segunda-feira, 27 de maio de 2019
Um feliz dia extremamente encantador-no meio Familiar.
Que Nossa Senhora de Fátima. proteja e ajude sempre o meu novo neto,por afinidade. André, o qual virá a edificar , quanto ao futuro, uma felicidade lindamente conjugal, com a minha querida netinha,, Carolina, e que Deus os ajude, em tudo que renascer desta ditosa e linda União Familiar.
Presentemente sou Avô de quatro queridas netinhas, e Bisavô de um lindo rapaz , filho do meu Filho Álvaro Manuel., A reunião de ontem, constituída por um rico almoço, o qual me surpreendeu, pois não contava com tal milagre, na medida em que fui conduzido, inesperadamente, para este convívio, a convite das minhas próprias Netinhas, Filha e Esposo, Pais ~do Andre, e Amigos.. Claro que a minha presença pessoal neste salutar almoço, foi bem reconhecida, e estimada, mas, como sempre, a minha saudosa e querida Mulher, Alvarina Teresa, já falecida, seriam igualmente desejada.
Possuo 91 anos de idade, e a minha saudosa Alvarina teria quase que a mesma , se não tivesse já partido para o Céu. Sempre tivemos um abençoado enlace matrimonial , ao longo dos anos em que o Amor foi extremamente constante, Assim o desejo, igualmente aos meus queridos Carolina e André., com quem espero poder vir a conviver, até ao meu centenário nascimento..
Que Deus os abençoe ....
"!Exilado" num Lar de Idosos, em Faro, onde passo muitas vezes descontente da vida, devido a solidão e por ocasiões inesperadas de total "abandono", passei a ficar contentíssimo com o acontecimento acima referido.
Tá?!...
sexta-feira, 24 de maio de 2019
Destinado aos profissionais de medicina,... e não só !...
Começo por pedir desculpa por não ter conseguido, na altura da impressão,, endireitar os textos inseridos num programa extraído da Internet.
Não sou especialista nesta matéria, de medicina, porque a minha vocação laborar insistia na área da Banca, e que ao fazer a sua leitura, fiquei a conhecer a razão principal da doença que atacou este "Velho do Restelo Grisalho", que aos 91 anos de idade, Reformado da Banca, e actualmente "exilado" num Lar de Idosos, em Faro, e que para emitir estes blogs,, recolhe-se ao cantinho do seu quarto onde dorme, e sonha, e que na base de um computador, aí instaurado, lá vai pronunciado as suas "asneiraasinhas " e tolices , consequentes da idade avançada....em breve 92.. anos.
O meu actual escritório |
Ora bem. Atendendo as especificações aqui reproduzidas, e embora detentor de um passado de muito trabalho, exemplarmente sempre constituído, o melhor é ficar caladinho e não dizer mais asneiras, embora tenha sido sempre. no passado, muito "Sereno".. e Respeitador.
Saudações....
![]() |
O Autor. |
O Autor e o seu Filho, Álvaro Manuel, , ambos naturais de Angola, cujo Filho , Álvaro, já é Papá, o que torna o Autor, Armando, ter sido nomeado , recentemente... BISAVÔ ....
O final deste blog, terminou as 06:00 de Sábado, dia 25 de Maio, que foi realizado após eu ter acordado e em consequência de um sonho levado a efeito por ter sonhado pelo seu Bisneto, nascido no Porto.
![]() |
Bisneto... |
No final do dia, o Autor, neurasténico, em virtude de um silenciar causado pela ausência de visitas e não raras vezes, nem sequer, também, de um simples telefonema nasce a . neurastenia , devido ao sentimento de isolamento, e solidão, que se sente , vem mentalmente ao cérebro pois o martelar incompreensível da linguagem e das confusões. muito embora esteja rodeado, ao longo do dia, por inúmeros Idosos e Idosas, com quem não há conversações, não existe, contudo, maldade absolutamente nenhuma . Não é asneira nenhuma. para subestimar a amizade ou incompreensões, em que o caso mais sério a contestar é o facto da surdez e compreensão do vocabulário que Pessoas muito Idosas utilizam nas suas conversações e serem completamente incompreensíveis por razões que só a Medicina, em pormenor, poderá explicar.
Embora a um Lar de Idosos não se interprete como sendo uma "Prisão Sem Grades." a feliz Liberdade que se sente num Lar para Idosos, não é a mesma que é imposta pelas " Prisões sem grades", aos seu prisioneiros.
Para melhor compreensão e interpretação meia palavra basta ..... r VIVA O BOM SENSO, HONRADEZ , AMIZADE E... FRATERNIDADE
A dor só dói a quem a tem.... Deus nos proteja.
Tenho dito... bem hajam !...
![]() |
Ai Avô...... |
Após o cansaço de se ter entretido, a recolha ao sofá é instantânea.. Mas, acima de tudo. e de todos,, nunca me passa para além da minha cabeça, um pensamento que me acompanhará ate à cova.
a pessoa que mais amei na vida, a minha saudosa Mulher, Alvarina Teresa
![]() |
Alvarina Teresa e o Armando José.... para além da Eternidade... |
Que Estejas sempre connosco---
domingo, 19 de maio de 2019
Celebrar o internamento feito há 1 ano, em Faro, no Lar de Idosos "Amera" - Residência assistida.
Faz precisamente um ano que fui internado no "luxuoso" e digno Lar de Idosos "Amera" Residência Assistida. em Faro, no qual me sinto bem, embora tenha passado alguns dias sem o estimado acompanhamento Familia, mas que , na realidade, neste Lar, existe sempre um carinho para com Todos os Idosos Admitidos, , É aqui que passo o meu tempo , agora aos 91 anos de idade, pois fiquei sem a amorosa companhia, com quem me casara, há muitos , Alvarina Teresa, por ter falecido, após doença adquirida enquanto ainda vivíamos em Luanda, terra da minha nacionalidade e que surgiu a caminho do Céu, inesperadamente. Ainda faço alguns trabalhos bloguistas, no quarto onde agora vivo, e durmo, no qual montaram um computador da Internet.
O meu actual escritório |
![]() |
O Autor, Armando Baptista. |
A minha longa experiência resultante de exemplares trabalhos sempre executados com dignidades, honra e dedicação, no passado, antes de eu ter sido reformado , por último, da actividade bancária, leva-me a perspectivar coisas que em tempos que já lá vão e que não voltam mais, , eram totalmente inconcebíveis..
Deste Lar de Idosos, "Amera", só tenho a dizer bem de tudo e de Todos, muito embora haja algo com que eu me confronte, enquanto sou assistido pelo Digno Pessoal que orienta todo o percurso de tratamento para com os seus Residentes.. Todavia, há coisas que se passaram quanto a sua actividade, com as quais nalgumas concordei mas que para com outras, discordei, a saber...
Coisas não louváveis, .. e discordantes......
AUSÊNCIA TOTAL DE... ARROZ DOCE NAS EMENTAS DIÁRIAS..
c
Coisas que são merecedoras do máximo louvor ....
Tudo, restante É MERECEDOR DE LOUVORES. na defesa e na protecção dos Idosos !...
Sobressai, por exemplo, o tratamento com finalidades hospitalares e de enfermagem, cujo cuidados tem evitado que venha a surgir alguém que parta a caminho do Céu,.
Já agora, um pormenor curioso.... Está montado um sistema para que tomemos banho através de um duche manual com agua quentíssima. É uma maravilha..
As coisas agora mudaram.. em relação ao passado...
Dantes, para tomar banho era sob um chuveiro de lata, com agua muito fria. Foi em Angola,a quando eu era poderosos, dono de um MG....
![]() |
Chuveiros de Angola, ao invés dos de hoje |
ainda era jovem----
Bem haja, grande "Amera" e que isto nunca nos aconteça...
Tá?!.......
Armando José Carmo Ferreira Baptista
91 anos de idade
Bisavô-
sexta-feira, 17 de maio de 2019
Carta aberta ao Sindicato dos Bancários do Norte.
