sexta-feira, 16 de maio de 2014
A alfarroba...
Vagens de alfarroba dependuradas, em cachos suspensos de várias árvores implantadas junto aos passeios de acesso à ex-estrada 125 ( actual Av. D. João VI), em Olhão), por onde circulam diàriamente, milhares de viaturas, incluindo os grandes camions transportadores de toda a espécie de mercadorias, para fugirem as taxas que se cobram quanto à circulação na via do Infante, no sul do Algarve.
Segundo publicação anunciada na Internet, titulada pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve. a alfarroba é o fruto da alfarrobeira em que tudo pode ser aproveitado, embora a sua excelência esteja ainda ligada à semente extraída a goma, constituida por hidratos de carbono complexos (galactomananos), que têm uma elevada componente como espessante, estabilizante, emulsionante e múltiplas utilizações na indústria alimentar, farmacêutica e cosmética. ( sic).
"Portugal é o terceiro produtor mundial de alfarroba - os primeiros são os espanhóis... e o aumento de produção nos últimos dez anos pode levar o Algarve a conquistar uma agricultura sustentável e levar o País no segundo produtor de alfarroba do mundo "...(sic).
Perante o que se acaba de ler ( por transcrição), na Internet, então, mãos à obra,.. arregacemos as mangas e toca a trabalhar para que em vez de palantarmos estas ricas árvores só em passeios dentro das cidades, tornar extensivas futuras implantações, de alfarrobeiras, em planícies ainda desertas por esses abundantes terrenos algarvios...
Tá?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário