segunda-feira, 18 de junho de 2018

Meio século de memória...

Já passou mais de meio século,  vai fazer dia 26 de Agosto cinquenta e dois anos,  que o Banco Totta-Standard de Angola viu a luz do dia. Apesar da vida curta,  apenas dez anos,  foi uma vida intensa,  expressa no facto de ainda hoje se realizarem os habituais almoços  convívio para os quais são convidados e fazem questão de marcar presença todos aqueles  ainda  persistem  em recordar  tão bons tempos.

Há tempos escrevi neste blog:
O Banco Totta-Standard de Angola, nasceu no dia 26/8/66, (em cuja inauguração fiz parte) e teve menos de dez  anos  de vida plena, pois durante o ano de 1975, na sequência do descalabro da economia angolana que continuamente se agravava, acabou  intervencionado pelo Governo de Transição em 14/8/1975  e não recuperou mais,  continuando a definhar, até entrar em "coma induzido", confinado a uma sala  no Banco de Angola, onde se julga já ter morrido, em data não divulgada..
Depois, a forma abrupta, e anormalmente rápida, como tudo ruiu,  deixou-nos um sentimento de falta, difícil de ultrapassar, uma espécie de luto inacabado, como acontece quando não se encontra o corpo do defunto, e que leva, contra todas as expectativas a não dar o assunto por encerrado...

No entanto,  imagens como as abaixo não deixam  esquecer,  apesar do dito "coma induzido"  e do definhar num qualquer canto escuro do Banco de Angola...



Uma imagem,  ou duas,  valem muito mais que um milhão de palavras. Como alguém disse,  tudo vale a pena quando a alma  não é pequena...

Subi há dias, quando completei 90 anos de idade para a categoria  de BISAVÔ...  mas, desta vez, não pude comparecer ao nosso convívio,  anual,  porque estive longos dias hospitalizado,  em estado grave de saúde.  Graças a Deus, hoje, já me  sinto melhor, atendendo  aos bom trato que a Família me tem dispensado.. Que nossa Senhora nos proteja... A TODOS NÓS !....


  Já que alguém,  com a mesma idade que a minha ( Bisavô com 90 anos ...) me fez lembrar, venho aqui adicionar uma certa curiosidade,  que a muitos lhes parecerá incrível...

Quando há muitos anos~atrás parti do porto de embarque, em Lisboa, com.  destino a Luanda (terra onde nasci) )  para ali ter inicio uma nova vida com o meu falecido Pai,  que se casara com nova Esposa, por a minha saudosa Mãe   já ter falecido,   devido a doença grave,  meu Pai preocupou-se em eu continuar os estudos, naquela cidade de Luanda, pelo o que me matriculou numa Escola ,q ue acabava de ter sido inaugurada, ma sem autorização oficial - Escola Comercial de Luanda.

Em Luanda, naquela altura,   os estudantes eram, por norma,  ensinados em Escolas particulares, sem serem oficializadas. Existia, sim, simplesmente   uma  Universidade  em função. A Universidade de Luanda.

Contudo,  o desenvolvimento  rápido do País que  se procedera. naquela época,  em que SALAZAR, era o Grande Chefe,  foi por Êle ordenado que se oficializasse a  "Escola Comercial de Luanda", e, em consequencia  disso , tive que repetir  e submeter-me   a ter que   repetir a prova de novos exames, para que se tornassse oficializado o meu Curso  de  " Técnico de Contas"..  E assim acontecu. Vejam os resultadoa ;....







No que resultou a repetição dos exames...  TUDO POSITIVO COM BOAS NOTAS, !



Agora comparem, o que recebe um Reformado Bancário, nas minhas condições, ( salário minimo) e o que é pago a  outros distintos Colegas  melhor recompensados...


.


Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário