Tinha eu 5 anos de idade, quando em Luanda ( terra onde nasci), Minha saudosa Mãe (Maria Helena) jazia, em casa, num caixão, após o seu falecimento , consequente de uma Tuberculose, que a atingira, durante as viagens que , com o seu Marido, também já falecido ( Domingos José) fizeram por territórios postergues e alguns estrangeiros.
Ainda me recordo que com o meu irmão, José Duarte, já falecido., ao despedirmos- na hora da partida fúnebre a caminho do Cemitério, ao colo de uma tia, pronuncio a seguinte afirmação--- " já morreu ? " ...
Morávamos todos em Luanda, com excepção de alguns repentino assistentes , à fúnebre partida,a caminho da cova, na qual em que ainda hoje deve manter-se sepultada, quando, no decorrer da partida, a imagem cimentada de Nossa Senhora de Fátima, que acompanhava o funesto encaminhamento, desequilibrou-se e caiu ao chão, tendo-se partido e desfez-se em muitos e incríveis bocadinhos..
Confirmado por acompanhantes , na altura e no momento preciso, testemunham que eu ( aos meus cinco anos de idade), seguia ao lado do caixão, me debruçava e ia colhendo os pedacitos destruídos,, e guardava-os em sítios de que ninguém se lembrava..
Tudo se passara em 1933/. - e não me lembro, exactamente, do dia exacto em que tudo se tinha acontecido..
Hoje, com 91 anos de idade, residindo num Lar de Idosos, em Faro,, que por razões e motivos em que só a Natureza ´pode explicar, descrevo este blog, no cantinho do quarto onde vim dormir e sonhar, no dito Lar, , com apoio num computador, , aqui instalado por gratidão, e em que tudo isto se relaciona com a viuvez, que me abalou, devido a partida para o Céu, da Mulher que mais amei na vida , e com quem me casara em Luanda há muitos anos..
CASAMENTO RELIGIOSO DO AUTOR |
ACTUAL ESCRITURÁRIO, NUM QUARTO EM FARO |
Mercê da indesejada "Exemplar Descolonização", como Angolano de Portugal, aqui no Pais dos meus Falecidos Pais, Portugal, cheguei a ser considerado um Retornado vindo de Angola..
O tempo foi passando, e, nos parapeitos do horizonte,, que se prolongaram por vários anos, acabei por ter sido Reformado, da actividade bancária, em Portugal, com direito a uma mísera pensão de reforma, equivalente ao que é pago a um Aprendiz da Banca.. E assim cá vou vivendo, como Deus quer.
E agora vamos ao que mais nos pode interessar, como sentido de interpretação do titulo do presente blog- . O Tesouro Cristão.
Voltando ao inicio do encaminhamento do caixão em que a minha saudosa Mãe era conduzida ao Cemitério, em Luanda, Como calculo, tinha 5 anos de idade, quanto tudo isto aconteceu.
Quanto aos estragos se espalharam pelo chão, após a queda da Imagem e ter sido destruída em pedaços, eu abaixando-me, fui colhendo as cinzas e os pedaços destruídos e fui guardando tudo quanto consegui apanhar.
E aqui começa a grande aventura....
Ao fim de tantas cambalhotas, a que estive sujeito ao longo da vida decorridas em Portugal,, acabei por cair de para-quedas numa cidade algarvia, Olhão, onde permaneci sempre convivendo com a querida Família, antes de ter caído "também de para-quedas" na actual cidade para onde vim residir, FARO..
Um dia, quando ainda residia em Olhão, já com a minha moleta, fui a um Estabalecimento que comercializava instrumentos religiosos. E em conversa com a proprietária, relatei tudo quanto tinha acontecido com as cinzas e bocadinhos da imagem que sempre guardei religiosamente. Ela então respondeu-me ..." traga-me cá todos esses estilhaços para eu os ver. E assim fiz. levei-lhe o embrulho em que tudo estava metido.
Semana seguinte, telefona-me dizendo para a ir visitar. E assim fiz. Qual não foi o meu espanto. quando lá cheguei, Ela mostrou-me a Imagem que tinha recuperado e reconstrutivo dos pedacitos e qual não foi o meu espanto quanto vi esta imagem que era a que eu conduzi durante quase toda a minha vida....
FOI UM MILAGRE... SEM DUVIDA QUE TINHA SIDO A RECONSTRUÇÃO OU REPOSIÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DESTRUIDA, EM LUANDA, AQUANDO DO ENCAMINHAMENTO AO CEMITÉRIO´ EM QUE A MINHA SAUDOSA MAÉ ERA CONDUZIDA.
PARECE INCRÍVEL TAL MILAGRE !
Imagem semelhante quanto ao episódio aqui referido. |
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA- Reconstruida, em Olhão
Declaração da Autora que fez este trabalho de reconstituição da imagem de Nossa Senhora.
A imagem reconstituída devido a recolha dos pedaços que resultaram da sua queda, permanece num oratório que se fez, e que está patente no Lar de Idosos - Amera -em Faro, que pode ser visitada perante previa autorização da respectiva Direcção.. do Lar de Idosos.. A competência deste trabalho vem permitir que observemos, o que milagrosamente, foi reconstituído, pois a santa imagem que agora aqui podemos observar...
TEM JÁ 100 ANOS
E , para finalizar, mesmo com a mudança consequente dos "desencontros" que se combatiam em Angola, quanto a sua independência, , o autor deste blog, conseguiu sempre transportar consigo os restos da Imagem original que foi destruída em Luanda....
O Autor, Armando José em Portugal.
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário