Certamente que os Leitores e frequentadores mais assíduos, e também os menos assíduos, já repararam na "fixação" que tenho vindo a demonstrar num livro em particular, "Holocausto em Angola", e que se reflecte nas publicações mais recentes. A coisa é de tal forma que até sonho com o livro e com as "histórias" aí relatadas. Chego a acordar às três ou quatro da manhã e, acto contínuo, pego no livro, companhia de cabeceira, começo a ler. Quando surge algo que me chama a atenção, paro e mudo de "pouso", agora o computador, onde faço espelho desta minha obsessão.
Tem sido companhia permanente. Com calma, pois a idade já não permite grandes correrias, vou percorrendo o texto palavra a palavra, linha a linha, página a página, devorando tudo como se não houvesse amanhã.
São seiscentas e onze páginas que vão cativando. Procuro o que não encontro, encontro o que não procurava. Tem sido uma leitura agradável, tão agradável que, mesmo cansado, me obrigo a continuar.
Só tenho pena que esta obra não esteja facilmente disponível para quem sentir o interesse na sua leitura. Ao que parece só terá sido lançada uma edição única, a qual se encontra esgotada. Alguns exemplares ainda disponíveis são vendidos na Internet por preços a rondar os cem euros, sendo invariavelmente classificados como raridades. Se assim é, porque não pensa a Editora numa segunda edição ? Que interesses ditaram este "sumiço" das bancas ? Poderá tal obra ter sido a pedra no sapato de alguém muito poderoso ? Tudo isto só me aguça ainda mais a curiosidade. Só espero que, fruto do que para aqui vou escrevendo sobre este assunto, não decida esse alguém que também o "Velho Luandense" é, também ele, uma pedra nos seus luxuosos sapatos...
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário