sábado, 3 de novembro de 2018

Abandono na terceira idade

 A chegada da terceira idade  é hoje em pleno século XXI   um tormento para a   maioria dos idosos, A Sociedade que devia ter uma palavra a dizer para  quem contribuiu com o seu trabalho e os seus impostos para o desenvolvimento do Pais criou-lhes uma falsa esperança com as liberdades alcançadas substituam-na  por uma mentalidade  hipócrita que obriga a actuar para uma autentica clausura cidadania que deram o melhor da sua vida e que tem a consciência do dever  cumprido
A  Sociedade deve ter para com estes   Cidadãos praticas de solidariedade  Não os  pode esquecer querendo armazenar como se de lixo  se tratasse. o seu passado em lares ou ou mesmo deixando  que as que as famílias pelo seu quotidiano ocupado. abandonem pessoas que durante parte da vida foram o suporte da sua existencia ------a Sociedade deve ser alicerça em valores de orgulho presente para preservar o futuro.

Hoje tanto se fala no abandono a que são votado os idosos na exclusão social a que estão  frequentemente   sujeitos  cabe dar o devido respeito. por via informática são divulgados casos espantosos.

Daqui a dias, completarei 91 anos de idade.  durante os quais sempre  me  portei com muita, comprovadamente,  dignidade, respeito  e honra,.  conforme  provam os documentos de que sobre o tema mantenho-os guardados.

Nunca me  senti desprezado por parte de qualquer dos meus  dignos Familiares. Contudo,  na vida, passam-se  factos com os quais  nunca pensamos poder vir a  acontecer, tornando-se realidades..

Foi, porém, o caso que me bateu à porta, há  cerca de meia dúzia de meses...

Vindo de Angola, terra onde nasci e  onde deixei lá, toda a  minha fortuna, na data da "Exemplar Descolonização" , após  ter trabalhado com honradez e exemplar  dignidade, comprovadamente confirmado, por altas Dignidades, onde trabalhei muitos anos.

Agora sou  um Reformado da Banca, em que  prestei   honradamente serviços, em Portugal e que apos uma luta  laboral,  acabei por ser "compensado" com a atribuição de uma  mísera pensão de reforma..

Presentemente  passo os meus dias,  a fazer blogs, via informática,    num local  em que me foi  autorizada a instalação de um computador, num quarto, num Lar de Idosos, mais conhecida como "Amera" - RESIDENCIA ASSISTIDA,. em Faro,  para onde passei a residir  a troco de uma ligeira  comparticipação monetária

 Não se trata propriamente de " uma prisão sem grades" mas como os Lares são instituições em que todos  deviam ter condições,  por isso  se diz "Quem dera que no   nosso  País fossem todos como a "AMERA,", que é um  mimo



Edificio   "Amera"- Residencia assistida... 
Faro





Segurança... é o que mais se  verifica em todos os recantos   das instalações

Por exemplo: Logo a entrada , e extensivo  num balcão  envidraçado, da-se logo de caras, com o seguinte  documento::

****************************************************  "REGISTO DE ENTRADAS E SAÍDAS DE RESIDENTES.

Data --- Nome legível (acompanhante)  ---   Residente     Hora saída  Hora chegada."
..
*******************************************************************************

Sem sentido de propaganda,  verifico desde que me mudaram para um local aprazível, e afim de me adaptar ao meio onde os Velhotes as vezes tambem se desentendem, que a utilizar do sistema sobe e desce de  andares,, é forçosamente pela a  exclusiva  utilização o uso dos elevadores (rés chão e 6º andar, )  sendo a   escadaria apenas destinada aos  distintos  Empregados da empresa.

Como se sabe, são objectivos diários da "Amera" minimizar o agravamento do estado de saúde  dos residentes e numa fase mais avançada eventual necessidade de internamento primando pelo bem-estar físico e emocional deles e dos seus familiares.
As quedas, tropeções e trambolhões  são o acidente  doméstico mais frequente nos  idosos e a principal  causa de morte acidental na população com idade superior a 65 anos, segundo se constou.

Todavia, segundo a minha velha  perspectiva,  um insulto malicioso,  e uma agressividade dolorosa, podem,  em qualquer altura,  conduzir o ser humano a este trágico final de vida..  Sejamos bondosos e Crentes em Deus...




 A descendências  de Vitórias ou Derrotas que tenhamos  na nossa vida, esta tudo nas mãos Divinas   que adveem,  do resultado    dos  bons ou os  maus comportamentos de todos Nós ( Seres Humanos)

...

..Cést la vie....


Tá?!...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário