..." Em 1898, um navio de guerra dos Estados Unidos, o " Maine". fundeado em Havana, com a missão de proteger os interesses americanos, explodiu com 200 pessoas a bordo.. Foi o rastilho para a declaração de guerra dos Estados Unidos.
Nesse período de guerra ocorreu o episódio que originou a frase (divulgada por Elbert Hulbard, em 1899).
Mackinley precisou de entrar em contacto com um dos chefes da guerrilha cubana. Chamou um tal Rowan e passou-lhe uma carta, dizendo que ela deveria ser entregue, em Cuba, a Garcia, o comandante rebelde.
Pelo que se conta, Rowan, sem nada perguntar, meteu a missiva numa bolsa impermeável e partiu para Cuba. Percorreu montes e vales, selvas e praias, mas quatro dias depois, entregou a carta a Garcia e regressou aos Estados Unidos para dar conta da empresa ao seu presidente"
``A semelhança do que aqui se relata, por se ter cumprido uma difícil missão. ficaria muito grato se esta "carta aberta" dirigida ao Santo Padre, Francisco, lhe fosse entregue, , no próximo dia 13 de Maio. aquando da Sua prevista visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
E então, as palavras que, com todo o respeito, que eu Lhe dirijo, e que eu gostaria que as lesse, produzissem o seguinte desejo.:
* Que Deus lhe dê excelente saúde e continuação do ânimo com que tem
beneficiado todos os Cristãos e Crentes em Nossa Senhora de Fátima.
* Que a todos os Portugueses, nunca lhes falte o "pão nosso de cada dia" à mesa
das suas familiares refeições.
. * A Paz e a Tranquilidade seja constante, entre Todos Nós, neste afável País.
...PORTUGAL
Quem lhe dirige e subscreve esta "carta aberta", nasceu em Angola (Luanda) há perto de noventa anos, reside actualmente em Portugal (Olhão)e é filho de Pais já falecidos, que se casaram em Angola, em Cabinda, ( Santo António do Zaire) conforme foto abaixo, cujo Padrinho de Casamento foi o Ilustre General Norton de Matos. Esta foto mantenho-a guardada, pois já conta com perto de duas centenas de anos....
Eu fui o primeiro filho , nascido em Luanda, onde aqui apareço com um ano de idade, rodeado pelos queridos e saudosos Papás ( Maria Helena e Domingos José). Baptizaram -me com o nome de Armando José...
Decorridos os anos da praxe, cá estou eu /autor deste blog), ... acompanhado com o meu saudoso Irmão, José Duarte, também nascido em Luanda.
O autor - Armando, ainda bebé... |
Ambos com comportamentos dignos e exemplares, ao longo das suas vidas, documentalmente comprovado...
O Autor, ficou sem a que mais amou na vida, após um enlace matrimonial, realizado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, ( Alvarina Teresa) em Luanda, há mais de sessenta e dois anos.
Dia do meu casamento com Alvarina Teresa, os Padrinhos e a Família - Luanda (Angla) |
Hoje, com a ajuda de Deus, e da Família, tenho dois Filhos ( Homem e Mulher) , e quatro encantadoras Netinhas - ( Ana Cláudia, Ana Teresa, Ana Carolina e Mariana). Sou Avô, e, se Deus quiser, serei Bisavô, brevemente.
Filhos aqui ausentes por residirem a centena de quilómetros de distância.. |
Acto teatral... .. |
Do jornal "Correio da Manhã". (05/05/2017..). |
Com o desejo das maiores felicidades e amor fraternal
Armando Baptista.
Sem comentários:
Enviar um comentário