sábado, 28 de abril de 2012
...Histórias antigas e magoadas...
No conceituado jornal local "O Olhanense", de 27 de Abril de 2012, na página "Opinião", vem publicada uma noticia. da qual destaco parte do texto em questão: " Baldomiro Nunes... Este nosso amigo, que se encontra neste momento nos EUA, onde se deslocou para apresentar dois livros de sua autoria, "Sport Clube Português" e "Odisseia Marítima", este que narra a viagem de um grupo de Olhanenses, no qual se incluía, após a independência de Angola donde tiveram de fugir, a bordo de uma traineira...".
A seguir à leitura desta publicação, por mera coincidência, recordei-me de uma visita aos estaleiros onde brotam muitas traineiras e arrastões costeiros, para reparações (e não só), e quem me garante que de entre esta vasta exposição de embarcações, não teria sido uma embarcação deste tipo, a protagonista de tais aventuras ?....
Lembro-me da histórica aventura, - travessia do deserto - da célebre "Rota dos Esqueletos", protagonizada por Gente que forçosamente se vira, também, na contingência de abandonar Angola, por vias fronteiriças com os países vizinhos, e posteriormente embarcadas, com destino à Europa, em traineiras e arrastões, propriedade de Pescadores Portugueses.
São recordações de um "triste" passado, que não apagará a memoria do sucedido, por ainda haver quem escreva livros e artigos, focando tristes episódios emergentes da descolonização.
Tá?...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário