SÃO CARTAS QUE OS MEUS AVÓS, TIOS E PESSOAS AMIGAS, ME DIRIGIRAM A PARTIR DE LISBOA, , POR VOLTA DO ANO 1940, , QUANDO NUMA ALTURA , EU TINHA PASSADO A CONVIVER COM O MEU PAI LUANDA- ANGOLA - JUNTAMENTE COM A RECENTE MADRSTRA E O NOVO IRMÃO - TODOS ELES JA FALECIDOS, PRESENTEMENTE.
A RAZÃO. PELA QUAL CONSERVEI TODAS AS CARTAS QUE ME FORAM ENDEREÇADAS, A PARTIR DE PORTUGAL, , PELOS MEUS FAMILIARES, , NUMA ALTURA EM QUE EU TINHA SIDO TRANSPORTADO DE LISBOA PARA LUANDA, POR VIA MARITIMA, JUNTAMENTE COM O MEU IRMÃO, JOSÉ DUARTE, TAMBEM JA FALECIDO,
NESSA ÉPOCA, EXISTIA UM CONFLITO INTERNACIONAL, E ACONTECIA QUE, TODA A CORRESPONDENCIA POSTAL QUE FOSSE ORIGINADA DE PORTUGAL, COM DESTINO A ANGOLA, ESTAVA SUBMETIDA A UMA CENSURA QUE OBRIGAVA AS CARTAS PREVIAMENTE SEREM LIDAS E REVISTADAS NA ÁFRICA DO SUL ANTES DE AS MESMAS SEREM ENTREGUES AOS SEUS DESTINTÁRIOS.- QUE ERA O NOSSO CASO..
POIS ESTA SITYUAÇÃO , DE INDOLE GUERREIRA, , MOTIVOU-ME GRANDES PROBLEMAS, PORQUE A VIAGEM QUE FIZERAMOS DE PORTUGAL PARA ANGOLA, , NAQUELA DATA , POR VIA MARITIM,A ., CRIOU-NOS DIFICULDADES DEVIDOS AS DETERMINAÇÕES INTERNACIONIS N O SENTIDO DE PROMOVER CENSURAS AOS VIAJANTES QUE SAISSEM DA EUROPA COM DESTINO A ÁFRICA.
A MAIORIA DA CORRESPONDENCA QUE ME FORA DIRIGIDA PELOS MEUS FAMILIARES, SOBRETUDO AVÓS, , QUE RESIDIAM , NAQUERLA DATA, EM PORTUGAL,, AGORA MAL SE LEEM, , DEVIDO AOS ANOS QUE ENTRETANTO FORAM PASSANDO.
É UMA LEMBRANÇA HESTORICA DO PASSADO, , DE UMA VIDA REPLETA FE CIRCUNSTANCIAS EMERGENTES DE INAMAGINAVEIS DIFICULDADES DE SOBREVIVÈNCIA.
Sem comentários:
Enviar um comentário