo,  em que  até  os animais selvagens  repudiam  actos corruptivos,  tendentes a ferir o direito a que cada um tem de... viver FELIZ.

Quadro de uma Assembleia  da República...



Um chute... Fóra !






Visão genital...

 Tá?!...




 


quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Eterismos...

Ha  certos casos e determinadas situações abrangentes, que empolgam a sensibilidade e carácter de qualquer  ser humano, que adveem  de certas afirmações,  provenientes de "Pessoal" com quem  , recentemente  estabelecemos  relações  de amizade. Vem esta prosa, pelo seguinte motivo:- Publiquei num dos meus  ultimos trabalhos bloguistas, uma referência casual,  acèrca de um contacto,. de cariz reservado, que , em Luanda, na altura,  tive com pessoa Amiga,  que, mandatada  pelo o já falecido  Doutor Agostinho Neto,  me dissera   que o Dr. Agostinho Neto,  gostaria de  ter comigo uma reunião, particular,  para efeitos de um  futuro  projecto,  na administração angolana, pois verificara que  no meio de  TANTOS  Angolanos nascidos em Angola, que  estavam  exercendo  trabalhos especificos (bancários),  e que se encontravam  situados no topo do vertice da pirâmide,  com funções de chefia  executiva,  eu era um deles.  As coisas, porém tiveram um outro  destino,  que a própria história bem relatou.

E, isto a propósito, de um comentário que me foi dirigido,  recentemente,    num   encontro  entre Amigos Séniores,  em que alguem puzera em duvida a minha  apregoada honestidade  e capacidasde de condução  em matéria de responsabilidades na actividade laboral ( e não só..)...

Em resposta. puz à disposição, de quem estivesse interessado,  em tomar conhecimento  de como foi o meu passasdo ,  este  legado, volumoso,  no qual "adormecem" históricos   acontecimentos ocorridos ao longo de uma existência, já   a caminho dos noventa anos de idade, e da qual reproduzo, sinteticamente, algumas  transcrições, que bem revelam a verdade dos factos ocorridos.





Documentação antiga arquivada em livro.
                                          ****************************************

                               Seguem-se algusn enxertos,  extraídos da documentação arquivada:
                                                   
                                                        ***********

"Eleição para A Assembleia da República . EDITAL de 30 de Agosto de 1995- Partido de Solidariedade Nacional -PSN - Candidato efectivo- Armando José Carmo Ferreira Baptista.

                                                         ***********
"Assembleia de Condóminos - Bloc  Nau - Acta da Sessão nº 3/2001= ..." Considerando estar salvaguardado o bom  nome de quem executou a contabilidade do exercicio do ano 2000, a qual fora gratuitamente organizada, as contas mereceram a sua aprovação- Fica salvaguardado o Bom Nome do Sr. Armando José Carmo  Ferreira Baptista."

                                                        ************

 "SOREL- CATERPILLAR - -Soc. de Rep. Lda.- Luanda, 11 de Junho de 1958.-Armando José Carmo  F. Baptista.
Não queremos deixar de lhe manifestar o nosso pesar por  ver afastar-se do nosso serviço um empregado que durante tantos anos serviu sempre com lealdade e zêlo exemplares."

                                                         ************

"J.Lopes - Agente Geral em Angola dos Produtos LUSALITE -  Declaração Para os devidos efeitos declaro que o  Ilmo. Snr. ARMANDO BAPTISTA  desempenhou sempre com zelo e máxima honestidade, as funções de meu empregado de escritório, podendo desta, fazer o uso que entender. Luanda, 6 de março de 1946."
                                                        ************

 "Pfizer- Laboratórios Pfizer de Angola, Lda.  - Luanda, 19 de Janeiro de 1966.- Exmo. Snr. Armando José Carmo Ferreira Baptista. -  Exmo. Senhor, - Serve a presente para atestar perante qualquer entidade, que V. Exa, prestou os seus serviços aos LABORATÓRIOS  PFIZER DE ANGOLA, LDA., desde Julho de 1959 até 20 do corrente, tendo exercido as fuynções de Chefe de Contabilidade e de Chefe de Escritório, sempre a nosso inteiro contento.".

                                                        ************
 "NEA -  Nova Editorial Angolana, s.a.r.l - - Proprietária do Jornal " O COMÉRCIO". =Luanda, 8 de Julho de 1959 .  DECLARAÇÃO -  Declaramos quye o Senhor Armando José Carmo Ferreira Baptista, esteve ao Serviço desta Empresa como Guarda-Livros durante um ano, lugar que sempre desempenhou com honestidade, competència e zêlo profissional"

                                                        ************

"MUNDUS de Angola Estruturas Tubulares, La. Luanda, 24/Maio/66- exmo Snr.  Armandio José Carmo Ferreira Baptista. Exmo. Senhor.   Pela presente, e satisfazendo ao solicitado por V.Exa. informamos de que prestou serviço nesta empresa desde 20 de Janeiro de 1965 a 30 de Abril de 1966. como chefe de contabilidade do n/ grupo de sociedades ( MUNDUS DE ANGOLA, ESTRUTURAS TUBULARES, LDA.-- ELECTROTÉCNICOS REUNIDOS ( LUANDA) LDA. - CAMIÓES DE  ANGOLA, LDA.),  tendo desempenhado as suas funções com assiduidade, zêlo e honestidade profissionais, temdo-lhe sido concedido a demissão dos n/ quadros a pedido pessoal."

                                                         ************

" Cooperativa de pessoal das Empresas Afiliaddas da "CUF em Angola-SCARL - COOPERCUF - 
Exmo. Senhor Armando José Carmo Ferreira Baptista - BANCO TOTTA STANDARD DE ANGOLA.
Luanda, 4 de Junho de 1974.-  Presado Consócio,
Cabe-nos o grato dever de manifestar a nossa satisfação pelo seu espírito cooperativista, bem patenteado na  forma como correspondeu ao apelo que lhe dirigimos para colaborar na elaboração do inventário  dos valores da nossa Cooperativa em 31-5-74. Graças à sua colaboração... "
                            
                                                           ***********

"Embaixada da República Popular de Angola- SECTOR ADMINISTRATIVO - Exmo Senhor Armando José Carmo Ferreira (Porto)-  Serve a presente para comunicar a v. Excia. que a sua oferta de prestação de serviços na República Popular de Angola, não foi aceite.- Embaixada da República Popular de Angola, lisboa, 29 de Julho de 1982.-"
(Nota à parte . não sei porquê !)


                                                           ***********

 "BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA -   DECLARAÇÃO  -  Para efeitos da sua inscrição definitiva, como técnico de contas, na Direcção Geral das Contribuições e Impostos, declaramos que o Sr. ARMANDO  JOSÉ CARMO FERREIRA BAPTISTA  tem exercido funções de contabilista neste Banco desde 24-8-66 e que no desempenho destas sempre tem demonstrado excelentes qualidades profissionais e  de carácter. - Luanda, 21 de Agosto de 1970."

                                                           ************

(Carta assinada por tods os Trabalhadores da Empresa) Entregue em 11/4/77.)

"Para Exma.. Administração da NACIONAL RÁDIO, S.A.R.L. (Secção de Tesouraria) (Cruz Quebrada- Lisboa):

Tivemos conhecimento que por ordem do Banco Pinto & Sotto Mayor o Snr. Armando Baptista, cessaria, em data oportuna, as funções que tem vindo a desempenhar no Sector Financeiro desta Empresa desde 10 de Janeiro do corrente ano, regressando às suas funções naquele Basnco.

Dado que só temos recebido da parte deste Senhor provas da melhor colaboração, não  só no que respeita a trabalho como em relações pessoais, foi com a maior mágoa que recebemos esta informação, pelo que, apresentando as n/desculpas por esta ousadia, tomamosa a liberdade de, por este meio, solicitar que através de V. Exas. fosse encontrada uma plataforma que permitisse a sua continuação neste sector,satisfazendo assim náo só o seu desejo, pois por várias vezes o Snr. Baptista tem demonstrado estar satisfeito com o ambiente existente, como o de todos nós que nos consideramos muito satisfeitos com a sua actuação a todos os níveis. "...Na

 (Fotocópias dos originais com assinaturas, em meu poder).

À Direcção de Pessoal,
... Na realidade o colega Sr. Armando Baptista fez um trabalho verdadeiramente excepcional. É que ficou plenamente demonstrado que, além dos conhecimentos de ordem profisisonal que o Snr Baptista demonstrou confirmando tudo aquilo que consta. do seu curriculum as suas altas qualidasdes de pessoa humana sobrelevando teve alem do mais o benéfico efeito de uma total normalização do ambiente de trabalho existente no sector financeiro da N.R."

                                                                  **************

"SINDICATO DOS BANCÁRIOSA DO NORTE--  DoConselho Fiscalizador de Contas - 
Porto, 12. NOV.1982. -Prezado Colega -  Armando José Carmo Ferreira Baptista.
Em reunião de 28 de Setembro transacto, tomou conhecimento, este Conselho Fiscalizador de Contas, do conteúdo da sua carta, em que anuncia a sua passagem â situação de invalidez presúmivel. 
Por tal facto e porque deixa de poder dar a sua colaboração a este C.F.C.,  foi deliberado agradecer a sua prestimosa colaboração durente o período do seu mandato "...

                                                                  ***************

"VERCOPP -UNIÃO DAS ADEGAS COOPERATIVAS DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES "-

Carta que me foi dirigida pela Vercoop, com data de 30.12.83,   em que me informam  ter sido  aceite o meu pedido de demissão, com dispensa de todos os serviços, por motivos de saude ..

                                                                  ****************

AR  PROALGARVE - António Rita  -  Do Departamento Administrativo - 20/03/86-  Vila Real de Santo António -Algarve

M7 Pastelaria-Café - FONSECA, LDA-  FARO (Algarve)

GRUPO NAVAL DE OLHÃO -  - Olháo - Departamento  Directivo....

                                                                  **************

Após o " forçado  exílio" a que  tivemos que ser submetidos, e por fortes   razões de saúde ( pois na data náo havia médicos, em Luanda,  que me tratassem da doença que me atacara, dias antes da independência de Angola) acabei por "ser atirado de para-quedas", para um confortável cantinho residencial nesta cidade de Olhão da Restauração.

Para finalizar este meu  "chato" blog, ,, em que  vou, agora,  limitar-me a transcrever  uma simples missiva que me foi dirigida pelo Banco Pinto & Sotto Mayor, pela qual   foi-me o reconhecido o pedido de Reforma, cujas pensão é a minima no secror, ( semelhantre a  de Aprendiz na Banca e é a unica que recebo presentemente para poder sobrevver, neste encantador Páis à Beira Mar  Plantado- PORTUGAL.

Transcrição semi- completa,  da Carta original:-

"BANCO PINTO & SOTTO MAYOR - Direcção
Exmo. Senhor,
Armando José Carmo Ferreira Baptista
4470 Moreira da Maia.

Lisboa, 20.Julho.1982.

Vimos pela presente comunicar-lhe que,  face ao seu pedido, a que os nossos Serviços Clínicos deram o acordo, foi decidido colocá-lo na situação prevista no nº 1 da cláusula  138a. do CCTVSB,  com efeitos de 01.08.82."

 (Fiquei assim, deixar de receber os subsídios que me eram creditados mensalmente, como o de almoço e outros..)              

                                                                *****************

Com o andar dos tempos, minha Santa e Saudosa Mulher, com quem me casara há sessenta anos, em Luanda ( terra onde nasci)  partiu para o Céu,  porque Deus a veio buscar.

Fragilizado, por isso,  o meu estado psíquico, e, para o atenuar, meus Familiares  tiveram a idéia de me encorporar  na  Universidade  Sénior, a funcionar  nesta  linda cidade. de Olhão.

Numa certa aula, acabei por ser expulso pelo Professor, porque  não gostou da  minha ingénua atitude em ter mostrado um blog em que fizera uma  comparativa acção de patriotismo praticada pelo  General Silva Porto, em Angola, (imulando-se na bandeiera nacional, suicidou-se, dando um tiro sobre o tambor de pólvora em que se sentara,  ao invés de um ex-nosso  Presidente da República que chegou  a espezinhar,, no estrangeiro, o simbolo da sua propria Pátria- a  bandeira PORTUGUESA..
.
Tá'!...

 
Última hora -  resposta a um enraivecido comentador... " Náo  é  "paranoia" nenhuama, É a pura verdade...  Imita-a ,  se tiveres   capacidade de a igualar.. seu malandro !.













quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Espelho de uma entrevista televisiva - António Lobo Antunes.

À tardinha, neste estado de isolamento que se sente, quando, sentado no pequeno, mas confortável sofá, ligo  a televisão, para distrair o cérebro recheado de penosos pensamentos, provenientes de uma solidão causada por uma viuvez, repentina, que desfez uma ligação amorosa, que durou sessenta anos, de um feliz matrimónio, celebrado em Luanda-Angola, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, emocionou-me, à partida, uma entrevista a uma distinta Figura, cujas obras literárias ,de sua autoria, encantaram muitos leitores, que apreciaram  a sua luta, especificamente, contra a depressão: o famoso Médico e Escritor, Doutor ANTÓNIO LOBO ANTUNES.


Realço que  muito emocionam os temas abordados nas suas preciosas  obras, como a morte, a solidão, e ,sob o meu ponto de vista muito  pessoal, por ser um Português de Angola, os que se relacionam com a Guerra Colonial.

Com todo o respeito, e devida vénia,  reproduzo uma fotomontagem, extraída do programa televisivo de ontem (20.Janº), dada a semelhança, e talvez etário,da posição  que assume quando se senta no sofá, para visionar  os programas televisivos,  que  é muito semelhante à forma igual como me descanso.


Um cérebro gigante...Escritor  António Lobo Antunes.


Entrevista televisiva - Janeiro 2015.

Tá?!...

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

" e se ..."

E se  nunca tivesse acontecido o  25 de Abril ? Imaginemos que os militares insurrectos eram contidos e detidos antes de sairem sequer dos quarteis. Por via disso personagens corruptas que bem conhecemos,  algumas delas saídas do seu buraco por ocasião da revolução,  nunca teriam tido oportunidade de,  com os seus esquemas desviantes,  enganar o povo em proveito próprio. Dirão muitos que náo haveria liberdade. Respondo que liberdade é esta em que no Governo estão,  à vez,  sempre os mesmos,  como que combinados,  num esquema  que os favorece e vai enganando o povo com uma liberdade ilusória que se assemelha mais uma libertinagem. Acrescentarão que agora não existe PIDE. Oficialmente,  talvez não mas oficiosamente o controle do Estado nunca foi tão apertado. Veja-se a história da Mulher  que ficou sem o subsídio pelos comentários que publicou no facebook.

E se o Sócrates nunca tivesse ganho as eleições ? Para já não se venderiam tantos jornais,  não se venderiam tantos cafés e sandes no snack bar junto à prisão de  Évora,  não seriam desviados tantos milhões sabe-se lá de onde  e como e,  essencialmente,  o nosso País não ficaria com imagem de corrupção que um ex-primeiro ministro preso sempre trás.

Poderíamos  estar aqui o dia inteiro mas a verdade é que as coisas são como são,  não há volta a dar. Temos que viver com aquilo que Deus,  ou o Diabo,  nos dá. E viver um dia de cada vez sem lamentar aquilo que não depende de nós e que nada podemos fazer para mudar e cuja responsabilidade nos ultrapassa. Se todos refletissem sobre o exercício da liberdade nem faria sentido imaginar "e se..."

Tá?!...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Quando se esperam milagres...

Para hoje prevê-se... um dia infeliz !!!

 
Eis  uma das principais  notícias, que ao despontar do dia 19 de Janeiro de 2015, a Internet disponibiliza,  aos que, como eu,  após o pequeno almoço, lança-se à busca de informações dos acontecimentos mais recentes, que  "norteiam" este Mundo.

Para  contrariar a novidade, os seguintes quadros dão conta, tanto do estado do tempo, que , embora friorento,  beneficia-nos com um sol radioso e com um ambiente muito calmo e seguro.
O sol brilhando lá fora.. esta tarde de 19  Janº..


O " patrão", frente ao calendário electrónico...
 Agora, acredite-se ou não. Tenho pela  imagem abaixo,,  de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, uma grande  devoção, porque foi-me dito por Familiares que ja partiram para o Céu, -  há anos- , que , enquanto  minha  saudosa  Mãe   repousava no seu caixão, em Luanda, ( tinha eu cinco anos de idade), fez-lhe companhia até à saída de casa. Guardada a imagem ao longos dos  anos que se seguiram,  a certa altura, por qualquer inexplicável descuido,  esta imagem sofreu um acidente,  tendo-se partido em diversas fases, e reconstruída, mais tarde (em Olhão)  por Pessoa entendida em "refazer" objectos altamente danificados.

Por sempre nos ter acompanhado, tanto nos bons como nos maus momento,  tanto eu como a minha Santa Esposa, que Deus tenha,   confiámos e depositamos sempre  nesta  Santa Imagem,  grandes Esperanças  do  Bem , que beneficiámos, na  vida,  fruto religioso  da  nossa  crença e devoção.

E, é dentro da mesma perspectiva, que, apesar da "maliciosa" noticia, (fotocopiada), no inicio deste programa, o dia virá  a  chegar ao fim,  sem grandes perturbações que danifiquem ,  gravemente,  a estrutura terrena ,deste nosso querido Portugal

Que Nossa Senhora nos conceda uma vivência de Solidariedade, Fraternidade e Paz, e faça com que nos Hospitais não voltem a morrer doentes que, sentados, esperam horas e horas, nas recepções,   para serem chamados  e convenientemente tratados como manda a Lei.
.
Imagem de Nossa Senhora de Fátima.

E o Mundo a Seus Pés...
Tá?!...

Os trambolhões da vida...


Muito recentemente tive oportunidade de publicar na minha página pessoal do facebook a fotografia de uma cova num cemitério, pronta a ser usada no fim a que se destina. Fui imediatamente bombardeado com críticas, benévolas certamente, relativamente a tal publicação.  Que era de mau agouro, que não valia a pena falar nisso (na morte), etc., sugerindo que apagasse a imagem.

Pensando bem acho que NÃO o devo fazer. O que seria da vida sem a morte ? Seguramente perderia,  a vida, todo e qualquer sentido. Um planeta cheio, cada vez mais cheio, de seres imortais, incapazes de morrer, desconhecedores, por isso, do verdadeiro valor da vida, seria um inferno. É a morte que dá sentido à vida. Porquê, então, fazer dela um tabu ?

Ricos, pobres,  brancos, pretos, todos um dia morrem. Uns de forma mais trágica que outros,  podemos até dizer que morrem de forma injusta, demasiado novos ou de uma maneira desnecessariamente cruel, com alguma doença especialmente mortal. Mas pouco ou nada podemos fazer. É a vida...

Claro que objectivamente ninguém gosta da morte. Mas, pensem bem: gostariam de viver para sempre ? Isto poderia acontecer de duas formas:
  1.  Numa primeira hipótese a vida eterna iria acontecer ou o processo de envelhecimento  a acontecer sem  nunca ser interrompido. Agora imaginem viver para sempre mas envelhecer também para sempre. Claro que isto parece impossível. O corpo chegaria a um ponto em que estaria tão velho que acabaria por morrer. Mas como estamos no campo das hipóteses,  tudo é possivel. Assim teríamos um velho cada vez mais velho a viver para sempre...
  2. Outra hipótese seria o envelhecimento ser interrompido a partir de determinada idade, digamos quarenta anos,  sendo que a pessoa continuaria a viver para toda a eternidade. Terríamos então um planeta sobrelotado por quarentões e quarentonas, deambulando sem rumo e objectivo,  sonhando com a morte que não podem ter. Que valor teriam as conquistas de uma vida que se prolonga ad eternum ? Poderíamos adiar eternamente os nossos objectivos de vida uma vez que a própria vida seria eterna. Poderíamos deixar sempre para amanhã pois haveria sempre esse amanhã... Que motivação teriam para a vida esses seres eternos sem o desaafio da morte ?
Bom, a prosa já vai longa e não quero que digam  que sou chato e que ainda por cima estou para aqui a defender a morte, essa desgraçada. Por isso, termino por aqui e termino com humor porque a vida deve ser vivida com calma e boa disposição.



Tá?!...

domingo, 18 de janeiro de 2015

É surpreendente escutar o "silêncio dos Bons "...

Carta,  tipo e-mail,  que me  é dirigida pelo digno Director do jornal local " BRISAS DO SUL",
Exmo.Senhor LUÍS GERARDO VIEGAS,   que muito apreciei,   na qual  me relata  todo o seu "curriculum",  sobretudo evidenciando a actividade  laboral, iniciada na infância por exercícios conotados com  a  pesca, e posteriormente na  marinha,  acções nauticas e sobretudo  no enquadramento  numa  área que o tem evidenciado,  da qual tem  merecido´ grandes louvores pelo  exercício  e trabalho executado,  para benefício  e bem estar da  nossa população...  o  JORNALISMO !.


Escreve o Senhor Luís Viegas que " não nasceu em berço de ouro "... Eu tambem nasci num prédio, à
beira-mar plantado,  bem perto do porto-marítimo,  ainda não acostável, em Luanda (Angola) ,  local em que uma  colónia de pescadores, naturais da terra,  exercia a sua actividade piscatória, e  em que  o meu berço  era condizente com as reduzidas  limitações florescentes  da época, que tambem  náo eram  lá  muito   douradas - estavamos  no ano  de  1928. Porém, o clima era saudável ,  e o ambiente familiar e a comunicação entre todos,  era extremamente  gloriosa, trabalhadora  e muito humana.

.
Acrescenta, o Senhor Luis Viegas, que, eu, Armando Baptista, sou Angolano ( e sou-o por nascimento) e que me radiquei nesta cidade de Olhão, e que me dedica  grande amizade.  Agradeço a sua gentileza, e, já agora,  adianto que sempre gostei de Olhão, e,  que fui motivado  para  vir para Portugal dadas  as razões de saúde que me afectaram,  precisamente na dada da independência de Angola e inexistencia de médicos,-  em Angola- ,  que me pudessem  tratar e  manter-me vivo.

Uma curiosidade, que julgo desconhecida :-  Na data  em que fui encaminhado para bordo do avião que me transportou com destino ao eroporto de Lisboa,  paguei do meu bolso, bilhete de passagem  de ida-e-volta, (Luanda/Lisboa/Luanda) aos balcões  da TAP,  ainda na esperança de,após melhoria,  num regresso que eventualmente me possibilitaria vir  a aceitar um plano de aplicação  laboral que me fora proposto ,  por intermedio de pessoa amiga,  a mando do já falecido Dr.  Agostinho Neto .

Tá?!... 


Longe vá o agouro....

Felizmente, no momento,  não estamos  sendo confrontados com arrepiantes  acontecimentos  catastroficos que causariam desastres inimagináveis , como o que aconteceu com o terramoto de 1755, em Lisboa, que acabou por atirar  para o fundo dos oceanos, muitas vítimas,  que não poderam ser salvas  atempadamente, por razões inexplicáveis.

E,  pergunto eu, se algo acontecesse agora,   e neste preciso momento, em que estamos  passando um normal tempo invernal, com as consequentes doenças  que sáo provocadas, básicamente,. pelo clima friorento,   morrem doentes que esperam nas urgencias  hospitalares horas e horas para serem atendidos  pelos Serviços competentes de socorrismos normais  de "ultima hora" ? E então, face ao "normalismo"  provocado  por culpa, basicamente,  de um "inverno mais friorento", que  estamos atravessando  (como aliás o demosntram as fotomontagens de um recente programa noticioso da TV)  é o que se vê, o que nos    aguardava,  então,    quais  os terriveis   efeitos,  e demoras resultantes  de esperas,  que  provocariam catástrofes como as que aconteceram  com o dito terramoto de 1755 ? Estariam as competentes Entidades preparadas para  atenuarem o  grau e volume dõ sofrimento popular , se, pelo o que se  nota,  basta, hoje,  uma temporada mais friorenta, para que morram doentes  enqunto esperam  que  sejam  atendidos, sentados  nos bancos hospitalares  ? ...