Prezados Colegas e ex-Colegas
Utilizo este meio de comunicação , via computorizado, em virtude de não me ser possível enviar a Inscrição para Participação quanto a Manifestação marcada para o próximo dia 22 de Maio, em virtude de só ontem, dia 16 de Maio, é que recebi a vossa comunicação, expressa acima.
Utilizo agora este meio de comunicação, por me ser possível faze-lo, ( o que não era ainda utilizável, no passado), dado poder ainda comunicar que esta " a carta aberta", está sendo redigida no cantinho do quarto onde passei a dormir,e sonhar, para onde passei a vir a residir, após a morte da minha saudosa e querida Esposa,, Alvarina Teresa, no Lar de Idosos "Amera", em Faro , cidade algarvia, portanto muito distanciada do Porto, onde fiquei inscrito nesse Sindicato Nortenho, e por tal motivo, tudo é feito mediste o distanciamento em que nos encontramos
"Amera" |
O meu actual escritório... |
Desejo Bom Êxito no que nos pode conduzir a melhorias de meios monetários e de vencia muito feliz.. Despeço-me, com 91 anos de idade, saudando-Vos amigavelmente.
Subscreve o Autor.
Armando José Carmo Ferreira Baptista.
Natural de Luanda - Angola
91 anos de idade.
segunda-feira, 13 de maio de 2019
Dia Santo, dedicado a Nossa Senhora de Fátima - 13 de Maio de 2019
Hoje, dia 13 de Maio de 2019, logo pela manhã, relembro um feliz tempo que dediquei a Nossa Senhora de Fátima, em que na na data eu vivia em Luanda- Angola ( terra onde nasci). na data em que, munido de uma maquina de filmar, tinha pelo menos cerca de 20 anos de idade, consegui colher imagens da primeiro visita que a Santa efectuou a Angola, e que agora pretendo reproduzir aos meus 92 anos de idade, em que me sinto seguro por em toda a minha vida, ter sido protegido em momentos bastante difíceis e em cujos salvamentos, ao meu coração surgia sempre, numa intimidade divinal, o apelo a Nossa Senhora de Fátima, que sempre me salvou,... de autenticos perigos mortais...
No momento em que estou escrevendo este blog, seis horas da madrugada, no cantinho do quarto onde me i instalaram quando vim residir para aqui no Lar de Idosos "Amera", em Faro, , após ter sido atirado para a situação de viuvez, noto que o acolhedor raio solar esta-me invadindo, permitindo por isso, ter luz suficiente para manusear os textos aqui inseridos, sentindo-me por isso beneficiado pela protecção divinal de Nossa Senhora de Fátima.
Esta imagem. de Nossa Senhora de Fátima, tem 100 anos... |
Lar de Idosos "Amera"- Faro |
O meu recente escritório, em Faro. |
Agora, fotos históricas acerca da visita realizada pela Santa, a antiga colónia de Angola há perto de meio século.
Todas estas fotografias foram por mim efectuadas, em Luanda - Angola- durante a visita que a Santa Nossa Senhora de Fátima fizera a Angola, onde foi recebida com extremo êxito, e religiosamente respeitada , com fervor religioso, por parte dos milhares crentes que a estimaram. O transporte por via marítima foi realizado a bordo do paquete " Angola.".
Não é mentira nenhuma quando se fez crer que até os " indígenas " a adoraram, e festejaram o acontecimento de tal ordem, emotiva e religiosa, o que nunca mais se veio a repetir.... Governo de Transição, e Outros, mais tarde ceifaram a Fé e a Esperança, pelo que deixou de se REPETIR a célebre canção de origem portuguesa "ANGOLA É NOSSA",,,.
A religião católica, e Fé, em Deus e em Nossa Senhora de Fátima para alguns dos que ainda por lá ficaram, na terra onde se negoceia através do "kwanza, felizmente, no Pais em que o "Euro" é vencedor, renasce ainda toda a felicidade de retorno à vida Sã e Feliz, conforme provam as excursões pedestres a Fátima, que neste momento se estão realizando.
Bem hajam... e Felicidades deste "Velho do Restelo Grisalho", chamado Armando Baptista., natural de Angola, onde nasceu a 12 de Abril de 1928.
Adeus.....
domingo, 12 de maio de 2019
Comportamentos nos Lares de Idosos não se comparam com uma Prisão Sem Grades.
E certo que cada uma destas Organizações, por si próprias, regulam-se pelas regras que são estipuladas para que seja atingida a finalidade dos seus legais e normais objectivos. ... SEGURANÇA e BEM ESTAR NA VIDA !...
Possuo uma longa experiência de vida, conduzidas sempre na base da legalidade , respeito , dignidade e honradez, (documentalmente comprovado), em todos os locais em que exerci actividades, tantos laborais como civis, sobretudo em Angola ( terra onde nasci, há 91 anos ) como em Portugal, onde presentemente estou vivendo, após ter sido forçosamente "exilado" em consequência do que resultou do acordo proveniente da"Exemplar Descolonização"., que enxotou, há anos, para fora de Angola. milhares de cidadãos nacionais e estrangeiros.....
Presentemente, vivo num residência assistida, Lar de Idosos", em consequência da viuvez que me causticou, após um feliz enlace matrimonial, celebrado em Luanda, há muitos anos, e que, foi agora perspectivado por receio de futuro isolamento e solidão...
Os contactes superiormente advindos da nova companhia com quem diariamente passei a conviver, na sua maioria Idosos com idades não muito afastadas da minha , que já possuo 91 anos, , variam de acordo com o passado histórico com que cada um "sofreu" ou " foi detentor de riquezas agora perdidas"...
E extremamente difícil estabelecer compreensão das ideias, ou conjecturas, com que cada residente emerge ao inicio do dia, pois, por exemplo, enquanto eu persigo o meus caminho , da parte da manhã, com o objectivo de ir ocupar o lagar onde pretendo tomar o pequeno almoço, faço toda a condução a pé, apoiado facilmente numa bengala, conjuntamente com o acessos a elevadores, em contrapartida os residentes que só se deslocam apoiados em cadeiras de rodas, por não poderem ser conduzidos , sem elas, devido as suas imobilizações físicas, e não raras vezes, até intelectuais..
O sistema, no aspecto de segurança, varia de acordo com a capacidade de mobilização que cada um possui, . comparativamente para com os que livremente pretendem sair porta fora do estabelecimento em que fora submetidas regras quanto a de assistência pessoal,, pois, por exemplo, a um " invisual/mentalizado" ( 100 % cego ) não se deve dar permissão de sair a rua, livremente, sem que seja acompanhado por alguém, capaz, que o proteja de qualquer eventual acidente, na rua.. e que o poderia matar. Para bom compreendedor , meia palavra basta. Mas, a liberdade, sem riscos, deve ser sempre respeitada, a quem nunca tenha sido condenado por prática de crime algum !..
Eis a diferença destacada de opiniões.
Pois, a minha longa experiência de uma vida por vezes traumatizada por encontros guerreiros de outrora, entre Povos de Países diferentes,, tanto na Europa, como em África e Américas,, (fazendo em breve 92 (noventa e dois) anos,) leva-me, por vezes realizar sonhos esquisitos, talvez por residir num meio em que a Velhice se sobrepõe a espectáculos que no parapeito do horizonte ainda se adivinham, pois, diga-se o que se disser , o fim de Todos nós, quer queiramos ou não, virá a ser o que de seguida se exibe: Portanto, Lar de Idosos, é um "instrumento humano," a respeitar,, porque . pelo o que venho notando, através dos anos, o fim da vida de cada um resume-se. sem definições algumas , e indistintamente neste Lar submerso ......
Ora numa prisão sem grades , o guerreiro, mesmo que seja fugitivo, ainda pode vir a ser de novo apreendido e vir a ser-lhe restituída a alimentação que lhe dará prolongamento da vida, mesmo continuando dentro da dita prisão.
Quanto a um residente num Lar de Idosos. seja em que circunstancias for, não se lhe pode dar ordem de prisão alguma, pois não se lhe pode pedir retorno algum, porquanto o seu coração partira a caminho do Céu., perdendo assim os direito que teve de, em vida, ter aproveitado o que o Lar lhe sustentava, com todo o carinho.
Espero que entendam o meu raciocino, quanto a valorização que o Pais teria com a uma instauração de novos Lares para Idosos....
No local em que paço os dias silenciosamente durante o dia e em que a noite distraio-me a fazer blogs, no cantinho do quarto em que durmo, e sonho, Lar de Idosos "Amera". em Faro , proveniente da situação« actual de Reformado Bancário, até que seja conduzido para junto de Deus, no Céu.
Possuo uma longa experiência de vida, conduzidas sempre na base da legalidade , respeito , dignidade e honradez, (documentalmente comprovado), em todos os locais em que exerci actividades, tantos laborais como civis, sobretudo em Angola ( terra onde nasci, há 91 anos ) como em Portugal, onde presentemente estou vivendo, após ter sido forçosamente "exilado" em consequência do que resultou do acordo proveniente da"Exemplar Descolonização"., que enxotou, há anos, para fora de Angola. milhares de cidadãos nacionais e estrangeiros.....
Presentemente, vivo num residência assistida, Lar de Idosos", em consequência da viuvez que me causticou, após um feliz enlace matrimonial, celebrado em Luanda, há muitos anos, e que, foi agora perspectivado por receio de futuro isolamento e solidão...
Os contactes superiormente advindos da nova companhia com quem diariamente passei a conviver, na sua maioria Idosos com idades não muito afastadas da minha , que já possuo 91 anos, , variam de acordo com o passado histórico com que cada um "sofreu" ou " foi detentor de riquezas agora perdidas"...
E extremamente difícil estabelecer compreensão das ideias, ou conjecturas, com que cada residente emerge ao inicio do dia, pois, por exemplo, enquanto eu persigo o meus caminho , da parte da manhã, com o objectivo de ir ocupar o lagar onde pretendo tomar o pequeno almoço, faço toda a condução a pé, apoiado facilmente numa bengala, conjuntamente com o acessos a elevadores, em contrapartida os residentes que só se deslocam apoiados em cadeiras de rodas, por não poderem ser conduzidos , sem elas, devido as suas imobilizações físicas, e não raras vezes, até intelectuais..
O sistema, no aspecto de segurança, varia de acordo com a capacidade de mobilização que cada um possui, . comparativamente para com os que livremente pretendem sair porta fora do estabelecimento em que fora submetidas regras quanto a de assistência pessoal,, pois, por exemplo, a um " invisual/mentalizado" ( 100 % cego ) não se deve dar permissão de sair a rua, livremente, sem que seja acompanhado por alguém, capaz, que o proteja de qualquer eventual acidente, na rua.. e que o poderia matar. Para bom compreendedor , meia palavra basta. Mas, a liberdade, sem riscos, deve ser sempre respeitada, a quem nunca tenha sido condenado por prática de crime algum !..
Eis a diferença destacada de opiniões.
Pois, a minha longa experiência de uma vida por vezes traumatizada por encontros guerreiros de outrora, entre Povos de Países diferentes,, tanto na Europa, como em África e Américas,, (fazendo em breve 92 (noventa e dois) anos,) leva-me, por vezes realizar sonhos esquisitos, talvez por residir num meio em que a Velhice se sobrepõe a espectáculos que no parapeito do horizonte ainda se adivinham, pois, diga-se o que se disser , o fim de Todos nós, quer queiramos ou não, virá a ser o que de seguida se exibe: Portanto, Lar de Idosos, é um "instrumento humano," a respeitar,, porque . pelo o que venho notando, através dos anos, o fim da vida de cada um resume-se. sem definições algumas , e indistintamente neste Lar submerso ......
