sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Voltar a quebrar o silenciar do passado...

Surge sempre   aqueles  que não acreditam  naquilo que  vou relatando nos meus blogs,  episódios  de um distante passado, sobre os  quais i ainda existem comprovativos documentados  em que   me baseio para  vir   contar   histórias não  esquecidas.

Por  exemplo - O não pagamento do 14º mes na zona  bancária no norte do País., As fotocopias ,  aqui inseridas servem  para melhor  compreensão.

Numa época em que eu era   bastante  procurado por Organismos Oficiais,  Bancários,,  Sindicatos , Empresas Estatutárias,   Industriais ,  Comerciais   bem   outras  várias,  quando ainda era novato e  activo  trabalhador, na cidade em que nasci há 91 anos,  Luanda (Angola) ,   cheguei.  nalgumas delas, a exercer funções Directivas, Administrativas e Chefias   Contabilisticas, sempre com dignidade e êxito, conforme provam certas cartas que  recebi.  Hoje sou um  "Velho do Restelo Grisalho".   convivendo  num fantástico e admirável Lar de Idosos - denominado  "Amera", em Faro, e, como ainda tenho veia para tal, cá estou a  matraquear num velho computador, para passar o tempo  e sobretudo para afugentar  o sentido de solidão e isolamento  devido  ao falecimento da minha  muito saudosa Mulher , após 52 anos de um   amoroso casamento realizado em Luanda, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo,.

Cá  vão portanto,  algumas das cartas que tenho conseguido guarda-las.

Começo por  relatar um acontecimento durante um  período em que fui admitido na linha  bancária  por Despacho Ministerial, quanto aos Retornados Bancários que tinham sido "exilados" de Angola, na altura da "Exemplar  Descolonização.

Sindicalizado no Sindicato  dos Bancários do Norte,  onde exerci certa actividade,  houve um acontecimento., no  qual   fui i interveniente   numa solução que agitou, agradavekmente muitos dos  meus Colegas da Banca.... Foi a reposição daquilo  que  injustamente lhes tinha sido proibido... o justa  retribuição  do 14 º    mês de salário., que  aos do Centro e Sul foi pago e aos do Norte foi negado, injustamente,. A minha actuação no sentido de quebrar esta indigna  diferenciação   que se criara lá por serem de distritos geograficos diferente, no nosso País, compartilhou no que veio a ser justo em pagar também  nos que eram do Norte, conforme  igualmente  tinham recebido  só   os do Centro e Sul e Ilhas.

Hoje as coisas já estão equilibradas, tal como  passaram a ser de harmonia  com  o que   subscrevi,  naquela altura, juntamente com o meu Colega Castanheira, que tambem influenciou no sentido  de reposição do que era justo pagar a todos, sem excepção..

De seguida, cópia de alguns documentos que se relacionam com o que acima relatei.


















"D E C L A R A Ç A  O "

"Para efeitos de  sua inscrição definitiva, como técnico de contas, na  Direcção Geral das Contribuições e Impostos, declaramos que o Sr. ARMANDO JOSÉ CARMO FERREIRA BAPTISTA tem exercido funções de contabilista neste Banco   desde 24-8-66 e que no desempenho destas sempre tem  demonstrado  excelentes  qualidades profissionais   e de  carácter.
Luanda, 21 de Agosto de 1970
/"~( Assinado com selo  branco - BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA) "

er

NOTA ADICIONAL.

Este blog  só foi concluído quase ao final do anoitecer de Sexta-feira e o renascer da madrugada de Sábado - dia  22. .  E isto porquê ? 
                                         Porque no mesmo quarto   dormem dois clientes deste Lar de Idosos  "Amera", em Faro,   sendo eu um deles.  Como trabalho no meu computador, que foi instalado de acordo com a Empresa,  perto da minha cama, para que  não incomode o meu companheiro de quarto, que é uma pessoa doente, e que é transportada para o seu leito por cadeira de rodas,, e para que possa dormir mais tempo e sossegado, sem as  lâmpadas  dos candeeiros  luminosa estarem  acesas,  evitando clarões,   restrinjo-me a um simples  electrodoméstico que me permite escolher as letras do manipulador  do  sistema do  computador.  É um respeito que tenho  pelo doente que    foi instalado no Lar, no mesmo quarto,  com a mesma idade que a minha... 91 anos !...  C,est la vie

Saudações...





Sem comentários:

Enviar um comentário