Tâ!...

sábado, 17 de janeiro de 2015

PORTUGAL »... o petróleo e o terrorismo !... .

Sem falsa modéstia, quaisquer destas notícias vindas a público através da Internet impressionaram-me, na medida em que, a que se relaciona com a descoberta de jazidas de petróleo em Portugal( não sei ainda se falsa ou verdadeira) , motivou-me uma grande alegria, semelhante à que senti quando em Angola (terra onde nasci) me foi dada a notícia, em primeira mão, da descoberta deste ouro negro (petróleo) .

A noticia que vem motivada em relação aos  ataques terroristas acontecidos em Paris e havendo quem diga, quanto à manifestação em apoio e homenagem às vítimas dos atentados , foi mais um exemplo da separação entre políticos e o povo e que tudo não passou de  mais um acto de hipocrisia, pelo que, sinceramente, sobre isso, abstenho-me de comentar, dada a ausência de eventual e ingénua   ignorância.


A minha preocupação, no meio disto tudo,  é que não venha a ser, de novo ,  e dada alguma  amarga experiência sentida há largos anos atrás,  em Angola,  confrontado com espectáculos arrepiantes como os que presenciei na altura  em que forças tenebrosas ( os chamados Turras) , no Norte de Angola,  (e não só) deram inicio aos massacres que foram  praticados. matando mulheres, homens e crianças inocentes,  resultado do infernoso  terrorismo !

Portanto, que Deus nos encaminhe UNICAMENTE  para o lado  BOM ... O PETRÓLEO !

E  abaixo  o   terrorismo  !...

 Tá?!...

Sentinela alerta !... Alerta está !!!...

Era este o grito que, ao longo da noite,  e periodicamente, o  militar (soldado),  no seu posto de
vigilância,  emitia, para  confrontar  qualquer ataque,  que se aproximasse,  por parte do inimigo....

Na minha juventude, quando enquadrado no período em que fui convocado para prestar serviço militar, sob a  bandeira portuguesa, em Angola, (terra onde nasci),  tambem me calhou a vez de, pela noite fora,   efectuar  rondas , num jeepão,  contornando   todos os postos militares, que se integrassem na área militarizada.

 Sempre atento a qualque indício  de desassossego,  que me recorde.  só uma única vez  é que tive necessidade de recorrer ao gatilho da metralhadora  afim  de  afugentar um " turra matulão", embriagado,  que nos quiz fazer frente. e, até, provavelmente abater-nos.

Recordo, um caso que se passou,  (já lá vão tantos anos, e os tempos eram outros...) ,hilariante, que passo a relatar:- Havia ordens superiores, por parte da hierarquia militar, que,  quando se aproximasse uma entidade militar , igual  ou  acima do posto de capitão,  a sentinela  era obrigada a emitir o  grito de  "ás armas",  como sinal de respeitosa  identificação do militar que se aproximava , detentor das divisas militares do posto de capitão.  Acima de todos os postos  com estas divisas,  era obrigatório o "cumprimento" de ..."às armas !... Abaixo deste posto,  não era obrigatorio o grito de " alarme" de cumprimento  por parte da sentinela...  Certo dia, porém,  o jovem que  estava de serviço,  que por acaso  era de côr,  no posto da sentinela, não soube identificar atempadamente o visitante que se paroximava , que  até era um simples furriel,  ao reconhecer que  dera o alerta erradamente , em altos berros,  corrigiu   desta maneira a sua asneira:... " às armas.... me  enganei !.".. E tudo se resolveu da melhor forma...

Tá?!...