![]() |
O que nos espera a todos,sem excepção |
Ora numa prisão sem grades , o guerreiro, mesmo que seja fugitivo, ainda pode vir a ser de novo apreendido e vir a ser-lhe restituída a alimentação que lhe dará prolongamento da vida, mesmo continuando dentro da dita prisão.
Quanto a um residente num Lar de Idosos. seja em que circunstancias for, não se lhe pode dar ordem de prisão alguma, pois não se lhe pode pedir retorno algum, porquanto o seu coração partira a caminho do Céu., perdendo assim os direito que teve de, em vida, ter aproveitado o que o Lar lhe sustentava, com todo o carinho.
Espero que entendam o meu raciocino, quanto a valorização que o Pais teria com a uma instauração de novos Lares para Idosos....
No local em que paço os dias silenciosamente durante o dia e em que a noite distraio-me a fazer blogs, no cantinho do quarto em que durmo, e sonho, Lar de Idosos "Amera". em Faro , proveniente da situação« actual de Reformado Bancário, até que seja conduzido para junto de Deus, no Céu.
Actual escritório |
Lar de Idosos "Amera" - Faro |
sexta-feira, 10 de maio de 2019
Carta aberta a uma digna Senhora que só me conhece por via das suas visualizações dos meus blogs na Internet
Exma. Senhora Dona Graciete,
Foi-me entregue pela minha Filha (Ana Paula), licenciada em Direitos Turísticos, a sua vizinha , aquando da visita que me fez, na residência em que vivo, no Lar de Idosos "Amera", em Faro, por eu encontrar-me doente, um envelope pelo qual me dirigiu os seus desejos de melhoras de saúde, que muito me agradou, e reproduzo os documentos acima referidos.
É muito raro poder apreciar os seus belos sentimentos descritos no verso do envelope que continha o seu bilhetinho em que me desejava as rápidas melhorara do meu grave estado de saúde.
Possíveis e eventuais de relações de amizade, ao local em que reside, na Fuzeta ( Algarve). permitirão que através da minha Filha, lhe seja dado um abraço de agradecimento pela gentileza que teve em me ter desejado melhorias de saúde.
Pelo o que consta. esta Senhora Dona Graciete, é uma Senhora muito bondosa, e sobretudo tem-se notado ser cuidadosa para com os Idosos, dispensando-lhes muito carinho.
Na minha perspectiva, embora não a conheça pessoalmente, mas no meu ponto de vista, reconheço nela ser possuidora de uma bondosa mente, contrária ao que a figura abaixo deixa imaginar... Capacidade de afugentar a indiferença..
Desejando-lhe felicidades, subscrevo-me, respeitosamente
Armando José Carmo Ferreira Baptista
91 anos de idade.
Reformado Bancário.
Foi-me entregue pela minha Filha (Ana Paula), licenciada em Direitos Turísticos, a sua vizinha , aquando da visita que me fez, na residência em que vivo, no Lar de Idosos "Amera", em Faro, por eu encontrar-me doente, um envelope pelo qual me dirigiu os seus desejos de melhoras de saúde, que muito me agradou, e reproduzo os documentos acima referidos.
Fotocópia dos documentos
Possíveis e eventuais de relações de amizade, ao local em que reside, na Fuzeta ( Algarve). permitirão que através da minha Filha, lhe seja dado um abraço de agradecimento pela gentileza que teve em me ter desejado melhorias de saúde.
Pelo o que consta. esta Senhora Dona Graciete, é uma Senhora muito bondosa, e sobretudo tem-se notado ser cuidadosa para com os Idosos, dispensando-lhes muito carinho.
Na minha perspectiva, embora não a conheça pessoalmente, mas no meu ponto de vista, reconheço nela ser possuidora de uma bondosa mente, contrária ao que a figura abaixo deixa imaginar... Capacidade de afugentar a indiferença..
Desejando-lhe felicidades, subscrevo-me, respeitosamente
Armando José Carmo Ferreira Baptista
91 anos de idade.
Reformado Bancário.
Subscrever:
Mensagens (Atom)