Perda de autonomia no caso do idoso colocado num lar de idosos.
RAZÕES DE ENTRADA PARA UM LAR DE IDOSOS.
Diz-se que a perda de autonomia e a depressão surgem em um dos casos em que o Idoso vai parar a um Lar de Idosos, e em que na grande maioria, acontece após a perda e o falecimento do cônjuge.
Na verdade, quando o Idoso permanece, longo tempo. em casa própria, no meio familiar normal, na companhia e apoio do cônjuge , e do resto da Família, é por vezes colocado numa posição de inteira indignação, e depressão, devido ao sentimento de um incrível abandono do meio familiar, caseiro, que empurra o Idoso para uma outra residência, um tanto inaconchegada, que se dizem LAR DE IDOSOS.
Resulta, daí um sofrimento e uma dolorosa depressão, resultante do abandono de Familiares que deixaram o idoso de os ter como diária e afável companhia no seio familiar.
Eu próprio, e embora tenha sempre contado com o apoio dos Filhos e Netas como salvaguarda de acontecimentos dolorosos, e indignação, motivado pela mudança inesperada para outra residência ( Lar de Idosos), sinto permanentemente a falta da que mais amei na vida, que repousa descansadamente no Céu, a Esposa com quem me casara há 52 anos, em Luanda, na Igreja do Carmo, a saudosa Alvarina Teresa.
Dia de casamento. |
Sou velho, como dizem, "Velho do Restelo Grisalho", mas, os meus 91 anos de idade ainda festejaram o nascimento do meu primeiro Bisneto ( Santiago) que acaba de me eleger para a posição de Bisavô..
Cest la vie, como dizem os franceses...
Agora, por exemplo, desde o tempo em que me " compaginei"" em ter que passar a viver, praticamente sozinho, não obstante a diária companhia, e contacto, com muita boa gente, também idosa, que, como eu, escolheu um rico e espectacular Lar de Idosos, para futura sobrevivência, como seja o Lar de Idosos "Amera", em Faro ,onde a cortesia é permanente , c, certo dia, no inicio do novo modo de sobrevivência, neste fabuloso Lar que acolhe, maravilhosamente, centenas de Idosos , tentei fotografar, inconscientemente, alguns cenários encantadores em recantos destinados a assistencia para distracções teatrais.. Após ter inserido algumas imagens, que fotografei, num dos meus blogs, vim a ter conhecimento que tais projecções " cinemafotograficas" eram proibidas, pelo o que me aconteceu, o seguinte:..
Prisão perpétua da maquina que fotografou tais cenários.... e adeus à maquina, que me custou muito dinheirinho...há anos !....
Todavia, o bom humor e a solidariedade existente entre NÓS, tem-se mantido. inquebrável, e da melhor forma.... Tudo Bem....
Lar de Idosos "Amera", em Faro, onde é actualmente a minha débil e camuflada residência.... |
O Autor, noutros tempos... |
Saudações amigáveis...
Sem comentários:
Enviar um comentário